Formulário 1C (Onde autenticar).

Boa tarde! Gostaria de autenticar o meu formulário 1C para solicitar a minha nacionalidade por ser filho de portuguesa, porém vi que a orientação do consulado ao entrar em contato é que, segundo meu entendimento, necessariamente esse procedimento de assinatura deve ser feito lá. Porém vi algumas orientações em outros locais afirmando que pode ser feito em um cartório da minha cidade sem necessariamente ser feito pelo consulado. Afinal para o meu processo ser aceito em Portugal qual dos trâmites devo seguir?

Desde já agradeço pela ajuda!

«1

Comentários

  • @Luciano G Silva , você pode levar o Formulário preenchido a qualquer Cartório de Notas de sua cidade para assinar na frente do funcionário e reconhecer a firma por autenticidade. O Formulário NÃO precisa ser apostilado.

  • Muito obrigado pela ajuda Letícia!

    Ajudou imensamente!

  • @Luciano G Silva , mande seu processo para o Arquivo Central do porto. No momento, é a Conservatória mais rápida. O processo leva uns 6 meses lá!!

  • OK! Muito obrigado por mais essa informação.

    Só confirmando.

    Devo enviar par o Arquivo Central do porto:

    1- formulario 1C devidamente preenchido(reconhecido em cartorio com assinatura presencial) e com aquele comprovante pago no valor de 175 Euros(pode ser pago pelo site com cartão de crédito).

    2- Minha certidão de nascimento apostilada.(Comprovando a filiação com a minha mãe)

    3- Certidão de nascimento da minha mãe portuguesa(cópia) ou identidade portuguesa(copia simples).

    4- Certidão de casamento averbado da minha mãe( Pois o nome dela de casada é outro e foi na época que foi registrado no Brasil).

    5- Um documento meu com foto como a CNH ou Identidade.

    Obs: Minha mãe se tornou portuguesa pelo meu avô.

    A certidão de nascimento pode ser emitida no site também certo?

  • @Luciano G Silva

    3- não mande cópia da identidade portuguesa da sua mãe. mande somente o assento de nascimento dela.

    4- sobre a mudança de nome, creio que, considerando sua dúvida desse tópico (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14913/transcricao-de-casamento-para-divorciados#latest), você já tenha transcrito o casamento dela, certo? até pq sua nacionalidade depende dessa transcrição. então, isso já vai estar averbado no assento de nascimento dela, não precisa mandar certidão de casamento...

    5- cópia autenticada e apostilada da CNH válida ou RG emitido há menos de 10 anos.

    1 e 2 estão corretos.

    O assento de nascimento da sua mãe pode ser obtido no civilonline.

  • @Luciano G Silva , foi sua mãe a declarante do seu nascimento?

    Se foi seu pai brasileiro, você tem que transcrever o casamento dela em Portugal antes de mandar seu processo de atribuição.

    Depois disso, os documentos a serem enviados para o ACP são:

    1- Formulario 1C devidamente preenchido(reconhecido em cartorio com assinatura presencial) e com aquele comprovante pago no valor de 175 Euros(pode ser pago pelo site com cartão de crédito). Correto

    2- Minha certidão de nascimento apostilada.(Comprovando a filiação com a minha mãe) Certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada

    3- Certidão de nascimento da minha mãe portuguesa(cópia) ou identidade portuguesa(copia simples). Cópia simples da certidão portuguesa com o casamento averbado

    4- Certidão de casamento averbado da minha mãe( Pois o nome dela de casada é outro e foi na época que foi registrado no Brasil). Não é necessário

    5- Um documento meu com foto como a CNH ou Identidade. Correto

    Sim, pode pedir a certidão de sua mãe pelo civil online

  • Ola , por favor preciso saber se o formulário 1c para filhos de português (maior de 18) precisa ter a assinatura do pai português tbm ou somente do filho que é o requerente . Outra dúvida surgiu sobre o atestado de antecedentes criminal, é necessário enviar ? Se sim precisa ser apostilado ?

    Foi sugerido o envio dos documentos para a conservatória do Porto, sabe me dizer como está o atendimento em Tondela ??? Eu pretendia enviar para lá.

    Agradeço a ajuda

  • Leticialele e gsilvestre eu não tenho como agradecer tamanha gentileza, obrigado por serem tão atenciosos comigo.

    Tenham um excelente dia e muito obrigado mesmo pelas informações tão importantes.

  • @Maria Santos , o Formulário para maior de idade é assinado apenas pelo Requerente, com a assinatura reconhecida por autenticidade em qualquer Cartório de Notas.

    Nos processos pelo artigo 1C (filhos de portugueses) não é necessário mandar atestado de antecedentes criminais.

    O Arquivo Central do Porto, que tem 12 Conservadores, está levando uns 6 meses para concluir o processo. Tondela tem apenas uma Conservadora e está lotada.

  • @Luciano G Silva , disponha! Boa sorte com seu processo!

  • Muito obrigada

  • @Luciano G Silva

    Vai transcrever? Veja no tópico correspondente, dependendo de pra onde vai mandar.

    Leia aqui antes: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/255995/#Comment_255995

  • Boa tarde!

    1- Estou com a certidão de casamento averbado da minha mãe (portuguesa), porém o mesmo foi emitido em 2019 posso enviar esses mesmo ou deve ser mais atual?

    2- Minha mãe tirou a cidadania pelo consulado português do RJ. Então o assento de nascimento dela é o endereço do próprio consulado?

    3- Qual é o site para pagar o 175 euros, cujo comprovante deve ir junto aos documentos, o site da opção de imprimir o comprovante?

    4- Qual é o endereço do arquivo central do porto?

    5- Para postar esses documentos para outro país, qualquer agência dos correios faz? Tem um nome específico para esse tipo de envio que eu deva mencionar esse tipo de envio?

    Obrigado por toda ajuda!

  • @Luciano G Silva :

    1 - Se a certidão é portuguesa, certamente está informatizada. Basta mandar cópia simples;

    2 - Não!! A certidão dela deve ter sido emitida pela Conservatória dos Registos Centrais!! Veja o número do assento XXXX/XX;

    3 - O site para pagamento é: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C Confirmado o pagamento, receberá o Formulário 1C pelo email cadastrado, com o recibo no cabeçalho;

    4 - O endereço é: Rua Visconde de Setúbal, nº 328 4200-498 – Porto;

    5 - mande seu processo pela DHL. É mais rápida e segura que os Correios, especialmente nestes tempos de pandemia. Custa uns 40 reais a mais. Encontre uma loja aqui: https://locator.dhl.com/

    Boa sorte!!

  • Boa Noite! Obrigado mais uma vez pela ajuda senhora Leiticialele.

    Eu estou tantando preencher o formulario 1 c, algumas duvidas tem surgido, gostaria, se possível, que me ajudasse novamente, para que eu não cometa nenhum erro ao enviar o documento.

    Referente ao quadro 2 do formulario 1 C.

    1- no campo frequesia e concelho, quando minha mae tirou a cidadania dela era fácil entender porque meu avo português nasceu em portugal e já possuía essas informações, ao tentar preencher no meu caso estou tendo dificuldades porque minha mãe nasceu no Brasil, nesse caso o que seria a freguesia e concelho para ela, como preencher?

    2- O numero de assento dela possui 4 números e o ano posteriormente, mas na hora de preencher a opção assento existem 8 espaços mas o ano de ir logo em seguida no outro campo independente de haver 8 espaços no campo assento?

    3- Minha mãe teve que fazer averbação de casamento e foi gerado um numero de assento para isso, esse numero não tem relção com esse campo assento certo?

    4- No campo abaixo de data de nascimento tem um quadrado e do lado dele dois espaços vazios em seguida escrito conservatoriado registro civil em seguida varios espaços para preecher. No documento da minha mãe só consta o termo : cota : Integrado na conservatoria dos regsitros centras. Como preencho esses campos?

    5- Existe um ultimo quadradinho ao lado de conservatoria dos regsitros centrais, devo sinalizar algo nesse espaço?.


    Quadro 1

    1- No código postal não há espaços suficientes, devo imprimir outro formulario 1c e colocar o número do cep a mais ou basta colocar o numero a mais antes do primeiro espaço?

  • @Luciano G Silva

    Referente ao quadro 2 do formulario 1 C.

    1- no campo frequesia e concelho, quando minha mae tirou a cidadania dela era fácil entender porque meu avo português nasceu em portugal e já possuía essas informações, ao tentar preencher no meu caso estou tendo dificuldades porque minha mãe nasceu no Brasil, nesse caso o que seria a freguesia e concelho para ela, como preencher? Preencha apenas o número do assento, que é expedido pela Conservatória dos Registos Centrais. Se vai mandar cópia simples da certidão portuguesa, deixe em branco.

    2- O numero de assento dela possui 4 números e o ano posteriormente, mas na hora de preencher a opção assento existem 8 espaços mas o ano de ir logo em seguida no outro campo independente de haver 8 espaços no campo assento? Utilize apenas os 4 últimos quadradinhos. Coloque o ano com 4 dígitos.

    3- Minha mãe teve que fazer averbação de casamento e foi gerado um numero de assento para isso, esse numero não tem relção com esse campo assento certo? Não, o assento de nascimento português não muda. O casamento vai aparecer como averbação na certidão dela.

    4- No campo abaixo de data de nascimento tem um quadrado e do lado dele dois espaços vazios em seguida escrito conservatoriado registro civil em seguida varios espaços para preecher. No documento da minha mãe só consta o termo : cota : Integrado na conservatoria dos regsitros centras. Como preencho esses campos? Deixe em branco. Assinale Conservatória dos Registos Centrais

    5- Existe um ultimo quadradinho ao lado de conservatoria dos regsitros centrais, devo sinalizar algo nesse espaço?. Sim, coloque um X


    Quadro 1

    1- No código postal não há espaços suficientes, devo imprimir outro formulario 1c e colocar o número do cep a mais ou basta colocar o numero a mais antes do primeiro espaço? Coloque o primeiro dígito do CEP antes do primeiro quadradinho.

  • Quando minha mãe tirou a cidadania dela, se não me engano ela deixou foto e recebeu também uma identidade, como faço para enviar a foto e receber a identidade, não fiz nenhum tipo da cadastro no site, esse link apenas pedia nome, apelido, morada, e-mail... Então fiz o pagamento, mas não pede foto nem nada do tipo. Então como ao final desse processo não receberei uma identidade? Não é necessário fazer nenhum tipo de cadastro alem desse, nesse site----> https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

  • @Luciano G Silva , certamente você está se referindo ao cartão cidadão, a identidade portuguesa.

    Antes de obter o cartão, você precisa que seu processo de cidadania seja finalizado e o registo português criado.

    Depois disso, terá que agendar uma data no Consulado que atenda à área em que você mora ou ir a Portugal em qualquer loja do cidadão, para requerer o cartão Cidadão e, se desejar, o passaporte.

    No Consulado irão colher suas digitais e tirar sua foto.

    Que certidão você solicitou no civil online?

  • Muito bom dia senhora Leticialele, a descrição do pedido está como artigo 1-C ( essa descrição apareceu após o pagamento no meu e-mail), antes do pagamento eu não vi nenhuma opção para selecionar tipo de pedido, segui esse link https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C. Nesse link ele abre as opções onde ponho nome, e-mail, endereço e posteriormente realizo pagamento, nele não aparece a descrição para que é o pedido. Mas o valor é de 175 euros, já foi pago por cartão de crédito. A minha intenção é tirar a cidadania portuguêsa por ser filho da minha mãe que se tornou portuguesa em 2016. O que chegou no meu e-mail foi o artigo 1C com o comprovante do pagamento no cabeçalho e a descrição do pedido que aparece é : Artigo 1-C. Cometi algum erro no procedimento? Pois em nenhum momento especifiquei em lugar nenhum que se tratava de uma solicitação de nacionalidade portuguêsa.

  • @Luciano G Silva é o formulário 1C mesmo... está certo.

    somente após o processo de nacionalidade, como disse a @Leticialele, é que você comparece ao consulado para solicitação do CC, momento em que se tira a foto, etc...

  • Gsilvestre e leticialele Obrigado pela ajuda. Vocês aqui do fórum ajudam muito! Só tenho a agradecer.

    1- No quadro 5 ele tem espaço para duas assinaturas do declarante uma em baixo da outra devo assinar então ambas no cartório para reconhecimento?

    2- no quadro 4 que específico a relação de documentos, eu vi o campo certidão de nascimento ( já tenho a minha de inteiro teor apostilada e outra certidão de inteiro teor apostilada com cópia reprografica ambos pertencem a essa campo imagino, mas são dois documentos separados que recebi do cartório), vi também o campo certidão de nascimento da mãe nacional portuguesa( já tenho a cópia simples do da minha mãe com casamento averbado). Não vi os campos que constem cópia da minha identidade ( imagino que uma cópia simples frente e verso, sem necessidade de firma reconhecida), no caso da minha identidade eu devo então preencher os campos em branco destinados para especificar outros documentos?

    Desde já agradeço!

  • @Luciano G Silva , o Formulário é o seu requerimento para a nacionalidade portuguesa. A ele você vai juntar os documentos necessários e enviar para o Arquivo Central do Porto. O processo leva uns 6 meses e, ao final, com a criação do registo, você "nascerá" em Portugal

    1 - Assine apenas na primeira linha. Há duas linhas para o caso de haver procuradores (até 2).

    2 - No quadro 4, você vai marcar um X nos itens:

    1 - Certidão do registo de nascimento do interessado - SUA certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    2 - Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português - Cópia simples da certidão portuguesa de sua mãe;

    3 - Fotocópia certificada do ..... ou documento de identificação equivalente - Cópia autenticada e apostilada do seu RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação.

    Não marque mais nada!! Você não precisa mandar documentos-extra. A não ser que tenha casado e mudado o nome com o casamento!

  • Durante o preenchimento da identidade, estou utilizando o meu RG emitido pelo Detran Rj mas acima de detran RJ esta escrito Secretaria de estado da casa civil e desenvolvimento econômico, eu estou em duvida se coloco como orgão emissor somente a abreviação DETRAN ou escrevo parte do termo SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL, faltando a parte que se refere a desenvolvimento econômico, ou mesmo se abrevio tudo colocando nos espaços SECCRJ. Desculpe se a duvida é simples mas como não posso errar nesse documento, cada detalhe estou tomando o devido cuidado.

  • Boa noite! o meu formulário 1C já esta quase completamente preenchido, porém pequenas dúvidas ainda restaram.

    1- Sei que devo enviar a copia simples da certidão de nascimento da minha mãe(portuguesa), porém o consulado nos forneceu em 2019(após averbação do casamento), dois documentos que não têm o nome de certidão, mas consta em um deles os dizeres CERTIFICO que o ''presente documento está conforme o original do registro n °xxxx" (referente ao assento de casamento)"........Substitui a certidão de copia integral assento de casamento para outros fins". O outro documento que nos foi fornecido tem dizeres semelhantes CERTIFICO que o presente documento esta conforme o original do registro n° xxxx"(referente ao assento de nascimento)".........Substitui a certidão de copia integral assento de nascimento para outros fins." Na ultima folha desse ultimo documento que citei consta ---> Cota: integrado na conservatória dos registos centrais. Logo abaixo consta: Averbamento n°.X, de XXXX-XX-XX.

    casou civilmente com .......

    Ou seja são dois documento um referindo ao assento de casamento e outro ao assento de nascimento(onde no meu entender pelos dizeres da ultima página consta referência ao averbamento de casamento, apesar de não ser a certidão que faz referência direta ao assento de casamento). Sendo assim o documento que devo enviar junto ao formulário 1C é esse segundo documento que faz referência ao assento de nascimento e na ultima pagina vem com esses dizeres citados acima ou devo enviar os dois documentos?

    2- Tenho uma certidão de inteiro teor apostilada e uma de certidão original apostilada com copia reprográfica, a de inteiro teor não preciso enviar certo? apenas enviar a certidão de nascimento apostilada com copia reprográfica, porém se eu enviar as duas devo citar no campo outros documentos e adicionar nos espaços destinado a ducumentos extras os dizeres --> Certidão de inteiro teor?

  • @Luciano G Silva , pode colocar o DETRAN como órgão emissor.

    Não precisa mandar cópia simples do assento português de sua mãe, escreva o número do assento de nascimento no local próprio do Formulário 1C e mande cópia simples desses dois documentos fornecidos pelo Consulado.

    Pode mandar apenas a certidão por cópia reprográfica. Se quiser mandar a inteiro teor, sim, descreva em "Outros documentos" - Certidão inteiro teor

  • Boa noite Senhora Leticialele! Por favor!Só confirme se entendi direito. No quadro 2 eu não preenchi nada somente marquei mãe portuguesa e para manter o meu nome, então irei adicionar esse número de assento de nascimento da minha mãe conforme sua orientação e no quadro 4 eu marquei os itens 1, 2 e 3. No caso o item 2 se refere a certidão de registo de nascimento da mãe, imaginei que os dois documentos fornecidos pelo consulado já citados no poste anterior teriam valor de certidão posso então manter marcado esse tópico(2) e enviar esses documentos como sendo a certidão de registo da mãe portuguesa(sem necessidade de adicionar nenhum deles como documento adicional.

  • @Luciano G Silva , exato!

    Só um detalhe - por favor, não me chame de senhora!! Sou velha, mas às vezes quero esquecer isso... hahahahaha

  • Hahaha, desculpa!Apenas estava tentando ser respeitoso.

    Letícialele e demais colegas do fórum boa noite!

    1-Eu pretendo fazer autenticação da minha identidade para enviar junto aos documentos ela precisa tbm ser apostilada né?

    2-Eu tenho quanto tempo para enviar esses documentos?

    3-posso acompanhar pelo cível online o andamento do meu processo?

  • editado September 2021

    @Luciano G Silva , sim, precisa mandar cópia de sua identidade autenticada e apostilada;

    Você tem que mandar todos os documentos juntos, formando um processo - Formulário 1C com o recibo impresso no cabeçalho, certidão portuguesa da mãe (com o casamento averbado, se for o caso), sua certidão por cópia reprográfica apostilada e cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação.

    Depois de entregue no Arquivo Central do Porto, em, no máximo, 30 dias, vai receber pelo email (olhe também sua caixa de spam) o número do processo e a senha para acompanhar o processo pelo site https://nacionalidade.justica.gov.pt/

  • Bom dia Letícialele e demais colegas do forum! Vim ao cartório e assinei o artigo 1-C, no quadro 5. A atendente que reconheceu a firma disse que eu deveria datar no dia de hj no campo dia mês e ano do quadro 5. Por isso gostaria de saber se é isso mesmo? Porque imaginei que esse documento talvez tivesse que ser datado quem sabe em Portugal.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.