Certidão de Nascimento do meu avô

Boa tarde,
Meus avós paternos são portugueses. Estou tirando a cidadania do meu pai para depois tirar a minha. Me falaram que precisa ser a certidão de nascimento do meu avô (na caso pai do meu pai, que foi o declarante na certidão dele), mas não estou achando, tenho somente a da minha vó. Que a da minha vó valeria somente se meu avô não fosse português. Está certa essa informação ou eu posso usar a da minha vó.

Caso precise, aonde eu posso conseguir a certidão de nascimento do meu avô?

Obrigada

Comentários

  • @carlarna , vc até pode pedir a atribuiçao pela sua avó mas terá q transcrever o casamento dela de qualquer maneira( se casou fora de Portugal)e para transcrever o casamento, terá q ter o assento de nascimento do avô.Para localizar o assento do avô terá q saber q região ele nasceu em Portugal e data de nascimento.
  • Vlad Pen, meus avós casaram em Portugal. Eu sei aonde meu avô nasceu e a data. Tem algum lugar em que eu possa obter a certidão de casamento?
  • @carlarna se os avós casaram em Portugal não precisa transcrever o casamento e nem vai precisar da certidão de casamento deles.Se não encontrar o assento de nascimento do avô, faça a atribuiçao do seu pai pela sua avó.
  • Obrigada, Vlad pela informação
  • Caros, estou procurando o assento de batismo do meu avô POMPEU TEIXEIRA PINTO que segundo o documento emitido pelo consulado de Portugal no Rio de Janeiro em 06-02-1929 ele teria nascido em 13-05-1906 em Celorico de Basto. Olhei nos livros de assento do arquivo distrital de braga os nascinentos para o ano de 1906 mas não achei para esta data de 13-05-1906. Alguém poderia me dar dica de procura pois não sei se estou procurando corretamente.
  • Eu só consegui achar do meu bisavô depois que descobri a freguesia no cartão de imigração do irmão dele.. Sem saber, fica muito difícil.
    Tem que procurar em todos os documentos, até dos parentes dele.
  • Boa noite pessoal estou iniciando a jornada para retirada da cidadania Portuguesa, mas estou perdido no assunto, pois minha mãe é filha de Português já falecido e ele era casado com Brasileira. Temos a Certidão de casamento da minha mãe, Certidão de óbito do meu avô, acabei de achar a certidão de casamento dele aonde consta que ele é do Distrito da GUARDA em Portugal, nascido em 05/02/1885. O que eu necessito fazer agora de posse destes documentos? Como proceder daqui para frente? Obrigado!
  • O nome do meu avô é: Antonio de Almeida Justino , filho de Joaquim de Almeida Justino e Gracinda da Conceição.
  • @avelasco

    O seu avô embarcou em Lisboa em 1909. Sugiro que você peça pesquisa no Arquivo Nacional.

    veja na pátina 13/17 - http://sian.an.gov.br/sianex/consulta/Pesquisa_Livre_Painel_Resultado.asp?v_CodReferencia_id=1127347&v_aba=2
  • Mariza Guerra com a certidão de casamento do meu avô eu consigo dar entrada no processo?
  • @avelasco

    Não. É preciso do assento de nascimento.
  • Como eu faço para conseguir esta certidão? será que na Igreja que foi celebrado o casamento eu consigo? Caso não tenha mais nada no Brasil sobre ele, como eu procedo? Sabendo a data do nascimento dele que é 05/02/1885 no Distrito de nascimento dele que é o da GUARDA em Portugal, como solicito esta certidão da nascimento ou bastimos dele? Obrigado!
  • @avelasco informe o nome completo do seu avô, nome dos pais dele e se teve filhos.Fica mais fácil localizar o assento de nascimento dele.De qualquer forma vai ter q solicitar uma copia ao Arquivo Distrital da região q ele nasceu.
  • Nome do meu avô : Antonio de Almeida Justino que também assina Antonio Justino de Almeida , Distrito da Guarda Portugal, Nascimento: 05/02/1885. Filho de : Joaquim de Almeida Justino e Gracinda da Conceição. Meu Avô veio para o Brasil no Vapor de Nome Avon , com saída de SOUTAMPTON e com escala em Lisboa com destino ao Brasil na cidade do Rio de Janeiro em 06.11.1909. Casou no Brasil e teve vários filhos sendo um deles a minha mãe.
  • Como posso descobrir a Freguesia e Conselho do meu avô?
  • Boa Noite! Prezados, Sou novo aqui no Forum e completamente desorientado.kk. Bem, estou buscando informações da avó da minha esposa. O que eu descobri são informações de registro de nascimento aqui no Brasil 3 registros com 3 nomes diferentes e 3 datas de nascimento diferentes:
    Registro de Nascimento no Brasil:
    1)
    AUREA VIEIRA SILVA.
    Pai: Edgar Martins Vieira.
    Mãe: Epifânia Vieira Xavier.
    Avós Paternos: José Santana e Carolina Santana.
    Avós Maternos: José do Nascimento e Amélia do Nascimento.
    Ela foi ao Cartório da Encruzilhada – Recife – Pernambuco – Brasil e fez o seu registro de nascimento com testemunhas em 22/03/1944. Informou que nasceu no dia 25/04/1921 em Gameleira – Recife – Pernambuco – Brasil e se chamava: AUREA VIEIRA SILVA.

    2)
    AUREA VIEIRA DA SILVA.
    Pai: José Barbosa da Silva.
    Mãe: Epifânia Xavier Vieira.
    Avós Paternos: Teotônio Barbosa da Silva e Maria Lucinda da Conceição.
    Avós Maternos: José do Nascimento e Amélia do Nascimento.
    Ela foi ao Cartório da Maria Lona - Madalena – Recife – Pernambuco – Brasil, e fez o seu registro de nascimento com testemunhas em 09/07/1967. Informou que nasceu no dia 25/04/1929 em Madalena – Recife – Pernambuco – Brasil e se chamava: AUREA VIEIRA DA SILVA.
    3)
    AUREA XAVIER VIEIRA.
    Pai: Edgar Martiniano Vieira.
    Mãe: Epifânia Xavier do Nascimento.
    Avós Paternos: José Martins Vieira e Carolina Pinheiro Vieira
    Avós Maternos: Antônio Valério do Nascimento e Amélia Xavier Nascimento.
    O Pai: Edgar Martiniano Vieira, compareceu ao Cartório Porto Virgínio – Recife – Pernambuco – Brasil com testemunhas e fez o registro de nascimento de sua filha no dia 16/12/1934 de sua filha, nascida no dia: 25/04/1923 em Nova Laras - Distrito de São José – Recife – Pernambuco – Brasil e se chamava: AUREA XAVIER VIEIRA.

    Segundo o Pai da minha esposa (falecido), ela era realmente portuguesa, mas nao sabe aonde ela nasceu lá em Portugal e que o nome correto dela era: AUREA XAVIER VIEIRA - Pai: Edgar Martins Vieira.
    Mãe: Epifânia Vieira Xavier. Não sabemos qual o Vapor que ela veio, sabemos que ela viveu em Recife - Pernambuco e faleceu no mesmo Estado. Como faço para descobrir o local de nascimento dela em Portugal. Desde já agradeço pela Atenção. Roberto Oliveira
  • Boa noite. Alguém pode me auxiliar? Não consigo achar o assento de nascimento de Manoel Gonçalves Mão Cheia, em 31/08/1902, filho de Antonio Gonçalves Mão Cheia e Maria da Conceição Mão Cheia, na cidade de Funchal. Agradeço muito.
  • @Yolanda
    para solicitar o registro envie os dados ao ABM - http://abm.madeira.gov.pt/pt/contactos/

    http://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/baptismo/index.php?id=0OkRkFrPFtVjxR8AIp4jGwki

    Data: 1902-09-07
    Local: Paróquia do Arco da Calheta

    FILHO: Manuel
    Pai: António Gonçalves Mão-Cheia
    Mãe: Maria da Conceição

    Livro: 7450
    Folha: 46 v.º-47
    Obs:

    http://abm.madeira.gov.pt/bases/passaportes/detalhe/?reg=45600
  • @Roberto Oliveira

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKDW-KZMV - nesse registro o pai declara que todos são brasileiros.
  • @Mariza Guerra

    Boa Noite!!!! Preciso muito de ajuda para buscar algum registro documental de minha vó, Thereza Fernandes das Neves.Já venho buscando a bastante tempo.
    Minha vó nasceu na Freguesia de Vila Nova de Gaia em 1918. Mais exatamente no dia 13 de maio de 1918. Sua mãe, Leonor Fernandes das Neves, era solteira e embarcou para o Brasil em 25/03/1922.
    Tenho algumas informações que acho relevante.(O único documento que tenho é o passaporte da minha bisavó)
    Ela embarcou com minha vó para o Brasil em 22 de março de 1922, nunca declarou o nome do pai da minha vó para a mesma. Minha vó nunca sempre diz que seu registro de nascimento queimou no navio.
    Procuro algum registro de minha vó THEREZA FERNANDES DAS NEVES, nascida em 13 de maio de 1918 filha de Leonor Fernandes das Neves passaporte expedido em 03 de março de 1922 número G27 registrado no livro número 191 fls 105.
    Leonor era filha de Luiz Fernandes das Neves e Maria Carlota Neves.
    Agradecida por toda atenção, desde já.
    Uma dúvida: Minha vó embarcou com 4 anos para o Brasil com sua mãe, é possível que ela não tenha sido registrada? Já venho procurando registros a bastante tempo. As certezas são o passaporte de minha bisavó, e fotos do embarque no Porto em Portugal.
    Agradeço qualquer ajuda dispensada.

    Ivana Machado
    Rio de Janeiro Brasil

  • Mariza Guerra, agradeço demais a sua colaboração. Vou entrar em contato.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado February 2018
    @ivana machado

    http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411670 - tif 107 - a filiação materna está diferente.

    Para encurtar o caminho sugiro que você envie os dados do passaporte ao Arquivo do Porto e peça buscas do registro de Thereza no prontuário do passaporte da mãe pois, não é dito que a filha era acompanhante.
    Corrija o G27 para 627 - que é o numero do passaporte.
    A mãe era natural de Gaia- dezenas de freguesias- e estava morando em Porto.
    http://www.adporto.pt/index.php/contact

    37660 Leonor Rosa
    Gaia Gaia
    Luís Fernandes Das Neves Maria Rosa Doméstica 28 Rio de Janeiro Solteiro

    No livro de passaportes o nome de mãe parece ser Maria Neves e no Cepese Maria Rosa.
  • boa tarde,
    Meus avós vieram de Portugal em 1950, e nasceram em 1916.Inclusive casados em Portugal.
    Gostaria de saber se através do passaporte consigo dados necessários para a retirada da certidão de nascimento de ambos?
    E se preciso ligar diretamente para o cartório em Portugal, ou pelo Brasil consigo emitir esse documento?
    Obrigada.

    att
    Muriel
  • @Murielcmarques

    Se o passaporte tiver a freguesia de nascimento bastaria enviar os dados à Conservatória do Concelho correspondente para receber a certidão ou indicação do número do assento.
  • Prezada @Mariza Guerra
    De fato todos os 3 registros ela informa que nasceu no Estado de Pernambuco, porém o Pai da minha Esposa(falecido) falava para os filhos que ela era portuguesa. Qual a melhor maneira de descobrir se ela era portuguesa ou não? Antigamente aqui no Brasil, a pessoa poderia se dirigir ao cartório com 2 testemunhas e fazer o registro de nascimento.Não sei se ela fez esses registros com medo de algo? desde já agradeço pela atenção. Roberto Oliveira
  • @Roberto

    Está difícil descobrir se eram portugueses pois, os nomes mudam a cada registro. Veja que a Epifânia, mãe da Áurea, também se declarou brasileira em um registro tardio: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKDW-V6LL

    Irmão da Áurea também se declarou no cartório tardiamente.: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QLWK-6CP4

    Podem ter chegado ao Brasil sem os documentos ou realmente são brasileiros.
  • @MarizaGuerra
    Boa Tarde!!! Fiz como orientou, enviei os dados ao Arquivo Distrital do Porto e informaram:
    Exma. Senhora Ivana Machado,
    Informamos que o processo de passaporte de Leonor não menciona a filha Teresa. Diz apenas que Leonor é natural de Avintes, nascida a 17/10/1893 e residente na freguesia de Vitória, concelho do Porto.
    Poderá contactar o Arquivo Central do Porto para tentar saber se, por acaso, Teresa terá nascido na freguesia de Vitória. Email: arqc.porto@dgrn.mj.pt ou a Conservatória de Vila Nova de Gaia: 1crc.vgaia@dgrn.mj.pt .
    Com os melhores cumprimentos,
    O Arquivo Distrital do Porto
    Peço sua ajuda para saber onde encontrar esses e-mail. Os que me foi informado acima não existem.
    Voce pode me ajudar?
    Mariza, pela sua experiência você acha possível que minha vó tenha embarcado sem documentos, nunca tenha sido registrada? Embora ela fale do Batizado em Portugal até hoje.
    Agradecida
    Ivana Machado

  • @ivana machado

    Envie os dados de Teresa à 3ª Conservatória do Porto indicando a freguesia de Vitória: civil3.porto@irn.mj.pt - se os arquivos de 1918 não estiverem lá te indicarão o local correto, mas os anteriores a 1911 estavam nessa Conservatória.

    Faça o mesmo pedido à Conservatória de Gaia indicando a freguesia e Avintes: civil.vngaia@irn.mj.pt

    Escreva no assunto do e-mail: Solicitação de cópia de assento.

    O livro no qual poderia ter o assento de Leonor não está disponível: https://tombo.pt/search/avintes
  • Boa noite a todos(as),

    Estou a procura de informações e certidões de meu bisavô(falecido), que veio para o Brasil, provavelmente no ano de 1910(data que está na identidade de estrangeiro é 08.09.1910):

    Nome Completo: Joaquim de Freitas (Português)
    Nascimento: 24 de Setembro de 1897 (documentos brasileiros)
    Filiação: Francisco de Freitas / Antônia de Oliveira Freitas

    Não sei de que localidade ele (Joaquim de Freitas) era, infelizmente, minha avó com 91 anos diz que ouvia muito ele falar em Coimbra, mas não sei até onde seria a cidade dele ou somente comentários isolados.
    .
    Todos os documentos brasileiros que consegui: certidão de casamento, óbito e carteira de identidade de estrangeiro estão como Portugal e não tem a localidade, ja entrei em contato com os cartórios mas sem sucesso também...

    Além deste tenho também por parte de avô (mas este ja é falecido) será que minha mãe pode requerer já com o pai falecido.

    Bisavô 02 (Português): Samuel Pinto Bessa (Depois que casou passou a ser Samuel Pinto)
    Bisavó (Portuguesa): Ermelinda da purificação Alves (Depois que casou passou a ser Ermelinda da Purificação Pinto)


    Alguém poderia me ajudar?
    Como mencionei, minha avó já esta com 91 anos e precisamos "correr" com o tempo. Por favor!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.