Ajuda para obter a certidão de baptismo do meu avô

Prezados Amigos, boa noite.

Várias foram as frentes que abrimos para obter a cidade de nascimento do meu avô (Igrejas, Detran, Receita Federal, INSS, Family Search etc), infelizmente, até o momento sem êxito. Recorro a vocês com este pedido de ajuda pois as possibilidades já estão quase esgotadas.

Ele sempre falava que era de Trás os Montes, que era uma região montanhosa, muito fria e havia lobos.

O Nome dele: ANTONIO FONSECA

Data de Nascimento: 13-11-1891

Região de Nascimento: Tras os Montes (não temos o Concelho nem a Freguesia)

Filiação: JOAQUIM FONSECA e APPOLONIA (OU ANTONIA) DOS SANTOS

Data do Casamento (já no Brasil, na Freguesia de Sant'Anna, 6a circunscrição, Terceira Pretoria Civil do Rio de Janeiro): 24-12-1923.

Nome da esposa (também portuguesa, mas casaram-se no Brasil): MARIA DA SILVA BOA VISTA FONSECA

Falecido em 28-07-1977 (no Rio de Janeiro, onde moro atualmente).

CPF: 060.887.460-87

RG: 616.786-0 IFP RJ

Data da emigração; NÃO TEMOS

Porto de desembarque e o nome da cidade onde o português se fixou: RIO DE JANEIRO - RJ

Emigrou sozinho; ACREDITAMOS QUE SIM

Estado civil na época da emigração; ACREDITAMOS QUE SOLTEIRO

Em anexo, Certidão de casamento manuscrita:

Agradeço qualquer ajuda imensamente.

Alexandre Fonseca

«1

Comentários

  • @Alexandre_Fonseca A informação que o CEPESE pode fornecer é a data da viagem, talvez um passaporte com fotos, pela idade tem como comparar pra ver se é seu familiar. Os dados custam 10 Euros, podem ajudar ou não. (os dois passaportes que eu pedi do meu familiar, pra mim funcionou 1 o outro não tinha nada demais. loteria)


    http://www.remessas.cepese.pt/

    cepese@cepese.pt

  • Obrigado @lucas21 ! Todas as possibilidades serão efetivadas. Postarei o retorno depois.

  • @Alexandre_Fonseca

    será um irmão?

    ID 154185 / Joaquim Da Fonseca / Gaia / Porto / Joaquim da Fonseca / Polónia Dos Santos / Carpinteiro / 32 / Rio de Janeiro / Casado

    talvez a emigração do Antônio

    ID 123641 / António Fonseca / Vila Nova de Gaia / Sem Indicação / Joaquim Fonseca / &bnsp; / Carpinteiro / 21 / Rio de Janeiro / Solteiro https://tombo.pt/m/vng

  • Prezado @Kleber Silva Aguiar , boa noite.

    De fato ele era Carpinteiro. E se o 21 for idade, bate com a provável idade que ele veio pro Brasil. Como faço para acessar essas informações para conferir?

    Cheguei no site https://tombo.pt/m/vng. Mas o que faço com as informações: ID 123641 / António Fonseca / Vila Nova de Gaia / Sem Indicação / Joaquim Fonseca / &bnsp; / Carpinteiro / 21 / Rio de Janeiro / Solteiro ??

    Obrigado,

    Alexandre.

  • @Alexandre_Fonseca

    sugiro solicitar informação do ID 123641 ao CEPESE http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10 passarão informações do passaporte e, talvez consiga o registro do Antônio.

  • Valeu @Kleber Silva Aguiar. Vou tentar sim.

  • @Alexandre_Fonseca

    Você também pode olhar os livros da freguesia de Vila Nova de Gaia, concelho homônimo, Distrito do Porto.

    O @Kleber Silva Aguiar deixou o endereço acima

    Pode também buscar pelo passaporte. Se a data de nascimento que você divulgou está correta, você deve pesquisar os passaportes de 1912/1913.

    Busque o passaporte nos livros 156 ao 168, que tem esses anos. O endereço:

    "https://tombo.pt/d/porto"

    Boa sorte!

  • Prezados @Kleber Silva Aguiar , @guimoss e demais companheiros,

    Consegui localizar este registro. Pode ser homônimo, mas só em nos fazer sonhar já ajuda. Creio que o grande macete é não desistir...

    O nome do pai bate, a idade bate e a profissão bate, só o local (segundo informação da família, que não). O registro que achei era natural de Gaia.


    Bom, ele era carpinteiro. Melhor dizendo, um artista. Morei com ele e o perdi aos 5 nos de idade mas tenho alguns flashes, por incrível que pareça. Ele montou uma oficina aqui em casa. Doamos as suas ferramentas de trabalho há muitos anos atrás, diga-se, todas maravilhosas. Foram bem aproveitadas por outros profissionais que precisavam na época. Mas temos fotos das esquadrias antigas da casa onde moro. Tudo em carvalho, desenhadas e com bordas maravilhosas. Ah se tivesse a experiência e a rodagem que tenho hoje... Enfim. O cara era realmente um mestre, na carpintaria e marcenaria. O que me faz desconfiar das informações de família, de que ele era de Tras os montes, área rural, montanhosa etc. Fico pensando como um artesão deste calibre subsiste em uma área rural. Faz sentido? Bom, sigo a diante com a minha busca. Uma grande viagem.

    Já fiz o pedido ao Cepese e vamos aguardar.

    Obrigado a todos pelo que já consegui. Sigo em outras frentes e os manterei informados a cada descoberta.

    Alexandre Fonseca

  • @Alexandre_Fonseca

    Esse parece ser o pedido de passaporte que consta na base de dados do Cepese, portanto você não precisa mais da informação que o Cepese pode fornecer. O que precisa é pedir o processo desse passaporte ao ADPorto.

    Processos de passaportes n.º 1061 a 1190 do livro de registo n.º 3405 - (arquivos.pt)

  • @Guilherme Moreira , boa tarde.

    Perfeito. Mas como faço para pedir o processo desse passaporte ao ADPorto?

  • @Alexandre_Fonseca

    Você chegou a olhar os batismos? Muitas vezes, o português mudava a idade. Então, faça uma busca na freguesia de Gaia em um periodo de +ou- 5 anos, para mais ou para menos.

    Os livros estão legíveis e organizados por ano.

    No endereço abaixo, o ADP fez uma série de vídeos explicando todos os procedimentos.

    "https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/help"

    Ao invés de fazer o pedido pelo processo do passaporte, eu acredito que você tenha outras opções:

    1) Fazer um pedido de busca pelo batismo propriamente dito do seu antepassado, tendo em vista que você tem o nome dele, o dos pais, concelho e freguesia. Só a data/idade que pode estar incorreta.

    Talvez, ele fosse mais novo. Há vários relatos no forum nesse sentido.

    2) Fazer você mesmo uma busca manual pelo assento do seu antepassado, como te expliquei acima.

    3) Fazer os itens 1 e 2 com o irmão, para ter mais informações.

    Como no cepese, o ID dele e do possível irmão são números proximos, isso pode indicar que s viagem dos dois se deu em um intervalo pequeno de diferença, talvez no mesmo ano.

    Com esse palpite, voce pode tentar achar o irmão, diminuindo a data da emissão do passaporte da idade do irmão.

    Boa sorte!

  • Amigos, bom dia!

    Já pedi o levantamento do processo de passaporte na ADP pra tomar aquele primeiro susto do valor do orçamento.

    Enquanto isso, montei uma consulta para listar as certidões de batismos de Gaya. São 60 páginas, cada uma com 10 livros. Como tenho que esperar alguns dias o retorno da ADP quanto ao processo do passaporte, vou me divertindo checando uns 15 livrinhos por dia \o/. E vamos que vamos!!

  • @Alexandre_Fonseca

    Você pediu cópia Digital SEM certificação? Custa cêntimos por cópia. Deve conter no máximo umas 8 a 10. Não vai ficar menos rico por causa disso.

  • @Guilherme Moreira

    Sim, sem certificação. Sendo assim, já relaxei. Obrigado! ;-))

  • Prezados @lucas21 , @Kleber Silva Aguiar , @guimoss , @Guilherme Moreira e demais participantes do fórum.

    Acabei de localizar o registro de batismo do meu avô!!!

    Penso que, por segurança, devo solicitar a emissão da Certidão de Nascimento dele para juntar ao processo. Pelo o que li, a via segura é realizar a solicitação pelo Civil OnLine <civilonline@irn.mj.pt>. Estou certo?

    Obrigado!

  • @Alexandre_Fonseca

    Não! Encontrou o assento no ADPorto? Então precisa solicitar nesse AD que é onde se encontra o livro de batismo.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

  • Caro @Guilherme Moreira , foi. Te devo mais uma . Obrigado!!

  • Prezados amigos,

    Uma outra dúvida que surgiu é quanto ao nome do meu avô e do meu bisavô. Ora apresenta-se como Antonio Fonseca (nos documentos emitidos no Brasil) e, em Portugal, Antonio da Fonseca. O mesmo com o meu bisavô (Joaquim Fonseca e Joaquim da Fonseca). Além disso, o nome da minha bisavó consta com 2 pês e 1 pê (Apolonia dos Santos e Appolonia dos Santos).


    Analisando os documentos do processo temos:


    - Na minha Certidão de nascimento:

    Nome do avô paterno: Antonio Fonseca.

     

    - Na Certidão de nascimento do meu pai:

    Nome do pai: Antonio Fonseca, com avós paternos Joaquim Fonseca e Appolonia dos Santos.

     

    - No Registro de nascimento do meu avô (este que acabei de localizar no ADP), assim como nos documentos do pedido de passaporte:

    Nome do meu avô: Antonio da Fonseca

    Nome do meu bisavô: Joaquim da Fonseca

    Nome da minha bisavó: Apolonia dos Santos

     

    Na certidão de óbito do meu avô, é o pior. O nome da mãe dele foi declarado como Antonia e não Apolonia.

    Obviamente todos os outros dados do meu avô, como data de nascimento, estado civil, profissão, cidade de destino, estão batendo com os documentos localizados no ADP.


    Pergunto: pela experiência de vocês, poderei ter problemas com isso? Caso positivo, como mitigar?

     

    Obrigado!

  • @Alexandre_Fonseca primeiramente parabéns, quando o kleber achou as certidões dos meus bisavós portugueses, eu fiquei feliz demais, então sei que você está muito feliz.

    Como o guilherme disse acima, se achou pelo arquivo distrital peça a certidão narrativa e certificada ao Arquivo no linha direta. o civil online só possui certidões de 1911 em diante, eu ja testei pedi uma certidão antiga pra ver se eles iriam digitalizar kkkkkkk funcionou não ... e estão até hoje sem estornar meu dinheiro, eles falaram que vao estornar, mas demora kkkk

  • @Alexandre_Fonseca, parabéns!!!

    Essas pequenas diferenças que você encontrou NÃO SÃO divergências!!

    As partículas de ligação (no seu caso, o "de"), podem ser colocadas e tiradas livremente.

    Quanto à Appolonia e Apolonia, não há problema algum!!!

    Não precisa mandar a certidão de óbito, no seu processo!!

  • Prezado @lucas21 , coração explodindo de alegria cara! Pelo sucesso na pesquisa e por ter contato com tanta gente que contribui e se dedica a ajudar o próximo. Pessoas como você, a Letícia etc. O mundo está tão complicado. É tanta gente querendo enganar, dar uma de esperto; que a gente se desilude às vezes. Exemplos como o de vocês fazem a gente voltar a ter esperança nas pessoas. Muito obrigado.

  • Prezada @Leticialele , obrigado pelos parabéns e por tudo que vem fazendo por mim e por outros colegas aqui do Fórum!!! Estou muito feliz e percebendo que estou muito próximo de realizar um sonho meu e do meu falecido pai. Este trabalho de pesquisa é muito sério. Mexe com o nosso inconsciente e nos emociona com os detalhes. Que viagem está sendo!!

    Retornando às observações, comentei sobre a Certidão de óbito (com o nome errado da minha bisavó - Antônia ao invés de Apolônia), uma vez que vou receber do ADP um assento de baptismo dele (nascido em 1891) e li na Guia de preenchimento do formulário 1D, aqui do Fórum, o seguinte:

    "Quadro 2: Declarações

    ...

    No caso dos assentos de batismo, em que só aparece o primeiro nome do batizado, mandar uma certidão de casamento ou de óbito, Inteiro Teor, para fixar o nome utilizado pelo português na vida adulta. "

    Tenho, em mãos, a tal certidão de óbito com o nome errado da minha bisavó. Mas tenho a Certidão de Casamento do meu avô, que baixei no FamilySearch. Talvez consiga a localizar o cartório onde ela está localizada e solicitar uma certidão de inteiro teor.

    O que você acha?

  • Prezada @Leticialele , EM TEMPO UMA OBSERVAÇÃO: muito embora, na certidão do meu pai conste os nomes corretos do meu avô e dos meus bisavós paternos! Será que é preciso mesmo enviar uma certidão de óbito ou casamento dele??

  • @Alexandre_Fonseca , como seu avô manteve o sobrenome do pai, não vejo problema se mandar sem a certidão de óbito.

    Quanto à certidão de casamento, se você achou no family search, na primeira foto deve ter o número do livro e a circunscrição (ou Pretoria). No assento, aparece a folha e o termo.

    Se você quiser, coloque o link aqui e eu procuro para você.

    Quanto às suas observações sobre ajuda, de fato, atualmente, as pessoas não acreditam que haja outros sem interesse algum, a não ser sentir a alma leve. Tenho certeza de que experiências assim se multiplicam. Amanhã, quando você tiver oportunidade, ajudará alguém, também sem nenhum interesse! Isso é solidariedade. Nem tudo no mundo é por dinheiro!!

  • @Alexandre_Fonseca , livro C 144, folha 90v, Termo 2455

    A antiga 3ª Pretoria Cível, depois, 6ª Circunscrição (San'Anna), é o atual 3º RCPN - http://www.cartoriocentro.com.br/

    Rua Graça Aranha, 416/601

    Tel: 2215 5109 / 2533 2033

  • Valeu @Leticialele ! Vou tentar o acerto do nome com o cartório que emitiu a certidão de óbito. Se complicar, dou um pulo neste cartório da certidão de casamento.

    Aproveito pra perguntar duas coisas sobre o formulário 1D: Não é necessário enviar comprovante de residência e nem uma declaração solicitando a cidadania, Imagino que o próprio formulário assinado em cartório já sirva para estes fins. Estou correto?

    Obrigado!!

  • @Alexandre_Fonseca , não precisa enviar comprovante de residência.

    O Formulário é o requerimento de cidadania;

    Quanto à retificação da certidão de óbito, ainda que seja administrativa, não vai levar menos de 2 semanas.

    Peça a certidão de casamento inteiro teor, não precisa apostilar. Servirá apenas para fixar o nome na vida adulta.

  • Boa tarde @Leticialele e amigos,

    Amanhã creio que obtenha a última peça do quebra cabeças do meu processo: a certidão de casamento de inteiro teor do meu avô.

    Já partindo para o fechamento desta fase do processo, eis as minhas dúvidas:

    • Alguém sabe dizer se o problema de pagamento com outros cartões ainda persiste, sendo que o pagamento com o Nubank funciona?
    • A taxa é de 175 euros. Alguém tem uma ideia de total, ordem de grandeza, em Reais, incluindo os encargos, no caso de pagamento com cartão de crédito? Passa de 1500 Reais?
    • Antes de entrar no fórum me guiei por uma informação que solicitava anexar o diploma apostilado. Eu providenciei. No fórum, vi que não há necessidade. Já que providenciei, devo enviar? Ou melhor não?
    • Após reconhecimento da assinatura por autenticidade no cartório, fecho um DHL para Lisboa, no endereço: Conservatória dos Registos Centrais, Rua Rodrigo da Fonseca, 200, 1099-003 Lisboa.
    • Dai pra frente, começa o acompanhamento do lançamento no sistema, acompanhamento das bolinhas etc. Correto??

    Grande abraço,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.