Preciso realmente da transcrição de casamento do pt para tirar a cidadania?ou consigo sem ela?

bom dia a todos!!!!

Estou pesquisando há algum tempo em busca de informaçoes sobre como tirar a cidadania portuguesa,em alguns lugares diz que precisa da transcrição de casamento e em outros diz que não há necessidade.

qual opinião de voces?

Grata Carol

Comentários

• @carolapurina , que tipo de processo é?

Para os processos de atribuição, se foi o(a) português(a) o declarante do nascimento do filho até que este tenha completado 1 ano de idade, não é necessária a transcrição do casamento.

• boa noite

é da minha mãe como neta

quem foi o declarante do nascimento da minha avó foi um terceiro, pois o marido da portuguesa já havia falecido no nascimento.

• @carolapurina , terá que transcrever o casamento dos avós em Portugal. Assim, ficará estabelecida, juridicamente, a paternidade portuguesa.

• editado November 2021

@carolapurina

Terá que transcrever, isso é certo.

Transcreva somente o casamento. Não transcreva o óbito, porque se falecimento do marido se deu mais de 9 meses antes do nascimento, poderiam questionar a paternidade. Não que ela não pudesse ter sido mãe depois de viúva sem ser casada com o pai.

O filho não teria direito a nacionalidade se a mãe não for a declarante e o pai não for o marido. O pai falecido, traria esse questionamento e o encaminhamento poderia ser diferente. No caso de falecimento, a lei prevê um prazo (se não me falha a memória) de 6 meses para ser considerado filho do marido. Verifique quanto tempo foi, porque isso pode ser importante.

• Dei na minha cidadania em janeiro de 21, minha mãe é a portuguesa e quando casou com o meu pai, ela acrescentou o sobrenome dele. Ele quem fez o meu registro . Moral da história, mandei os documentos para ACP e em julho/21 saiu a minha cidadania. Só para salientar, saiu o nome da minha mãe como solteira.

• Boa noite,

Me deparei com um problema que ate hj não tinha me atentado. Minha ceritdão de nascimento precisou ser retificada antes de eu dar entrada na minha atribuição portuguesa,e assim a fiz, minha certidão portuguesa e brasileira estao com o nome correto de minha mae,, porem na minha certidão de casamento não está, nunca me procupei em retificá-la. Agora que ja reuni toda a documentação para fazer a minha transcrição de casamento me atentei ao erro. Inclusive nunca alterei meus docs pessoais para o nome de casada.

Será que haverá divergencia na hora que forem conferir minha certidão portuguesa com minha certidão de casamento? Na portuguesa o nome dela DILENE está correto, e na de casamento está DILELE,

Outra dúvida, no requerimento de pedido da transcrição, eu a requerente, preenchi com o nome de solteira, pois não o alterei ate hoje. Será que terei problemas?

• ele faleceu 2 meses antes do nascimento

• @carolapurina , não tem problema.

Pode transcrever o casamento e até averbar o óbito, se desejar

• @Leticialele

O caso parece ser um pouco mais complexo. Só que as informações estão parciais em tópicos separados. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/19716/certidao-nascimento-no-acre-1903

• @elizabethabreu

Se já deu entrada, não há o que fazer, então não pense mais nisso. Se precisar corrigir, lhe avisarão por carta.

Seu processo é de nacionalidade, a pergunta deveria estar no tópico correspondente à modalidade e conservatória para onde enviou. O título desse tópico é transcrição de casamento, e foi aberto como um novo tópico, bastante complexo. Da maneira que colocou não fica claro qual a modalidade (filho, neto, outro), nem a conservatória pra onde mandou (ACP, CRCentrais, outra), quando deu entrada, nem se fez transcrição do casamento antes.

Por favor transfira seu assunto para o tópico correspondente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.