Cidadania sem certidao de casamento (portugueses casados em Portugal)
joaocervo
Member
Boa noite a todos. Meu caso é cidadania de portuguesa para netos (no caso, para a minha avó, neta de 2 portugueses). Os portugueses nasceram por volta de 1875 e em 1910 tiveram um filho, pai da minha avó. De acordo com a certidão de nascimento dele, os portugueses estavam casados no momento do nascimento, e o declarante foi o pai, português. Além disso, a história que se conta na minha família é que os portugueses se casaram em Portugal e imigraram para o Brasil já casados. Com isso, gostaria de saber se eu preciso da certidão de casamento dos portugueses para tirar a cidadania, visto que: 1)o declarante foi o pai, português 2) aparentemente, eles se casaram em Portugal. Alguém já viu algum caso parecido? Obrigado pelo tempo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@joaocervo
Se o casamento não estiver averbado na certidão de nascimento, não há certeza de que eles se casaram em PT. Você precisa provar que o casamento se deu em PT, ou que o casamento nunca ocorreu (se eram solteiros não há o que transcrever). Se casaram no BR a transcrição é obrigatória.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/253963/#Comment_253963
Há algumas alternativas, de excessão. No caso, se você enviar a certidão de nascimento de ambos os portugueses, pode conseguir a nacionalidade sem transcrever nem comprovar o casamento, mas o nome do outro cônjuge (aquele que não foi o declarante do filho) ficará em branco na certidão do neto.
Sugiro que passe a acompanhar pelo tópico de netos:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest
Boa sorte.