Busca certidão nascimento/batismo - Viseu - Portugal
Boa noite pessoal,
Meu pai está no processo de naturalização como neto de português com pai já falecido. Enviamos o processo para Lisboa e nesse final de semana tive a devolutiva que falta a certidão de nascimento do avô dele (português) ou o registro de batismo para continuar o andamento do processo.
Alguém consegue me ajudar? Pois tenho 30 dias para enviar esse documento para Portugal.
Nome: Antonio Corrêa
Data Nascimento: 30/04/1891 ou 30/04/1893 (na certidão de casamento consta um ano e no RG Brasileiro outro)
Nascido: Paradinha, Viseu, Portugal
Esposa: Thereza Ribeiro Corrêa
Qualquer ajuda com a certidão de nascimento ou batismo agradeço muito!!!!
Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@lucianacorrea04 , como se chamam os pais?
opa, faltou a informação @Leticialele
Filiação:
Pai: Francisco Corrêa
Mãe: Adelaide da Silva
@lucianacorrea04 , peça o assento de batismo certificado ao Arquivo Distrital de Viseu - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1
Antonio - assento número 25 - https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1203236 m0029.tif
Freguesia de São Salvador, Concelho de Viseu
@lucianacorrea04 , normalmente, o prazo para atendimento de exigências é de 20 dias úteis, prorrogáveis por mais 30.
De qualquer forma, mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt dizendo que já localizou a certidão e está pedindo uma cópia certificada ao Arquivo Distrital de Viseu.
oi @Leticialele muito obrigada pela ajuda!
Desculpa a pergunta, sou bem leiga no assunto. Já li muitas vezes o fórum até mesmo antes de perguntar, porém vi a imagem que me enviou e lá não conseguir identificar o nome do Antonio ou até mesmo dos pais dele. Consegue me informar em qual parte da imagem está?
Verifiquei que no segundo link tem um passo a passo para eu pedir essa documentação para Portugal. Sabe me informar o prazo médio que costumam responder com essa certidão?
@Leticialele acabei de encontrar o registro no livro que me enviou. MUITO OBRIGADA MESMO pela ajuda!!!!!
Vou seguir amanhã o passo a passo que me mandou no segundo link. Você tem ideia mais ou menos do prazo de devolução deles para o assento de batismo certificado ao Arquivo Distrital de Viseu?
@lucianacorrea04 , pode pedir hoje.
Coloque, em informações adicionais, o link do assento, para facilitar a busca.
Eles vão processar o pedido, fazer um orçamento, que você tem que aprovar e pagar (use um cartão de crédito virtual). Custa de 15 a 20 euros, mais as despesas de postagem. Leva de 25 a 30 dias para chegar.
Por isso sugeri que você enviasse um email para Lisboa, colocando como assunto "URGENTE - EXIGÊNCIA DO PROCESSO XXXX/XX"
Informe que encontrou a certidão, que solicitou ao Arquivo Distrital do Viseu e que não sabe em que prazo chegará.
Assim que receber, mande, via DHL, para Lisboa. Leva de 3 a 4 dias.
@Leticialele muuuito obrigada!!!
Geralmente esse e-mail que colocou acima eles costumam responder, nem que seja com um "ok" que o prazo foi estendido?
@lucianacorrea04 , não se preocupe. O processo só é considerado deserto se o Requerente não se manifestar em 180 dias. Por isso, é bom ir avisando o que está acontecendo.
lucianacorrea04 bom dia,
Você poderia por gentileza me ajudar na localização da certidão de Manuel Rodrigues, segue abaixo a resposta do arquivo distrital de Viseu.
Os registros de batismo da paróquia da São Cosmado só vão até 1816-02-04.
Muito obrigado.
@Jorge Mota , respondi no post que você abriu sobre a certidão.
Os livros ainda estão em Armamar.
mande um email para eles - registos.armamar@irn.mj.pt
@Leticialele Olá Leticia!
Vi nos comentários anteriores que você conseguiu descobrir o nº do assento para a @lucianacorrea04.
Gostaria de saber como faço esta pesquisa. Já tentei de todas as formas no ''digitarq.advis.arquivos.pt''.
O Português no caso é o avô de minha esposa:
Nome : Adelino Francisco;
Data de nascimento: 06/05/1899;
Freguesia: Mões;
Concelho: Castro Daire;
Distrito: Viseu:
Pai: Manuel Francisco;
Mãe: Maria José;
Ficaria muito grato se pudessem me ajudar.
Obrigado!
@brunopmartendal - Adelino - https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1053731 m0098.tif assento nº 27
@Leticialele Muito obrigado!
Gostaria de tirar mais uma dúvida.
O avô (português) e o pai (filho do português), de minha esposa já são falecidos.
O Avô casou no brasil com brasileira (avó de minha esposa), e tiveram o pai de minha esposa.
Quais documentos além das três certidões de nascimento (avô, pai e filha) precisaremos apresentar em lisboa para obter a cidadania de minha esposa?
@brunopereira182 , se o avô português foi o declarante do nascimento do filho até que este tivesse completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento do português.
A documentação necessária é:
Certidão de nascimento do requerente emitida por fotocópia do livro de registos de nascimento, emitida há menos de um ano e devidamente apostilada;
Certidão de nascimento do progenitor (pai ou mãe) filho do cidadão português, em Inteiro Teor, emitida há menos de um ano e devidamente apostilada. Verifique se consta o nome do declarante do nascimento, e se a declaração foi feita na menoridade do seu progenitor;
Certidão de nascimento ou assento de batismo do cidadão português.
Atestado de antecedentes criminais brasileiro, obtida no site da Polícia Federal.
Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade (RG). Se este não for recente, cópia autenticada e apostilada do passaporte (somente as página das quais conste assinatura, foto e identificação);
Atestados de antecedentes criminais de todos os países nos quais morou após ter 16 anos, se for o caso, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira.
Formulário 1D impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida por autenticidade .
Pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros, com cartão de crédito - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D
O processo deverá ser remetido para a CRCentrais - Lisboa.
Boa sorte!!
@Leticialele muito obrigado mais um vez!!
Agora uma ultima questão:
@brunopmartendal , essa possibilidade só vale se o português nasceu após abril de 1911 e tem o registo no sistema informatizado (civil online).
Se for assento de batismo, tem que mandar a cópia certificada pelo Arquivo Distrital.
@Leticialele Gratidão!
Muito obrigado pela disponibilidade!
Obrigado por minha aceitação.
Desculpe se a pergunta já foi abordada, mas não localizei.
Estou querendo dar entrega no pedido de cidadania, sou neto português com minha mãe falecida antes do pedido próprio.
Já tenho o Batismo do meu avô, inclusive outros primos com mãe vivas já conseguiram a cidadania.
Pedi tanto minha Certidão de Nascimento quanto da minha mãe por cópia reprográfica para apostilamento. Mas vi aqui que fala em inteiro teor. Tem algum problema enviar a por cópia ou vou precisar pedir a de inteiro teor da minha mãe?
Outra coisa, o documento que comprova o conhecimento da língua portuguesa que está no Formulário, precisa ser cópia autenticada e apostilada?
Tenho visto as discussões sobre a mudança na lei, gostaria de dar entrada no pedido logo.
Obrigado..
@rodrigobotter
Pedi tanto minha Certidão de Nascimento quanto da minha mãe por cópia reprográfica para apostilamento. Mas vi aqui que fala em inteiro teor. Tem algum problema enviar a por cópia ou vou precisar pedir a de inteiro teor da minha mãe?
Pode ser qualquer uma das duas versões (digitada ou reprográfica), pois ambas são de inteiro teor.
A sua (Requerente) deve ser a Reprográfica.
Se estiverem ilegíveis, mande a digitada junto.
===
Outra coisa, o documento que comprova o conhecimento da língua portuguesa que está no Formulário, precisa ser cópia autenticada e apostilada?
Desde 2020, é dispensada a comprovação de conhecimentos da língua aos países lusófonos, como o Brasil.
Não precisa enviar nada.
===
Tenho visto as discussões sobre a mudança na lei, gostaria de dar entrada no pedido logo.
A mudança é improvável, mas sempre é bom enviar mais cedo do que maks tarde.
===
Informe as seguintes informações, pata saber se vc se enquadra na hipótese de dispensa de transcrição do casamento do avô português*
* Como parentes ja conseguiram, é possível que o casamento dele ja esteja transcrito ou averbado em PT.
1) Onde ele se casou?
2) Qual era a nacionalidade da esposa?
3) Quem registrou o filho?
4) Quando foi o registro em relação à data de nascimento do filho?
===
Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.
Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.
Abraços
@guimoss
Obrigado pela ajuda.
Sim, estou verificando aqui, o casamento dele já foi averbado.
Mas agora me surgiu outra dúvida, quanto a "assinatura reconhecida por autenticidade". Pelo que consta no formulário deve ser feito no Consulado? Em cartórios brasileiros normais (Notas ou Tabelião) não serve? Fala tb "- por Advogado ou Solicitador". Será que posso assinar sem reconhecer a firma já que vou advogado? Nesse caso precisaria juntar qual documento? Cópia da OAB, que é a Cédula Profissional, que nesse caso precisaria tb de apostilamento?
Obrigado mais uma vez.
@rodrigobotter , você só pode atuar como advogado em Portugal se tiver a OAP. Fora isso, seria representalçao ilícita, que é crime, de acordo com as leis portuguesas.
A assinatura pode ser reconhecida por autenticidade em qualquer Cartório de Notas onde o requerente tenha firma. Se não tiver, abre uma na hora. Basta levar a identidade. O Formulário deve ser assinado na frente do funcionário do Cartório.
Não mande sua carteira da OAB como identificação. Lisboa só aceita RG ou passaporte (cópia autenticada e apostilada) que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos.
Boa sorte
@Leticialele Olá Letícia!
Hoje chegou o assento do Português pelo correio, e para dar o próximo passo surgiram algumas dúvidas.
Iremos dar a entrada no processo pessoalmente no início de novembro na Conservatória de Lisboa.
a) Levando a documentação pessoalmente, a assinatura no formulário 1D precisa estar reconhecida por autenticidade?
b) Preciso agendar horário na Conservatória ou é só chegar?
C) O atestado de antecedentes criminais brasileiro, obtida no site da Polícia Federal precisa ser apostilado?
Obrigado!
@brunopmartendal , se pretende ir pessoalmente na CRCentrais, pode assinar o formulário lá na frente do funcionário.
Creio que precisa agendar ou chegar super cedo, pois há relatos de que tem gente que dorme na fila!!
O atestado de antecedentes da PF tem que ter a validação no verso e não precisa ser apostilado.
@Leticialele
Existe alguma alternativa a CRCentrais de Lisboa?
@brunopmartendal , infelizmente, os processos de netos só tramitam na CRCentrais.
@Leticialele
Muito obrigado mais um vez!!
@Leticialele
Faz um semana q minha carta chegou em Portugal com o pedido, documentos e pagamento da taxa para reconhecimento da cidadania.
Sabe dizer, mais ou menos, em quanto tempo eu receberei algum comunicado?
Obrigado mais uma vez!
@rodrigobotter a Leticia não participa mais do fórum, espero que outra pessoa possa responder a sua dúvida.
@guimoss
Faz um semana q minha carta chegou em Portugal com o pedido, documentos e pagamento da taxa para reconhecimento da cidadania.
Sabe dizer, mais ou menos, em quanto tempo eu receberei algum comunicado?
Obrigado mais uma vez!