Dúvidas Cidadania

Olá pessoal, pesquisei em vários lugares, mas ainda não consegui encontrar uma resposta definitiva para oq eu quero.

Vou tirar a nacionalidade por ser neto de português, meu pai não quer fazer a dele agora por falta de dinheiro e tals. Porém ele disse que talvez daqui a alguns anos quem sabe ele vai tirar.

Minhas dúvidas são :

1) Eu tirando minha nacionalidade por ser neto , meu pai poderá tirar dps ?

2) Tenho dúvida em relação a como mandar a documentação para Portugal. Eu faço toda a juntada de documentos, e só encaminho em um envelope? Preciso especificar em algum documento digitado por mim mesmo que é referente a nacionalidade? Ou tem algum termo antes ? Manifestação, guias de pagamento? A pergunta em si é, como faço a juntada e como encaminho para Portugal?

3) Depois de enviar a documentação, recebo alguma coisa em relação ao processo? Protocolo , etc? Ou só quando estiver quase pronta a cidadania dps de 2 anos q recebo alguma coisa?

4) Em muitos lugares a documentação informada para envio é diferente, um lugar fala uma coisa, consulado outra, foruns falam outras , advogados outra, e assim vai. Qual a documentação q eu realmente preciso enviar, levando em consideração que está tudo certo com a família etc.

5) Apenas o Cartão Cidadão português de minha vó está vencido. Isso impede eu de abrir o processo ? Ela precisa renovar primeiro para que eu possa enviar a documentação?

Agradeço.

Comentários

  • editado August 2021

    @VitorHollo , seria muito mais prático e econômico se seu pai pedisse a cidadania dele como filho. O processo é muito mais simples e rápido. Pelo Arquivo central do Porto, leva uns 6 meses cada um. Como neto, o processo só tramita na CRCentrais - Lisboa e leva de 24 a 30 meses. A cidadania para o filho é garantida. A de neto tem alguns impedimentos - não podem ter acesso a ela quem já teve alguma condenação a mais de 3 anos de prisão, se presta ou prestou serviço voluntário a Estado estrangeiro (militares, por exemplo) e pode sofrer oposição do Ministério Público português.

    As despesas para os processos de netos são um pouco maiores que os de filhos, têm mais uma certidão, pelo menos.

    Sua avó tem o casamento transcrito em Portugal? Seu avô também era português?

    Caso o casamento já esteja transcrito, pode mandar o processo direto. Se não estiver, tem que transcrever.

    Se você, apesar das vantagens apontadas, desejar fazer o processo como neto, vai precisar

    1 - Pagar o formulário 1D (175 euros) , com cartão de crédito internacional, virtual (do app do seu banco ou algum tipo Nubank) na plataforma de pagamentos do IRN - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    2 - Confirmado o pagamento, receberá, pelo email cadastrado, o Formulário 1D que deverá ser impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado ao Cartório para assinar e ter a firma reconhecida por autenticidade.

    Ao formulário, juntar:

    Cópia simples da certidão da avó portuguesa, com o casamento transcrito;

    Certidão de nascimento inteiro teor do seu pai, apostilada;

    Certidão de nascimento do Requerente, por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação, expedidos há menos de 10 anos;

    Certidão de antecedentes criminais emitida pela Polícia Federal, com validação no verso; e

    Print do email que encaminhou o Formulário.

    Enviar o processo para a CRCentrais - Lisboa. Em uns 2 meses, receberá, pelo email informado, o número do processo e a chave de acompanhamento do processo pelo site da nacionalidade. A tramitação do processo leva de 24 a 20 meses, se não houver exigência.

    ============================================================================================================

    No caso de seu pai, como filho, precisa pagar o Formulário 1C - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C, imprimir conforme descrito acima e levar ao Cartório para reconhecer a firma por autenticidade e juntar:

    Cópia simples da certidão de sua avó com o casamento transcrito;

    Certidão de nascimento do Requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    Print do email que encaminhou o Formulário.

    Enviar o processo para o Arquivo Central do Porto (ACP) e, em umas 2 semanas após o recebimento, receberá pelo email cadastrado o número do processo e a chave de acompanhamento do processo. A tramitação do processo leva uns 6 meses.

    ==============================================================================================================

    Em nenhum dos casos precisará da renovação do cartão cidadão de sua avó.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele muito obrigado pelas informações, já me esclareceu bastante coisa.

    1) Nao sei se minha vó transcreveu o casamento em Portugal, é necessário que seja feito isso para q consiga fazer o processo?

    Se sim, se é obrigatório que tenha, provavelmente já fez sim a transcrição, pois meu tio já fez a cidadania dele pela minha vó e passou assim para minhas primas... Apenas quem não tirou foi meu pai, por falta de dinheiro no momento, e como eu quero tirar penso em fazer a minha direto para neto.

    Agora se não for obrigatório pq perguntou se o casamento já foi transcrito em portugal?


    2) Outra pergunta, com essa pandemia , o consulado está informando q o prazo para obter a cidadania está acima de 1 ano mesmo para filhos , por conta do atraso, acúmulo de processos, muita demanda, etc .... Porém pelo que vejo, mandar o processo direto para Portugal está sendo mais rápido. Oq sugere ?

  • @VitorHollo

    Se você for inteligente, e fizer as contas, verá que o melhor negócio para você seria pagar pela nacionalidade de seu pai se ele não puder.

    Usando as informações do fórum você está economizando muito dinheiro, e pode usa-lo em seu próprio benefício. A Leticialele tentou lhe explicar isso de forma bem delicada e educada. Eu vou ser mais direto.

    Peça o assento de nascimento de sua avó pelo civilonline (€10), e recebe no dia seguinte. Se o casamento foi transcrito ele estará anotado no assento, e você fica sabendo em 24h úteis. https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

    Se não estiver transcrito, e o casamento se deu no BR, primeiro faça a transcrição. (€120 + remessa + os documentos). Não quero me estender nesse assunto. Se for o caso busque nos tópicos de transcrição. Pode também perguntar ao seu tio se ele se importaria em lhe dar uma cópia do assento de sua avó, e se o casamento foi transcrito. Mas antes passe um Óleo de Peroba na cara, pra dar um brilho... É muita cara de pau pedir isso. Ele foi atrás, pagou as despesas sozinho, você chega depois pedindo as coisas? Como se resolve por €10, não deveria pedir, mas é você que sabe.

    Veja se seu pai deseja fazer agora, e caso não queira ou não possa, se ofereça para pagar pela nacionalidade dele (€175 + os documentos). Ele só tem que assinar o formulário no cartório. O resto você faz: Pedir certidões, cópia apostilada do RG dele, etc. Como filho o pagamento se faz em outro link: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Como é processo de filho 1C, pode mandar para o ACP-Porto, e em 6 meses seu pai terá o assento de nacionalidade. É um tempo que você tem para juntar novamente o dinheiro para fazer a sua. Os documentos são diferentes. Busque em páginas anteriores no tópico do ACP: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    Você dá entrada na sua pelo ACP, da mesma forma, e em 6 meses terá sua nacionalidade. Total 1 ano. Se insistir como neto (se não tiver impedimentos nem exigências), só faz pela CRCentrais de Lisboa e está demorando 3 anos.

  • @gandalf

    Olá, eu te desculpo pela sua grande arrogância no último comentário.

    Primeiro, não mal tratei nem desrespeitei ninguém nem ofendi ninguém aqui. Se foi por conta de que fiz a pergunta referente se era obrigatório ter a transcrição e pq ela teria perguntado, é pq tive uma dúvida e apenas perguntei o pq dela ter comentado sobre isso, pois não sabia nem tinha ouvido falar, e se ela comentou sobre é pq algum motivo tinha.

    Em segundo, sobre o que disse primeiro " se vc for inteligente", quer dizer então que estás a me chamar de burro se eu não fizer oq vc me disse pra fazer.

    Se vc acha q todos tem condições de pagar um valor que pra ti parece significamente "barato" então pq não paga pra mim a nacionalidade minha e de meu pai?? Simples não é?

    E qual o problema de eu falar com meu tio? Não preciso ter nenhuma cara de pau para falar com ele, são a minha familia, e somos unidos, ajudamos um ao outro, ja fui atrás da informação com ele, e sim o casamento já está transcrito.

    Um conselho pra ti, deixe de ser uma pessoa tosca, e mesquinha. Comece a interpretar as coisas de outra forma.

    Se eu estou fazendo pergunta aqui no fórum é para tirar minhas dúvidas, se vais responder de forma arrogante, então faça um favor, não responda.

  • @VitorHollo , perguntei sobre a transcrição porque, normalmente, é o pai que declara o nascimento do filho.

    Mas, se seu tio já recebeu a cidadania, significa que o casamento de sua avó já foi transcrito.

    Sim, mandando o processo de atribuição do filho para o Arquivo Central do Porto, se tudo estiver correto e não houver exigências, o processo leva 6 meses para ser finalizado.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele Muito obrigado, acho q esclareceu oq eu precisava mesmo.

    Sim, foi transcrito já. Perguntei para meu tio ele falou que quando minha vó fez a nacionalidade dela já transcreveu o casamento.

    Vou fazer a cidadania do meu pai primeiro, vou dar de presente pra ele hahaha.

    Assim é menos burocracia tmb e é mais rápido.

    Vou encaminhar o processo para Portugal de em vez fazer aqui no consulado do Brasil, pois pelo visto está demorando bastante mesmo sendo de pai pra filho.

    Vou juntar toda a documentação.

    Agradeço demais, qualquer outra dúvida mando aqui. Obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.