Transcrição de casamento para divorciados.
Olá boa noite, me chamo Luciano estou ajudando a minha mãe que é portuguesa nascida no Brasil, a realizar a transcrição do casamento dela, para que eu possa também tirar a minha cidadania portuguesa, pois quando nasci a minha mãe era casada e na minha certidão bem como na minha identidade consta o nome dela de casada sendo que hoje em dia ela é divorciada. A minha duvida é a seguinte: Conseguimos marcar um dia para entrega de documentos no consulado geral de Portugal no Rio de Janeiro no entanto surgiu uma duvida quando a que certidão de casamento a minha mãe deve levar, pois ela tem como ir no cartório onde casou e emitir a certidão de casamento como se ainda estivesse casada e tem também como pegar a certidão de divorcio onde consta que ela foi casada é no verso indica que está divorciada. Portanto para todos os efeitos qual das duas certidões devemos apresentar no consulado no dia agendado para que ela possa realizar a transcrição de casamento dela de tal forma que eu também possa tirar a minha cidadania como filho de português? Sei que para o divorcio devemos contratar advogado para realizar o procedimento, porém apenas queremos, de início, que Portugal fique notificado que sou filho de minha mãe através da transcrição de casamento não sendo então prioridade realizar o divorcio em seguida.
Desde já agradeço pela ajuda.
Desde já agradeço pela ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
- você disse que quando nasceu sua mãe era casada. pergunto: quando nasceu, era casada com o seu pai?
- na sua certidão de nascimento quem é o declarante do seu nascimento? seu pai ou sua mãe?
Meus sinceros agradecimentos pela ajuda..
Não tem qualquer impedimento de fazer a transcrição de casamento por ter a averbação do divórcio na certidão de casamento. Os atos da vida civil devem ser transcritos em Portugal na ordem em que ocorreram portanto primeiro tem que ser feita a transcrição do casamento para somente depois poder ser feito o registro do divórcio. No caso do divórcio este nem é feito pelo consulado, somente através de advogado que atue em Portugal pois tem que ser feito um processo judicial de revisão de sentença estrangeira para que o divórcio feito no Brasil seja reconhecido lá.
Não é necessário registrar o divórcio para você poder fazer seu processo de nacionalidade, apenas registrar o casamento.
para transcrição do primeiro casamento de sua mãe, terá que enviar a certidão de casamento de inteiro teor, apostilada, conforme @Vlad Pen mencionou.
Mas, para nos esclarecer e complementando:
sua mãe casou-se depois do divórcio com seu pai?
Ou nunca se casaram?
Aproveitando, em que ano vc nasceu?
lucia
ok, então neste caso não terá problemas para provar a maternidade.
Alguém com o Vp sacado em 18-3 , ja teve o processo concluído?
1) como devo preencher o campo residência habitual do nubente? Não sei onde meu ex reside, não tenho contato com ele.
2) como devo assinar o requerimento? Meu nome atual é diferente do nome de casada. No início do requerimento devo preencher com o nome de casada, mas assino com o nome atual?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
Posso deixar em branco os campos "estado civil" e "residência habitual" do nubente? Já estou casada pela segunda vez e não tenho mais contato com o meu ex-cônjuge para preencher estes campos com dados atuais.
Se eu preencher no início do requerimento com o meu nome de casada não poderá dar problema? pois na hora de eu assinar como declarante será com o meu nome após o divórcio, que é a minha assinatura atual. Obrigada!