Certidão de nascimento - Rio de Janeiro

2»

Comentários

• Bom dia pessoal gostaria de saber se vocês ou o @Kleber Silva Aguiar saberia me responder se a certidão de casamento do meu pai serveria para dar entrada na solicitação de cidadania portuguesa como filho? Ao invés da de nascimento dele?

• @AnaSgrig_ não serve. precisa da certidão de nascimento. já tentou ver se o cartório do casamento ainda tem os documentos do processo de habilitação? talvez tenha uma cópia do nascimento

• guimossguimoss Beta
    editado October 2021

@AnaSgrig_

Infelizmente, a certidão de nascimento do requerente de inteiro teor por cópia reprográfica é requisito necessário para qualquer pedido de nacionalidade portuguesa.

Como o nascimento aconteceu em 1951, fora da capital do Rio, isso limita as opções de busca online.

Esse relato pode te ajudar nas suas buscas:

"https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/248614/#Comment_248614"

Abraços

• @gsilvestre Ainda não tentei, vou tentar contato com esse cartório.

obrigada

• @guimoss Muito obrigada pela ajuda!

Acabei de solicitar pelo site que a moça indica, mas solicitei a copia com apostilamento, não tinha a opção de cópia reprográfica.

Solicitei errado então?

• @AnaSgrig_

A respeito dos tipos de certidões, existem 3 tipos:

1) A de breve relato, que só pode ser usada em transcrições de casamento pelo Consulado do RJ e mesmo assim no caso do nubente estrangeiro de um português;

2) A de inteiro teor, também conhecida como narrativa ou de inteiro teor digitada. A @Leticialele recomenda o uso dela, se o seu processo for de netos e o seu pai for o filho (e não o neto) do português.

No site do IRN, menciona que deve ser por fotocópia (= inteiro teor por cópia reprográfica). Aí, cabe a você decidir.

IRN para filhos:

"https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/"

IRN para netos:

"https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nacionalidade/"

3) A de inteiro teor por cópia reprográfica (=pagina do livro que contém a certidão). Essa é exigida para o requerente, seja filho ou neto.

---

O site indicado no relato é importante não para a emissão da certidão em si, mas para a localização.

Se ele achar a certidão do seu pai, vc poderá entrar em contato com o cartório em questão e pedir a certidão indicada em 3.

Abraços

• Muito obrigada mesmo @guimoss !!!

Sua ajuda esta sendo de grande valor!

Abraços

• @guimoss por gentileza, gostaria de tirar mais uma dúvida,

Eu solicitei uma 2 via da certidão portuguesa do meu avô para dar entrada no processo português do meu pai, tenho que enviar essa certidão original no processo dele e quando eu for tirar o meu tenho que solicitar outra 2 via da certidão original? ou eu consigo tirar uma copia autenticada dessa certidão portuguesa no cartório daqui do brasil?

• @AnaSgrig_ , você vai usar a certidão original do seu avô para o processo de seu pai.

Para o seu processo, vai usar a certidão portuguesa do seu pai, que será emitida na conclusão do processo dele.

Não vai precisar da certidão do seu avô.

• Boa tarde!

Alguém poderia me ajudar a encontrar o cartório de nascimento desta pessoa ? É meu colega de trabalho e não possui nenhuma outra informação a não ser as que informarei abaixo. Nunca emitiu rg

NASCEU EM CAMPOS DE GOYTACAZES - RIO DE JANEIRO

DANIEL BEZERRA DO LIVRAMENTO

NASCIDO EM: 02/07/1999

MAE: LARA BEZERRA DO NASCIMENTO

PAI: ADOLENO DO LIVRAMENTO

• @AnaSgrig_

É como a Letícia disse.

@BRENDABARROS789

O nascimento é muito recente para a realização de buscas online.

O único jeito é procurar em cada RCPN de Campos dos Goytacazes.

No endereço abaixo, há os endereços de cada cartório:

http://www4.tjrj.jus.br/MapaExtrajudicial/serventias.aspx

Foque naqueles que estão próximos do hospital do nascimento, do local de trabalho de algum fos pais ou do local da residência.

Boa busca!

• Muitoo obrigada!!! @Leticialele e @guimoss

• @Leticialele se no caso a minha tia também solicitar a cidadania portuguesa, ela ira precisar de outra copia original do meu avô ou ela pode enviar a documentação junto com a do meu pai para aproveitar a 2 via que solicitei?

• @AnaSgrig_ , vai precisar de outra cópia original de seu avô. Nenhum documento pode ser compartilhado, embora os processos possam ser enviados juntos, ambos têm que ir completos!

• AnaSgrig_AnaSgrig_ Member
    editado October 2021

Entendi, vou solicitar outra então. Muito obrigada por esclarecer @Leticialele

• Boa noite!

Alguém poderia me ajudar a encontrar o cartório de nascimento do meu avô, por favor? Preciso providenciar a Certidão de Nascimento dele para dar início ao processo.

NOME: RUBEM JOAQUIM COELHO

DATA DE NASCIMENTO: 25/12/1916

Nasceu no Rio de Janeiro - RJ e se casou também no Rio de Janeiro - RJ com MARIA CELINA MARQUES COELHO.

MÃE: DEOLINDA DA ROCHA GOMES

PAI: MANOEL JOAQUIM COELHO

Desde já agradeço a ajuda de vocês.

Att,

Fabrício Coelho

• @FabricioCoelho

A certidão está aqui: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DYM9-S4S?i=179&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79C9-QHW2

O nome da mãe já está retificado. Constava Eulina e foi retificado para Deolinda.

Livro (?) Fl 178v, Termo 2196 Nascimento: 25 de dezembro de 1916

5ª Circunscrição - atual 5º RCPN

• Olá a todos! Gostaria de saber se alguém pode me ajudar!

Meu pai e tio são netos de português. Felizmente encontrei onde eles foram registrados e já tenho a certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica do meu tio. Infelizmente o do meu pai tive que entrar com um processo na justiça para restaurar o livro de registro de nascimento porque o mesmo estava apagado. E enquanto isso sigo buscando o nascimento e casamento da minha avó.

Maria Francisca de Souza

D.N. 20/11/1905

Pais: José Francisco de Souza e Augusta Clara de Souza

Cônjuge: Sebastião Candido Moraes

Já busquei mais informações no óbito, no cemitério onde foi sepultada, no hospital onde faleceu... mas não encontrei nada.

Na certidão de nascimento do meu tio (segundo filho de Maria, q nasceu em 1932) está escrito que Maria se casou no mesmo Distrito. Ele está registrado em Cardoso Moreira-RJ. Mas naquela época todas as cidades vizinhas pertencia a Campos dos Goytacases. A atendente do cartório de Cardoso fez a busca de Maria mas não encontrou. Também fiz busca em Italva, Itaperuna, Cambuci, São Fidelis, e em todos os cartórios de Campos.

Também já fiz buscas nos registros dessa região no family search, mas não tive sucesso.

No site do sian tentei buscar mas não consegui. Já não sei mais onde buscar!

E necessito muito encontrar porque já vivo na europa mas estou ilegal aqui há 4 anos!

Então peço por favor! Me ajudem!!

Desde já agradeço a todos pela atenção!

• Boa tarde pessoal! Gostaria de tirar uma dúvida com vocês.

Encontrei a certidão original do meu pai, gostaria de saber se ela serviria para enviar como documento no processo? Já tenho a do meu avô que é português, e agora encontrei a do meu pai. Documento bem antigo, mas esta legível.

Agradeço a ajuda desde já.

• @AnaSgrig_ , não serve! As certidões brasileiras têm validade de 1 ano entre a emissão e a entrada na Conservatória. Tem que pedir uma nova. Se for processo de neto, inteiro teor digitada e apostilada; se for processo de filho, por cópia reprográfica do livro, apostilada.

• Muito obrigada pelo retorno @Leticialele

Vou solicitar do cartório a segunda via então.

Obrigada

• Bom dia @Leticialele você teria algum site confiável para a solicitação de certidão online?

Não consigo contato com o cartório que esta a certidão do meu pai.

Obrigada

• @AnaSgrig_ , tentou o site do cartório?

Esses sites que tiram certidões são tão caros...

• @Leticialele Infelizmente não tem site. Tentei ligar e entrar em contato por e-mail, mas não conseguir.

• @AnaSgrig_

Qual a espécie de certidão?

Se for a Reprográfica, só na sede do cartório que a emitiu.

Mas se for a digitada, pode emitir por qualquer cartório, inclusive de outros Estados.

Escolha um que também faça o apostilamento,se for o 2° caso.

A única que precisa ser Reprografica w a do Requerente.

Abraços

• @AnaSgrig_

E qual é o cartório em questão?

Talvez, o forum posa te dar mais dadis sobre ele.

• @guimoss A certidão seria do meu pai para entrar com o pedido de cidadania portuguesa, já temos a certidão do meu avó.

Conseguir a certidão original do meu pai, mas teria que tirar outra ne, por causa do apostilamento?

O Cartório é : 1°circunscrição de Nova Iguaçu -RJ

• guimossguimoss Beta
    editado March 2022

@AnaSgrig_

O processo é de filho ou neto?

Quem é o Requerente?

A única que deve ser pedida diretamente do cartório que a emitiu em 1° lugar é a do Requerente.

Esta deve ser de int.teor por cópia Reprográfica.

===

Dados do cartório de Nova Iguaçu:

Serviço:NOVA IGUACU RCPN 01 DISTR 01 CIRC

Endereço:Rua Humberto Gentil Baroni, 209, sb

Bairro:CENTRO

Município:NOVA IGUAÇU

CEP:26255020

Delegatário/Responsável:e-mail:certidao@rc1ni.com.br; registro@rc1ni.com.br

Site:www.rc1ni.com.br

Telefones:(21) 3540-0830

Código CNJ:092155

Atribuições:Civil das Pessoas Naturais

Interdições e Tutelas

Atendimento Presencial ao Público:10:00 às 16:00

Atendimento Presencial ao Público nos Finais de Semana:09:00 às 12:00

===

Muitas vezes, eles entregam a certidão por sedex ou alguma empresa postal.

Basta combinar a logistica e os valores com o cartório.

Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.