registro de cidadão português

Meu processo está na bolinha 7(marron) a um tempo considerável aguardando registro de cidadão português. A cada dia a planilha (netos) é atualizada mas o meu registro não sai.

Gostaria de saber se existe um prazo máximo para emissão e se preciso adotar alguma providência.

Grato,

Lacir

Comentários

  • @Lacir Também estou no aguardo mais de 2 meses, e não tenho visto informaçoes mais recentes de registros criados, impressão que o tempo para criação de registros está aumentando...

  • @Lacir

    Não tem prazo, mas seu processo tem 944 dias, que é a previsão. Deve estar próximo, mas está meio agarrado com as finalizações. Essa previsão na verdade está otimista, porque leva em conta os processos aguardando em Despacho como o seu.

    As últimas finalizações foram em processos aprovados em 04 e 05/2021. O seu foi aprovado em 07/2021.

    Pode demorar de 2 a 4 meses para o seu ainda. Eu entendo que é frustrante quando fica assim quase lá mas não chega. Não há o que se possa fazer a respeito. Fique atento na consulta para ver se o processo é transferido para finalização do assento em outra conservatória. Não muda muito, mas quando acontece, às vezes melhora, às vezes piora a previsão de finalização. É mais seguro se fica na CRCentrais.

  • @Fátima Sales O seu está bem mais recente, de deve demorar 4 a 6 meses ainda.

  • @Fátima Sales

    Muito obrigado pelo esclarecimento. Apenas consultei por constar na planilha de netos previsão para este mês. Como não sei como a previsão é atualizada na planilha, achei melhor consultar.

    @Lacir

  • Obrigado @gandalf , Ansiedade nos define nessa etapa final, @Lacir so nos resta dividir essa etapa com os que estão na mesma situação e torcer para que o ritmo de criação de registro melhore. Torcendo para que o seu saia por esses dias. Abraço

  • @Fátima Sales

    Eu só quis trazer uma previsão mais realista, porque achar que vai ser amanhã ou depois só aumenta a ansiedade.

    Eu disse noutro post, que acho que as bolinhas coloridas trouxeram maior ansiedade.

    Antes ligava-se na LR e eles informavam essa previsão para você, como eu fiz. Sabendo a "data que estão trabalhando", e quando o seu processo deu entrada, faz-se uma previsão razoável de daqui a quanto tempo você deve voltar pra olhar.

    A gente se preparava para ligar no dia tal (da semana), e ali refinava o prazo da próxima ligação. A espera é tão grande, que você nem tenta, e isso faz reduzir a ansiedade da espera. O clicar cria uma frustração e uma vontade de "voltar pra dar uma olhadinha" pra ver se melhorou. E se mudou alguma cor, aí clica é todo dia, ou 2X por dia.

    Com certeza agora você vai dar um tempo, e olhar novamente daqui a 4 meses, em paz. (na verdade deviam ser 6, mas não vai aguentar).

  • @gandalf não dá prá aguentar esperar sem olhar, a esperança que algo mude insiste. ja espero mais de 2meses, fica a sensação que ganhei mas não levei. Difícil aceitar essa demora, não entendo porque levar tanto tempo nessa etapa final. Muito grata a esse forum que nos informa, apoia e nos permite compartilhar essas angústias.

  • @Fátima Sales

    Eu te dei a dica de como fazer. Marque no calendário quando deve voltar pra olhar.

    Se estiver muito aflita, olhe toda sexta-feira, depois das 3 da tarde. O que tiver acontecido durante a semana estará refletido ali. Eles mudam até quinta ou sexta, e já aparece na sexta à tarde, depois do expediente (encerra 1PM). Só pra provar que vc consegue.

    Saiba que leva uns 2 dias para aparecer online refletido no site. O que vc faria? Ligaria na LR? Eu sempre acompanhei pela planilha, e meu erro nunca passou de 2 dias depois do evento. Dá pra perceber exatamente quando está pra sair. Todos os vizinhos começam a relatar.

  • @gandaf

    No site, meu processa apresenta a bolinha 6 verde desde 18/06/2021. Seria interessante saber qual o mês/ano do último registo concedido.

    @Lacir

  • @Lacir segundo @gandalf os processos de mes 04 e 05 foram os ultimos com noticia de emissao de registro. Estranho tanto tempo sem sabermos de um novo registro emitido.

    Obs. marquei aqui pq a grafia do gandalf na sua postagem faltou um L.

  • editado October 2021

    @Lacir

    Depende do tipo de processo. Esse tópico é genérico e não diz. Noutro tópico você diz que foi art-1D.

    Na planilha de netos tem um TAB Dias B6Vd-B7Vd 18-75a p/ data FIN que mostra o tempo decorrido para Finalizações recentes (últimos 8 meses se não me engano)

    DIAS TRANSCORRIDOS ENTRE Bola-6-Verde (aprovado) e Bola-7-Verde (finalizado) versus DATA DE FINALIZAÇÃO

    Esse gráfico é simplificado em um valor de 137 dias, que aparece na planilha na célula AF1. Esse valor despreza os extremos muito altos ou baixos, e atribui o tempo que foi usado por 2/3 dos processos.

    @Fátima Sales Obrigado por indicar o post, senão ficaria perdido.

  • Bom dia @Fátima Sales ,

    Meu registo de cidadão português foi emitido em 07/12/21. Como faço para solicitar a atualização da planilha?

  • Bom dia @gandalf,

    Meu registro saiu. Como posso obter informações/orientações para que meus filhos requeiram a cidadania?

    Grt,

    @Lacir

  • editado December 2021

    @Lacir

    Primeiro parabéns pela conquista.

    Qual é o nome que consta na planilha, "Lacir Jorge Soares"? Alguns dados nesse nome não parecem certos, e a data de recepção foi estimada, baseada no número do processo. Pode ser de outra pessoa, mas vou assumir que é o seu processo, e que incluiu aqui. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/254349/#Comment_254349

    Você mesmo pode fazer a atualização dos dados, ou pode escrever aqui e alguém atualiza pra você.

    Para receber informações, poste no tópico do ACP. Os processos pelo ACP são muito rápidos. Menores em 2-3 meses, maiores em 6 meses. A lista de documentos depende se os filhos (requerentes) são menores, maiores, e talvez do estado civil, e se o português(a) foi o declarante na certidão do filho. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    Lacir é um nome que se aplica tanto para homem como para mulher. Se for mulher, como troca de nome com o casamento, tem recomendações extras. Você é casado(a), solteiro(a)? Foi o(a) declarante na certidão do filho antes de 1 ano de idade?

  • @Lacir huhuuuuu! é festejar! Parabens prá você, novo Tuga! Fico feliz que tenha saído o seu registro. Também me anima que está chegando o meu em breve. Abra um vinho portugues , comemore .

  • Bom dia!


    @Lacir então a criação do seu registro português demorou cerca de 5 meses após acontecer o despacho, certo?

    Também estou na expectativa do meu, pois o despacho se deu em 20/10/2021!


    Parabéns.

  • Boa noite @gandalf ,

    Sim, sou Lacir Jorge Soares, sexo masculino, divorciado, meus filhos são maiores(3). Gostaria de orienta-los para requerimento de cidadania portuguesa.

    Existe um passo-a-passo para requerer, neste caso?

    Saudações,

    @Lacir

  • Oi @Leticialele,

    Quando acesso o link que você me enviou aqui, sou direcionado para uma resposta que, me parece, é para outra pessoa.

    Não encontrei a resposta que você me enviou, pode me ajudar?

    @Lacir

  • Boa noite,

    Não recebi a comunicação de término do meu processo conforme consta na consulta.

    Quanto tempo demora para chegar esta correspondência postada em 07/12/21 no Brasil(Rio de Janeiro)?

    Grato,

    @Lacir

  • @Lacir

    Geralmente o correio leva 3-4 semanas, mas nesse período de natal é difícil prever, e muitos se extraviam.

    Pode pedir um pelo CivilOnline por €10 se desejar. Recebe em até 24h úteis. Se pedir, talvez ainda receba hoje, ou então segunda-feira.

  • Bom dia @gandalf ,

    Preciso, mais uma vez, da sua ajuda.

    Já adquiri a cidadania portuguesa e quero iniciar o processo de requerer a cidadania para minha companheira. Temos uma declaração de união estável feita aqui no Brasil em cartório.

    Você pode me informar qual é o passo-a-passo para este processo.

    Grato,

    @Lacir

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.