Comprovar vínculo com Portugal

Como comprovar vínculo com Portugal pra cidadania por união estavel !?

mói qual seria a maneira mais “fácil” de fazer isso ?


obrigada

Comentários

  • @Joyce_angel , o vínculo, atualmente, são 3 anos de união com filhos atribuídos ou 6 anos em qualquer circunstância.

    Pode ver em: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/

    Em Portugal, não existe "maneira mais fácil" para adquirir a cidadania. Basta apresentar os documentos corretos.

  • Na verdade quando perguntei a maneira mais “fácil” me referi a provar vínculos com Portugal . Acho que nesse caso vou precisar contratar um advogado .


    muito obrigada por sempre responder nossas perguntas ❤️

  • @Joyce_angel , para que advogado?

    Se a união estável tem mais de 3 anos e há filhos em comum, é o vínculo.

    Se a união estável tem mais de 6 anos, com ou sem filhos, é o vínculo.

    Só é necessário provar a existência da união estável ( união de facto) , mediante a apresentação de certidão da sentença judicial que reconheça que o estrangeiro coabita com nacional português em condições análogas às dos cônjuges.

  • Oooooh ! Então não preciso comprovar vínculos !?

    Temos 2 filhos e estamos em união estavel por 20 anos

    Você pode me dar uma Luz nessa certidão ?? Posso fazer sozinha !? Basta uma certidão em cartório !? Vi no Google e vê que posso fazer uma simples com as nossas assinaturas . Essa serve !?

    preciso mandar a certidão dos filhos ?

    uma eh maior e o outro menor

    Desde já agradeço

  • editado October 2021

    @Joyce_angel , os filhos já estão atribuídos? Já pediu a cidadania deles? Caso positivo, mande cópia simples da certidão deles.

    Com 20 anos de união estável, o vínculo com Portugal está mais do que estabelecido!

    Se sua união estável está registrada em cartório, basta mandar uma certidão inteiro teor, apostilada.

    Siga exatamente o que diz o link que enviei. O processo só tramita na CRCentrais - Lisboa. Não precisa de advogado.

  • Boa noite @Leticialele,

    Aproveitano o tópico (e me desculpe se esta não for uma boa prática aqui no fórum), por favor me tire uma dúvida se possível:

    Eu e minha esposa (eu brasileiro e ela num futuro próximo cidadã portuguesa) possuímos uma certidão de união estável, emitida por um cartório aqui no Brasil a cerca de 10 anos atrás, este documento já seria o suficiente para ser juntados aos demais afim de requerer a minha nacionalidade?

    Pois fiquei com uma certa dúvida com relação a este documento, já que no site do 'irn' está descrito 'Certidão da sentença judicial'.

    Obrigado e desculpe pela pergunta.

  • editado October 2021

    @ericvinicius

    É suficiente, mas terá que contratar um advogado em PT para homologar a UE judicialmente.

    Devem lhe cobrar cerca de €800 a €1000, e demora uns 8 meses.

    Não há outra alternativa no seu caso. Não haverá indicação de advogados aqui no fórum, e o preço é negociado diretamente com ele.

    Seu advogado lhe instruirá nos detalhes do que precisa ser feito e que documentos apresentar.

  • @gandalf

    Entendido, obrigado pela resposta!

  • Bom dia @gandalf e @Leticialele , fiquei numa dúvida, este tema me interessa bastante, pois também tenho união estável.

    A @Leticialele comentou:

    • "Se sua união estável está registrada em cartório, basta mandar uma certidão inteiro teor, apostilada.
    • Siga exatamente o que diz o link que enviei. O processo só tramita na CRCentrais - Lisboa. Não precisa de advogado."

    e o @gandalf :

    "É suficiente, mas terá que contratar um advogado em PT para homologar a UE judicialmente."

    Ai me gerou dúvida, porque eu tenho união estável em cartório, mais de 5 anos e com filho. Precisa ou não o advogado?

  • @marifontolan , esse é um assunto controverso. Alguns Conservadores aceitam a certidão do cartório, inteiro teor, apostilada.

    Outros, entendem que a certidão tem que ser homologada, como sentença estrangeira, por Tribunal português!

    É o mesmo que acontece com o divórcio: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/19344/divorcio-por-escritura-publica#latest

  • obrigada @Leticialele

    Vou seguir acompanhando esse assunto enquanto faço o processo de neto do meu pai.

    Eu até cheguei ver preço de advogado para essas homologações, e é bem caro. :(

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.