Busca de certidão de óbito sem saber local e ano do óbito

Olá a todos! Estou em busca da certidão de óbito de meu bisavô português. Já encontrei o assento de nascimento e certidão de casamento. Sei que ele se casou em Nova Friburgo - RJ e se mudou para Manhuaçu - MG. Mas já pedi buscas do óbito dele nos cartórios das duas cidades e não foi localizado. Alguém ppode me ajudar a encontrar sem saber o ano nem o local do óbito?

Nome: Manoel Gonçalves Póvoa - nascimento em 24 de março de 1861. Casou em 26 de novembro de 1892.

A certidão de óbito da esposa dele é do ano de 1943 e foi localizada na cidade de Manhuaçu - MG

Agradeço se alguém tiver uma luz!

Abs

Comentários

  • Observação: Estou em busca da certidão de óbito porque consta a necessidade no consulado de Santos e SP. Se alguém souber uma forma de fazer a transcrição sem a necessidade da certidão de óbito e nascimento da nubente, peço a gentileza de alguém me explicar como. DIreto em Portugal?

  • editado October 2021

    @thaispovoa , faça a transcrição por Ponta Delgada - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021/p1

    Não precisa da certidão de óbito, mas vai precisar da certidão da nubente

  • Obrigada pela ajuda @Leticialele. Vou focar na busca pela certidão de batismo da nubente.

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @thaispovoa

    Esse relato abaixo pode te ajudar, tanto na busca por certidões quanto no pedido de transcrição com supressão de certidão do nubente estrangeiro, se necessário.

    O relato:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/248614/#Comment_248614"

  • Muito obrigada @guimoss !! Está ajudando muitíssimo!

  • Finalmente consegui localizar o registro de nascimento da nubente em igreja luterana em Nova Friburgo - RJ. Mas ao solicitar a certidão recebi apenas a certidão reprográfica reconhecida em cartório. Necessariamente preciso de uma certidão da nubente DIGITADA, reconhecida em cartório e apostilada, seja para consulado como Ponta Delgada, correto? Ou no caso de nascimentos antes da existência de cartórios aceitam a reprográfica? @Leticialele @guimoss ?

  • @thaispovoa

    Vc tem razão em optar pela digitada.

    Quando vc fala "reconhecida", vc quis dizer a assinatura do padre, correto?

    Acho que é esse o procedimento. Marquei a @Leticialele para confirmar.

    ===

    Vc já sabe por onde vai fazer a transcrição?

    Consulado ou Conservatória em PT?

    Se vc quiser mandar para Portugal:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279539/#Comment_279539

    Parabéns pelo achado e boa sorte no seu caso.

  • @thaispovoa

    E consulte o Consulado ou Portugal se aceitam a certidão de batismo brasileira Reprográfica antes de pedir a digitada.

    Pode ser que seja aceita. Nunca se sabe.

    E vc não precisa gastar um valor a mais, de forma desnecessária.

    ===

    Em Alcobaça, vc informa a lista de documentos (mencione a certidão dw batismo Reprográfica e o ano dela), eles avaliam e se aceitarem te dão os dados do pgto.

    Abraços

  • @thaispovoa

    Os links dessa msg fazem referencia aos formulários.

    Tb é algo a ser perguntado.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279832/#Comment_279832

    Abraços

  • Muito obrigada pelas orientações @guimoss. Enviei um email ao Conservatório de Alcobaça com os documentos para verificação, pois recebi email da Igreja Luterana dizendo que não fazem a certidão digitada, apenas a reprográfica.

    Estou tentando contato no consulado também para verificar este caso.

    Assim que tiver retornos comunico aqui para compartilhar as informações.

    Abs

  • @thaispovoa

    Essa certidão está legível?

    Para qual email vc enviou a sua dúvida.

    O Consulado do Rio aceita certidões Reprográficas (=integral em PT).

    Se não aceitarem, eles te enviam td de volta. Por isso, não se esqueça do envelope de plástico com o seu endereço (para a entrega ou devolução de documentos) indicado, junto com os docs da transcrição.

    Se vc receber o boleto por email (verifique o lixo eletrônico/spam), estará tudo certo.

    Imagino que aceitariam a do nubebte estrangeiro também.

    Mas é sempre bom uma confirmação oficial.

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.