Certidão de nascimento - Rio de Janeiro

Olá, pessoal!

Procuro a certidão de nascimento da minha avó, mas não sei o cartório. Se alguém puder me ajudar, agradeço muitíssimo!

Nome: Nilcéa de Oliveira.

Nome da mãe: Odette de Oliveira.

Nome do pai: Manoel Alves.

Nome dos avós maternos: José de Oliveira e Josepha Maria da Conceição.

Nome dos avós paternos: José Alves e Maria Clara.

Data de nascimento: 24/09/1930.

Grata!

«1

Comentários

  • MikeBragaMikeBraga Member
    editado September 2021

    Boa noite!

    Tudo bem?

    Sra. @Leticialele, é possível encontrar uma certidão de nascimento do ano 1942 pelo AN?

    "Folheei" vários talões dos prováveis bairros em que o senhor a qual estou ajudando viveu, principalmente o da freguesia de Santa Rita, provável local onde a família "hospedou-se" depois que chegou de Portugal, mas não consegui. Tentei por Madureira, Cascadura, Jacarépaguá... e nada tbm! Vários desses TN vêm com pessoas registadas de anos beeem antes do atual, e isso confunde bastante, rs! Se conseguir dar mais uma força para esse senhor de 80 anos, eu agradeceria. Esse senhor viveu, quando criança, pelos lados do Centro Os dados são:

    NEY FONSECA, e nasceu no DIA 05-12-1942.

    FILIAÇÃO: NAIR DA SILVA OLIVEIRA e ANTÔNIO FONSECA JUNIOR. Na verdade, há e não há registos com o nome da mãe. Parece que a mesma abandonou o filho e o marido (quando o menino ainda era criança). Essa certidão de nascim. está muito difícil (como a de muitas pessoas, rs!).

    Abraços, e obrigado pela atenção!

    obs: eu tentei com o sr. Kleber, mas acho que a página não carregou...

  • Procuro onde se encontra a certidao da minha avó brasileira Joventina Guerra de miranda. Filha de augusta da natividade coelho e francisco de jesus guerra. Grata

  • @Dieila , https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-62T7-9GN?i=165&cc=1582573 Nascimento: 28 de abril de 1916

    Livro 100, Fl 162v, Termo 594

    9º RCPN - São Cristóvão

  • @MikeBraga, não sou muito boa em pesquisas no Arquivo Nacional!

    Tenho mais facilidade em procurar no Family Search. O problema é que há muitas indexações erradas!

    O assento da avó, da Dieila, por exemplo - encontrei pelo nome do pai!

    Talvez o @Guilherme Moreira ou o @Kleber Silva Aguiar , que são os dois gênios do Fórum na busca de certidões, possam ajudar!!

    E, por favor, não me chame de senhora!!!

  • ... (risos) ... pode deixar que não vou tratá-la por sra, @Leticialele rs!

    E obrigado pela orientação! Com as suas orientações, já consegui ajudar 4 pessoas...

    Boas, @Guilherme Moreira !! Como estás?

    Sempre que posso ajudo algumas pessoas aqui e acolá, mas desta vez está meio difícil ajudar um senhor de idade. Ele gostaria muito de obter a nacionalidade. Já verificou alguns documentos em casa etc, mas não tem a certidão de nascimento. O pouco que ele lembra foi de uma escola em que estudou no bairro Guadalupe, no Rj, em meados dos anos 50.

    Seus avós são portugueses, vieram com suas famílias ainda na adolescência e foram morar no centro do Rj, na freguesia de Santa Rita, por volta do ano 1895. A partir daí, "estudando o caso", a história se aloonga... e passa por reviravoltas, pois esse senhor, depois de nascer, foi deixado para trás com o pai, ou seja, a mãe os abandonou... e muitos documentos ficaram perdidos. Se puder dar uma ajuda, ficarei grato. Já estive folheando váários TN pelo AN... e nada! O sr. Kleber também deu uma grande ajuda em encontrar uma parte de sua origem. Já até consegui o "registro de batismo" de sua avó portuguesa, no Porto. Ele ainda não acreditou! Na época, a intenção dele era encontrar apenas suas origens... saber quem eram os avós etc... mas depois animou-se mais ainda! É bom, pois sua memória parece que... reativou...

    Seguem os dados:

    NEY FONSECA, e nasceu no DIA 05-12-1942.

    FILIAÇÃO: NAIR DA SILVA OLIVEIRA e ANTÔNIO FONSECA JUNIOR (na verdade, há e não há registos com o nome da mãe!) - brasileiros

    AVÓS: LAURINDA ALVES e ANTÔNIO FONSECA (ou Antônio da Fonseca) - Portugueses

    Grande abraço! E BOA SORTE para todos os que estão em busca de documentos!

  • JuDuarteJuDuarte Member
    editado September 2021

    @MikeBraga os registros de quando os cartórios eram pretoria (acho que ate 1939, não tenho certeza) estão indexados, e é possível localizar somente digitando o nome nas buscas do DocJud. Após esse período, tem que continuar fazendo isso, baixando os livros e folheando, não tem mágica, infelizmente. A certidão da minha mãe localizei assim.

    As pessoas que não tinham sido registradas, foram obrigadas por lei do governo Vargas a realizem o registro civil, por isso tantos nascimentos tardios.

  • @Leticialele muito obrigada!! Mais uma pergunta: recebi a certidao do concelho de chaves, tipo narrativa, da minha visavó, porém esta veio com um pequeno erro em seu nome: Augusta da Natevidade", qdo na vdd seu nome é Augusta da Natividade. Isto influencia o processo? Onde solicito para q reparem o erro?

  • Bisavó*

  • @Dieila , mande um email para eles, pedindo que consertem!! Veio a cópia reprográfica do livro?

  • Veio apenas uma carta declaratória

  • E constando o casamento. Tem q ter a cópia do livro?

  • @Dieila , não. Se você tivesse a cópia reprográfica do livro, poderia verificar como está escrito o nome. Pode ser que tenham errado a digitação.

  • @Leticialele ja enviei dois emails p eles e nao me respondem. Nao sei mais o que fazer. Poderia me ajudar?

  • @Dieila , mande um email para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e explique o que aconteceu.

    Embora a certidão não esteja informatizada, certamente o Arquivo Distrital irá ler um e-mail deles!!

  • @Leticialele Bom dia!! Me enviaram um email dizendo q tenho que pedir isso no local onde foi emitida a certidao, porém, o local nao responde aos meus emails.


  • @Dieila , mande um email para civil.chaves@irn.mj.pt , coloque RETIFICAÇÃO EM ASSENTO - URGENTE como assunto e peça para verificarem se houve erro!!

    Como alternativa, pode telefonar para lá, pelo Skype pré-pago . O número é +351 276 301 170

  • editado September 2021

    @Dieila

    No assento de batismo o nome da sua bisavó está "Natevidade", veja no link que postei em agosto:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/257207/#Comment_257207

  • AnaSgrig_AnaSgrig_ Member
    editado September 2021

    Olá, pessoal! Tudo bem?

    Procuro a certidão de nascimento do meu pai, não sabemos o cartório. Quem puder ajudar eu agradeço muito!

    Nome: Hermenegildo Melo Coelho

    Mãe: Laudelina Melo

    Pai: Adeler Coelho

    Data de nascimento:18/04/1951 Nilópolis - Rj

    Obrigada!

  • @Guilherme Moreira , ao lado esquerdo do livro, consta natividade, e no texto natevidade. Na certidao dos filhos consta natividade. Terei que mudar o nome na certidao de avô e pai p consertar?

  • @Dieila

    Entendo que no batismo, tanto na lateral como no texto, está escrito "Natevidade". Entendo também não haver necessidade de retificação.

    Acho também que como o casamento não consta averbado no batismo, vc precisa do batismo de ambos além do casamento onde consta "Natividade".

  • editado September 2021

    @AnaSgrig_

    chegou a solicitar informações/pesquisa do registro no cartório de Nilópolis?

    http://www4.tjrj.jus.br/MapaExtrajudicial/servico.aspx?cod=1626

    talvez um provável irmão, "nati morto", de Hermenegildo https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6WMZ-M2?i=202&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A77JM-LSPZ atente que pode existir variação no nome da filiação

  • @Guilherme Moreira , vc deve estar visualizando o registro de maria da natevidade. O da minha bisavó é augusta da natividade, e esta, no registro, na lateral tem um pingo no i. Na certidadao da minha avó, filha dela, joventina guerra de miranda, o nome de augusta consta como " augusta da natividade coelho. Qdo pedi a certidao, pedi que o casamento viesse anotado, e veio.

  • Tenho medo que possa ser negada a dupla nacionalidade do meu pai, por constar este erro no nome de sua avó, contrastando com as outras certidoes

  • @Kleber Silva Aguiar amigo, pude notar que você é fera com as pesquisas e queria muito te pedir uma ajuda com o meu caso. Estou procurando a certidão de nascimento do meu avô há alguns meses mas sem sucesso. Ficarei muito grato se puder me ajudar!

    nome: Roberto de Araujo Tostes

    nascimento: 03/11/1938 - Rio de Janeiro

    mae: Andrelina de Araujo Tostes

    pai: Romano de Lima Tostes

    Desde já agradeço!

  • @Kleber Silva Aguiar muito obrigada pela ajuda. Estou perdida para encontrar esta certidão, meu pai não sabe onde foi, como não moro no RJ fica mais difícil.

    Amanhã entro em contato com esse cartório de Nilópolis para saber se é lá que esta. Tomara que esteja!

    Obrigada mais uma vez!

  • @Kleber Silva Aguiar teria outra forma de descobrir em qual cartório está? O cartório de Nilópolis cobra para fazer essa busca, e caso não localizem o valor não será devolvido.


  • Olá, @JuDuarte !!

    Obrigado pela atenção, e desculpe pela demora para responder!

    Consegui localizar a certidão de nascimento do senhor que me pediu ajuda. Ele lembrou-se do nome da escola em que estudou, em 1952, e consegui ir lá ontem mesmo... em seguida fui ao cartório... mas até a 6f passada eu estava fazendo a pesquisa no AN... e, claro: registo tardio: Ele nasceu em 42, mas foi registado em 45.

    Graças ao sr. @Kleber Silva Aguiar eu também consegui localizar alguns documentos dos pais e dos avós dele (em Portugal) que eu realmente não conseguia encontrar. Agradeço também a @Leticialele.

    Na verdade eu estou tentando ajudar pessoas que não sabem usar a internet, o computador, e as redes sociais...

    Grande abraço!

    Boa sorte a todos que estão sempre buscando encontrar a documentação de seus parentes!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.