Formulário para envio com a documentação para dar entrada cidadania

2»

Comentários

• editado November 2021

@doca

SIM, a transcrição do casamento é obrigatória quando ambos são portugueses, casados no BR. Só se faz a transcrição uma vez. Caso ela esteja anotada no assento dos portugueses, é porque já foi feita antes. Nesse caso não poderia fazer 2X.

Se não tem a transcrição, não daria tempo de obtê-la e aproveitar suas certidões brasileiras. Se mandar os documentos agora, terá que pedir novos documentos brasileiros e portugueses para fazer a transcrição. De qualquer maneira agora você está enrascada.

Ao fazer a transcrição no consulado, eles devolvem a certidão do português, que você aproveita para fazer a nacionalidade.

1. Pode fazer a transcrição de casamento calmamente, e pedir novos documentos brasileiros para fazer a nacionalidade (porque os que tem já estarão vencidos) (€22 da certidão da portuguesa, refazer todos os docs brasileiros)
    2. Pode mandar o processo de nacionalidade com os documentos que possui, e então pedir novas certidões de nascimento dos dois avós portugueses, originais do Arquivo, e mandar mais tarde, quando houver a exigência daqui a um ano. (€40 da remessa extra, 2X €22 das certidões dos dois portugueses; nova certidão de casamento brasileira; economiza nas certidões brasileiras do filho e do neto do português)

Você perdeu a oportunidade de fazer quando pediu os documentos.

Agora vai ter que escolher uma das opções acima. A #2 vai lhe custar bem mais, e você ganha uns 2 meses num processo que demora 3 anos.

A última pergunta a Leticialele já lhe respondeu. Processo de netos só tramita na CRCentrais de Lisboa, e leva 3 anos.

• @doca processo de neto só é feito na conservatória central de Lisboa.

A transcrição do casamento deve ser feita antes de enviar o processo. Se não fizer o processo pode ser indeferido por falta de informações.

• @Bentinho

O processo não é indeferido. Haverá exigência para que ela forneça a documentação faltante (transcrição) e darão um prazo para isso.

• @gandalf por isso eu usei o termo "pode" e não "será". O ideal é organizar tudo antes pra não perder tempo e dinheiro. Porque se cai em exigência e o requerente não percebe e não age a tempo, o processo pode acabar sendo indeferido.

• yaratoziyaratozi Member
    editado November 2021
  • @Leticialele

Bom dia, Leticia sempre que enviar uma pergunta para você tenho que colocar seu nome? Mesmo que seja o mesmo assunto? Você pode me passar seu email?

• @doca , só respondo aqui no Fórum. Se quiser falar em particular, peça ao @Admin para desbloquear seu acesso às mensagens privadas - envelope no canto superior direito

• @Leticialele o atestado de bons antecedentes t que ser apostilado?

Tem que enviar certificado escolar também? E tem que ser apostilado?

• @doca , o atestado de antecedentes não precisa ser apostilado. Tem que imprimir a certidão e, no verso, a validação.

Não tem que enviar certificado escolar. O domínio da língua ´portuguesa é presumido para brasileiros.

• @Leticialele boa tarde,o formulario1D tem que autenticar minha assinatura?Tenho que assinar num cartório na presença de quem? Tem que apostilar minha certidão e a da filha do português?

• @doca , sim, tem que assinar na frente do funcionário do Cartório.

Sim, todas as certidões e documentos brasileiros têm que ser apostilados!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.