Há a possibilidade ainda de obtenção da cidadania?

Olá, serei breve. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18501/e-agora-acabou-o-sonho#latest

A tempos atrás criei esse tópico e fiz como me foi indicado procurar o batismo do filho do Português e não logrei êxito na missão, quer dizer a mulher que procura os documentos da Igreja, sendo meio triste pois não foi eu mesmo que procurei o documento para ter certeza ( Não tenho autorização ). A pergunta aqui é a seguinte, tem algo ainda que possa ser feito?? É meio frustrante após encontrar os documentos como o assento do Português ( deu muito trabalho, é bem antigo ) certidão de casamento do Português e mais os documentos de minha avô ( Que iria fazer o processo ). Eu cheguei a ver em um outro tópico uma resposta como juntar alguns documentos que comprovem a paternidade como uma matricula em escola, o próprio batistério, enfim...

Comentários

  • @Pedroca2 , o @A1920 não encontrou a certidão de batismo no CHF?

  • @Leticialele Então, ele acredito que esqueceu de pesquisar e nem acabou me passando mensagem kkk. Mas oque acontece é que eu vou agora dia 02/12 em um CHF mas nas cidade de São José do Barreiro e Areias não tem registros paroquias apenas civis no Family Search e como postei no tópico que anexei acima, já encontrei o registro de nascimento dele.

  • @Pedroca2 , sim, mas é o assento em que ele próprio foi o declarante, e já era maior de idade!! Não serve!

    Melhor encontrar a certidão de batismo!!

  • @Leticialele Então, a certidão de batismo já foi pesquisada pela mulher que cuida dos documentos paroquias tanto de Areias quanto Barreiro e ela não encontrou. É triste como disse acima pois não fui eu que abri esse livro e procurei por esse batismo, a importância que esse documento teria para mim obvio não tem a ela.

  • @Pedroca2 , chegou a entrar em contato com o Bispo do local? De modo formal? Poderia mandar uma carta para ele, pode ser que ajudasse a aumentar a boa vontade de quem procura. Talvez até deixa-lo consultar os livros!!

  • @Leticialele Então, chegou a me passar varias vezes a cabeça mas por terceiros não fui atrás do responsável pelos documentos, mas irei tentar agora obrigado pela injeção de ânimo Leticia , perdi meu pai a meses atrás e por conta disto também dei uma desanimada mas espero voltar aqui daqui a algumas semanas com boas notícias ,obrigado!

  • @Pedroca2 , lamento por seu pai. Não desanime!

    Força, foco e fé. Vá às Igrejas, procure os párocos, converse, tente pesquisar nos livros! Ninguém resiste a uma pessoa simpática e com bons propósitos. Afinal, caridade cristã ainda existe?

  • editado May 2022

    @Leticialele Oi, como pode ver disse que em algumas semanas voltaria com boas notícias mas não foi oque aconteceu infelizmente, eu entrei em contato como você disse para fazer e falei com 2 padres. O padre realmente responsável pelos documentos não me deixou olhar, ocorreu um acidente tempos atrás e desde então não deixam ninguém olhar. Ele refez minha busca agora com mais cidades no entorno de Barreiro e nada encontrado. Esta conversa que tive com ele foi por telefone, este fim de semana vou tentar conversar pessoalmente com ele, será a ultima coisa a ser feita.

    É normal de ocorrer o batismo e não ter sido registrado?

    É oque penso que aconteceu, é até controverso pois a certidão de casamento do pai dele foi encontrada e é de 1884, pelo menos 4 anos antes desse batismo.

  • @Pedroca2 , sim, antes de 1891 era muito comum só ter a certidão de batismo!!

    Em que igreja ocorreu o casamento dos pais, em 1884?

  • editado May 2022

    @Leticialele Sim entendi sobre a questão de ser muito comum mas já vi em outros tópicos que fiz que você é muito esclarecida sobre o assunto, é possível ter acontecido todo o rito do batismo e não ter tido a anotação do batismo ?

    A igreja na certidão apenas diz que é a Paróquia São José, acredito ser a única igreja lá na época.

    Está anexada a certidão, se puder fazer o favor de olhar, talvez possa me dizer algo.


  • @Pedroca2 , dificilmente teria havido um batismo sem um registro, naquela época!

    Você pediu a busca na Diocese de Lorena? Foi lá que disseram que não encontraram?

  • editado May 2022

    @Leticialele Isso, todos os registros de Barreiro e de cidades ao redor, a partir de uma certa data que se não me engano abaixo de 1915-1910 ficam nessa Mitra. Eu pedi duas buscas, não foi encontrado esse bendito batismo. Inclusive disseram que poderiam enviar uma declaração a mim, teria serventia?

  • @Pedroca2 , não. Você precisa de um documento que confirme que o Domiciano foi reconhecido, pelo português, na menoridade!!

  • editado May 2022

    @Pedroca2 , essa Diocese de Lorena é sinistra!! Nenhuma das cidades que a compõe tem livros no Family Search!

    Dá uma olhada - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-3SLS-V?owc=waypoints&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X9Q-G5P8

    Você sabe em que período fizeram a busca??

    É muito estranho um português deixar de batizar um filho, naquela época!!

  • editado May 2022

    @Leticialele Então, a "busca" foi efetuada de 1884-1898, coloco entre parênteses pois foi feita a busca por outra pessoa e eu não estava para ver mas são esses os períodos que eu passei, pois na certidão de nascimento dele ele diz que nasceu em 1894, já na de óbito fazendo a subtração da idade em que morreu cai em 1888.

    Eu também acho isso, inclusive esse documento era oque eu menos tinha preocupação em ser encontrado. Minha avó diz que ele era uma pessoa religiosa.

    Tirando uma dúvida sobre esses livros no FamilySearch, como você pode ver só tem acesso aos de registro civil certo? Então não me ajudaria ir a um CHF olhar esses registros civis pois a certidão de nascimento dele eu já encontrei, correto?

  • @Pedroca2 chegou a encontrar o baptismo de uma prima do seu bisavô? Os seus trisavos, o joao e a maria dutra foram os padrinhos.

    Procure nessa paroquia!

  • @Pedroca2

    Só é necessário em geral ir a um CHF (ou contatar via chat, veja link abaixo) quando os livros estão travados para consulta online (em geral por copyright).

    Você pode ver usando Pesquisa, depois Imagens (ao invés de Registros) e depois entrando o nome do local que livros o FS tem. Aqui aparece muita coisa que não se acha por "Registros"; em Registros só se vê o que já está indexado - e muitos livros não foram ainda.

    https://www.familysearch.org/records/images/

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20352/centros-historicos-da-familia-o-que-fazer-com-os-registros-bloqueados#latest

  • @CarlosASP Obrigado pela ajuda mas infelizmente nas imagens não tem livros das datas que eu preciso que seria mais ou menos 1888-1894.

    Eu escrevi aquilo pois tem registros de nascimento a partir de 1889 pela aba catálogos mas são civis que estão bloqueados.

  • @nunogomes Obrigado pela ajuda, incrível, se puder me ensinar como chegou a este documento?

    Ainda não tinha achado não, até onde conheço a única pessoa que veio de PT com o João foi o Manoel que aparece nessa certidão de casamento que anexei. Por que iriam batizar uma criança nascida em Areias em Aparecida que fica a 76 KM? A minha única lógica seria pela importância religiosa que Aparecida tem com a basílica e tudo mas isto é atualmente, no tempo deles eu já nem imagino.

    Vou fazer a pesquisa aqui nesta paróquia mas até onde vi é só até 1893, caso eu não encontre seria uma boa entrar em contato com a paróquia para fazer a busca em períodos antes de 1893 certo?

  • @nunogomes Eu realizei a busca aqui nesses registros dessa paróquia e nada do Domiciano mas o batismo dessa prima dele pode ser um indicio de que eles (Irmãos Portugueses) tinham esse costume de levar até a Aparecida para batizar.

  • @nunogomes Olha só é um rolo, na verdade esse Antonio d'Oliveira Carvalho seria irmão do Domiciano e filho do João o português. Esse batismo que você enviou é da sobrinha do Domiciano.


  • @Leticialele Eu estive pensando, acha que um genealogista conseguiria encontrar esse batismo?

  • @Pedroca2 nem sei como encontrei aquele batismo, hoje procurei e já não encontrei.

    Sim um genalogista poderia ajudar. Mas me explique, todos os filhos do Domiciano já faleceram certo? quer dizer que já não há netos vivos do Joao Oliveira Carvalho?

  • editado May 2022

    @nunogomes Não , minha avó filha do Domiciano está viva, por ela faria o processo de netos até chegar a mim.

    Oque um genealogista poderia fazer que eu não posso??? É como a @Leticialele disse, é muito estranho ele ter deixado de batizar o filho.

    O genealogista até onde eu entendo faria os mesmos passos que eu, não?

    Teria que encontrar o batismo pois a autodeclaração de nascimento não serve , ele procuraria esse batismo que estaria na cidade onde nasceu o Domiciano e ele também ficaria à mercê dessa Mitra, aceitando que o batismo não está no lugar mais provável, a cidade natal.

    Eu desde o início das pesquisas fiz sozinho mas se você disser que eles tem outras metodologias, eu vou entrar em contato com um, é muito importante essa nacionalidade.

  • @Pedroca2 um genealogista, se for profissional mesmo tem outras formas penso eu de aceder a registros, mas não sei, tente entrar em contato com um e ver o que lhe dizem, fale logo que existe uma certidão de nascimento mas que não serve pq já era maior de idade e que vc precisa e do batismo

  • @nunogomes Ta certo, vou fazer isto.

    Eu fui pesquisar mais a fundo a igreja na qual a sobrinha do Domiciano foi batizada e ela foi criada em 1893, logo como não encontrei nesses primeiros registros do FS ele pelo menos nessa igreja não tem como ter sido batizado.

  • @Pedroca2 se for contratar um genealogista dê para ele todos os documentos que tem! todos, inclusive dessa sobrinha, tudo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.