Formulário para envio com a documentação para dar entrada cidadania
doca
Member
Boa tarde, como faço para falar com Letícia aqui na sala de discussão?qual o formulário que envio par Portugal junto com os documentos para solicitar cidadania?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@doca para falar com a @Leticialele basta marca-la na mensagem como fiz. Ela receberá a notificação e poderá te ajudar. São um monte de formulários que existem: 1C para atribuição de filho, 1D para netos e outros, explica o seu caso que alguém coloca o link aqui pra você.
@doca , pode falar.
Você é filho ou neto de português?
Oi Letícia, aqui Helenice, tudo bem. Já havia falado com você a algum tempo atras. O fórum mudou o formato né? Não encontrei minhas discussões anteriores. Sou neta de português, onde consigo esse formulário é 1D né?
@doca , pague os emolumentos, no valor de 175 euros, em https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D
Confirmado o pagamento, vai receber, pelo email cadastrado, o Formulário 1D com o recibo no cabeçalho.
Se quiser baixar para treinar o preenchimento - https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201D%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151616-333
Bom dia Leticia, achei que tinha que enviar os documentos primeiro e caso estivessem corretos aí eu faria o pagamento, esse valor então é para dar entrada no processo?
@doca , sim, para dar entrada precisa pagar previamente.
@doca "AVISO IMPORTANTE: São rejeitados liminarmente os pedidos de nacionalidade que não sejam acompanhados do pagamento dos emolumentos devidos, procedendo-se à devolução de todos os documentos." Essa mensagem está no final do formulário.
Para mencionar alguém no fórum, use o @ antes do nome da pessoa, ele ficará vermelho e você terá certeza que a pessoa foi notificada.
Para visualizar suas discussões antigas, dê um toque/click sobre seu nome e será direcionada para seu perfil/atividades.
@Leticialele
Bom dia Leticia, qual a validade das certidões de nascimento para envio a Portugal?
Bom dia, quanto tempo leva para eles mandarem o formulário 1D depois que fazemos o pagamento?
@doca as certidões brasileiras tem validade de 1 ano
após o pagamento, pode demorar algumas horas para receber o formulário
Obrigada, é porque minhas certidões vence em janeiro, você acha que eu mandando essa semana eles processam antes de janeiro?dãentrada
@doca , sim, se você mandar esta semana.
Como eu faço para pagar os 175 euros pode ser ordem de pagamento? O processamento é rápido dessa forma de pagamento?
@doca , pague com cartão de crédito virtual (do app do seu banco ou algum tipo Nubank) - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D
Pode ser o cartão de qualquer pessoa, tomando o cuidado de colocar seu nome como Requerente
O atestado de bons antecedentes é só tirar na internet e enviar ou tem que fazer mais alguma coisa?
E a identidade é cópia autenticada?
Tem que mandar os documentos num envelope ou é necessario.numa pasta para não danificar?
Letícia você já tirou sua cidadania portuguesa? Está no Brasil ou Portugal?
@doca - o atestado de antecedentes é pego pela internet. Imprima a certidão e, no verso, a validação. Os links estão na mesma página.
Imprima a certidão, volte o papel à impressora. A validação aparece como uma janela pop up. Dê Ctrl P e imprima - https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-certidao-de-antecedentes-criminais
A cópia da identidade é autenticada e apostilada.
Não precisa colocar os documentos em uma pasta. basta um envelope que irá dentro do envelope de envio (preferencialmente pela DHL
@Leticialele posso pegar, preencher e pagar o formulário 1D na secção consular daqui de Brasília? já que vou dar entrada no processo lá. Obrigada.
@Leticialele outra dúvida, eu já tenho fotocópia apostilada da minha carteira de identidade que fiz em 2017. Será que posso usar ou tenho que fazer outra e apostilar novamente. Obrigada.
Letícia desculpe por tantas perguntas mas é para não ter problema com meu processo, quanto ao formulário 1D que tenho que preencher não entendi bem a parte da minha assinatura, tenho que assinar num cartório com a presença de alguém?
@Lulu
O processo feito pelo consulado tem documentos específicos em cada consulado, e tem um andamento diferente do que ocorre nas Conservatórias em PT.
Sendo um processo de neto, não há nenhuma vantagem em ter o consulado de Brasilia como intermediário, porque vai ser enviado para a CRCentrais de Lisboa de qualquer maneira, porque só faz lá. Só vai ter que fornecer mais documentos, pagar taxa consular, e atrasar seu processo em +- 1 mês se entregar no Posto Consular.
Faça uma fotocópia nova de seu RG. Só serve RG ou Passaporte, válido, menos de 10 anos de emissão, e contendo a filiação (alguns passaportes não têm). Cópia certificada e apostilada no cartório de notas.
@doca
SIM, tem que assinar no cartório com a sua presença diante do tabelião, para que seja certificada por Autenticidade.
Se você não estiver lá pra assinar na frente dele, eles não autenticarão a assinatura como é necessário.
@gandalf obrigada, mas minha identidade foi emitida em 2017. E quanto ao apostilamento tem validade?
@Lulu
O apostilamento não vence, mas também não muda a validade do documento que ele autentica.
Digamos que você faça o documento. 6 meses depois você apostila. A validade de 1 ano é do documento original, não da apostila.
Letícia quanto tempo leva para o processo chegar em Portugal? Como te falei uma das certidões de nascimento a validade é até Jan/22 eu enviando essa semana chegaria a tempo? Tenho receio de fazer o pagamento para o formulário 1D e depois ter que fazer outro e tirar outra certidão caso não chegue antes de janeiro .
@doca
Chega em 4 dias se você mora próximo de um grande centro, como Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, mandando por DHL-express. Custa uns R$30 a mais que pelo correio, mas tem prazo de entrega excelente, e inclui um seguro de R$1000.
Cuidado como vai enviar agora próximo do natal. Há muito congestionamento. Mande por DHL que é seguro. Busque no website para maiores informações e para localizar as lojas perto de você. Como seu prazo está apertado, recomendo que entregue diretamente na loja. Se usar o serviço de recolher em sua residência atrasa um dia, e você não está em posição de atrasar absolutamente nada, ou terá que refazer as certidões brasileiras.
Na loja, na hora de enviar eles lhe informam a data de entrega em PT.
Você tem que fazer tudo MUITO RAPIDO e seguro! Pra ontem.
Obrigada Leticia. Mas uma dúvida: eu vou dar entrada como neta de português, meu avô e minha mãe são falecidos, vi algum assunto sobre o português teria que ser o declarante do nascimento do filho, isso procede? Não foi meu avô português que declarou o nascimento da minha mãe, isso tem algum problema?
@doca se não foi o português quem declarou o nascimento da filha, o casamento dele precisa estar transcrito em PT
Pode me explicar melhor, ele casou no Brasil com uma brasileira, mesmo assim tenho que fazer essa transcrição? Se tiver que fazer eu posso fazer isso depois que enviar as certidões, ou tem que mandar tudo junto?
Qual a conservatória que atua mais rápido no processo de neta?