CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU ÓBITO?

Bom dia.

Meu avô, falecido, era português e não tenho a certidão de nascimento portuguesa dele (ano nascimento 1894), somente a de óbito brasileira (Manuel de Jesus Fonseca - Orosinho - Guarda - Portugal).

Para dar entrada no processo como neta (minha mãe, filha dele faleceu), eu preciso da certidão de nascimento portuguesa dele ou basta a certidão de óbito brasileira apostilada?

Quanto a filha dele (minha mãe) nascida no Brasil em 1921, preciso da certidão de nascimento, casamento e óbito dela ou só nascimento apostilada?


Obrigada

Comentários

  • @Tathiane

    Depende de onde vai dar entrada no processo. Pelo consulado, terá que olhar a lista no site.

    Se for fazer direto pela Conservatória (CRCentrais de lisboa), a lista de documentos é mais simples.

    Precisa da certidão de batismo original, obtida pelo Arquivo Distrital de onde seu avô nasceu. Terá que fazer uma busca. Na certidão só tera o primeiro nome de seu avô, e por isso precisa também da certidão de casamento (ou de óbito) em inteiro teor apostilada. Certidões de óbito têm muitos erros, por isso a de casamento seria melhor.

    Da filha nascida no BR, a certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada. Se era casada quando você nasceu, juntar a certidão de casamento em inteiro teor certificada, para comprovar a mudança para o nome de casada (apostilar é opcional).

    Precisa também da cópia do RG (menos de 10 anos de emissão), certificada e apostilada. Pode ser Passaporte (válido, com filiação), ou CNH dependendo de pra onde você vai mandar. Sempre certificado e apostilado.

    Busque primeiro os documentos portugueses, porque não vencem. Só quando receber, então peça os documentos brasileiros, que valem por 1 ano.

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @Thatiane

    Bom dia,

    Você tem certeza quanto a essa localidade? Não encontrei a localidade de "Orosinho".

    Esse local é freguesia ou concelho? É mais provável que seja uma freguesia.

    Deixe TODOS os dados do seu antepassado (exceto os de natureza privada), como o nome dos pais dele, onde ele desembarcou e onde ele residia.

    Você pode encontrar essa informação na certidão de nascimento da sua mãe, na de casamento ou óbito do seu avô ou na de parentes deles.

    Eu encontrei alguns homônimos do seu antepassado e um deles é de guarda, mas de diferente localidade:

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    139970 Manuel De Jesus Fonseca Vila Nova de Foz Côa Vila Nova de Foz Côa Joaquim do Nascimento Fonseca&bnsp;Trabalhador 33 São Paulo Casado

    189880 Manuel De Jesus Fonseca Penedono Porto José Bernardino da FonsecaLuísa do Nascimento AguiarLavrador22Rio de JaneiroSolteiro

    435623Manuel De Jesus FonsecaMacieiraSernancelheSem IndicaçãoJosefa Dos Anjos Proprietario 46Rio de Janeiro Casado

    Obs: Para mandar mensagem para algum membro do fórum de dentro do tópico, coloque @+o nome da pessoa, pois o sistema avisa que há uma nensagem para a pessoa marcada. Se for algo de natureza mais sensível, você pode usar o envelope que se encontra no menu da sua conta.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    E complementando o que o @gandalf falou, vc terá que transcrever o casamento dos seus avós em Portugal, se:

    1) Ambos forem portugueses e se casaram no Brasil;

    2) Se o casamento aconteceu no Brasil.

    Aqui tem um parecer achado pela @Leticialele , que poderia dispensar a transcrição. Mas esse tema ainda não tem uma resposta definitiva.

    Se precisar fazer a transcrição, você irá precisar da certidão de nascimento do cônjuge estrangeiro (a sua avó) e se ele for de um país não-lusófono, voce terá que fazer a tradução juramentada dessa certidão.

    Por fim, se o antepassado se casou em Portugal e o casamento foi antes de 1911, você pode pedir por email de forma gratuita que o Arquivo Distrital faça a anotação no assento de batismo, se voce achar esse registro.

    O assento do seu avô deve custar 15 a 20 euros + 1 euro por página (se você pedir a integral - vem a certificação + a cópia simples da pagina do livro; a narrativa - as informações sao digitadas em uma certidao - não tem esse custo) + 3,5 a 8,5 euros de envio para o BR.

    Se casou em PT e foi depois de 1911, a fim de evitar problemas, eu enviaria o assento de casamento português, que você pode pedir pelo civilonline (aqui no forum tem um topico que explica o pedido) e custa 10 euros.

    Boa sorte!

  • Olá !!! Como consigo localizar a certidão de nascimento do meu avô mais rápido. Só tenho a certidão de casamento e de Óbito. O nome dele é César Gonçalves de Faria ( 04 de novembro de 1884 ) filho de Henrique Rodrigues e de Anna de Faria. A certidão de casamento foi feito na Freguezia de Santana - 3’ Pretoria civel. Não tenho ideia como conseguir a certidão de nascimento. Obrigada!!!

  • @Monica_pessanha1968

    A Leticialele já lhe respondeu pela msg privada, e deve ter lhe falado pra abrir um tópico novo com as informações que tem.

    Talvez alguém lhe ajude a achar o caminho.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas/p1

  • Colegas, boa noite!

    Meu AVÔ PORTUGUÊS casou com minha avó brasileira no BRasil, entre os anos 1918 e 1922.

    Precisarei localizar a CERTIDÃO DE CASAMENTO deles. COmo minha mãe, filha do meu avô, já faleceu, não tenho informação alguma s(ano, local). Só sei que foi no Rio de Janeiro ou em São Paulo, entre os anos 1918 e 1922.

    Alguém saberia me indicar como posso dar uma busca para localizar e emitir um nova via da certidão?

    Obrigado, desde já, pela ajuda.

    At.,

    Dalton

  • @DaltonSilva , há alguns sites de busca.

    Coloque o nome do casal e de seus filhos, pode ser que alguém encontre alguma coisa.

  • @DaltonSilva

    Ela quiz dizer pra você criar um tópico separado, exatamente como descrito acima de sua pergunta.

  • @guimoss

    Bom dia! Muito obrigada pela rápida resposta de vocês. Eu sou nova aqui e estou me adaptando.


    Então, @guimoss, sim, na Certidão de Óbito dele no BR consta assim: MANUEL DE JESUS FONSECA, profissão OPERÁRIO, natural de Orosinho, Guarda, Portugal, estado civil CASADO, filho de José Antonio e de D. Maria José, Portugueseses, já falecidos. Ano de nascimento: 1895 (não tem data).

    Aqui no Brasil, ele teve minha mãe com uma Espanhola mas parece que não casaram (o cartório BR está buscando a Certidão de Óbito dela para sabermos melhor) e quando ela faleceu, minha mãe era bem pequena. Posteriormente, ele casou-se com outra Portuguesa, teve outros filhos, etc.

    Como na Certidão de Óbito dele e na minha (neta), não tem muita informação precisa, eu pedi ao cartório uma de inteiro teor da minha mãe para ficar mais clara as informações à época da Certidão de Nascimento dela (ela não tem mais). Estou ansiosa aguardando, previsão para entregar semana que vem.

    *Tem como encontrar sobre o nascimento dele em PT?

    *Ele não ser casado com minha avó mas ter casado posteriormente ao falecimento dela, terei que transcrever esse outro casamento?

    Eu vou dar entrada pelo consulado de SP pois estou no Brasil mas eles não respondem email e nem atendem telefone....


    Muito obrigada pela ajuda

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @Thatiane

    Bom dia,

    Eu nao consegui achar essa localidade de "orosinho". Vc conseguiu?

    Cuidado com a marcação. Tanto o @ quanto o apelido do fórum devem estar em laranja.

    Eu esqueci de te marcar nessa mensagem, pois foi uma atrás da outra:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/245199/#Comment_245199"

    Tem informações uteis nessa postagem acima.

    *Tem como encontrar sobre o nascimento dele em PT?

    Eu verificaria as localidades dos passaportes que coloquei acima, no site da Torre do Tombo. Comece pelo de Guarda, do ano de 1895.

    *Ele não ser casado com minha avó mas ter casado posteriormente ao falecimento dela, terei que transcrever esse outro casamento?

    Aqui vc terá que verificar a certidão de nascimento da sua mãe.

    Se na qualificação dela conter o termo "filha legitima" ou se na qualificação dos pais indicar o estado civil como "casado", os pais eram casados e você terá que fazer a transcrição, como te expliquei acima e terá que buscar o nascimento da mãe espanhola e fazer a tradução juramentada desta certidão.

    Se, por outro lado, conter os termos não mais utilizados "filha" ou "filha natural" ou "filha ilegítima", será uma indicação de que os pais não eram casados. Assim como, se mencionar outro estado civil na qualificação dos pais, não haverá o que transcrever.

    Você nao terá que transcrever casamentos que ocorreram depois do nascimento da sua mãe.

    Estou em dúvida, em caso de filiação fora do casamento, se voce teria que transcrever um casamento ocorrido antes do nascimento da sua mae. Acredito que não precisaria. @Leticialele , você poderia tirar essa dúvida?

    *Eu vou dar entrada pelo consulado de SP pois estou no Brasil mas eles não respondem email e nem atendem telefone....

    Como você disse que irá fazer o processo como neta, não há mais a possibilidade de se fazer por Consulado (se for possivel, você verá na tabela de emolumentos do Consulado). Somente por Lisboa.

    No óbito, há a menção do nome da esposa?

    Se mencionar, imagino que seja o nome da ultima esposa, que nao será a sua avó.

    Lembrando que voce terá que utilizar alguma certidão brasileira (a de obito ou de algum outro casamento) para "fixar o sobrenome" do português, pois nos batismos só aparecia o primeiro nome.

    Terá que ser uma certidão que contenha o nome dos pais do português, que também estarão no assento de batismo do português.

    Espero ter ajudado!

  • Leticia e Ganadalf, muito obrigado pela rápida resposta de vocês.

    Seguirei sua sugestão e abrirei um tópico separado .

  • @Thatiane , se seus avós não eram casados, não há como transcrever um casamento que não existiu. Não precisa transcrever casamento com outra pessoa que não seja sua avó após o nascimento de sua mãe.

  • ThatianeThatiane Member
    editado May 2021

    Muito obrigada! @Leticialele

    O cartório ainda não achou a certidão de óbito da minha avó mas na certidão de nascimento da minha mãe, mesmo minha avó não tendo sobrenome do meu avô, consta como "filha legítima" e ele foi o declarante no dia seguinte ao nascimento. Devo supor que eram casados talvez em Portugal? Digo talvez porque ele era português e ela espanhola.

  • @Thatiane , certamente ele declarou que eram casados.

  • @guimoss


    Boa tarde

    Essa identificação que vc me passou:

    189880 Manuel De Jesus Fonseca Penedono Porto José Bernardino da Fonseca Luísa do Nascimento Aguiar Lavrador 22 Rio de Janeiro Solteiro

    Seria o nome dos pais dele? Porque eu preciso da certidão de nascimento para confirmar, além do local de nascimento, se era ManUel de Jesus Fonseca ou ManOel de Jesus Fonseca. Aqui A maioria das certidões é ManOel e somente a de óbito fizeram ManUel.

    O nome dos pais dele era José Antônio e Maria José...

    Não confere a descrição....

    Estou tentando desde de manhã no site do tombo mas não entendo a grafia....

  • @Thatiane , @guimoss , Encontrei!!

    O Manoel de Jesus nasceu dia 15 de janeiro de 1982, foi batizado em 12 de junho de 1892, em Ourozinho, Penedono

    Filho de José Antonio e de Maria José.

    Neto paterno de Maria do Carmo e avô incógnito; Materno de José Rodrigues e Anna de São José

    Peça ao Arquivo Distrital do Viseu - https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1062167 m00156.tif

  • Boa tarde!!

    Estou com uma dúvida, preciso tirar o assento de batismo do meu avó, mas não sei qual o tipo de certidão precisa.

    Pelo o que pesquisei seria a NARRATIVA COM CERTIFICAÇÃO, seria essa mesmo?

    Quando entro no arquivo distrital de Coimbra para pedir a certidão não aparece essa opção. Qual o tipo de documento eu coloco? Ou eu escrevo nas observações o tipo de certidão que eu quero?


  • @Valquiriaa , marque Certidão, virá certificada. Repare que tem cópia não certificada

  • @Leticialele

    Gratidão pela ajuda, estava desesperada já porque não conseguia pedir no site por ter mais de 100 anos!!! :(((

    O email para o Arquivo, volta dizendo que não existe mas consegui pedir pelo site de Viseu...agora está em análise

    .


    Muito obrigada mesmo, que Deus lhe abençoe! <3

  • @Thatiane , fique acompanhando. Eles vão fazer um orçamento e você tem que aprovar. Tem 10 dias de validade, ou cancelam se você não se pronunciar.

    Depois, eles indicam como pagar.

  • @Leticialele eh então, eu estava procurando informação sobre prazo no site mas não tem.

    Vc sabe quanto tempo leva para eles disponibilizarem o orçamento ?!

    Eu fiz dois pedidos: online e enviado por correios.

  • Sobre o Civilonline, em outro tópico, eu vi que como só aceita até 100 anos, para colocar nas anotações a data correta de nascimento e informações complementares. Alguém sabe se isso realmente da certo e quanto tempo leva atualmente para liberar se aceitarem? Pedi hoje, já confirmaram o pagamento...

  • @Thatiane no seu caso, se se tratar da certidão de baptismo de seu avô, creio que não terá êxito, pois a @Leticialele já havia indicado que o Arquivo Distrital de Viseu detém o referido registro. Essa questão dos "100 anos" dá certo quando o português nasceu depois de 1911 e/ou os livros de registro continuam nas conservatórias.

    Em suma: o CivilOnline serve apenas para os registros que se encontram nas conservatórias. No seu caso, o registro está no Arquivo Distrital. Tem que aguardar a resposta aos pedidos de reprodução que você fez.

  • @Thatiane , você tem que entrar no site do Arquivo Distrital e ver "Minhas Tarefas" .

    O próximo passo será você Validar o orçamento e pagar.

  • Olá, alguém poderia me ajudar a localizar a certidão de nascimento ou batismo do meu bisavô, ele nasceu em Lisboa entre 1855 a 1870. Morreu no Brasil, tem a certidão de óbito mas sem informações. O nome dele era Júlio Alfredo Mangini, filho de Giuseppe Mangini e Thereza Mangini. Se alguém puder me indicar o caminho ficarei muito agradecido.

  • Olá!

    Necessito encontrar a certidão de nascimento e/ou batismo do meu avô, vocês poderiam me ajudar?

    NASCIMENTO: 11/11/1885

    NATURAL: VISEU - PORTUGAL

    FILIAÇÃO: ANTONIO RODRIGUES e ADELAIDE DA CONCEIÇÃO

    Os demais documentos emitidos no Brasil, tais como: carteira de trabalho, certidão de casamento e certidão de óbito já possuo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.