Tempo suficiente para cidadania e passaporte

Pessoal, queria uma opinião de vocês.

O processo do meu pai (Neto de português) está na etapa 7 aguardando a criação do registo desde o dia 06/08 pelo menos (Dia que chequei que havia a mudança).

Acham que é possível ter a minha cidadania e passaporte em mãos até o final de julho do ano q vem, mais ou menos? Eu vou adiantar toda a documentação logo, para assim que possível, já realizar o envio.

Pergunto pelo motivo de ter uma viagem agendada para os EUA em meados de Agosto e queria evitar o custo do visto, mas to com receio de não dar tempo.

Obrigado!

Comentários

  • @Leonardo Pardo

    Não conte com o ovo que a galinha ainda não botou! Sempre foi uma regra básica dos nossos avós.

    Mesmo que seu pai conclua até o final de Novembro/21, e você esteja pronto para entrar em 01/Dezembro/21, nada garante que seu processo não terá exigências, e que concluirá no prazo atual de 6 meses.

    Depois que tiver o assento, ainda demora uns 4 meses até conseguir seu CC e PEP (passaporte português) pelo consulado.

    Dificilmente sua expectativa se cumpriria. Praticamente impossível. A menos que seu pai finalize o assento, você consiga seu assento sem exigências em 6 meses, viaje com ele até PT, peça seu CC e PEP no Campus da Justiça, tudo em 2 dias, e em seguida viaje para os EUA.

    Isso assumindo que não haja restrições adicionais da pandemia no futuro, e que te permitam viajar sem fazer quarentena.

  • Eu acho que meu processo não cairia em exigência, mas claro que tudo pode acontecer hahaha. Eu realmente não tinha essa visibilidade sobre o passaporte, achei que era mais rápido, então realmente não haverá tempo hábil pra isso. Obrigado @gandalf

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado October 2021

    @Leonardo Pardo sobre o prazo para ter o PEP, tendo "sorte" você consegue em 2 meses após solicitar o CC, pois o CC demora 1 mês e o PEP também cerca de 1 mês. Quando eu digo sorte, é acerca do agendamento.

    Uma coisa que tenho reparado é que parece não compensar escolher a opção conjunta de solicitar CC+PEP. Vejo muitas reclamações sobre isso acerca do Consulado em SP. Pelo menos lá parece ser melhor marcar CC e depois o PEP.

    Para deixar minha experiência, meu processo concluiu no início de junho, consegui agendamento para o CC na Secção Consular da Embaixada em Brasília no final de junho. Lá me orientaram a já agendar o PEP para depois de 30 dias, pelo menos. No início de setembro já estava com o passaporte, se não estou enganado.

    edit: achei meu relato (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/257597/#Comment_257597). Solicitei o CC 24/6, recebi a carta pin 28/7. Fui 2/8 para solicitar o PEP e o recebi em casa 23/8. Menos de 2 meses! heh

  • @Leonardo Pardo

    A gente sempre acha que o nosso nunca teria exigências, porque se achasse, consertaria antes. Mas tem detalhes que escapam.

    De posse do assento (1 dia pelo civilonline), você começa a maratona de tentar agendar horário no consulado. Pode demorar meses pra conseguir uma vaga. Ou pode arriscar fazer o agendamento antes, na confiança de que terá recebido seu assento. Daí em diante, depende do consulado. Vou descrever os passos normais, mas alguns fazem atalhos.

    1. agenda no consulado para o CC
    2. no dia agendado comparece para biometria, fotos, e assinaturas. Só a pessoa pode fazer isso e pedir o CC
    3. cerca de 6-8 semanas depois o CC chega no consulado, e você ou o consulado já deve ter recebido a Carta-PIN
    4. agenda a segunda ida ao consulado para "levantar" o CC, com a carta-PIN. Só a pessoa pode fazer, pessoalmente, e pedir o PEP
    5. em 3-4 semanas depois a pessoa recebe o PEP pelo correio.

    1 mês (sendo otimista) + 2 meses + 1 mês (sendo otimista) + 1 mês. Uns 5 meses seria um prazo otimista/possível. Menos de 4 meses seria otimista demais. O seu prazo idealizado beira o impossível. Hehe

    Você ainda não experimentou esta fase, mas veja o título e alguns comentários pra saber o que te espera nesse "muro das lamentações": https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18574/impossivel-agendamento/p2

  • @gandalf , @Leonardo Pardo , no Consulado do Rio, depois de conseguir o agendamento, pedir o CC com urgência (mais caro). Chega em 30 dias. Você volta ao Consulado para pegar o CC e colher os dados para o passaporte. Paga urgência, chega por DHL em 7 dias, na sua casa.

  • editado October 2021

    É, de fato acho que o risco é muito alto, não compensa. Vou pedir o visto com meu passaporte BR mesmo pra garantir e vida que segue haha. Só queria evitar esse custo adicional, mas acho que não faz sentido dado o risco associado.

    Muito obrigado pela ajuda pessoal!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.