Ajuda na busca da certidão de nascimento de avô português

Senhores,


Preciso de ajuda de vocês neste caso. Meu avô paterno era português e pretendo adquirir a nacionalidade, porém a busca dos documentos tem sido difícil, em especial a certidão de nascimento. Não encontrei os assentos nos sites dos arquivos distritais (no qual teoricamente deveriam estar por ter nascido em 1907/8) nem em sites genealógicos como o FamilySearch, onde fiz minha árvore até onde deu. Admito que sou leigo no assunto e provavelmente deixei de lado alguns detalhes importantes. As informações que tenho atualmente são as seguintes:

Nome: Joaquim Augusto (faleceu em 17/03/1984, então deve ter nascido entre 1907 e 1908 de acordo com a certidão de óbito; não sei o dia e o mês de nascimento)

Filiação: Carlos Augusto e Olimpia de Jesus

Cônjuge: Maria da Conceição Miurini

Local do sepultamento: Cemitério do Murundu - Realengo, RJ

Ele e a esposa moravam no Rio de Janeiro capital.


Qualquer ajuda ou esclarecimento é bem-vindo e desde já agradeço.

Comentários

  • @felipe85

    Joaquim nº14 https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1215503 ... m0277.tif freguesia de São João da Fresta / Mangualde / Viseu

  • felipe85felipe85 Member
    editado November 2021

    @Kleber Silva Aguiar @Leticialele Uau, obrigado! Nem acredito, mataram na hora a questão. E eu estava aqui quebrando a cabeça. Gente que entende é outra coisa, não é? O problema é que não consigo ler o documento e isso está dificultando no preenchimento do formulário de solicitação da certidão. Veja abaixo:


    Tipo de ato - Batismo/nascimento

    Distrito - Viseu

    Concelho - Por acaso seria Mangualde?

    Freguesia - São João da Fresta

    Nome do pai - Carlos Augusto

    Nome da mãe - Olimpia de Jesus

    Nome - Joaquim Augusto

    Cônjuge - Maria da Conceição Miurini

    Cota atual - Não consegui ler/encontrar.

    Nº do assento - Seria nº14?

    Nº da página - Creio que seja 135.

    Data do documento - Não consegui ler/encontrar.


    Pelo pouco que consegui ler, consegui identificar o nome dos pais. Mas praticamente todo o resto está ilegível, especialmente o nome dos avós dele. Seria pedir muito fazer uma transcrição da certidão ou ao menos me informar as informações importantes, como datas e nomes? Realmente queria ler por inteiro, há tempos venho procurando e quase contratei serviços de assessoria pra me ajudar.

  • @felipe85 . não precisa colocar cota atual, número do assento, número da página.

    Em Informações adicionais, coloque o link da certidão, incluindo o m0277.tif

    Quanto à transcrição:

    "Aos trinta dias do mes de junho do anno de mil novecentos e sete, nesta Egreja parochial do São João da Fresta concelho de Mangualde Diocese de Viseu, baptizei solemnemente um individuo do sexo masculino a que dei o nome de Joaquim que tinha nascido no logar de São João e freguesia pelas quatro horas da manhã do dia vinte e dois do dito mes de junho e anno, filho legítimo de Carlos Augusto e Olympia de Jesus proprietários elle natural desta freguesia do São João da Fresta e ella natural de freguesia de Mareco concelho de Penalva do Castello e residentes e parochianos na freguesia do São João da Fresta, sendo recebidos na de Mareco; nepto paterno de Cesar Augusto e Maria Gomes naturaes do referido logar do São João da Fresta, e materno de Hypolito José de Sequeira Varejão e de Dona Joaquina Maria de Jesus naturaes da dita freguesia de Mareco. Foram padrinhos Joaquim Gomes d'Oliveira e sua irmã Anna Gomes d'Oliveira ambos solteiros e moradores do dito logar e freguesia do São João da Fresta os quaes sei serem os proprios. E para constar lavrei em duplicado este assento que depois de lido e conferido perante os padrinhos com elle vou assinar. Era ut supra.

    O Parocho Joaquim d'Almeida Leme"

  • @Leticialele Muito obrigado!! Aproveitando, neste caso como meu avô era português, seria obrigatório ter ele como declarante na certidão de nascimento do meu pai para comprovar vínculo paternal? A certidão que tenho está danificada, a parte que interessa está ilegível, mas parece que o nome consta sim. Sei onde conseguir fisicamente, mas teria que viajar para outro estado. Seria possível consultar online ou até mesmo solicitar uma via enviada pelos correios?



    Outra dúvida, como faço pra conseguir a certidão de casamento do meu avô português (que provavelmente casou no Brasil após imigrar pois a esposa era brasileira) tendo em mãos todos estes dados?

    Peço desculpas por abusar de sua boa vontade, entendo pouquíssimo disso.

  • @felipe85 , na certidão que você tem não aparece o declarante, é breve relato. Terá que pedir uma certidão inteiro teor para ver.

    O cartório do 14 RCPN (antiga 14 Circunscrição ) aceita pedidos por e-mail

    "Para solicitar a segunda via dos registros lavrados em nosso cartório, basta comparecer com cópia da certidão diretamente no balcão.

    As certidões de inteiro teor e reprográficas são entregues em 05 dias uteis.

    Segunda via de outras serventias: É necessário a apresentação da identidade do requerente e cópia do registro solicitado. Valores são informados presencialmente.

    Buscas de Nascimento/Casamento e Óbito: Informar nome completo do(s) registrado(s), data e local do ocorrido.

    Obs: Os serviços acima poderão ser solicitados presencialmente ou através dos e-mails:

    - Madureira: 14rcpntabmadureira@uol.com.br

    - Bangu: bangu14crcpn@hotmail.com."


    Peça em Madureira.

    Se não mora no Rio, veja se compensa pedir a certidão já apostilada. Aqui no Rio, sai por uns 65 reais. Em São Paulo, a apostila custa 120.

  • @Leticialele Aguardando responderem ao e-mail. Não tem outro jeito de conferir o declarante sem ter que pagar pela segunda via?

  • @felipe85 , você não vai perder o dinheiro, a certidão servirá para seu processo de nacionalidade.

  • @Leticialele Estou ciente, o que me preocupa é não ter o avô como declarante porque de acordo com o que pesquisei no fórum (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16089/declarante-da-certidao-de-nascimento-brasileira) isso dificulta. Neste caso eu teria que ir atrás da certidão de casamento e verificar se era casado antes do nascimento da prole, correto?

  • @felipe85

    este registro, em condições melhores, consta o pai declarante


  • @Kleber Silva Aguiar , parabéns, mais uma vez!!

  • @Kleber Silva Aguiar @Leticialele Vocês são incríveis!! Pronto, até onde sei minha nacionalidade tá garantida, basta ir atrás dos documentos. Agradeço mais uma vez pela ajuda fenomenal.

  • @felipe85 , tendo sido o pai português o declarante, vai ajudar muito, pois os avós não eram casados!

  • @Leticialele Ainda há chances de dar algum problema pelo meu pai ter sido filho ilegítimo?

  • @felipe85 , problema algum!! O pai foi o declarante. E filho ilegítimo só significava que os pais não eram casados! Atualmente, é proibida a menção à "qualidade" da filiação!

  • Senhores,

    acompanhei este caso e estou curiosa em saber como @Kleber Silva Aguiar chegou naquele link.

    Estou procurando o assentamento de batismo de meu avô Anníbal Augusto Alves e não obtive sucesso. Seu nascimento foi em 1893 e sua morte em 1968, registrado no município de São Gonçalo.

    Como devo proceder?

  • Sobre meu avô Aníbal, seus pais são Narciso Cândido Alves e Anna Clara Fernandes

  • @SimoneAlves

    provavelmente um irmão do seu avô: 402895José Cândido AlvesFerreiraParedes de CouraNarciso Cândido AlvesAna Clara FernandesLavrador39Rio de JaneiroCasado

    Menciona freguesia de Ferreira, concelho de Paredes de Coura, distrito de Viana do Castelo

    Pode olhar os livros: https://tombo.pt/f/pcr08

  • @SimoneAlves assento nº 19/1893 - https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1100564 tif PT-ADVCT-PRQ-PPCR08-001-00021_m0349.tif

  • @SimoneAlves

    Irmão do avô:

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    402895 José Cândido Alves Ferreira Paredes de Coura Narciso Cândido Alves Ana Clara Fernandes Lavrador 39 Rio de Janeiro Casado

    Com esses dados, vc tem o Distrito, Concelho e Freguesia do seu tio-avô, que devem ser os mesmo do que o seu avô.

    DISTRITO DE VIANA DO CASTELO, CONCELHO DE PAREDES DE COURA E FREGUESIA DE FERREIRA.

    Você tem a data de nascimento dele? Na certidão de casamento, vostuma aparecer uma data, mesmo que essa possa estar errada, é uma fonte.

    Os batismos de 1871-1893:

    https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1100564

    Obs: Se não achar, busque em anos próximos, para mais ou para menos.

    Obs2: Imagino que o ano de nascimento informado seja com base no óbito, que costuma ser a certidão mais imprecisa de todos.

    Obs3: Se você for pedir esse passaporte no cepese, para ter mais dados, eu sugiro que faça até o dia 31/12. Em 2022, o preço irá aumentar um pouco.

    Abraços.

  • @SimoneAlves

    O @gsilvestre achou o assento. Confira se as informações nas certidões brasileiras batem com o batismo.

    Se houver alguma divergência significativa (informe por aqui os casos), voce terá que apostilar o batismo em Portugal, para retificar certidões brasileiras.

    O valor costuma ser 15 euros + o envio.

    As regras para o pedido:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Obs: a regra até o momento é que se peça a Reprodução em papel e certificação analógica, com entrega postal.

    Mas já teve um caso de processo de nacionalidade, bem como um de apostilamento em portugal em que foram aceitas as certidões eletrônicas com certificação , recebidas por email.

    A decisão é sua, mas vc eeve ter todas as informações.

    Abraços.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.