Por onde começar?
Olá a todos da comunidade!
Bom, meu bisavô (Manoel Gonçalves) veio de Portugal ainda criança com seu pai (Joaquim Gonçalves) e dois irmãos. Não sabemos de onde eles vieram em Portugal, nenhuma dica e nem o ano. Meu avô diz que seu pai veio com uns 10 anos mas não tem certeza. Isso me leva a crer que ele veio lá pelo ano de 1894 ja que nasceu em 01/11/1884.
Meu avô é vivo, mas não sabe praticamente nada sobre seu pai ou avô, ja que seu pai (meu bisavô) veio ainda quando criança pra cá.
Os irmãos de meu avô que poderiam saber alguma coisa são falecidos. Ontem mesmo descobri a filiação de meu bisavô (Joaquim Gonçalves e Maria das Graças Gonçalves) pela certidão de nascimento do irmão mais velho de meu avô.
E agora? Onde mais posso procurar informações visando descobrir de onde ele veio em Portugal? Creio que só dessa forma posso conseguir a certidão de nascimento dele e entrar com o pedido de atribuição para o meu avô (depois da minha mãe, e depois o meu - já sou maior de 18).
Já procurei nos sites dos arquivos nacionais do Rio, do ES e no site do Memorial do Imigrante (porto de Santos). Também não tenho informações concretas sobre em que porto ele desembarcou no Brasil.
Alguém tem alguma idéia? Qualquer ajuda é válida! Muito obrigada.
Bom, meu bisavô (Manoel Gonçalves) veio de Portugal ainda criança com seu pai (Joaquim Gonçalves) e dois irmãos. Não sabemos de onde eles vieram em Portugal, nenhuma dica e nem o ano. Meu avô diz que seu pai veio com uns 10 anos mas não tem certeza. Isso me leva a crer que ele veio lá pelo ano de 1894 ja que nasceu em 01/11/1884.
Meu avô é vivo, mas não sabe praticamente nada sobre seu pai ou avô, ja que seu pai (meu bisavô) veio ainda quando criança pra cá.
Os irmãos de meu avô que poderiam saber alguma coisa são falecidos. Ontem mesmo descobri a filiação de meu bisavô (Joaquim Gonçalves e Maria das Graças Gonçalves) pela certidão de nascimento do irmão mais velho de meu avô.
E agora? Onde mais posso procurar informações visando descobrir de onde ele veio em Portugal? Creio que só dessa forma posso conseguir a certidão de nascimento dele e entrar com o pedido de atribuição para o meu avô (depois da minha mãe, e depois o meu - já sou maior de 18).
Já procurei nos sites dos arquivos nacionais do Rio, do ES e no site do Memorial do Imigrante (porto de Santos). Também não tenho informações concretas sobre em que porto ele desembarcou no Brasil.
Alguém tem alguma idéia? Qualquer ajuda é válida! Muito obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Minha avó conta que ia em uma casa de uma senhora (quem tbm já morreu), e ela recebia cartas e telefonemas da família que ficou em Portugal...
Acho que isso pode ser um caminho... Mas acho difícil os netos ou bisnetos dessa senhora terem mantido alguma carta ou tenham alguma informação. O que acham?
Você tem os contatos de Lisboa?
As certidões com mais de 100 anos sempre ficam por lá? Ou não é regra?
Muito obrigada de novo!
boa sorte
Como tem que começar por algum lugar, tira uma certidão de nascimento de inteiro teor de seu avô, para ver se encontra dados de seu bisavô e possa começar a sua pesquisa.
Seria bom se conseguisse saber pelo menos, por onde ele chegou, se Rio ou Santos, e depois procurar no consulado de uma dessas cidades, se existe alguma inscrição consular dele, e dai vc vai conseguir saber os dados que precisa.
nao e ao contrario?? pq a certidao do meu bisavo tinha 113, e nao estava em Lisboa, estava no Arquivo Distrital de onde eel nasceu! acho q as com menos de 100 e q estao em lisboa.Mais de 100 anos encontra-se no arquivo distrital!, nao eh? ou eu to confundindo tudo??
Meu bisavô se casou no Brasil, mas não sabemos quando... Temos uma idéia de onde. Talvez Matias Barbosa ou Cotegipe (município de Simão Pereira) - MG. Por sorte essas cidades pequenas só possuem um cartório para esses registros. Penso em dar uma passada por lá ainda essa semana. Moro pertinho em Juiz de Fora - MG.
Sandra,
Estou correndo atrás disso, obrigada pela dica. Por um certidão de nascimento de um irmão do meu avô foi que descobri os nomes dos pais de meu bisavô. Mas não constava lugar exato em Portugal. Somente Portugal.
Sobre as inscrições consulares, vc sabe em que ano isso foi dado como obrigação para os imigrantes? Meu bisavô era apenas uma criança quando chegou...
Nós achamos que eles vieram ou pelo porto do Rio... Já que se instalaram em Minas Gerais. Dizem que antigamente era o mais comum. Inclusive achamos que ficaram na hospedaria Horta Barbosa que tinha em Juiz de Fora. Visto que ele conheceu minha bisavó em Matias Barbosa/Cotegipe (ela era natual de lá).
Rosangêla,
Tenho sim! Espero que vc possa mesmo me ajudar:
Mãe: Maria das Graças Gonçalves
Pai: Joaquim Gonçalves
Bisavô: Manoel Gonçalves
Wes,
Estou correndo atrás da certidão de nascimento! Obrigada pela dica. Quanto a certidão de óbito do bisavô não consta nada específico. Somente 'Portugal'.
"Os registos paroquiais com mais de cem anos são incorporados no Arquivo do respectivo Distrito. O Arquivo Distrital de Lisboa, para além dos registos da cidade e do distrito de Lisboa, guarda, no entanto, parte dos livros de registo paroquial de sete outros Distritos (Beja, Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Santarém e Vila Real), anteriores a 1860.
Para localizar um registo paroquial é essencial conhecer a freguesia - eventualmente o concelho - onde o baptismo ou o casamento se realizaram. Nos baptismos, é também necessário indicar os nomes dos pais; nos casamentos, os nomes dos cônjuges. Em qualquer caso, deverá ser indicada uma data aproximada do evento. Se possível, indique um fundamento para a data que sugere."
Bom, como não sei de qual distrito meu bisavô veio, não posso ter certeza de que a certidão dele está em Lisboa. E ele nasceu em 1884. Eles só mantêm daqueles distritos (Beja, Bragança..., Vila Real) anteriores a 1860.
O jeito é continuar procurando!
Mas obrigada pela dica de vocês!
No dia tal Fulano português casado em tal cartório no ano de xxxx compareceu e declarou o nascimento...
com essa informação vc pode descobrir exatamente quando e onde o seu bisavô casou.
Tenta ir no cartório que o seu avô foi registrado e joga um xaveco no funcionário para ver se ele consegue essas informações.
Brigada Serginho! Estas ajudando muito!
Devo procurar também a certidão de nascimento do irmão mais velho do meu avô... Quem sabe lá não consta alguns dados que possam não constar na dele que é o caçula...
Voce deve recolher o maior numero de informação possivel, procure por todos os documentos que puder ter, de seu avô, do irmão dele, pois vai acabar encontarndo alguma coisa que possa te ajudar.
Algum de vcs já usou o site do CEPESE? Achei alguns Manoel Gonçalves que bateram com Joaquim Gonçalves em Arões.
Mas não se por la por 1884 - 1899 todos que fossem viajar realmente faziam os passaportes... O que vc acham?
E se ele nao tiver casado? Isso vai impossibilitar a cidadania?
Tentei várias vezes e nada.
Finalmente consegui falar no consulado do Rio e eles dizem só possuir as Inscrições Consulares a partir do ano 2000.
Como exatamente foi que vc achou a de seu parente? Foi lá pessoalmente munido de algum documento?
Com certeza eles falam isso para não ter trabalho, acho que aconteceu o mesmo com o Alex ou foi outra pessoa , não lembro,mas quando foi pessoalmente, encntrou todos os dados que necessitava.
A minha saga e parecida com a sua..
Meu bisavo e portugues, mas so sabiamos o nome dele e em todas as certidoes constava apenas q era natural de portugal. Minha avo sabia muita coisa,mas nao o suficiente. por indicacao da minha avo fomos em um irmao dela q tinha a carteira de trabalho dele do Brasil, olha foi a gloria!
Na carteira tava escrito,freguesia de parada!!!! era tudo q precisava! mandei por email para todas as freguesias de parada a carteira de trabalho dele dizendo q ele era dela hahaha TODAS responderam e uma delas estava la a certidao!
entao o q quero te dizer e que verifique se ha algum documento dele q diga q ele e Portugues e de tal lugar , eles respondem!!Sua avo(ou avo) nao lembra nem a regiao onde nasceu? a minah avo coitada de tanto eu puxar na memoria dela toda vez q ligo pra ela , ela vem me falar q lembrou de alguma coisa, ai eu digo q nao precisa mais, mas mesmo assim ela continua!hehehe acho q ativei a memoria dela! se precisar pode perguntar q te dou uma ajuda!
Minha esposa foi acompanhada de minha irma (a neta). Levaram todos os documentos achados no arquivo nacional brasileiro. Pediram para ver se meu a
vozinho e minha vozinha, que eram portugueses, tinham ficha. Depois de 15 minutos de apreencao o mesmo funcionario volta com a ficha so do meu avo. Minha irma abriu, viu, a anotou, a Freguesia, Concelho e Distrito. Viva os Ribeiros, sempre organizados. Dai comecou a segunda fase da luta. Boa sorte
De resto, o que descobri essa semana foi:
Meu bisavô era casado com outra mulher (Helena Lavedoa) com quem teve seu primero filho (o irmão mais velho do meu avô)!
Todos da família estão assustados com isso, ninguém sabia desse fato... Bom de qualquer forma, vou continuar a busca... ao menos descobri que foram casados em Matias Barbosa. Vou ver se encontro algo nas Igrejas de lá...
Existe algum empecilho com relação a documentos quando o portguês, no caso meu bisavô, é casado com outra mulher que não é a mãe do meu avô (que vai fazer o pedido da cidadania)?
Pois oficialmente a mãe de meu avô é somente sua mãe e não mulher do meu bisavô... E pra completar não encontrei nenhum documento dela
(Que confusão)
Se foi seu bisavô quem registrou seu av^, acredito que não va ter problema algum, vamos esperar alguem mais experiente dar uma opinião mais concreta.
Espero não ter problema nenhum...
ha duas formas de estabelecimento de paternidade/ maternidade
Declaracao de nascimento ou pelo casamento na menoridade!!
meu avô foi registrado pelo irmao dele, ou seja, o irmao dele compareceu ao cartorio mas na certidao consta que seu pai eh meu bisavô e que sua mãe é minha bisavó.
dessa forma tem problema?