Dúvida sobre documentos para Atribuição para Neto

Pessoal,


Estou iniciando o processo de atribuição para minha mãe, neta de português. No registro de nascimento do meu bisavô (o português) está apenas o primeiro nome JOAQUIM, porém todos os demais documentos como certidão de nascimento do meu avô e da minha mãe, está o nome correto dele JOAQUIM MATHIAS. Ele herdou o sobrenome do pai e acredito que era uma pratica da época colocar apenas o primeiro nome.


Queria primeiro saber se tem como confirmar como ele está registrado para Portugal, se realmente é sem o sobrenome.


E independente disso, que documento precisaria anexar ao processo dela para "esclarecer" este ponto ?


Att,

Comentários

  • @vmathiasf , normal constar apenas o primeiro nome. Pode mandar uma certidão de casamento ou de óbito (uma que não tenha divergências) para fixar o nome usado na vida adulta.

  • @Leticialele Ele casou e morreu no Brasil, precisa estar apostilada ?

  • A certidão de nascimento do meu avô que já será apostilada não serviria ?

  • editado October 2021

    @vmathiasf

    Quando você usa a certidão de batismo, vem apenas o primeiro nome (sem apelido). Nesse caso tem que enviar o documento original recebido do Arquivo Distrital com carimbo e assinado com tinta.

    Para fixar o nome adotado na vida adulta, envie a certidão de casamento dele em inteiro teor, certificada. (não precisa apostilar). A certidão de casamento do português, pai dele, é justamente para comprovar o nome+apelido (JOAQUIM MATHIAS) que consta nessa certidão do filho, e portanto precisará dela.

    A certidão de nascimento de seu avô (filho do português) precisa ser em inteiro teor, e apostilada.

    A certidão de sua mãe (a requerente) é por cópia reprográfica do livro, apostilada.

    Se mãe tiver mais de 85 anos de idade, deve fazer uma Prova de Vida presencialmente no cartório, e apostilar.

    O RG ou passaporte de sua mãe tem que estar válido, ter menos de 10 anos de emissão, e conter a filiação. Cópia autenticada e apostilada.

    Sua mãe sendo casada, precisa mandar a certidão de casamento dela, em inteiro teor, certificada (não precisa apostilar). Vai fixar o nome de casada de acordo com o RG, mas não vai mudar o assento dela ainda. Quando ela nascer em PT, ela estará com nome de solteira. Somente após a nacionalidade, faz-se a transcrição do casamento (num processo separado), e ela passará a ter o nome de casada.

    O atestado de antecedentes sua mãe imprime direto do site da PF, e autentica com um printscreen no verso, também do mesmo site. Faça isso no final, porque vale por 90 dias apenas.

    Quando tiver todos os documentos em mãos, faça o pagamento aqui: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    O cartão de crédito pode ser de qualquer pessoa, desde que preencha o nome do requerente. O formulário será enviado por e-mail. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1

    Mande uma cópia impressa do e-mail de confirmação do pagamento.

    Faça suas perguntas no tópico apropriado de netos, aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest

    Vai mandar por DHL para a CRCentrais de Lisboa que consta nas instruções do formulário

  • Pessoal, to com uma duvida aqui no preenchimento do formulário 1D.

    No local, quadro 2, nome do avô é só o que consta no registro dele de batismo? MANUEL ou o completo como no registro brasileiro? Obrigada

  • @silgc Conseguiu alguma resposta? Qual o nome que colocou no formulario?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.