Ajuda - recebimento documentos DHL

Boa noite pessoal, estou precisando muito de ajuda. Os documentos da minha mãe foram entregues mas ainda não recebi nada, estou preocupada.

De acordo com informações da empresa, os documentos foram entregues via DHL no dia 19/08/2021 , mas até hoje não recebi nada por e-mail.

Sabem se é normal essa demora? Como faço para conferir se receberam ou se houve o protocolo?

desde já agradeço pela atenção.

«1

Comentários

  • @bellix ,


    Demora de 6 a 8 semanas (na média) para receber um email confirmando que os documentos foram recebidos e uma senha de acesso para voce acompanhar o processo via internet.

  • Pessoal eles estão respondendo esse email?

    registos.centrais@irn.mj.pt

    Porque ja passou esse período e eles não me mandaram o código de acesso ainda... E não responderam ainda meu email ja tem 2 semanas :/

  • @Daniel Badasúbiaianvacôva Oliveira @bellix Liguem para a linha de registo pelo Skype pré-pago: +351 211 950 500 e perguntem sobre o código de acesso. Se estiverem no Brasil o atendimento é de segunda a sexta das 5h até as 13h. Mas acumulem os pratos na pia, pois assim da pra esperar no viva voz e lavar esses pratos kkk.

  • @Daniel Badasúbiaianvacôva Oliveira , mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt dando nome, filiação, data de nascimento e Conservatória em que se encontra o processo e peça o número e a chave de acesso.

  • Obrigado pessoal, vou tentar aqui e aviso se conseguir resposta!

  • É não responderam nenhum dos emails... Estão respondendo vocês? Vou ligar por Skype então, última tentativa não sei o que fazer.. :/

  • ArauggioArauggio Member
    editado September 2021

    Olá à todos.

    O meu envelope chegou ao CRCentrais/IRN no dia 28 de junho e levou 85 dias para que me confirmassem o recebimento (atribuindo um número de processo e a respectiva senha). Então recomendo que prevejam tempo semelhante para obter informações dos seus processos.

  • @Arauggio Bom dia, você precisou mandar email para eles respoderem ou eles responderam depois de 85 dias sem envio de email?

  • @Daniel Badasúbiaianvacôva Oliveira você mandou os documentos para qual lugar?

  • @Daniel Badasúbiaianvacôva Oliveira Enviei alguns emails (uns 4 ou 5; sempre que o prazo estimado anterior expirava). As respostas sempre diziam quase a mesma coisa: pediam que eu esperasse um pouco mais; informavam que estavam super lotados de processos; não havia pessoal o suficiente para dar a celeridade que desejavam (a pandemia havia agravado o cenário).

    Contudo, acredito que me enviaram o código assim que criaram o processo, pois o meu email imediatamente anterior, enviado +/- uma semana antes, já havia sido respondido alegando que a situação ainda persistia.

  • @Destefano mandei para a conservatória de Almada. Chegou no dia 2 de agosto. Mandei email para esses endereços que estão aqui nesse fórum e não obtive respostas até o momento. :/

  • @Arauggio Eu mandei 2 e-mails e não obtive nenhum tipo de resposta. Estou pensando em ligar por Skype para Almada.

  • ArauggioArauggio Member
    editado September 2021

    @Daniel Badasúbiaianvacôva Oliveira para qual email você enviou? Algumas vezes conseguia respostas neste: registos.centrais@irn.mj.pt; e umas duas vezes a resposta veio deste: rcentrais.entradas@irn.mj.pt

    Sobre ligar para lá, sugiro que prepare um bom tempo para esperar (e custo). Um amigo (que é de lá) chegou a ligar por mim e falou que ficou cerca de 40 minutos esperando ser atendido.

  • Boa tarde pessoal! Também não tive resposta por e-mail até hoje! Estou ficando preocupada.

  • Boa tarde, enviei os pedidos de minha mãe e de minha tia para a CRC em Lisboa.

    Segundo a empresa DHL, os documentos chegaram lá dia 28/06/2021.

    Até hoje não recebi a senha e o número dos processos.

    Já enviamos 4 e-mails para lá, mas nenhum deles foi respondido. Também estou preocupado!

  • @Pedro_Figueiredo , Lisboa está lotada de processos. Estão levando mais de 4 meses para numerarem os processos.

  • Eu encaminhei os documentos da minha avó para o CRC de Lisboa e eles foram recepcionados em 26/10/21

    Estou ha quase 4 meses (108 dias) na espera e nada de receber a chave... estou super preocupada..

    Em 15/12 eu envei um e-mail ao registros.centrais@irn.mj.pt informando o nome, data de nascimento e informações da minha avó e me responderam o seguinte: "Será enviada comunicação da receção do processo com a indicação do respetivo número de processo e código de acesso, ao interessado ou seu representante legal. Mais se informa que atento o número elevado de processos entrados nesta Conservatória não é possível determinar quando será enviada a referida comunicação."

    Hoje estou ligando na linha de registros... quem sabe consigo alguma resposta

  • Bom dia!! Os documentos da minha mãe foram recepcionados em agosto do ano passado, mas até hoje não recebemos nenhuma informação.

    já enviei vários e-mails, nunca respondem.

    alguem tem alguma dica sobre o que posso fazer? Tem alguém que poderia ir lá para verificar?

  • @Pedro_Figueiredo você teve alguma resposta?

  • @bellix ainda não recebemos a senha e a chave de acesso. Os documentos foram entregues pela DHL na CRC em 28/06/2021, portanto, há mais de 9 meses. Enviei 5 e-mails e o último foi respondido da forma padrão "Será enviada comunicação da receção do processo com a indicação do respetivo número de processo e código de acesso, ao interessado ou seu representante legal. Mais se informa que atento o número elevado de processos entrados nesta Conservatória não é possível determinar quando será enviada a referida comunicação."

  • @gabisayao conseguiu ligar na CRC? Alguma novidade?

  • @Leticialele sabe informar qual o tempo de espera atual para receber o email de recebimento e senha de acesso? Os documentos do meu pai foram recebidos em Lisboa dia 17/03 as 15:18

  • @rafaelspc93 , Lisboa está levando pelo menos 4 meses para mandar o número do assento e a senha de acompanhamento.

  • @Pedro_Figueiredo e @bellix ,


    Meu processo foi enviado no fim de julho, chegou em lisboa no inicio de agosto e recebi a senha por email em novembro.

    A senha caiu na caixa de spam, o que parece acontecer com certa frequência.

    Se vocês utilizam email do tipo hotmail ou gmail, é possível que tenham recebido a senha e que ela tenha sido automaticamente apagada depois de um tempo na caixa de spam.

    Sugestão, liguem para a Linha Registos e perguntem.

  • @Leticialele você acha que entregar os documentos diretamente no balcão e pagar em dinheiro é mais vantajoso que enviá-los por DHL e pagar por cartão de crédito? Vantajoso no sentido de ter maior celeridade no início do processo. Existe um modelo do formulário 1-D para quem vai pagar em dinheiro ou é o mesmo para quem paga com cartão? Pergunto isso porque tenho um familiar que vai a Lisboa no início do próximo mês e poderia dar entrada diretamente na CRC.

  • editado April 2022

    @isgak

    Seu familiar não pode pagar por você, a menos que ele seja o procurador no requerimento.

    Você pode pagar, e ele entrega para você na conservatória ou no CNAI. Mas se pagar, ele está interferindo no seu processo, e pode ser visto como procuradoria ilícita. Não darão a ele o número do processo nem a senha, mesmo que tenha sido pré-pago.

    Curiosamente, seu familiar pode pagar no cartão dele, pela plataforma de pagamentos, e fazer a entrega. Mas não pode pagar no balcão.

    Recomendo a entrega no CNAI, que tem o mesmo efeito de entregar no balcão, sem ter advogados, porque não se aceitam ali.

  • @gandalf

    Muito obrigado pela sua resposta.

    Não sei se entendi direito. Vi em algum outro post que havia essa possibilidade de pagamento diretamente no balcão da CRC. Se ele pagar no cartão dele e entregar no balcão da CRC, sai de lá com o número e senha para acompanhamento?

    Tenho percebido que o prazo de manifestação da CRC para novos pedidos tem sido bastante errático. Isso me deixa um tanto receoso de enviar os documentos e esperar no mínimo 4 meses para ter qualquer confirmação de que tudo chegou corretamente... Deu tanto trabalho juntar tudo!

    Uma última coisa: o que seria esse CNAI? Centro Nacional de Integração de Migrantes?

  • editado April 2022

    @isgak

    Sim, existe a possibilidade de pagar pelo balcão, mas só se for pago pela própria pessoa ou seu procurador constituído (e nesse caso o procurador, um advogado, assina o requerimento).

    O prazo não é errático. Depende de como manda, e pra onde manda.

    Pagando no balcão, recebe tudo ali mesmo. NºProcesso, e senha.

    Pelo DHL no ACP, o prazo é 1 semana aprox.

    Pelo DHL na CRCentrais, o prazo tem sido 120 dias aprox.

    No balcão, pode ser feito pessoalmente nessas duas conservatórias, ou pessoalmente no CNAI do Porto, ou de Lisboa.

    • Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) | Rua Álvaro Coutinho, 14 | 1150-025 | Lisboa
    • Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) | Rua do Pinheiro, 9 | 4050-484 | Porto
  • @gandalf

    Entendi. O processo, no caso, é de atribuição para netos. Por isso, acho que precisa ser por Lisboa mesmo.

    O procurador pode ser brasileiro, ou precisa ser português? Eu tenho um primo português que vive próximo a Lisboa e, eventualmente, poderia ser o procurador. Mas eu posso fazer essa procuração no cartório brasileiro e apostilar ou preciso fazer no consulado?

    Você conhece aqui no fórum algum modelo dessa procuração?

    Obrigado mais uma vez!

  • @isgak

    Não envolva terceiros nem ponha um procurador no seu processo. Você vai criar um problema gigante.

    Tendo um procurador, toda a comunicação com a conservatória é feita através dele. Você abre mão do controle sobre o seu processo. Se houver alguma exigência ou problema, só a pessoa é que pode escrever requerimentos, assinar, autenticar, e enviar para a conservatória. Pela última mudança, a partir de 15/04 se o processo tem um procurador, ele só pode ser submetido digitalizado, e o procurador fica obrigado a guardar os documentos originais por 10 anos. Ninguém sabe ainda ao certo como isso vai funcionar. Talvez eles comuniquem isso somente com advogados numa primeira fase. E seu processo pode ficar no limbo.

    Se quer celeridade no início, pague no cartão, assine o requerimento presencialmente no cartório, reconheça por autenticidade, e mande pra ele por DHL para ele apenas entregar no CNAI de Lisboa. Ou então você manda por DHL direto para a CRCentrais de Lisboa.

    Não invente um caminho novo nesse momento. Siga o "caminho trilhado". Se tiver que demorar, que demore. Se quiser apressar o processo, só se você tem algum tipo de urgência comprovada (estudar, trabalhar, tratamento de saúde). Essas são as bases do pedido.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.