Busca de documentos

Olá, Bom dia a todos. Gostaria de uma ajuda em busca de documentos dos meus Trisavós. E também saber se meu Bisavô pode ter sido Português. Vou explicar um pouco detalhado o ocorrido.

Minha avó tem 90 anos mas ainda é super lúcida e bem de saúde também.

O pai dela : Augusto Vicente Martins era casado com Arlinda Rosa que após o casamento começou a se chamar: Arlinda Rosa Martins.

Ele é de filho de ambos Portugueses: João Vicente Martins e Anna Leonor Martins. Naturais de Traz dos Montes - Portugal

Avós dele: Francisco Xavier Martins e Maria Barbara Martins // Manoel dos Santos e Ludovina Leonor

Do João Vicente Martins (No qual estou no caminho para tirar cidadania da minha vó) eu não tenho muitas informações pela minha vó pôs ele já era falecido, mas minha vó lembra da Anna Leonor Martins tendo em vista que ele teve contado com ela em toda sua infância. Ela residia em Bom Jesus do Galho MG.

Meu pontos aqui: Tenho a Certidão de Nascimento, Casamento e óbito do pai da minha vó: Augusto Vicente Martins. Mas a irmã da minha vó tinha quase certeza que o pai dela e da minha vó tinha também nascido em Portugal. E quando eu fui atrás da Certidão de nascimento dele que eu não possuía (Tinha apenas a de casamento e óbito) Eu ví que foi ele mesmo que se registrou aqui no Brasil com 31 anos de idade(20/04/1931) e apenas 19 dias antes de dar entrada em seu casamento (09/05/1931) Com isso eu acho que a informação da irmã da minha vó, pode ser verdadeira, que ele tenha nascido em Portugal e se registrou aqui no Brasil apenas para poder se casar. Queria buscar se existe alguma informação de nascimento dele em Portugal. Caso não tenha acontecido isso e ele tenha nascido aqui no Brasil mesmo. Gostaria de seguir pelo caminho dos avós da minha vó: João Vicente Martins e Anna Leonora Martins.

Pela mulher do cartório eu fiquei sabendo que eles são Portugueses mas se casaram aqui no Brasil. Em Entre Rios (agora se chama Três Rios) - Rio de Janeiro.

Estou correndo par achar essas informações e dar entrada logo nesse processo, minha avó já tem idade avançada e eu não posso perder tempo. Se vocês Puderem me ajudar.

Segue abaixo os documentos do Augusto Vicente Martins


Comentários

  • Alguém consegue me dar uma luz. De onde eu posso procurar?

  • Estou em busca de uma certidão de nascimento dos meus tataravós (Minha avo ainda é viva) tenho certeza que o pai dela é Português também porém fez uma certidão de nascimento aqui no Brasil para poder se casar. A Certidão de nascimento foi feita 14 dias antes da de casamento. O Nome dele é: Augusto Vicente Martins Nascido em 07/03/1907. Nome dos pais: João Vicente Martins ou Anna Leonor Martins Ambos de Traz dos montes - Portugal . A Anna Leonor vivia em Bom Jesus do Galho - MG. Nome dos avós: Francisco Xavier Martins e Maria Barbara Martins // Manoel dos Santos e Ludovina Leonor. Quando fui ao cartorio a menina do cartorio falou que João Vicente Martins ou Anna Leonor Martins Se casaram no Brasil em Entre rios - RJ. Porem eu vi em todos os cartorios e não tem nenhuma informação disso. Me ajudem por favor

  • @Rodrigo31


    Quando fui ao cartorio a menina do cartorio falou que João Vicente Martins ou Anna Leonor Martins Se casaram no Brasil em Entre rios - RJ. 


    Fale de novo com a menina do cartório e peça o documento que indica que o casamento foi realizado em Entre Rios.

  • editado December 2023

    @Rodrigo31

    Não entendi qual certidão está procurado no fim. Mas se for do Augusto, vá num Centro de História da Família e peça para destravar a imagem dessa certidão de nascimento abaixo (é grátis fazer isso):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:68V8-ZHL5

    Ela é de um Augusto, aparentemente nascido em 07/05/1907 e registrado em 15/07/1907 em Mar de Espanha. Filho de João Vicente Martins e Anna Leonor dos Santos (essas datas que aparecem aqui nesse link podem estar indexadas erradas, pois isso foi lido por um computador, o que gera muitos erros).

    Onde achar o CHF mais próximo:

    https://www.familysearch.org/centers/locations/#

    Talvez ele tenha feito um outro registro logo antes de casar por não ter acesso a esse possível registro original de 1907.

    Entre Rios é o nome antigo do município de Três Rios, que na época fazia parte de Paraíba do Sul. E, a parte que depois virou o município de Três Rios, mais tarde se dividiu de novo em outros municípios - e o tal casamento pode estar tanto nos cartórios de Três Rios como desses novos municípios, dependendo em que distrito ele foi realizado:

    A Lei Estadual n.º 1.923, de 23-12-1991, desmembra do município de Três Rios os distritos de Comendador Levy Gasparian e Afonso Arinos, para formarem o novo município de Comendador Levy Gasparian.

    A Lei Estadual n.º 1.986, de 10 de abril de 1992, desmembra de Três Rios o distrito de Areal, elevado à categoria de município.

  • @CarlosASP Muito obrigado pela informação. Ele deve ter nascido mesmo no Brasil então. Gostaria de tentar achar então os documentos da Anna Leonor Martins ou do João Vicente Martins, ambos de traz dos montes - Portugal

  • @CarlosASP Acho que por aqui da para entender melhor

  • @Rodrigo31

    Manoel dos Santos era natural de Peva, Moimenta da Beira: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6JXN-SXKL provavelmente Anna Leonora seja de lá também

  • @AlanNogueira manoo vc me ajudou pra caraca com essa informação!! Muito Obrigado!! Consegui achar a certidão de batsmo da Anna Leonora.

  • @Rodrigo31 tudo bem?

    Deixe-me ver se entendi.

    Sua avó é neta dos portugueses João Vicente e Ana Leonor.

    E filha de Augusto Vicente.

    Certo?

    Eu não consegui ver na certidão que vc juntou detalhes do registro de nascimento do Augusto Vicente, mas vc disse que o Augusto Vicente Martins se auto declarou, ou seja, ele mesmo declarou o seu nascimento no BR com 31 anos de idade, para entoa se casar com Arlinda, certo?

    Neste caso, se for isto mesmo, me parece que haverá um problema.

    Ao que entendo o IRN irá criar um impedimento.

    Vejo, embora os avós de sua avó sejam portugueses, Joao e Ana, me parece que no caso do filho deles, Augusto, não houver perfilha, ou seja, o pai ou a mãe portugueses, nunca declararam e, portanto reconheceram o nascimento do filho. E, ainda que isso não fosse um problema, a declaração de nascimento foi feita na maioridade, esbarrando no art. 14.

    Eu chamo aqui colegas mais experiente para lhe ajudar, mas sigo achando que essa questão pode ser um problema. @CarlosASP @texaslady

    Neste caso, eu sugeriria verificar se os pais da Arlinda não são portugueses.

  • Opa @viniciusmrocha tudo bem? Na verdade eu acho que declarou sim. Ele so não deve ter esse documento. Aqui neste link mostra um registro dele de 1907 https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:68V8-ZHL5

  • @Rodrigo31 perfeito. Neste caso você vai precisar deste documento para a nacionalidade.

  • @viniciusmrocha Estou indo agora na sede da familusearch para conseguir esse documento. La pessoalmente eu consigo né?

  • editado December 2023

    Neste caso @Rodrigo31 segue o assento de JOao Vicente

    PT-ADBGC-PRQ-MCD17-001-00007_m0144.tif - Registo de baptismos - Arquivo Distrital de Bragança - DigitArq (arquivos.pt)

    m0144.tif


    Bragança - Macedo de Cavaleiros - Lamalonga

  • @Rodrigo31 que bom que deu certo! Com a valiosa ajuda do @viniciusmrocha e @CarlosASP creio que você já tenha tudo que precisa. O registro de nascimento voce consegue visualizar no CHF do Family search mas o documento oficial voce precisará pedir diretamente no cartório de registro civil onde se encontra o registro. Se for dificil ir no CHF na sua cidade, já peça logo o registro no cartório, lembrando de pedir em inteiro teor por copia reprografica.

    O batismo portugues peça pelo CRAV: Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)

    Siga a lista de netos: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

  • @Rodrigo31 assunto já resolvido no outro topico...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.