Assento de batismo

jluizcostajluizcosta Member
editado October 2021 em Processos de Atribuição

Boa Tarde!

Fiz uma pergunta no grupo, acho não ter escrito bem minha duvida.

Estou tirando atribuição de Neto, já consegui todos os documentos, porem o assento de batismo do meu avô só consta o nome da mãe dele no assento de batismo, ja toda a documentação brasileira já consta o nome dos pais dele, possuo a certidão de casamento dele com a brasileira( casamento no brasil), datas de nascimento estão ok tudo corretamente.

meu avó foi o declarante do meu Pai, que consequentemente foi meu declarante de nascimento, todas as certidões estão corretas em tudo.

A pergunta é : O Assento de batismo do meu Avô só consta o nome da mãe, isso pode complicar algo na analise da documentação ? , outro detalhe bem bacana, possuo do consulado Português aqui no Rio um Certificado de inscrição dando conhecimento da entrada dele no brasil, onde consta TODOS os dados como , nome do pai e mãe, data de nascimento, freguesia, concelho e distrito, ou seja para ser emitido esse documento penso que ele apresentou toda a documentação da Época.

Comentários

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado October 2021

    @jluizcosta as certidões precisam estar iguais ao assento de baptismo do português. então, a chance é grande do processo cair em exigência se você mandar como está... o indicado seria retificar as certidões para retirar o nome do pai...

    aqui um caso recente igual ao seu, que o colega relata que o consulado se recusou a fazer a transcrição de casamento por causa dessa divergência: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/19376/divergencia-entre-informacoes-entre-certidoes

  • editado October 2021

    @jluizcosta

    Eu já respondi sua pergunta antes. Vou tentar novamente de uma outra maneira.

    Quando o nome do pai (ou da mãe) está em branco na certidão, significa que a paternidade (ou maternidade) não pode ser estabelecida pela lei. Tem que ver quem foi o declarante, e quando foi feito o registo. A Conservatória vai precisar esclarecer isso, para enquadrar na forma da lei.

    Devia haver algum impedimento. A mãe podia ser solteira e não declarou o pai. Não houve reconhecimento paterno. O pai podia ser casado com outra pessoa, ou ser uma pessoa proeminente. Os pais podem ter se casado após o nascimento. O pai pode ter feito a perfilhação (adoção) da criança.

    Muita coisa é possível. Cada caso tem um encaminhamento diferente.

    Não tem problema não aparecer o pai na certidão de batismo. Não pode é depois aparecer um pai "do nada". Eles vão querer saber o que houve. Perfilhação tem um encaminhamento. Casamento tem outro. Solteiros tem outro.

  • jluizcostajluizcosta Member
    editado October 2021

    ok, entendido, nesse caso então como proceder ? enviei a documentação toda exatamente como se pede apenas com esse detalhe (que é relevante), todas as certidões brasileiras ja aparecem tudo certo...ate certidão de casamento envie e consta tudo certo

    • Levando em consideração sua colocação e experiência quando coloca: .."Não tem problema não aparecer o pai na certidão de batismo. Não pode é depois aparecer um pai "do nada". Eles vão querer saber o que houve. Perfilhação tem um encaminhamento. Casamento tem outro. Solteiros tem outro." como foi proceder, visto que o nome do pai esta lá comprovado nas certidões de casamento, documento do consulado Português no Rio de janeiro e até na certidão de Óbito. AGRADEÇO muito se puder me ajudar!


  • Boa tarde

    Agradeço muito ajuda, mais é muito complicado e custoso retificar a certidão e tirar o o nome do pai...

    o que acho estranho é que TODAS as certidões brasileiras ja aparecessem o nome do pai, e outro detalhe bem relevante é que possuo um documento do consulado de Portugal aqui no Brasil que emitiu um documento de inscrição com os dados do pai, documente esse oficial do consulado, penso que para a emissão desse documento o Português apresentou algum documento comprobatório de sua filiação.

    sinceramente, não sei o que vai acontecer

    Vou aguardar

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.