Por onde começar?

2»

Comentários

• trecho da certidão:

"...compareceu Antônio Gonçalves e perante as testemunhas abaixo nomeadas e assignadas, declarou que no dia quinze do corrente mez... nasceu uma creança do sexo masculino que vai chamar-se Rubens Gonçalves filha legítima de Manoel Gonçalves... e de Dona Luiza Gonçalves esta brasileira e aquelle portuguez, residentes nesa cidade..."
  • Carol

Voce precisa saber se o casamento deles foi averbado em Portugal ou se ainda tem que averbar, para depois seu avo fazer a cidadania dele.
  • Eu sei Sandra, mas ainda nao encontrei a certidao do meu bisavô.

Ele era casada com uma mulher que não era mãe do meu avô.

É preciso averbar mesmo assim?
  • Carol

Mas depois ele não casou com sua avó?
  • Carol

E como não foi ele quem registrou sua avó, acredito que terá sim, que averbar o casamento deles.
  • Não sei se ele se casou depois com minha bisavó. Estou torcendo que sim, dessa forma vai ser menos complicado.

Quando isso tem q ser averbado? Só quando eu encontrar onde está o nascimento dele em Portugal né?

Desculpe tantas perguntas gente, mas realmente não tenho mais a quem recorrer!
    Obrigada!
  • Carol

É isso mesmo, saverbar so depois que encontrar todos os dados dele e a certidão de casamento tambem.
  • Carol

Se foi uma terceira pessoa que fez o registro de seua avo, o casamento entre seus bisavos e essencial no processo. Provavelmente sem ele(o casamento ) vc nao consiguira fazer a cidadania de seu avo, pois como falei acima: o reconhecimento de paternidade/maternidade se da atraves da declaracao de nascimento ou pelo casamento entre os pais.

O registro do meu pai foi feito pelo avo dele que era o portugues, ento eu fui obrigada a averbar o casamento de seus pais para que ele( o meu pai) tivesse o reconhecimento de sua cidadania.

Qualquer coisa pode escrever!! bjusss
  • Dani

De onde procede essa informação. Creio que está correta, mas nunca nenhum dos meus 'contatos' profissionais me falou sobre isso, mesmo sabendo da minha situação.

Bom o registro do meu avô foi feito pelo irmão dele e nada consta na certidão de que seus pais eram casados.
    Já na certidão desse irmão que o registrou e de mais outra (os dois mais velhos) consta que os meus bisavós eram casados, nesta cidade.

O povo da família era complicado pois todos os filhos foram registrados em 1927, 1928, sendo que o primeiro e o segundo nasceram em 1906 e 1907. Inclusive pagaram multas para o cartório. Pra achar isso foi um custo. Passei o dia no cartório e agradeço muito o funcionário que me atendeu pela paciência, me deixando ver os livros.

Lá não encontrou-se a certidão de casamento, então fui para a Igreja da Glória aqui em Juiz de Fora, onde acredita-se que eles se casaram e pedi uma busca... que demora uns 30 dias (!)... Fico no aguardo né. Espero conseguir tudo a tempo para que meu avô tenha oportunidade de tirar a cidadania dele (ele já está com 80 anos, mas está muito bem).
  • Carol, li seu realto ...e olha tive uma imensa dificuldade de encontrar o documento do meu avô, pois como ele era filho de padre(rs), o registro foi em outra cidade..
    E vou passar um site pra pesquisares, pois la tem inumeros portugueses e muitos deles se dispoem ate a procurar por la, nas conservatorias ,etc...e foi assim que achei o meu..te desejo muita sorte..e perseverança..pois nao é nada fácil ,mas no final vale muiiiiito a pena..pois agora ja estou em maos o bendito docto..e olha o meu ja veio tudo averbado..entao espere ..talves o teu ate venha...

Bjus..Lu

http://www.geneall.net/P/forum.php

obs: coloque la toda sua história e os dados...sempre tem inumeras pessoas prestativas como aqui..para te ajudar!
  • Carol

A informacao procede da propria CRC.Quando fui fazer a do meu pai, me informaram sobre isto. Eles falaram justamente essas palavras:Para fins de nacionalidade o estabelecimento de filiacao se da atraves da declaracao de maternidade/paternidade ou atraves do casamento.Eu so estou te falando o que me passaram a epoca q fiz de meu pai.Eu nao inventei nada,antes de acontecer isso comigo e eu postar aqui na comunidade, as pessoas daqui achavam que somente o pai poderia ser o declarante.
    mas pode ser uma terceira pessoa , contando que ha casamento entre os pais do requerente.
  • Dani

Obrigada por essa informação! Creio que seja isso mesmo, pois faz sentido...
    Espero q eu encontre a certidão de casamento deles! Bjos
  • Luciana

Realmente as buscas são bem cansativas e tem horas que dá vontade de desistir! Mas como vc disse, acho que no final vale a pena...

Muito obrigada pela dica do site. Já encontrei algumas coisas dele procurando pelo google, mas não consigo criar um tópico... É um site pago?
  • Carol

É gratuito...e foram varias pessoas por la me ajudando, quando tem resposta la, vc recebe um email...alias quem me ajudou muito foi uma portuguesa radicada na frança, ela descobriu nomes de pessoas que eu nem sabia que eram meus familiares..
    Mas todos de la vão atras do que vc quer pra ajudar..são todos maravilhosos,sempre indico pras pessoas ,pois eu comecei quase do zero, tive que tirar certidao de obito do meu pai, pra ter mais detalhes na epoca, depois do meu avô, que saiu os nome dos bisavos ..datas...etc..a partir dai eh que começou minha árdua busca...eu até escrevia la que tava quase desistindo ,mas todos escreviam nao desista em algum lugar vai aparecer e nós iremos te ajudar...e olha a data de nascimento ,cidade ..nada batiam com o que eu tinha ,pra vc ver...eu procurava tudo errado ,pois eram os dados que eu tinha..mas assim mesmo consegui...
    Entao te dei uma opção....vc tem que escrever tudo la...que achar que seja válido, eles perguntam mais coisas ..quando ha necessidade....
    Te desejo boa sorte...se vc quiser tentar...

Abs...Lu
  • Por onde começar.

Se seu avô é vivo, veja onde ele foi registrado (qual cartório), peça uma Certidão de Nascimento de Inteiro teor. Nela consta o nome dos pais dele e dós avós e senão me engano de onde eles eram. Mas com certeza os nomes todos constam. Pai, mãe, avô, avó. Sendo seu avô, você consegue os nomes dos Bisavôs e tataravôs.

Um abraço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.