Será que está certo?

Enfim descobri onde meu avô nasceu!!!!!
Como não sabia qual era a freguesia do meu avô, solicitei uma certidão para menores de 18 anos para não gastar dinheiro com incertezas. Chegou um certificado escrito o seguinte:

Certifico

Que no livro de assentos de nascimentos arquivado nesta conservatória, referente ao ano de 1910. (freguesia de Cantanhede), existe um registro nº37 do qual consta:
Nome do registrado: Alberto***
Naturalidade: Freguesia de Cantanhede, concelho de Cantanhede***
Pai: José Maria Marques dos Santos, natural da freguesia de Cantanhede, concelho de Cantanhede.
Mãe: Maria Angelica Rodrigues, natural da Freguesia de Cantanhede, concelho de Cantanhede***
Avós paternos: José Marques dos Santos e Gertudes Candida Saro***
Avós maternos: Antonio Rodrigues de Carvalho e Emmerencianna Rodrigues da Silva ***
Averbamentos: Nada Consta.

Queria saber se é normal não constar o sobrenome do meu avô além de tantos asteriscos, será que terei problema ao pedir a certidão correta para fazer a atribuição

Agradeço à todos e estou muito feliz
«1

Comentários

  • Serginho

    Estou feliz por vc tb. Agora comecou a corrida. Faca o seguinte, mande o averbamento diretamente para la, tente assim. Evite o Consulado Portugues ai no Brasil, eles sempre embassam. Fazendo assim vc opta no requerimento para que a propria CRC peca a certidao ja averbada do seu avo na Conservatoria de Castanhede. Com isso acabam-se duvidas/ E normal isso acontecer, e copia fiel dos livros de Baptismo, os padres eram burros, kkkkkk...Raios o gajo
  • Tradição

    Faz parte da antiga tradição notarial portuguesa não colocar o sobrenome dos nascidos. Mata-se a charada com o sobrenome do pai, que consta da certidão.

    Mesmo no Brasil, meu pai nascido em 1918 na conservadora Minas Gerais, no interior, a certidão veio como a do meu avô (de Viseu): sem sobrenome.

    É normal.

    Com mulher ainda é pior. As vezas colocavam o sobrenome da mãe. Lógica: mulher com sobrenome da mãe e homem com o do pai.
  • Muito obrigado pelas informações...
    Bom, agora que sei onde está preciso pedir uma certidão de inteiro teor, depois preciso averbar o casamento. Alex, vc disse para eu averbar diretamente em Portugal como funciona isso? Quais os documentos necessários, o que devo enviar? sou totalmente leigo.
    Para eu pedir a certidão de inteiro teor e chegar rapidamente eu devo colocar o ano e o numero do registro, no meu caso ano 1910 registro número 37? Pensava que tinha um monte de números.

    Muito obrigado
  • Serginho

    No meu caso nem precisava, mas mesmo assim averbei por que e Lei. Ei liguei direto para la e a Vice-Conservadora disse para mandar que nao iria pagar nada (Raridade). Minha esposa mandou o casamento e o obito do meu avo do Brasil direto pra la, tudo autenticado no Consulado, sem itamaraty ou inteiro teor.
    Liga e tenta fazer como fiz. Eu dei muita sorte e ate fiz ate amizade com a funcionaria que disse para nao deixar de passar la quanto for visitar os primos na Guarda. E isso ai...
  • Obrigado, outra dúvida... vou fazer a cidadania do meu pai, a minha e da minha irmã. Será q preciso de 3 certidões do meu avô ou tiro a cidadania do meu pai e depois é só pegar a certidão do meu pai já q ele será cidadão português?
  • Serginho

    Vc deve fazer um processo de cada vez.
    Para fazer a cidadania do seu Pai, voce devera solicitar uma certidao de nascimento do seu Avo (que voce ja achou) com casamento averbado.
    Essa certidao servira para o seu Pai.
    Depois que ele for portugues, averba o casamento dele pra pedir a sua nacionalidade.
    Entao deve esperar o averbamento ficar pronto e pedir nova certidao de nascimento.
    Entendeu ???

    Abraco e parabens.
  • Serginho

    Uma certidao, so pro peocesso de seu pai. depois que sair o dele ai sim vcs podem dar entrada no de vcs com a certidao portuguesa dele devidamente averbada do casamento
  • Pois e'...

    Pois e' !
  • Alex / Paulinho

    Por favor, averbação por quê?

    Averbar o casamento? É necessário?

    Julguei que só precisava traçar a linha de sucessão. Estou errado?
  • Eu posso ir no consulado Portugues com as cópias das certidões (óbito e casamento) autenticadas sem passar pelo Itamaraty lá no consulado eles autentificam? Eu preciso mandar esses documentos junto com a certidão do meu avô, ou eu peço para averbarem em seguida eu peço a certidão já com o averbamento?
  • Luidi

    So nos casos de Atribuicao de Nacionalidade, nos casos de Aquisicao basta apenas as tres certidoes, avo, pai e sua. Todas de solteiro. No caso do Serginho ele vai atribuir o Pai para depois pedir o dele, para depois passar pros filho e netos. No caso dos naturalizados a Nacionalidade para em vc, a nao ser que voce tenha um filho depois e faca registro de nascimento em PT do recem nascido. E isso...
  • Serginho

    Isso mesmo, a ainda tem um truque que normalmente a gente ensina. Depois que o Consulado enviar vc espera uns 15 dias e liga para a Conservatoria para saber se eles ja averbaram. Dai Vc pede de novo pelo portal do cidadao ja averbado. Nao espera o Consulado nao, eles enrolam para entregar. Vc ganha mais de 1 mes nessa. Valeu
  • Alex on the Thames

    Obrigado!

    Já estava achando que havia mais coisas pelo ar, além de aviões.
  • Alex, agora tô pensando em fazer através da naturalização.
    Não tenho filho, ainda não sou casado e não quero muita dor de cabeça ou gastar muito dinheiro.
    Aliás, por falar em dinheiro qual é o gasto disso tudo?

    Obrigado
  • Serginho

    Para naturalização:

    Minha certidão - vinda do Paraná - com SEDEX : 45,00
    Certidão do meu pai - vinda d MG - com SEDEX: 50,00
    Certidão do meu avô - vinda de Viseu - Correio Azul: 55,00 (18,75€ + Correios Vale Postal)
    Histórico Escolar - 40,00
    Reconhecimento de firma de 6 assinaturas (+Polícia federal + Histórico com 2 assinaturas): 27,00
    Legalização no Consulado de 6 documentos: 168,00
    Taxa do processo: 550,00 (175,00€ + Correios Vale Postal)l
    SEDEX para Portugal: 69,00

    Total: 972,00

    Fora taxi, telefonemas (os internacionais por Skype) tempo etc.

    Quanto se é melhor a atribuição ou naturalização, só o Alex ou o Paulo para dizer.
  • [APAGADO]
  • Obrigado Luidi
  • Agora gostaria de saber quanto sai por atribuição.
    Eu tenho 4 irmãs, mas só eu e mais uma irmã estamos dispostos a tirar a cidadania, as outras tirariam depois q estivesse tudo mastigado.
    Gostaria de saber se depois que eu fizer a atribuição do meu pai quanto cada descendente gastaria para atribuir a cidadania.
    Quando o meu pai atribuir a cidadania quais os documentos que eu preciso tirar, são só os documentos dele, ou terei que pegar os documentos do meu avô também?

    agradeço a todos
  • Outra dúvida... estou no Brasil e no site do consulado de SP, esse processo de naturalização custa R$ 930,00 eu posso pedir a naturalização via sedex e pagar 175 Euros em Portugal mesmo morando no Brasil?
    Como funciona isso, e também gostaria de saber qual é o site q posso entrar com esse processo em portugal se isso é possível já que moro no Brasil?
  • Luidi

    Averbamento e a atualizacao civil no registro de nascimento.
    Mesmo no Brasil qdo alguem se casa o cartorio manda a comunicacao do casamento para o respectivo cartorio onde esta o registro de nascimento da pessoa.
    Em Portugal e a mesma coisa.

    Entao todo portugues tbem, tem que regularizar sua situacao civil, principalmente para os processos de cidadania.
  • Paulo

    No caso do meu avô, nascido em 1883 e morto em 1950. Devo tocar nesse assunto?

    Já recebi a certidão do meu avô e nada está averbado.


    Penso em não tocar no assunto da minha avó.

    O que você acha?
  • Luidi

    Vc vai fazer por naturalização né?! Então nesse caso parece q não precisa averbar nada.
  • Bom....

    Se e por Naturalizacao, devemos perguntar ao Mestre Alex... Ele sabe tudo de Naturalizacao.
  • Paulo

    E se ele fosse o filho do portugues e fizesse por atribuição, ele teria que averbar o óbito, ou poderia passar sem o atestado?
  • Resposta

    Mandei uma carta na epoca que tinha duvidas enormes como voces, com as fotocopias de tudo. As CRCs e me mandaram o seguinte:

    Parece ser este o fundamento resultante das fotocópias dos documentos em apreço, não resultando da apreciação dos mesmos a necessidade prévia da transcrição de casamento dos seus avós, para o eventual pedido de nacionalidade portuguesa por parte de V. Exª., nos termos referidos.

    No entanto, não podemos deixar de alertar que os registos de casamento e óbito de portugueses, ainda que ocorridos no estrangeiro, são factos sujeitos a registo obrigatório.


    Isto quer dizer que dei entrada sem a necessidade de averbarcoes, mas em contrapartida mandei averbar o obito e o casamento assim mesmo.

    Portanto podem mandar normal, a de solteiro do avo, mas seja cumpridor das leis portuguesas, comecem ja agindo como cidadaos de primeiro mundo...
  • Sandra

    Atribuicao tem que ser feita a averbacao do casamento e tb do obito. O caso dos colegas sao de aquisicao (naturalizacao)
  • Serginho

    Vc tem sobrinhos? Se tiver e melhor fazer atribuicao, porque as suas irmas podem nao querer fazer mas os filhos podem crescer e querer. Valeu
  • Alex

    Obrigado pela explicação.

    Agora, a carta do notariado português esclarece quem a lei determina a obrigação de promover o registro?
  • Alex

    Obrigada pela informação.
  • Alex, eu tenho sobrinhos e por falta de um eu tenho sete, porém, a mais velha tem 12 anos.
    Então, no site do consulado português tem informações de valores... para fazer averbação de casamento e óbito se eu não me engano sai por 1100 Reais, não sei se esses valores estão certos. Pedido de Naturalização 930... Tem alguma forma para eu conseguir mais barato, pedindo diretamente em Portugal mesmo eu morando no Brasil?
    A outra dúvida é a seguinte, se o meu pai fizer a atribuição ficará mais barato para eu e a minha irmã atribuirmos a cidadania tbm?

    valeu
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.