Certidao de nascimento da minha avo e casamento dos meus avos
Oi pessoal,
Espero que estejam todos bem! Eu ja havia comentado em um topico um pedido de ajuda de busca pela certidao de casamento dos meus avos e tambem preciso de ajuda com a certidao de nascimento da minha avo. Tenho procurado de diversas formas e em diferentes sites como o Family Search e os arquivos distritais do Porto e de Braga, porem sem sucesso. Nao sei se estou procurando de forma errada. E agradeco muito se alguem conseguir ajudar quando tiver um tempo disponivel e descobrir algo novo.
Vamos la:
Meu avo, Augusto Ferreira da Costa, nasceu no dia 25 de Junho de 1881 na freguesia do Bonfim, Porto. Filho de Jose Antonio da Costa (nascido em Cedofeita) e Maria de Jesus Ferreira (nascida no Bonfim).
Minha avo, Maria Ferreira das Maravilhas, nasceu na freguesia da Se em Braga, filha de Francisco Pereira e Maria das Maravilhas. Eu nao sei a data do nascimento dela, mas por documentos que consegui do meu avo de imigracao em que ela eh citada e consta a idade dela, estimo que tenha nascido entre os anos de 1891 a 1893.
Eles tiveram o primeiro filho Aureo Ferreira da Costa em 16 de Agosto de 1910 no Brasil em Santos. Retornaram a Portugal (nao sei a data) e tiveram o segundo filho Manoel de Edgar Ferreira da Costa no dia 11 de Agosto de 1912 na freguesia do Bonfim, Porto. E retornaram ao Brasil em 1913 aonde viveram ate falecerem.
Nao consigo achar a certidao de nascimento dela de jeito algum, cheguei a mandar email para o arquivo distrital de Braga, mas nao recebi retorno algum deles por enquanto. Ja revi os livros varias vezes e tambem nao encontrei.
Quanto ao casamento tenho procurado tanto nos arquivos distritais de Bonfim e da Se e tambem no Brasil. Estive no cartorio em Santos e fui informada que sem a data eles nao conseguem localizar, pelo nome dos meus avos eles nao encontraram nada referente ao casamento e nas certidoes nao constam averbacoes.
Espero conseguir localizar em breve, pois eh o que esta pendente para q eu consiga finalmente dar entrada no processo.
Comentários
Oi pessoal! Sei q tem muitas pessoas no grupo com perguntas e precisando de ajuda, mas ainda não consegui encontrar o batismo da minha avó e nem o casamento deles. Já não sei mais aonde procurar.
Alguem conseguiria me ajudar, por favor?
Você já tem o assento de nascimento/certidão de batismo do avô?
Se ele foi o declarante do nascimento do filho na menoridade dá pra fazer o processo somente com a certidão dele, pelo que tenho lido sobre o assunto.
Oi @LeoSantos tenho sim o dele e estou esperando a certidão do meu pai para ver se ele foi o declarante. Mas pelo que entendi preciso da certidão de casamento dos meus avós e não estou achando :/
@Mariana Moretzsohn
Por que não informou os links do que já encontrou?
@Mariana Moretzsohn essa questão da transcrição é bem controversa, pelo que entendi não se sabe *ao certo* quando a transcrição é de fato exigida.
Por exemplo, se na certidão do filho do português constar o seu avô como declarante e a declaração tiver sido feita com menos de um ano de idade, eu arriscaria mandar o pedido assim, pois vejo uma chance de "passar", parece que acontece muito no processo de filhos isso.
Mas isso é apenas uma opinião, o ideal seria ouvir o pessoal com mais experiência aqui.
Aliás, dando uma olhada aqui, vejo que seu caso tem outros complicadores, melhor seguir a sugestão que o gandalf e a Letícia já deram pra vc.
@Guilherme Moreira Eu não tenho links do que achei. Tenho as certidões comigo em mãos ou escaneadas. Posso anexar aqui se for o caso. Achei q os dados que passei escritos seriam suficientes.
@LeoSantos O agravante da averbação da minha filiação já foi resolvido. A Letícia já olhou pra mim e tá tudo certo. Só estaria faltando mesmo a certidão de casamento deles e não estou conseguindo achar de jeito nenhum. Só a certidão de batismo do meu avô seria suficiente?
@Mariana Moretzsohn Depende, se o avô português foi declarante do nascimento do filho antes do 1 ano, entendo que não é necessária a transcrição porque a paternidade estará estabelecida. Aparentemente os portugueses dão muita importância para a declaração de nascimento ao estabelecer a paternidade.
@Mariana Moretzsohn dê uma olhada nessa discussão aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16935/neto-de-portugues-precisa-fazer-transcricao-de-casamento-ou-obito-para-dar-entrada-no-processo/p4
Tem pelo menos dois casos (@Lena e @ericpt ) que conseguiram sem fazer a transcrição, porém teria que ver os detalhes (Pode ser que a conservatória tenha encontrado o casamento em PT de ofício, etc...)
@Mariana Moretzsohn
deve ser a emigração da Maria, pais e irmã http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1336827&ht=Francisco%7cPereira
chegada em SP http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L034_145.pdf 10ª família
a irmã é de Braga (São Victor) registro nº 92 http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1012345&FileID=322775
registro nº 212 da Maria das Angustias http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1012341&FileID=322510 freguesia de Braga (São Victor)
Oi @LeoSantos Vou dar uma olhada agora nessa postagem. Muito obrigada por me enviar o link! :)
Oi @Kleber Silva Aguiar Muuuito obrigada por procurar e me enviar, mas temo que nao seja ela pelos dados que tenho dela e a diferenca de idade entre ela e o meu avo que constam nos documentos de imigracao que tenho. Meu avo nasceu em 1881 e dois documentos citam que ele tinha 31 anos e ela 20 anos, entao ela deve ter nascido por volta de 1892. E dois documentos dela, incluindo um de antecedentes criminais acredito que para passaporte citam que ela era da freguesia da Se.
Estou enviando em anexo para que vc de uma olhada.
@Mariana Moretzsohn
no processo que solicitou do passaporte nº 270 https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=411697 ...m0048.tif no AD do Porto, não consta o registro de nascimento da Maria e do filho Manuel?
e na minha opinião o registro que encontrei refere a mesma Maria que procura, é bem comum divergências em idades e nomes
@Kleber Silva Aguiar Vou dar uma olhada nesse livro que vc mandou. Eu recebi esses documentos de alguém em Portugal que me ajudou. O registro do Manoel eu tenho, o da minha avó eu não recebi. Apenas esses dois que te mandei. Vou anexar o do Manoel aqui.
Nao seria uma discrepancia muito grande de diferenca de idade, pq se os registros que vc achou forem dela temos 4 anos de diferenca de idade, freguesia de nascimento diferente e o nome dela diferente. Tudo que tenho dela se refere como Maria Ferreira das Maravilhas. O nome das Angustias nunca apareceu em documento algum. Teria que retificar os documentos que tenho entao?
@Kleber Silva Aguiar Como provar que seria ela com tantas diferencas dos documentos que tenho? :(