Busca certidão nascimento brasileira

Preciso de ajuda para descobrir onde minha vó foi registrada para conseguir a certidão de nascimento dela.

Thereza Fernandes das Neves nascida em 13/05/1918 ( mais só foi registrada depois de 1922 , filha de Leonor Fernandes das Neves e Antônio Fernandes de Oliveira. Pode ser que ela tenha sido registrada na antiga terceira Pretoria.

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2021

    @ivana machado

    Boa noite,

    Acho que encontrei dois irmãos da thereza.

    1) Luiz (abril de 1926) - registro 1144:

    "https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6GB7-WPJ?i=80&cc=1582573"

    2) Margarida (abril de 1928) - registro 372:

    "https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6XB8-Z1?i=40&cc=1582573"

    Ambos eram da freguesia de Sant'anna.

    E você deve ter um parente procurando pelo mesmo antepassado.

    Alguém fez a árvore da sua família, talvez um parente seu. Sugiro que entre em contato com ele pelo FS.

    De acordo com essa árvore, a sua avó nasceu em 13/05/1918, mas o registro não está na árvore.

    Tente buscar nos livros da freguesia de Sant'anna na data mencionada.

    O endereço:

    "https://www.familysearch.org/tree/person/details/GCDN-F31"

    Uma boa busca!

  • Fico Grata, já havia localizado as certidões dos irmãos, só não localizo da minha vó. Na verdade, ela nasceu em Portugal, os irmaos aqui no Brasil. Acontece que a mãe dela (minha bisavó) a trouxe com 4 anos sem ter registrado em Portugal, minha esperança é que tinha sido registrada aqui no Brasil.

    Agradeço muito a sua ajuda

  • @ivana machado , se ela veio com 4 anos, com certeza tinha assento de batismo ou certidão de nascimento em Portugal!!

    Por que não pede uma certidão pelo civil online? Custa 10 euros. - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • editado August 2021

    @ivana machado

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/133831#Comment_133831

    em outra discussão de 2018 foi achado o passaporte nº 627 da mãe Leonor Rosa e o estado civil solteira https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=411670 ...m0107.tif

    se for solicitar no civilonline cite apenas o nome da mãe

    e no processo do passaporte da mãe não consta Teresa https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=1551029 no menu a esquerda pasta 627

  • ivana machadoivana machado Member
    editado August 2021

    Pois é Kleber, estou com bastante dificuldades.

    Só estou dependendo da Certidão de Nascimento da minha vó para dar entrada no processo de neto para o meu pai.

    Já tenho todos os documentos da minha bisavó, temo que não tenha registrado minha vó por não ser casada, embora tenha casado no Brasil em 1924 e declararam na própria certidão de casamento que já viviam maritalmente e dessa união nasceu minha vó Thereza.

    Na certidão de casamento da minha bisavó consta

    "Os nubentes declaram que já viviam maritalmente , que dessa união tiveram uma filha de nome THEREZA FERNANDES DAS NEVES, nascida em 13/05/1918, cuja menor fica pelo presente termo e subsequencia do matrimonio legitimada para todos os efeitos. 17 de julho 1924. (casamento realizado na Terceira Pretoria Civil -Freguezia de Santo Antonio - Rio de Janeiro.

  • @ivana machado , peça a certidão pelo civil online, se nasceu em 1918, não encontrará nos assentos de batismo

  • Boa tarde!


    Preciso de ajuda para localizar a certidão de nascimento do meu avô (nubente brasileiro) para iniciar o processo de transcrição de casamento dele com a minha avó portuguesa. Já fiz busca no familysearch e só encontrei a certidão de óbito.


    Nome: José Luciano dos Reis

    Filiação: Zineta Prates de Jesus e Luciano José dos Reis

    Nascimento: 22/01/1935

    Local: Divino de Carangola - MG


    Quaisquer informações vão me ajudar bastante! Muito obrigada!

  • editado August 2021

    @leticiareiss Boa tarde, os registros de Minas podem ser encontrados em https://registrocivilminas.org.br encontrei todas as certidões da família do meu pai por lá, desde nascimento, óbito, casamento. Fiz busca para seu familiar, em Divino, em Carangola e não achei, tem certeza que ele nasceu ou foi registrado em MG? o da Zineta Prates de Jesus eu achei lá, mas pode ser que por algum motivo o assento dele não foi digitalizado.

    Como minha família é de MG vou tentar em outras fontes.

  • @Leticialele tentei acessar o civil online mais estou tendo dificuldades.

  • @lucas21 Oii, Lucas! Muito obrigada pela ajuda! Até hoje não localizei o registro, até desisti um pouco de procurar. Verifiquei que ele pode ter sido registrado em Caratinga. Como faço a busca nesse site?

  • @leticiareiss boa noite querida, esses são os telefones do cartório de Caratinga, como foi o lugar de nascimento da mãe dele, pode ser que ele seja do mesmo local.

    (33)3321-7321/(33)9197-9227

    Você possui a certidão de casamento dos seus avós? Do José Luciano dos Reis com a Dona Rosa Mércia Silva dos Reis? Caso sim, procure se informar com o cartorio se eles tem a habilitação do casamento, pode conter uma copia das certidões de nascimento dos nubentes.

    Quanto ao site registro civil MG, é só fazer um cadastro e efetuar as pesquisas, mas os registros onlines de MG estão incompletos.

    Em ultimo caso, procure aqui no fórum sobre transcrição de casamento sem certidão de nascimento do nubente, é meio dispendioso, mas se for o único caminho. . . se conseguir as certidões certinhas será mais fácil. Você ja possui todas as certidões da sua vó portuguesa?

  • Olá a todos! Gostaria de saber se alguém pode me ajudar!

    Meu pai e tio são netos de português. Felizmente encontrei onde eles foram registrados e já tenho a certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica do meu tio. Infelizmente o do meu pai tive que entrar com um processo na justiça para restaurar o livro de registro de nascimento porque o mesmo estava apagado. E enquanto isso sigo buscando o nascimento e casamento da minha avó.

    Maria Francisca de Souza

    D.N. 20/11/1905

    Pais: José Francisco de Souza e Augusta Clara de Souza

    Cônjuge: Sebastião Candido Moraes

    Já busquei mais informações no óbito, no cemitério onde foi sepultada, no hospital onde faleceu... mas não encontrei nada.

    Na certidão de nascimento do meu tio (segundo filho de Maria, q nasceu em 1932) está escrito que Maria se casou no mesmo Distrito. Ele está registrado em Cardoso Moreira-RJ. Mas naquela época todas as cidades vizinhas pertencia a Campos dos Goytacases. A atendente do cartório de Cardoso fez a busca de Maria mas não encontrou. Também fiz busca em Italva, Itaperuna, Cambuci, São Fidelis, e em todos os cartórios de Campos.

    Também já fiz buscas nos registros dessa região no family search, mas não tive sucesso.

    No site do sian tentei buscar mas não consegui. Já não sei mais onde buscar!

    E necessito muito encontrar porque já vivo na europa mas estou ilegal aqui há 4 anos!

    Então peço por favor! Me ajudem!!

    Desde já agradeço a todos pela atenção!

  • @lucas21 Muito obrigada pela ajuda! Ainda estou tentando encontrar a certidão. Tenho todos os outros documentos necessários. O assento de nascimento da minha avó portuguesa já foi informatizado. Encontrei até o cartão de embarque de toda a minha família portuguesa no FamilySearch. O único documento que está faltando é essa certidão do cônjuge brasileiro, tenho todos os documentos dele, identidade, CPF, carteiras de trabalho, até certificado de reservista.

    Sobre o desarquivamento da habilitação de casamento, o cartório me informou que eles só guardam esses documentos por 10 anos e que eu deveria fazer uma busca no Arquivo Nacional, entrei no SIAN e achei o site muito complicado, não consegui encontrar nada.

    Entrei em contato com o forum para verificar se foi feito um registro tardio, vou lá essa semana fazer a solicitação. Porém não acredito que ele tenha se registrado tardiamente, pq tenho um certificado de reservista dele aqui, acredito que para entrar no exército ele precisou levar a certidão de nascimento.

    Se você souber de mais informações que possa me ajuda, será de grande valia! Muito obrigada! 


    

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.