Data de Nascimento do meu Avô

2

Comentários

  • Ah, força de vontade e não se deixar abater na primeira dificuldade conta muito.
  • Olá Serginho,

    No meu caso INICIALMENTE eu enviei apenas o meu histórico escolar (cópia autenticada) como você citou, porém eles me enviaram uma carta solicitando o reconhecimento da firma da polícia federal do meu antecedentes criminais.

    POR SEGURANçA eu enviei também uma outra cópia do meu histórico escolar com firma reconhecida, mas aparentemente isso não é necessário. Fiz isso, pois fiquei com medo que o meu processo atrasasse ainda mais.

    Deu tudo certo, e não recebi nenhuma outra carta, apenas soube mais tarde da confirmação da minha cidadania por telefone.

    De qualquer forma depois seria interessante saber o que fizeram o Alex, Roberto e Daniel.

    Serginho estou torcendo para que logo você esteja na lista dos que já conseguiram.

    Abraços,

    Peter
  • Valeu Peter

    Se Deus quiser logo estarei na outra comunidade q já tem cidadania junto com vcs.
  • Olá Wes,

    O Serginho também é um exemplo por aqui, está correndo atrás dos documentos e tem ajudado bastante as pessoas. Logo se tornará um Luso-Brasileiro também.

    Parabéns pela descoberta do seu novo tio. Toda essa busca, apesar de árdua e muito prazeiroza.

    O segredo da obtenção da sua cidadania chama-se PACIÊNCIA com ela você vai longe.
  • Outra coisa, se eles tiverem bom senso eles nem precisam pedir muitas provas sobre o conhecimento da língua portuguesa, já q nasci e vivi no Brasil a minha vida inteira e a língua oficial é o Português.
  • Wess

    Ai esta o site certinho para você ver que você, neto de português, não precisa provar nada, pois a lei diz que vc é um maior de idade emancipado pela lei, etc etc etc....com antecedente de segundo grau (avô/avó) português. Abre ai e veja, tem tudo...valeu
    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao-da3532/

    O serginho tem razão, o comprovante de dominio de lingua é o documento com menos preocupação para eles. Nasceu e sempre viveu no Brasil. É apenas burocracia, nem dão muita bola pra isso. Vlw
  • Obrigado pessoal...consegui algumas informações já...
    queria saber se o meu pai fizer a cidadania dele por naturalização se eu posso fazer a minha tb por esse modo? ou só consigo se for por atribuição? pq pelo que sei naturalização é mais rápido né....
  • Não, o seu pai tem que fazer por atribuição já que é filho de Português, aí vc poderá atribuir tbm. Por naturalização só vc pode fazer mas aí pula o seu pai.
    Se o seu pai está afim de tirar a cidadania dele faça as duas por atribuição, primeiro a do seu pai e depois a sua.
  • aí o processo é mais demorado?
  • por atribuição se tiver todos os documentos é relativamente rápido.
    Por naturalização demora mais, porém não precisa averbar casamento, certidões de todos os brasileiros etc...
  • mas meu avô teve filhos com a minha avó sem casar, porém ele registrou os filhos no nome dele, nesse caso eu não preciso de nenhum documento da minha avó pra dar entrada na cidadania?
  • Não posso responder com 100% de certeza, mas com 99% eu digo que vc precisa dos documentos dos 2 e se houver óbito deve estar averbado.
  • mas eles não foram casados...como vou dar sequencia sem a certidão de casamento...?
  • Excluí o que eu havia postado anteriormente pq eu andei lendo e não achei nada que obrigasse a pegar a certidão da sua avó se ela não foi casada com seu avô. Pq dessa forma vc não pode averbar o casamento.

    Peço para quem tem mais experiência, ou quem já passou por isso postar como deve ser feito.
  • Casamento obrigatório

    Quando comecei o meu pedido de naturalização o fiz apenas pela linha do meu avô, pois não achei na legislação a obrigação do uso da linha da avó.
    .
    Só que meu processo caiu em exigência por uma firula jurídica.
    .
    Na certidão do meu pai não consta o meu avô como DECLARANTE (foi feito por um tio). Então tive que pedir a Certidão de Casamento dos meus avós.
    .
    Ele casaram em Portugal. Se tivessem casado aqui no Brasil eu teria, ainda, que fazer a transcrição dela no assento da Certidão de Nascimento do meu avô.
    .
    Veja, na Certidão de Nascimento do seu pai, se o seu avô é o declarante.
  • ta escrito assim:

    Foi declarante: O GENITOR
  • Wes

    Beleza!
    .
    Então, ATÉ ONDE SEI, não precisa de Certidão de Casamento.
  • que ótimo, queria saber então quais são os documentos necessários para dupla cidadania apenas pelo lado do meu avô, alguém saberia me detalhar no meu caso conforme citado acima, porque o meu caso não é como o da maioria....se alguem puderr me detalhar por favor quais são os documentos que eu preciso, fico muito grato,

    peço desculpas pelo incomodo!
  • Wes

    Wes, pelo que entendi da sua familia, seu avo nao foi casado com sua avo, entao saiba que pela Lei Portuguesa, na ha necessidade de casamento para voce ter direito a cidadania, ou seja, o importante para eles e que voce prove que seu Pai era filho do seu Avo e assim por diante. Nao precisa, alias, nao tem como averbar casamento.

    Entao sugiro que faca o processo por ATRIBUICAO, primeiro seu Pai depois o seu.

    Veja os doctos necessarios no topico que o Serginho criou.
    Comece com a certidao de nascimento do seu avo.

    Depois agente continua.

    Abraco.
  • ok, quanto tempo leva passando pelo processo de atribuição do meu pai até chegar no final do meu?


    Obrigado!
  • eu sei que esses valores podem variar...mas em média, alguém saberia me dizer...hauhauaa
    desculpe aí pessoal, se estou sendo um chato....mas é que eu procuro muito...e quanto mais eu procuro mais confuso fico...pq não encontro ninguém que tenha uma situação semelhante a minha, então fico em dúvidas, saliento mais uma vez, a presteza e a clareza nas informações que vocês me fornecem, muito obrigado.
  • Wes

    Tem muita gente e topicos com a situacao igual a sua, ou seja, e a mais comum.

    Quanto a custos, posso dizer:
    - Cada Atribuicao de Nacionalidade = 175 euros
    - Cada transcricao de casamento + obito ( ou so casamento ) = 130 euros

    Prazos: Depende se entrar pelo Brasil pelos Consulados ou em Portugal e cada processo tem sua fase e prazos.

    Abraco.
  • me corrija se estiver errado

    eu preciso dos seguintes documentos:

    -Certidão de Nascimento do meu Avô (narrativa)
    -Certidão de Óbito do Meu Avô
    -Certidão de Nascimento do meu Pai
    -Certidão de casamento do meu pai com averbação
    -Histórico Escolar ou documento que comprove o estudo da lingua portuguesa do meu pai
    -Ficha de antecedentes criminais do meu pai
    -Certidão de Nascimento minha
    -Histórico Escolar meu
    -Ficha de antecedentes criminais meu

    e depois mandar pro Itamaraty as certidões, depois para o consulado...e em seguida para Lisboa, onde começara o processo por atribuição


    é isso mesmo?
  • Wes

    Se voce vai fazer o processo por Atribuicao, ou seja, primeiro pro seu Pai depois pra voce entao voce nao precisara de antecedentes nem de historico escolar. Esses sao para Naturalizacao, processo que voce "pula" seu Pai.

    Primeiro fazer o obito do seu avo.... depois pedir :

    Atribuicao do seu Pai:

    -Certidão de Nascimento do meu Avô (narrativa) com obito averbado.
    -Certidão de Nascimento do meu Pai
    -Certidão de casamento do meu pai

    As certidoes de nascimento, mandar pro Itamaraty e depois para o consulado para legalizacao.

    Depois disso pronto, averbar o casamento do seu pai e depois dele virar portuga, voce faz a sua.
  • onde se faz averbação?
  • não tem como fazer pra nós dois de uma só vez?? tem que ser um por um mesmo...?
  • Se você escolher por Atribuição terá que fazer primeiramente para o seu pai e depois que seu pai tornar-se português, você terá direito à requerer a sua cidadania.
    Sobre Averbar o Óbito você poderá fazer pelo consulado ou diretamente em Portugal.
    Se você optar pela Naturalização não precisará averbar o Óbito do seu avô.
  • pra fazer a minha eu preciso dos documentos do meu pai? ou os do meu avô também?
  • Wes

    Se você não tem filhos nascidos você pode pedir diretamente pra você por Aquisiçao diretamente do seu avô para você, ao invées de Atribuição. Porque você nao tera necessidade de atribuir depois pros filhos porque eles ainda naum existem. Se nascer algum filho depois você como português registra-os como filho do português. Pensa direito, vlw
  • e como é o processo de Aquisição?? quais são os documentos necessários?
    é rapido? eu estou um pouco ansioso aqui, porque tenho planos de ir estudar em Portugal já no ano que vem..e queria ir como cidadão português e não apenas com visto para estudante
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.