Documentação Portuguesa do Meu Bisavô
thais_cleto
Member
Bom dia,
Estou procurando algum documento emitido por portugal do meu Bisavô, para dar entrada no processo de cidadania.
Tenho as seguintes informações:
José Cleto
Data de Nascimento: 16/10/1892
Nome do Pai: José Martins
Nome da Mãe: Julia Cleto
Natural de Guarda
Fizemos busca no arquivo distrital de guarda e nao foi encontrado documento na paroquia de sta Marta. Nos foram disponibilizados os docs da paroquia de S. Pedro e também nao encontramos.
Temos de documentação o passaporte de estrangeiro emitido pelo Brasil.
Alguem tem alguma sugestão?
Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@thais_cleto
Boa tarde,
Alguns passaportes de possíveis parentes:
ID Nome Naturalidade Concelho PaiMãe Profissão Idade Destino Estado Cívil
6508 António Anacleto Ou Anacleto António Escurquela Sernancelhe Luis Manuel Cleto Alexandrina do Nascimento Sem Indicação 21 Rio de Janeiro Sem Indicação
88364 Ricardo Gonçalves Cleto Figueira Lamego José Gonçalves Cleto Maria Clara Dos Santos Trabalhador 41 Manaus Casado
95111 Gabriel Cleto Armamar Armamar José Gonçalves Anacleto Sem Indicação Trabalhador 35 Manaus Casado
107898 Manuel Rodrigues Cleto Moimenta da Beira Moimenta da Beira &bnsp;&bnsp; Trabalhador 22 Rio de Janeiro Casado
116250 José Gonçalves Cleto Armamar Armamar António de Carvalho &bnsp; Trabalhador 59 São Paulo Casado
157408 João José Cleto Chaves Chaves Joaquim José Cleto&bnsp; Ourives 28 Rio de Janeiro Solteiro
217348 Silvina De Jesus Cleto Torre de Moncorvo Porto Manuel Joaquim Cleto Maria Cândida Almeida Doméstica 37 São Paulo Casado
246938 João Dos Santos Cleto Ourozinho Penedono António Maria Cleto Albertina de Jesus Sem Indicação 23 Brasil Solteiro
254833 José Cleto Armamar Armamar André Cleto Margarida Mateus Proprietário 66 São Paulo Viúvo
265175 Joaquim Cleto Alves Teixeira Basto ? &bnsp;&bnsp;&bnsp; 23 Rio de Janeiro Solteiro
274122 Emilia De Jesus Cleto Vila da Ponte Sernancelhe Luis Manuel Alexandrina NascimentoSem Indicação 22 S. Paulo Sem Indicação
331920 João António Cleto Gonçalves Torre de Moncorvo Porto Luís António Gonçalves Silvina de Jesus Cleto Familiar14 São Paulo Solteiro
448073 José Alves Cleto Castelo de Paiva Castelo de Paiva &bnsp;&bnsp; Trabalhador 44 Rio de Janeiro Casado
450729 Joaquim Cleto Alves Teixeira Basto Celorico de Basto Sem indicação Sem indicação Sem indicação 23 Rio de Janeiro Solteiro
Continua...
@thais_cleto
No tópico abaixo, uma pessoa estava procurando alguém do Distrito de Guarda, como você:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17864/certidao-de-nascimento-ou-obito
E o assento estava localizado no Distrito de Viseu, no concelho de Penedono, que faz fronteira com o Distrito de Guarda:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/248540/#Comment_248540
E na lista que te disponibilizei acima, tem um passaporte (id 246938) do concelho de Penedono, freguesia de Orosinho.
Aparentemente, essa localidade era de Guarda e passou a ser de Viseu.
Sugiro que você procure em regiões que fazem fronteira com o Distrito de Guarda.
Boa sorte!
@thais_cleto
chegou a solicitar a habilitação no AN?
https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/servicos/atendimento/atendimento-1
Ficha: 17565 / Fundo/Coleção: 2ª Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesia de Sacramento) - Z8 (antigo código MZ)
Assunto: Habilitação para casamento de José Cleto e Raymunda de Sousa Pacheco
Ano Inicial: 1918 / Número: 239 / Caixa: 3185 / Maço: 535
no nascimento do filho em 1919, José tinha 30 anos https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:798B-CZW2 ...talvez ampliar o período de pesquisa
@thais_cleto
A imigração da família? Tem alguns erros, mas a idade do "José" bate.
BRRJANRIO.OL.0.RPV.PRJ.5261
NOME - Joaquim Cleto da Costa
Nº ORDEM - 0388
IDADE (ano) - 55
DATA DE CHEGADA - 20/10/1894
PORTO DE ENTRADA - Leixões
NAVIO - Cordovan
Parentes:
PRENOME SOBRENOME NºORDEM PARENTESCO IDADE (ano) IDADE (mês)
Antonio/Nada consta/0390/Filho/4
Francisca Julia Alves/0389/Esposa/28
José/Nada consta/0391/Filho/22 meses
@guimoss Obrigada pela ajuda!
O José Cleto era residente do Rio de Janeiro, por isso acredito que o navio de chegada foi na mesma localidade.
Na carteira de identidade para estrangeiro que tenho dele, tem os seguintes numeros de registro: 620.372 /HoH8H; sem informações da embarcação e porto de chegada ao Brasil.
A data de nascimento do José Cleto é 16/10/1892, acredito que o navio cordovan (20/10/1894) nao reflita a chegada dele pois ele teria aproximadamente dois anos.
Tenho a certidão de casamento e óbito dele que confirmam os dados do pai (José Martins) e mãe (Julia Cleto).
Obrigada mais uma vez pela ajuda, caso tenha mais alguma informação ou precise de algo adicional me sinalize.
@Kleber Silva Aguiar Obrigada pela ajuda!
Fiz a inscrição no AN, e acho que por falta de conhecimento eu nao consigo acessar as informações que me passou.
No acervo eu consigo informações de origem do José Cleto?
Na carteira de identidade para estrangeiro que tenho dele, tem os seguintes numeros de registro: 620.372 /HoH8H; sem informações da embarcação e porto de chegada ao Brasil. Tenho também a certidao de casamento dele com a Raymunda de Souza Cleto e também sua certidão de óbito.
Os documentos trazem como informação o nome do Pai (José Martins) e da Mãe (Julia Cleto), sua profissão: Tecelão, natural de Guarda, cor Branca, olhos casto, nacionalidade portuguesa.
Eu não tinha conhecimento do filho Paulo Raymundo Cleto, acredito que seja algum dos filhos que faleceram. Meu avó, filho do José Cleto se chamava José Amaury Cleto, temos o conhecimento de mais tres irmãos, sendo: Teresa Cleto, Odete Cleto e Alvaro Cleto.
@Kleber Silva Aguiar
Você conseguiu identificar o que esta escrito?
José Cleto, natural de Portugal, ....
@thais_cleto
no texto:
"(com)pareceu Abilio, digo, compareceu Jose Cleto, natural de Portugal, de trinta anos, comerciário e residente na rua Babylonia onze e declarou que.."
Nota: sempre melhor mandar um link para onde está o documento por questão de resolução da imagem. E se usa o resto do texto para decifrar a letra da pessoa. Nesse caso, a imagem estava boa e a letra era fácil de entender.
sobre a habilitação de casamento no AN: elas não ficam disponíveis online. Você tem que fazer um pedido online (ou ir diretamente se mora no Rio; me parece que o atendimento presencial voltou). Eles vão procurar e. se acharem (na maioria acham mas às vezes não), vão digitalizar o documento e lhe mandar um PDF. Isso leva uns meses para acontecer, é grátis, mas tem uma fila de espera. Use a conta que já tem no SIAN para dar entrada num pedido e copie lá o link com as informações que o colega te passou para facilitar a localização. Eles vão te atualizando por email o andamento da solicitação.
http://consulta.an.gov.br/novasolicitacao
@thais_cleto
Ao ler sua postagem tive a impressão que tem mais informações?
José seria da Guarda, mas por que pesquisou em 2 freguesias de Manteigas?
Oi @Guilherme Moreira, pesquisamos nas freguesias de Manteigas porque meu Pai comenta que ele dizia ser de lá, mas nao encontramos.
Na carteira de estrangeiro dele temos apenas que ele é natural de Guarda.
Estou com muita dificuldade de achar, tem alguma sugestão?
Obrigada!
@thais_cleto
Você tentou a pesquisa no Arquivo Distrital de Viseu?
Na mensagem abaixo, eu relatei um caso muito parecido com o seu, isto é, de uma pessoa que achava que era de Guarda, mas o assento foi encontrado em Viseu.
E nos passaportes com o sobrenome de família (Cleto), há um que é exatamente da mesma localidade desse outro caso (Concelho de Penedono, freguesia de Orosinho)
A mensagem:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/267382/#Comment_267382
Nela há o relato do caso e os endereços, caso você queira dar uma examinada.
@thais_cleto
O guia para pedir passaportes pelo cepese:
http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10
O guia de como fazer uma pesquisa pelo Arquivo Distrital:
https://digitarq.advis.arquivos.pt/help
@thais_cleto
Com relação à entrada que disponibilizei, acredito que possa ser de um parente.
Talvez seja bom você buscar pelas pessoas mencionadas no Familysearch, pois o sobrenome "Cleto" não é muito comum.
Bos sorte!