Processo Terminad - Bola 7 Verde

Oi pessoal. Que batalha pra ver esse processo completo.


Hoje eu vi no site que no dia 24 de Agosto, a notificação final foi enviada para moradia informada na minha requisição.

Alguém sabe se eles se comunicação com agente por correio ou email? Eu não recebi nada e um email já deveria ter chegado informando os detalhes do arquivamento do meu registro.

Grato,


Andreé

Comentários

  • Quanto tempo demorou entre a bola seis virar verde (aprovação da nacionalidade) e a bola sete virar verde (conclusão)?
    


  • @AndreAUS , eles mandam a certidão pelos Correios. Não raras vezes, a correspondência é extraviada!

    Se você precisa da certidão, peça uma pelo civil online. Custa 10 euros - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • Grato. Com questão do tempo de mora entre os estágios 6 e 7, eu acho que foram uns 3 meses. Não sei ao certo pois não tem as datas.

    Data recebido em 28/02/2020

    Data que eu percebi que estava no estágio 6. 23/05/2021

    Estagio 7. Terminado, ou data da notificação. 24/08/2021

  • @Leticialele . Obrigado pela dica. Recebi a certidão no dia seguinte com o numero do meu assento. Primeira fase completa.

    Venho pedir ajuda ao grupo qual são o próximos passos para concluir o processo necessário para eu poder iniciar o reconhecimento do meu casamento no Brasil, com via de requerer cidadania para minha esposa e filhos brasileiros.

    Ja me considero cidadão português, mas não sei se sou obrigado a requisitar o cartão cidadão, e passaporte. Atualmente, não pretendo viajar com o passaporte Europeu, ou mudar minha residência para Portugual.

    Agora preciso fazer o processo do reconhecimento da cidadania dos meu filhos e esposa. Todos brasileiros. No momento nós residimos na Australia.

    Você saberia me dizer qual o processo mais rápido?

    1. Retirar as certidões atualizadas no Brasil e mandar a requisição direto para conservatória Registros Centrais Lisboa.
    2. Retirar as certidões atualizadas no Brasil e mandar a requisição pelo consulado da Australia.
    3. Fazer direto em Lisboa, através da representação de um representante / advogado local.
    4. Tem necessidade de tirar o cartão cidadão?

    Grato,


    Andre

  • editado September 2021

    @AndreAUS

    Resumindo em três linhas:

    • a opção (1) é de longe a melhor
    • O Cartão do Cidadão (CC) e PEP são usados para viver em PT ou outro país da União Européia, ou viajar entre países do Espaço Schengen. Não precisa do CC para fazer a nacionalidade dos filhos e da esposa.

    Você não precisa do CC para fazer as outras cidadanias, e pode adiar o pedido de seu CC ou PEP indefinidamente.

    O Covid-19 mostrou quão delicada a situação pode ficar. Em situações de excessão, (pandemias, guerras, catástrofes), a livre circulação fica limitada. Cada país passa a ter regras próprias. Os acordos migratórios são suspensos temporariamente. Quem já tem o documento vai, e quem não tem não consegue tirar. Considere isso como um motivo pra manter o seu CC e PEP válidos.

    Para a nacionalidade dos filhos e da esposa, só precisa cópia simples de seu assento. Pode ser o que recebe pelo correio, ou pode pedir um pelo civilonline (€10), e imprimir em casa. https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

    • O pagamento é feito por cartão de crédito (que pode ser de qualquer pessoa).
    • As certidões brasileiras tem que pedir apostiladas no BR (é um documento oficial brasileiro).
    • O requerimento, tem que fazer onde o requerente vive, e assinar pessoalmente no consulado português diante do cônsul, para certificar por autenticidade.
    • O RG ou passaporte (válido, menos de 10 anos de emissão, contendo a filiação) pode fazer cópia certificada no consulado português.

    De qualquer forma, terá que juntar as coisas (docs do BR e docs na AU) para enviar por DHL.

    a) manda o requerimento assinado e certificado para o BR e outra pessoa junta tudo e manda por DHL (preferencialmente)

    b) pede as certidões apostiladas no BR, alguém manda para a AU e você junta com seus documentos certificados e manda para PT por DHL.

    Dependendo de há quanto tempo vive na AU, pode ser que seu RG esteja fora da validade de 10 anos, e/ou seu passaporte, ou de seus filhos maiores não tenha a filiação escrita na pag-2. Verifique. Tem que resolver isso primeiro.

    Agora suas respostas:

    Você saberia me dizer qual o processo mais rápido? ACP

    1. Retirar as certidões atualizadas no Brasil e mandar a requisição direto para conservatória Registros Centrais Lisboa. SIM, é o melhor. Se for de filhos (1C), mande para o ACP (Arquivo Central do Porto). 6 meses para filhos maiores, 2 meses para filhos menores.
    2. Retirar as certidões atualizadas no Brasil e mandar a requisição pelo consulado da Australia. É uma opção, mas não recomendo. O processo no consulado é diferente do processo nas conservatórias, e nos consulados são muito mais demorados. A documentação no consulado é diferente (e mais extensa) que a da conservatória.
    3. Fazer direto em Lisboa, através da representação de um representante / advogado local. Esse é o pior caminho de todos. a) você raramente precisa de advogados, e o processo é muito simples.
    4. Tem necessidade de tirar o cartão cidadão? Não precisa para a nacionalidade dos filhos e esposa. Somente se quiser viajar para países que mantêm acordo, como Canadá, União Européia, etc. E obviamente ele é o equivalente de seu RG para viver em PT ou na UE, abrir conta bancária, etc.

    Uma última nota: Para onde mandar

    Como regra geral o ACP é o melhor, sempre que for possível escolher lá. Se o português, pai/mãe, nasceu no BR ou em PT, e o processo for como filho, não terá problemas no ACP. Se não nasceu nesses dois países, terá que mandar para Lisboa obrigatoriamente, e o tempo de conclusão do processo será mais de 1 ano.

    O processo da esposa só pode ser feito na CRCentrais de Lisboa, e demora cerca de 3 anos. Ela precisa ter a transcrição do casamento feita antes de iniciar o processo. Precisa estar casada há 3 anos se tiver filhos com nacionalidade portuguesa, ou casada há 6 anos se não tiver filhos. Se o casamento se deu antes de 1980, o processo será diferente e mais rápido (mas só para mulheres).

    Seus links de interesse:

    transcrição: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021/p1

    Enviar: CRC de Ponta Delgada | Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º | 9500-063 – Ponta Delgada | Tel: +351-296302170

    filhos-1C: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1

    Enviar: Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

    esposa: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/

    e aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/258896/#Comment_258896

    Enviar: Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa

  • @gandalf muito obrigado. Não poderia ser melhor.


    Achava que o pedido em Portugal através de um procurador seria muito mais rápido.


    Alguém tem experiência de quanto tempo leve pra fazer o da esposa através de um advogado local em Lisboa?


    Grato,


    André

  • @AndreAUS contratar um advogado não acelera em nada

    é o mesmo tempo

  • @gsilvestre obrigado pelas dicas.

  • @gandalf . No meu caso, sou filho de mãe Portuguesa. Nasci no Brasil, e agora Portugues conforme o processo de cidadania adiquirido por atribuição.

    Posso fazer o processo dos filhos e esposa ao mesmo tempo? Quero dizer, iniciar o processo deles como filhos ao mesmo tempo que iniciar a transcrição do casamento.

    Grato,

    André

  • editado September 2021

    @AndreAUS

    Desde que você, agora português, nasceu em PT ou no BR (como você disse), pode fazer o processo dos filhos pelo ACP.

    Sim, pode fazer o da esposa em paralelo com os filhos, porque um não depende do outro.

    Seus filhos só dependem do seu assento e dos documentos deles. Se são maiores, RG ou Passaporte dos filhos. Se são menores é grátis, mas ambos os pais assinam o requerimento e enviam o RG ou passaporte. Para filhos com mais de 14 anos, RG ou passaporte do filho e dos pais.

    Sua esposa depende de seu assento, da transcrição do casamento e dos documentos dela. Ela tem que estar casada há 6 anos, ou se tiverem filhos em comum com nacionalidade portuguesa, casada há 3 anos.

    No entanto, com filhos em comum, convêm esperar o processo dos filhos receber a numeração, e mandar um screenshot da tela de consulta onde tem todos os dados do processo do filho. Quando forem analisar o processo da esposa daqui há 1 ano, o filho já terá a nacionalidade atribuída, e o processo segue sem problemas.

    Note no entanto que a condição de 6 anos ou 3 anos, tem que existir antes da data de início do processo da esposa, que demora 3 anos.

    Cada tipo de processo tem sua própria documentação. Qual a idade dos filhos? Quantos anos tem de casado no civil? O RG ou passaporte deles é recente e consta filiação? (passaportes de maior emitidos no exterior não trazem a filiação; RG só emite em solo brasileiro)

    PS: detalhei a resposta no outro tópico. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/259112/#Comment_259112

  • @gandalf muito obrigado.

    Meus filhos tem 17 e 22 anos. Sou casado a 20 anos e os filhos são do meu casamento com.a.minha esposa. Filhos em comum.

    O RG deles tem a filiação mas ja.tem mais de 10.anos. os passaportes não tem a filiação mas estão válidos.

    Com.base nós 20.anos de casamento, você recomenda fazer o processo em paralelo com meus filhos?

    Grato

    Andre

  • @AndreAUS , sim!! Os 20 anos de casamento são vínculo mais que suficiente!!!

  • @AndreAUS

    Eu mandaria o processo do filho de 17 anos com o que tem. Se houver exigência, depois você supre o documento pedido. Mas o processo seguirá grátis até o fim. E pelo ACP demora 2 meses apenas.

    Junte as duas coisas: 1) RG com filiação (mesmo com mais de 10 anos), e 2) o passaporte sem filiação como documento recente. Faça cópia certificada no consulado dos dois documentos, e mande. No formulário 1C preencha com os dados do RG.

    Mas o mesmo vale para os documentos seu e de sua esposa. Se estiverem todos igualmente velhos pode ser mais difícil. Não sei se funcionaria, mas é uma tentativa. Qualquer que seja o resultado, volte aqui e conte.

    Para o filho de 17 anos, apenas baixa diretamente o formulário 1C padrão de menores.

    Para a esposa e o filho maior e para a esposa, você faz o pagamento por cartão, e recebe o formulário por e-mail após. Junte os documentos primeiro, e só pague quando estiver pronto. Pagou, recebe os forms em até 24h, preenche e leva ao consulado. Uma única ida ao consulado português para resolver todas as cópias certificadas, e formulários autenticados.

    Se conseguir para o filho menor com o RG + Passaporte, faça o mesmo para o filho maior. Não há solução simples para isso. Para ter o documento com filiação somente indo ao BR, ou pedindo a renovação do passaporte com um requerimento ao cônsul para incluir a filiação.

    esposa: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3

    filho maior: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    filho menor: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

  • Grato @gandalf e @Leticialele . Ja pedi as certidões e agora so aguardar. Só pedi pra minha esposas as certidões para iniciar a transcrição. Quando resolver a transcrição eu vou iniciar o processo de atribuição dela.

    e artigo sobre dispensa de certidão de casamento.


    Minha interpretação é que para o pedido de atribuição da esposa, fica dispenso a apresentar as certidões de casamento devido ao fato de ja estarem registradas em Portugal quando do processo da transcrição do casamento - Enviada para Ponta Delgada

    Baseado na sua experiência, será que da para eliminar ter que pedir novamente a certidão de casamento brasileira pro processo de atribuição de nacionalidade da esposa ????

    A de nascimento eu irei pedir novamente quando iniciar o período de atribuição da esposa, conforme as dicas de vocês. Mandar pra Lisboa.

    Grato,

    Andre

  • editado September 2021

    @AndreAUS , para o processo de aquisição pelo casamento para sua esposa, vai mandar apenas a certidão de casamento portuguesa, que será obtida após a transcrição!! Ou apenas o número da certidão de casamento portuguesa!!

  • @AndreAUS

    A segunda certidão de casamento seria para comprovar a mudança de nome no RG da esposa para o pedido de nacionalidade.

    Seu assento foi emitido antes de ter a averbação de casamento. A certidão de nascimento de sua esposa traz o nome de solteira.

    Tendo feito a transcrição, pode enviá-la para comprovar a mudança de nome no RG. Poderia ser enviada a certidão de casamento brasileira para o mesmo fim, desde que tenha a transcrição feita. Qualquer dos dois funciona.

    A lista de documentos da esposa (art-3): https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/258896/#Comment_258896

    Mas concentre-se em mandar a do filho de 17 primeiro. Se os documentos do filho maior estiverem prontos, podem ir separados e cada um completo (sem compartilhar documentos), dentro do mesmo envelope da DHL para o ACP (Porto).

    O da esposa é totalmente separado, e vai pra outro destino, CRCentrais (Lisboa). Pode demorar um pouco mais, porque demora 3 anos. Deixe pra mandar só quando tiver a dos filhos pronta. Não atrase a dos filhos por causa do da esposa.

    Eu deixaria para mandar o da esposa com um printscreen do processo dos filhos já numerado (2-3 semanas depois). Que são 2 semanas num processo de 3 anos? E se tendo filhos, acelerar a aprovação do processo? Não é condição obrigatória no seu caso, mas é desejável. Eles querem mais gente jovem indo pro país, contribuindo com a economia, pagando impostos.

  • @gandalf Obrigado pelas dicas.


    No meu caso o nome da minha esposa de solteira e de casado são os mesmos. Quero dizer, não mudo de nome pois ambos samos Da Silva. :-)

    Tudo entendido. Vou mandar o dos filhos assim que chegar as certidões aqui. E também vou iniciar só a transcrição do casamento em Portugal.

    Eu já pedi as certidões da minha esposa para fim da transcrição do casamento (nascimento e a de casamento). Pelas respostas anteriores, eu entendi que ainda preciso pedir novamente a mesma certidão de nascimento para fins de atribuião. Vou pedir depois que o processo dos filhos serem recebidos e numerados.

    Se os nomes de solteira e casado não mudaram, será que estou dispenso a pedir a certidão de nascimento dela novamente (não mudou de nome quando casou) para fazer o processo de atribuião dela? So pra comfirmar.

    Desde já agradeço,

    André.

  • @AndreAUS , depois que transcrever o casamento, para o processo de AQUISIÇÃO da cidadania portuguesa pelo casamento, o processo de sua esposa só precisará da certidão de casamento portuguesa. Não precisa da brasileira!!

    Antes que você se confunda:

    Filhos e netos recebem a cidadania por atribuição - retroage à data do nascimento. "Nascem" em Portugal.

    Cônjuges, Judeus Sefarditas, Cidadania por residência recebem a cidadania por aquisição - contada a partir da criação do registo.

  • Muito obrigado @Leticialele e @gandalf Tudo entendido.

    Não sei nem como agradecer ao suporte e dedicação em ajudar ao grupo.

    Boa sorte a todos os patrícios. Voltarei aqui para informar do resultado.

    André

  • Olá pessoal,

    Como eu faço para acompanhar online o processo de nacionalidade da minha esposa, o qual chegou em Lisboa há mais de um mês? Ainda não enviaram nenhum email. Acessei a página https://nacionalidade.justica.gov.pt/ mas pede uma senha de acesso que não tenho.

    Muito obrigado.

  • Oi Alexandre.


    Você tem que esperar o email deles. Vai vir com um numero e chave de acesso. É só esperar. Boa sorte.


    Andre

  • Obrigado André!!!

  • @AndreAUS , vc poderia me informar qual o site que acesso para saber o endereço que a notificação foi enviada?

    Parabéns por sua conquista!

  • Olá pessoal.


    Estou agora iniciando o processo de aquisição para minha esposa. Fiz a transcrição e já enviamos a certidão de nascimento dela (emitida 30 Setembro 2021)

    O processo do requerimento lei artigo 3, requer vários documentos inclusive a certidão de nascimento brasileira do requerente (minha esposa).

    Alguém sabe responder se é realmente necessário requerer a certidão novamente?


    Grato


    Andre

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.