Através da naturalização como eu posso comprovar ligações efetiva à comunidade? Nunca morei em Portugal, não tenho conta em banco português, etc. A outra dúvida é q para eu pedir para transcrever o casamento dos meus avós, se um dos dois pode fazer o pedido caso estejam vivos, nesse caso a minha avó está viva com mais de 90 anos, porém não é capaz de assinar nada muito menos de reconhecer firma. Tem algum jeito para fazer isso?
Serginho, se vc tem sobrinhos faca por atribuicao, por ai seu Pai vira portuga e pode atribuir vc e suas irmas e posteriormente qualquer sobrinho. Independente de tudo cada processo de atribuicao ou aquisicao custa 175 euros, fazendo cambio a 2,50 reais por euro. Nao da nem 500 reais diretamente em PT. Os custos de averbacao da uns 120 euros no total, se averbar direto em PT, portanto estes valores e um assalto a mao armada
Resposta 2 A lei de 237-A art.4 de 14 de dezembro de 2006 concede nacionalidade portuguesa por naturalizacao a desendente de linha recta de segundo grau de nacional portugues que nao tenha perdido a mesma. Potanto isto e Lei, nao precisa comprovar nada, e um direito seu. Apenas analises de documentos exigidos pelas CRCs. Quanto averbar casamento independe de estar vivo ou morto, obito tem que estar morto, kkkk. Qualquer acao de um nacional portugues fora de PT tem que ser comunicados as Conservatorias atraves de averbacoes. Isto e Lei e e obrigatorio no caso de atribuicao. Vl
Os custos de averbamento de casamento em PT sao de 130 euros e o obito e gratuito desde que feito junto com o casamento. Acho que cada Conservatoria pode tratar de formas diferentes quanto a isso, talvez podem adiantar a documentacao e esperar os averbamentos para depois, mas isso deve ser tratado previamente por telefone ou email. Nao podemos generalizar os procedimentos adotados para cidadania.
Por favor, tenho uma duvida. Minha mae é portuguesa, (viva) meu pai brasileiro (falecido), casaram em Portugal por procuracao. Eu tenho que pedir a averbacao do casamento deles na certidao de nascimento da minha mae mesmo eles tendo se casado na mesma conservatoria onde esta o registro de nascimento dela? Esse procedimento ja nao seria normal por ser no mesmo local? E quanto ao falecimento do meu pai (brasileiro) tbem tenho que informar para ser averbado na certidao de nascimento dela? Devo tbem solicitar uma certidao de casamento deles para tirar a minha cidadania por atribuicao ou nao é necessario, basta a certidao de nascimento da minha mae com a averbacao.
Sim. Se você pesquisar aqui na Comuna vc vera este assunto respondido diversas vezes. Fique à vontade. No topico que vc abriu ira surgir um monte de amigos que lhe orientara. Mas de prima, a certidao da sua mãe tem que constar averbado o casamento, é obrigatorio no seu caso "Atribuição de Nacionalidade". Abraços
Para voce fazer seu processo de Atribuicao de Nacionalidade voce tera que ter uma Certidao nova de nascimento da sua Mae com casamento averbado, entao se voce souber onde fica a Conservatoria, ligue e pergunte se o casamento esta averbado, pois como voce disse talvez ja esteja pronto. Ai e so pedir uma certidao para o seu Processo.
Quanto ao averbamento do obito do seu Pai , tambem sugiro que pergunte na Conservatoria, pois ele nao era Portugues, mas algumas Conservatorias exigem isso para registrar que a Portuguesa agora e Viuva.
Respondendo sua ultima pergunta: Se o casamento deles ja esta averbado no nascimento da sua Mae, basta uma nova certidao dela para seu processo.
Comentários
Através da naturalização como eu posso comprovar ligações efetiva à comunidade? Nunca morei em Portugal, não tenho conta em banco português, etc.
A outra dúvida é q para eu pedir para transcrever o casamento dos meus avós, se um dos dois pode fazer o pedido caso estejam vivos, nesse caso a minha avó está viva com mais de 90 anos, porém não é capaz de assinar nada muito menos de reconhecer firma. Tem algum jeito para fazer isso?
Nao complica, manda normal. Averbacao faca depois como eles determinam, vl
Serginho, se vc tem sobrinhos faca por atribuicao, por ai seu Pai vira portuga e pode atribuir vc e suas irmas e posteriormente qualquer sobrinho.
Independente de tudo cada processo de atribuicao ou aquisicao custa 175 euros, fazendo cambio a 2,50 reais por euro. Nao da nem 500 reais diretamente em PT. Os custos de averbacao da uns 120 euros no total, se averbar direto em PT, portanto estes valores e um assalto a mao armada
Resposta 2
A lei de 237-A art.4 de 14 de dezembro de 2006 concede nacionalidade portuguesa por naturalizacao a desendente de linha recta de segundo grau de nacional portugues que nao tenha perdido a mesma. Potanto isto e Lei, nao precisa comprovar nada, e um direito seu. Apenas analises de documentos exigidos pelas CRCs.
Quanto averbar casamento independe de estar vivo ou morto, obito tem que estar morto, kkkk. Qualquer acao de um nacional portugues fora de PT tem que ser comunicados as Conservatorias atraves de averbacoes. Isto e Lei e e obrigatorio no caso de atribuicao. Vl
Os custos de averbamento de casamento em PT sao de 130 euros e o obito e gratuito desde que feito junto com o casamento.
Acho que cada Conservatoria pode tratar de formas diferentes quanto a isso, talvez podem adiantar a documentacao e esperar os averbamentos para depois, mas isso deve ser tratado previamente por telefone ou email.
Nao podemos generalizar os procedimentos adotados para cidadania.
Por favor, tenho uma duvida.
Minha mae é portuguesa, (viva) meu pai brasileiro (falecido), casaram em Portugal por procuracao. Eu tenho que pedir a averbacao do casamento deles na certidao de nascimento da minha mae mesmo eles tendo se casado na mesma conservatoria onde esta o registro de nascimento dela? Esse procedimento ja nao seria normal por ser no mesmo local?
E quanto ao falecimento do meu pai (brasileiro) tbem tenho que informar para ser averbado na certidao de nascimento dela?
Devo tbem solicitar uma certidao de casamento deles para tirar a minha cidadania por atribuicao ou nao é necessario, basta a certidao de nascimento da minha mae com a averbacao.
Obrigada desde ja pelas informacoes.
Sim. Se você pesquisar aqui na Comuna vc vera este assunto respondido diversas vezes. Fique à vontade. No topico que vc abriu ira surgir um monte de amigos que lhe orientara. Mas de prima, a certidao da sua mãe tem que constar averbado o casamento, é obrigatorio no seu caso "Atribuição de Nacionalidade". Abraços
Para voce fazer seu processo de Atribuicao de Nacionalidade voce tera que ter uma Certidao nova de nascimento da sua Mae com casamento averbado, entao se voce souber onde fica a Conservatoria, ligue e pergunte se o casamento esta averbado, pois como voce disse talvez ja esteja pronto. Ai e so pedir uma certidao para o seu Processo.
Quanto ao averbamento do obito do seu Pai , tambem sugiro que pergunte na Conservatoria, pois ele nao era Portugues, mas algumas Conservatorias exigem isso para registrar que a Portuguesa agora e Viuva.
Respondendo sua ultima pergunta: Se o casamento deles ja esta averbado no nascimento da sua Mae, basta uma nova certidao dela para seu processo.