Busca por freguesia

Olá!

Tenho os dados do meu bisavô que nasceu em Portugal porém não sei em qual freguesia está a certidão de nascimento.

Seu nome era José da Silva Gouvêa, nascido aos 23/12/1909 em Vila Nova de Gaia. Filho de Manoel da Silva Gouvea e Arminda Nunes.

Desembarcou no Brasil em 20/02/1920 no porto de Santos.

Tenho um número de R.E que não sei oque significa.

Se puderam me ajudar nessa!

Comentários

• @FernandoSkuld

talvez seja a emigração do José http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

ID 129955 / José Da Silva Gouveia / Gaia / Gaia / Evaristo da Silva Gouveia / Arminda Joaquina / Familiar / 10 / Santos / Solteiro

"Evaristo" pode ser uma leitura do passaporte da grafia muito ruim de "Manuel"

• editado August 2021

@FernandoSkuld

Provavelmente esse RE deve ser Registro de Estrangeiro. Normalmente, consegue-se documentos através do Arquivo Nacional com os dados que voce forneceu. Observe abaixo as instruções:

"1) Para a busca das pastas que deram origem a carteira de estrangeiro (RE, RNE, Modelo 19), é importante frisar que o mesmo tinha que estar vivo e com menos de 60 anos em 1938, quando esta foi criada. E para fazer buscas nesse conjunto (esses prontuários que deram origem a essa carteira), é necessário informar APENAS, além do nome do estrangeiro, a filiação deste, e em qual estado ou cidade, ele vivia no Brasil nesta época."

"Caso tenha os dados solicitados, envie sua solicitação pelo Módulo de Consulta A Distância, clicando no canto superior direito em "Criar Conta" e fazendo sua solicitação em seguida com a descrição do pedido"

Eu fiz exatamente este processo e, depois de alguns meses, consegui as tais pastas com todas as informações!

• @Kleber Silva Aguiar pensando assim realmente deve ser ele, pois os nomes coincidem e data de nascimento pela idade dele na época também. Muito obrigado!

Caso eu solicite as informações pagando a taxa de dez euros, sabe me dizer quais informações eles me darão?

Se puder me ajudar a encontrar o ID ou alguma informação da minha bisavó (discussão que fiz em: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18945/busca-por-certidao-de-nascimento#latest )

assim já solicitaria os dois IDs de uma vez.

• @rodrigorangel_ Obrigado pela dica! Acabei de fazer a solicitação que você mencionou. Você sabe mais ou menos quanto tempo demora ou se dão algum tipo de retorno informando se as solicitação está correta, se não está faltando nada de que eles precisem? Recebi apenas um e-mail informando que eles receberam minha solicitação, mas acredito ser um e-mail automático.

• editado August 2021

@FernandoSkuld A primeira solicitação que eu fiz, demorei meses para receber retorno! Dizem que se for lá pessoalmente (no Rio, do lado da Praça da República - Campo do Santana), você consegue mais agilidade, mas não sei.

O importante é que veio tudo, perfeitinho e consegui o batismo do português! Se tiver os dados que eles pediram não tem porque não achar... só se a pasta tiver perdida, ou extraviada...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.