Obrigado pela sua resposta e me desculpe pela insistência inconveniente, produto da ansiedade... :) Vou seguir a sua recomendação. Estou com os documentos prontos e devo enviá-los ainda hoje ou, no máximo, na próxima segunda-feira.
Todo mundo acha que vai conseguir achar uma brecha, fazer o processo andar mais rápido, e passar na frente. Que o processo dele vai ser o primeiro a ser tirado da caixa e vai sair antes, "liderando a manada".
Mas quem já faz isso há tempos sabe que não é assim. Há uma razão para os conselhos que se dá aqui: experiência!
Confira os dados dos documentos, veja se não há divergências. Não mande documentos sobrando nem faltando. Cuide das certificações e apostilamentos como se requer. Isso é o que faz o processo andar rapidamente. Quem analisa já recebe tudo limpinho, check, check, check, e manda pra frente.
Gaste tempo na preparação, que vai ganhar muito mais depois. Basta uma exigência, e lá se vão 2-3 meses de atraso, e custos extra.
Um última consulta... Ontem peguei o formulário 1-D no site do IRN, imprimi colorido, fiz minha mãe vir de Jacarepaguá pra Botafogo, reconheci firma por autenticidade e apostilei. Mas só hoje fiz o pagamento da taxa e quando recebi o e-mail de confirmação percebi que há um formulário específico para cada requerente, com um cabeçalho com dados relativos ao pagamento e ao requerente na primeira página.
Minha dúvida é: vou precisar reconhecer firma por autenticidade e apostilar de novo? Ou é possível mudar apenas a primeira folha do formulário e economizar essa grana e esse trabalho?
Era pra ter pago primeiro, e preenchido depois, mas não será problema.
Grampeie os três juntos: 1) Um form genérico preenchido sem rasuras, assinado, e reconhecido por autenticidade; 2) o outro form impresso frente-e-verso, deixado em branco, só com o nome e o número do pagamento que vêm personalizado; 3) cópia impressa do e-mail que recebeu após o pagamento, como recibo.
Vou fazer isso. Obrigado mais uma vez! Além da firma reconhecida por autenticidade, o formulário precisa ser apostilado também?
Tudo certo também de acordo com o checklist do link que você me mandou. A única questão é que estou mandando a certidão de nascimento do meu avô em inteiro teor e cópia reprográfica, mas só apostilei a reprográfica. Preciso apostilar também a cópia em inteiro teor?
Eu já colei a instrução no link acima. Vai lá olhar, ler com cuidado, e achará a resposta. Se lá não diz é porque não tem.
Leia, releia e siga o que está alí ao pé da letra.
Se lá não pede certidão inteiro teor (digitada), não mande. Se a reprográfica (manuscrita) estiver ilegível, então pergunte.
O que diz no site do consulado é uma coisa (pq tem leis específicas). O que a conservatória pede é outra. Não fique tentando achar correlação. Siga o roteiro acima, sem se desviar nem pra direita nem para a esquerda, e se sairá bem.
Se ficar tentando coisas da sua cabeça, que você acha que pode ser melhor, vai se dar mal.
Os documentos foram entregues na CRC pela DHL em 28/06/2021. Foram quase 10 meses de espera. No entanto, o processo tem numeração do ano de 2021. Sendo assim, acredito que recepcionaram e registraram o processo em 2021, mas não enviaram o e-mail de comunicação na época.
Encaminhei a esta conservatória os pedidos de nacionalidade de minhas duas filhas após ter o meu pedido de nacionalidade por atribuição acolhido e meu cartão de cidadão emitido.
O envio do formulário "modelo 1C" e documentação de ambas foram feitas em envios separados via "DHL Express" tendo sido recebido nesta conservatória em 07 de fevereiro último.
Até, agora 4 meses, sem qualquer e-mail de confirmação de recebimento. Só próprio documento de recebimento digitalizado pela DHL que salvei há alguns meses e agora, consultado, nem aparece mais no rastreamento da DHL. Sorte que baixei o pdf!
Pelo que li aqui vai demorar muuuuito até algum retorno por e-mail. Pior que não me recordo se quando preenchi o formulário 1C para cada uma se cuidei de colocar os e-mails destas ou o meu. Enfim... aviso alguma movimentação.
Depende muito de para qual conservatória você mandou. Você disse "esta", "desta", mas não disse qual.
Se tivesse mandado para o ACP - Porto, receberia a senha de acesso online em 1 semana, e ficaria pronto em 5 meses. (só para filhos que os pais portugueses nasceram em PT, no BR, ou UE). O BR tem tratamento especial devido a um acordo de cooperação PT-BR.
Aparentemente mandou para a CRCentrais de Lisboa. Lá demoram 4 meses para mandar a senha, e fica pronto em 10-18 meses. (lá fazem todo tipo de nacionalidade, mas demora mais pela complexidade e grande volume)
Poderia ter mandado os dois processos em uma mesma remessa DHL, cada um em seu próprio envelope interno, completo. Lá eles separariam os envelopes internos, e cada um seguiria seu caminho independentemente. Economizaria na remessa. Também não precisava de seu cartão para dar entrada no processo das filhas. Bastaria ter o assento, ou mesmo o Nº do Assento, e seria suficiente.
Sua senha de acompanhamento deve chegar por e-mail a qualquer momento. Fique atento ao e-mail informado, tanto INBOX como SPAM. Se não chegar em 2 semanas, ligue na Linha de Registos, seg-sex 09:00-17:00 hora de Lisboa. Demora 90 minutos na espera, mas eles lhe informarão as duas senhas por telefone no mesmo dia. R$20 pelo cartão no Skype pré-pago, Tel: +351 211 950 500
Comentários
Bom dia, @gandalf !
Obrigado pela sua resposta e me desculpe pela insistência inconveniente, produto da ansiedade... :) Vou seguir a sua recomendação. Estou com os documentos prontos e devo enviá-los ainda hoje ou, no máximo, na próxima segunda-feira.
Forte abraço!
@isgak
Todo mundo acha que vai conseguir achar uma brecha, fazer o processo andar mais rápido, e passar na frente. Que o processo dele vai ser o primeiro a ser tirado da caixa e vai sair antes, "liderando a manada".
Mas quem já faz isso há tempos sabe que não é assim. Há uma razão para os conselhos que se dá aqui: experiência!
Confira os dados dos documentos, veja se não há divergências. Não mande documentos sobrando nem faltando. Cuide das certificações e apostilamentos como se requer. Isso é o que faz o processo andar rapidamente. Quem analisa já recebe tudo limpinho, check, check, check, e manda pra frente.
Gaste tempo na preparação, que vai ganhar muito mais depois. Basta uma exigência, e lá se vão 2-3 meses de atraso, e custos extra.
Você tá certo, @gandalf .
Um última consulta... Ontem peguei o formulário 1-D no site do IRN, imprimi colorido, fiz minha mãe vir de Jacarepaguá pra Botafogo, reconheci firma por autenticidade e apostilei. Mas só hoje fiz o pagamento da taxa e quando recebi o e-mail de confirmação percebi que há um formulário específico para cada requerente, com um cabeçalho com dados relativos ao pagamento e ao requerente na primeira página.
Minha dúvida é: vou precisar reconhecer firma por autenticidade e apostilar de novo? Ou é possível mudar apenas a primeira folha do formulário e economizar essa grana e esse trabalho?
Obrigado mais uma vez!
@isgak
Era pra ter pago primeiro, e preenchido depois, mas não será problema.
Grampeie os três juntos: 1) Um form genérico preenchido sem rasuras, assinado, e reconhecido por autenticidade; 2) o outro form impresso frente-e-verso, deixado em branco, só com o nome e o número do pagamento que vêm personalizado; 3) cópia impressa do e-mail que recebeu após o pagamento, como recibo.
Pode mandar assim mesmo que não terá problema.
Já que errou nessa, confira novamente no checklist da instrução abaixo. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/271555/#Comment_271555
Maravilha, @gandalf !
Vou fazer isso. Obrigado mais uma vez! Além da firma reconhecida por autenticidade, o formulário precisa ser apostilado também?
Tudo certo também de acordo com o checklist do link que você me mandou. A única questão é que estou mandando a certidão de nascimento do meu avô em inteiro teor e cópia reprográfica, mas só apostilei a reprográfica. Preciso apostilar também a cópia em inteiro teor?
Obrigado!
@isgak
Eu já colei a instrução no link acima. Vai lá olhar, ler com cuidado, e achará a resposta. Se lá não diz é porque não tem.
Leia, releia e siga o que está alí ao pé da letra.
Se lá não pede certidão inteiro teor (digitada), não mande. Se a reprográfica (manuscrita) estiver ilegível, então pergunte.
O que diz no site do consulado é uma coisa (pq tem leis específicas). O que a conservatória pede é outra. Não fique tentando achar correlação. Siga o roteiro acima, sem se desviar nem pra direita nem para a esquerda, e se sairá bem.
Se ficar tentando coisas da sua cabeça, que você acha que pode ser melhor, vai se dar mal.
@bellix e @Daniel Badasúbiaianvacôva Oliveira recebi o número e senha do processo em 21/04/2022. A resposta partiu do e-mail: rcentrais.entradas@irn.mj.pt.
Os documentos foram entregues na CRC pela DHL em 28/06/2021. Foram quase 10 meses de espera. No entanto, o processo tem numeração do ano de 2021. Sendo assim, acredito que recepcionaram e registraram o processo em 2021, mas não enviaram o e-mail de comunicação na época.
@Pedro_Figueiredo
Qual a idade do requerente (quando deu entrada), e qual o NºProcesso (no formato 101xxx/21) para a planilha?
Foi pago com cartão de crédito? Ligou na Linha de Registos para saber a senha, ou apenas mandou os 5 e-mails até ter notícia?
O processo é de neto (art-1D), correto?
@gandalf
O processo é de neto (art-1D), correto? SIM. A Requerente é a minha mãe (Maria Angélica)
Qual a idade do requerente (quando deu entrada)? 67 anos (05/02/1954)
Qual o NºProcesso (no formato 101xxx/21) para a planilha? Processo nº 100XXX/21 [editado pela moderação]
Foi pago com cartão de crédito? SIM
Ligou na Linha de Registos para saber a senha? NÃO
Apenas mandou os 5 e-mails até ter notícia? SIM (A resposta partiu do: rcentrais.entradas@irn.mj.pt)
@Pedro_Figueiredo
Eu já tinha estimado que seria assim, e já tinha até incluído na planilha, na linha 111. Quase só incluí o nome e idade dela.
A idade poderia ser relevante, pq se tivesse mais de 76, teria prioridade automática. (aqueles que aparecem em azul, verá que andam mais rápido do que os outros) https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/
O documento da minha mãe chegou lá dia 13/12/2021. Hoje fazem 136 dias e ate agora não chegou nada. Verifico diariamento a pasta de spam do email.
Meu medo é que tenham mandado para endereço errado.
vou tentar comunicação via email com eles.
Encaminhei a esta conservatória os pedidos de nacionalidade de minhas duas filhas após ter o meu pedido de nacionalidade por atribuição acolhido e meu cartão de cidadão emitido.
O envio do formulário "modelo 1C" e documentação de ambas foram feitas em envios separados via "DHL Express" tendo sido recebido nesta conservatória em 07 de fevereiro último.
Até, agora 4 meses, sem qualquer e-mail de confirmação de recebimento. Só próprio documento de recebimento digitalizado pela DHL que salvei há alguns meses e agora, consultado, nem aparece mais no rastreamento da DHL. Sorte que baixei o pdf!
Pelo que li aqui vai demorar muuuuito até algum retorno por e-mail. Pior que não me recordo se quando preenchi o formulário 1C para cada uma se cuidei de colocar os e-mails destas ou o meu. Enfim... aviso alguma movimentação.
@hbop
Depende muito de para qual conservatória você mandou. Você disse "esta", "desta", mas não disse qual.
Se tivesse mandado para o ACP - Porto, receberia a senha de acesso online em 1 semana, e ficaria pronto em 5 meses. (só para filhos que os pais portugueses nasceram em PT, no BR, ou UE). O BR tem tratamento especial devido a um acordo de cooperação PT-BR.
Aparentemente mandou para a CRCentrais de Lisboa. Lá demoram 4 meses para mandar a senha, e fica pronto em 10-18 meses. (lá fazem todo tipo de nacionalidade, mas demora mais pela complexidade e grande volume)
Poderia ter mandado os dois processos em uma mesma remessa DHL, cada um em seu próprio envelope interno, completo. Lá eles separariam os envelopes internos, e cada um seguiria seu caminho independentemente. Economizaria na remessa. Também não precisava de seu cartão para dar entrada no processo das filhas. Bastaria ter o assento, ou mesmo o Nº do Assento, e seria suficiente.
Sua senha de acompanhamento deve chegar por e-mail a qualquer momento. Fique atento ao e-mail informado, tanto INBOX como SPAM. Se não chegar em 2 semanas, ligue na Linha de Registos, seg-sex 09:00-17:00 hora de Lisboa. Demora 90 minutos na espera, mas eles lhe informarão as duas senhas por telefone no mesmo dia. R$20 pelo cartão no Skype pré-pago, Tel: +351 211 950 500