Chave de Acesso

Pessoal, alguém mais que tenha enviado os documentos há um tempinho, que os documentos tenham chegado e que até agora não recebeu a chave de acesso? Eu enviei os documentos por DHL e eles constam como recebidos no dia 07/06. Alguém sabe dizer o que pode ter ocorrido? Minha preocupação é eles não terem registrado o pedido no sistema e, consequentemente, eu perder o prazo de validade da minha certidão repográfica (emitida dia 10/07 do ano passado).

Agradeço desde já.

«1

Comentários

  • Foi para Lisboa?

    Também mandei e chegou no mesmo dia 07/06 e nada de chave de acesso ainda.

    O comentário é que tem levado de 8 a 10 semanas para receber a chave. Pelo jeito, CRC Lisboa anda lotada de processos. Ainda tem o período de férias de verão europeu agora.

  • Olá, @CarlosASP. Obrigada pela sua mensagem.

    Eu mandei pro ACP do Porto. Tinha entendido, pelos comentários, que demorava bem menos pra receber a chave de acesso. Bom, vamos ver, então. Apesar de estar preocupada, ainda estou com alguma esperança, pois tanto o meu pai quanto a minha irmã nunca receberam a chave de acesso deles quando fizeram o pedido, mas receberam a cidadania.

    Mais uma vez, obrigada pela resposta.

  • Boa Noite!!

    Sou nova por aqui, li alguns comentários de uma planilha de acompanhamento dos processos.

    Onde consigo ver e colocar as informações do meu processo?

    Obrigada

  • @Ing1982 , qual o tipo do processo e para que Conservatória foi enviado?

  • gtavares26gtavares26 Member
    editado July 2021

    @Leticialele oi! tem alguma planilha para atribuição de filho de português na conservatória dos registos centrais Lisboa? Procurei por aqui mas só encontrei a planilha de atribuição para netos.

  • @gtavares26 , não temos planilha para atribuição pelo 1C em Lisboa, porque quase ninguém manda para lá! É a Conservatória mais demorada!!

  • editado July 2021

    @gtavares26

    É um TAB suplementar na mesma planilha de netos, porque ambas correm em Lisboa, e muita gente se engana com essa diferença. Como disse a Leticialele não vai ver muita atividade ali, mas se quiser preencher, nada impede. Parece que você já descobriu ela ali. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=521806804

  • @Leticialele @gandalf muito obrigado gente :)

    Será que não tem algum modo de desistir do processo em Lisboa e tentar novamente em outro local? Estou com quase 3 anos e ainda nada (dei entrada pessoalmente no Espaço de Registo Benfica em setembro de 2018). Acho que talvez essa seria uma possibilidade mais rápida...

  • @gtavares26

    Uma vez iniciado o processo não tem como mudar.

    Desistir sim, mas não recupera nem os documentos nem o valor já pago. Basta mandar um requerimento para a Conservatória dizendo que não deseja mais prosseguir com o processo de nacionalidade XXXX/21 e pede o término sumário do processo.

    No entanto, em seu caso eu consideraria um pedido de urgência que pode abreviar em muito o tempo do processo. Pode ser enviado em qualquer tempo, desde que devidamente justificado.

  • Pessoal, como disse anteriormente, enviei os documentos do meu processo (seria atribuição para filha de português) por DHL para o ACP e os mesmos constam como recebidos no dia 07/06/2021. Entretanto, até agora não recebi nenhuma chave de acesso (já verifiquei o spam). Alguém, por gentileza, sabe dizer se tem sido normal demorar muitos meses para receber a chave de acesso, contando que os docs foram enviados para o ACP? Qual seria a melhor forma de proceder neste meu caso? Existe alguma outra forma de obter informações do processo? Estou preocupada, pois já se passaram em torno de 6 meses.

    @CarlosASP, você recebeu a sua chave de acesso?

    Agradeço muitíssimo desde já, pessoal.

  • @Juliana_dmgrp

    Sim, mas nosso foi para Lisboa (netos) e não ACP. Na época levou uns 45 dias. Agora está levando uns 4 meses em Lisboa. A chave foi parar no spam.

    O seu para a ACP realmente está bem demorado; a chave deve ter extraviado. Pode ser que tenha uma surpresa e quando achar a chave de acesso e processo já esteja avançando. Se olhar no tópico específico de filhos para ACP, vai ver que já estão concluindo processos que chegaram em setembro.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    Tem tanto um email quanto um número de telefone para obter essas informações. Mas melhor o @gandalf ou @Leticialele passarem isso para você,

  • @Juliana_dmgrp , mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt dando nome, filiação, data do nascimento e Conservatória em que se encontra o processo e peça o número e a chave de acesso ao site da nacionalidade.

    Mande o email do mesmo endereço que colocou no Formulário 1C, ou não respondem!!

    Se preferir, ligue para a Linha de Registos. das 6 às 14h( (horário de Brasília)

    Coloque 20 reais de crédito no skype - +351 211 950 500 opção 1 opção 1

    Se ligar às 6 da manhã, vai aguardar de 5 a 20 min

  • editado January 2022

    @Juliana_dmgrp

    Escolha um ou outro. Ou e-mail, ou telefone.

    Seria melhor telefonar, porque é interativo, e se há algum problema você esclarece. Pergunta o que quiser saber e eles respondem. Se houver exigência eles já lêem pra você. Se estiver concluído já lhe dão o número do assento para pedir a certidão.

    Se chegou lá em Junho, certamente já está concluído. Você já deve ser portuguesa e não sabe. Ou está concluído, ou em exigência.

    Ligue na Linha de Registos pela manhã, 06:00 ou terá que esperar até 90 minutos pra ser atendida. Mas saberá de tudo na hora. Aproveite para perguntar quando teve o Despacho de aprovação do Conservador (a data).

    Tenha papel e lápis, pronta para anotar tudo que lhe disserem.

    Deixe sua lista de perguntas escrita, e vá uma por uma.

    • número do processo
    • status do processo (provavelmente concluído)
    • quando teve o Despacho de aprovação
    • a senha de acesso online (também quando teria sido enviada e pra qual e-mail)
    • se há alguma exigência, qual é
    • conferir se o e-mail e endereço que têm cadastrado no sistema está correto (você já devia ter recebido e-mail e a carta)

    Se ainda assim preferir perguntar por e-mail, só lhe darão a senha, e você consulta o status online. Terá que ligar de qualquer forma.

  • Pessoal, boa tarde!

    Observando a planilha, o que explica a tramitação tão rápida para alguns casos de atribuição para netos?

    vou encaminhar o pedido no nome da minha sogra que tem 83 anos idade e tenho duvidas se envio por correio ou peço para alguém distribuir e acompanhar o processo diretamente lá em Lisboa (ela tem conhecidos lá). Sabem me dizer se faz diferença no tempo de conclusão do processo?

    Obrigada

  • Pessoal, liguei pra Portugal e descobri que o meu processo foi concluído com sucesso em novembro e que a carta foi emitida dia 7/12/2021! Acho que deve chegar no máximo em 2 semanas. @CarlosASP, @Leticialele e @gandalf, muito, muito, muito, muito obrigada!!

    #felizfeliz! (:

  • @Juliana_dmgrp

    Parabéns! Desconfiava que você já era portuguesa e nem sabia ainda!

    Se tiver pressa para ter o assento por alguma razão, pode pagar 10 euros e pedir pelo civilonline que chega em 1-2 dias o email com o registro. Não precisa esperar chegar a carta - ele extravia às vezes.

    E, se quiser retribuir ao grupo a ajuda, coloque na planilha de filhos da ACP o número no formato com XXX (para sua privacidade), as datas de envio, numeração e conclusão de seu processo. Assim as pessoas sabem a velocidade de andamento,

  • @rmf01

    Esses poucos processos de netos muito rápidos foram casos bem específicos pelo que lembro ser relatado aqui. As pessoas tinham urgências (além da idade) bem comprovadas que foram deferidas pelo conservador.

    Sobre sua sogra: no momento, se alguém entregar o processo pessoalmente (sujeito às regras de covid, fechamentos inesperados etc) em Lisboa e pagar EM DINHEIRO, deve sair com o processo já numerado no mesmo dia. Como hoje em dia os processos na CRCentrais tem levado uns 4 meses para serem numerados, esse é o ganho de tempo no momento. Mas onde entrega não interfere na tramitação após a numeração - vão todos para a mesma fila.

  • @Juliana_dmgrp

    Você já deveria ter recebido a carta. Leva cerca de 21 dias.

    A carta chegaria no natal, e pode ter se extraviado com a sobrecarga dos cartões de natal. Muitas se extraviam. Eu nunca recebi a minha.

    Se desejar seguir em frente, pode pedir um assento pelo CivilOnline ao custo de $10, e eles mandam por e-mail em 24h. https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

    Embora eu prefira essa acima, pode ser outra alternativa: As certidões de nascimento de cidadãos portugueses para fins de instrução de processos de nacionalidade são obtidas gratuitamente no Consulado no dia do atendimento no setor do Registro Civil

  • @CarlosASP muito obrigada pela resposta! Vou avaliar essa possibilidade.

  • Olá, pessoal (@gandalf, @Leticialele e @CarlosASP). Muitíssimo obrigada pelas informações e me perdoem pela enorme demora para dar uma resposta. Andei bem ocupada e só consegui voltar a ver a questão da certidão no final da semana passada.

    Quando liguei para Portugal, não quiseram me passar muita informação pelo telefone e pediram apenas que eu esperasse a carta chegar. Como ela nunca chegou, eu mandei um e-mail na semana passada para a Linha de Registos pedindo os dados do processo (o assento pelo menos). Eles me copiaram num e-mail e encaminharam a minha mensagem para o ACP. O ACP não respondeu, então, mandei um e-mail para a embaixada de Portugal nos EUA (moro aqui). A embaixada me mandou a certidão (sem mais detalhes) e, aí, eu acabei de preencher a planilha com as informações que tinha. Espero ter feito corretamente.

    Agradeço imensamente toda a ajuda!! De verdade!

  • editado February 2022

    @Juliana_dmgrp

    Há vários detalhes que não estão consistentes na sua declaração.

    Você não seguiu a instrução de pedir o assento pelo CivilOnline por €10, que seria o caminho normal.

    Na LR só conversam com o requerente. Não conseguiram confirmar que estavam falando como requerente. Por isso não lhe informaram direito. Você mandou e-mails para lugares errados. Conservatórias não respondem a e-mails. LR responde ao telefone, não a e-mails. Consulados só lhe dão o assento se você for lá presencialmente, e não tinha nada com seu processo. Fique feliz que lhe responderam.

    A entrada foi incluída na planilha da CRCentrais, como filho art-1C. Agora você está relatando que mandou para o ACP, que seria outra planilha.

    A data de chegada na conservatória teria sido 12/07/21, e essa é uma informação essencial. Imagino que tenha obtido pelo tracking da DHL. Provavelmente você informou o número do assento ao invés do NºProcesso. Nessa data no ACP, o NºProcesso seria em torno de 745xx/21.

    Se o processo está finalizado, você provavelmente não terá a DtAprovação, a menos que tivesse perguntado na Linha de Registos. Mas pelo menos a DtAssento (Finalização) vem escrita tanto na consulta online (no texto abaixo das bolinhas), como também o assento tem a data em que foi feito o registo.

    Faça as correções ali mesmo onde iniciou, e eu moverei depois para a planilha correta.

  • Olá, @gandalf.

    Eu tentei pedir a certidão online, mas estava tendo problema com o formato do CEP (nos EUA são 9 números). Depois que lembrei que daria pra usar alguns dos primeiros números com zeros na frente para dar no formulário. Fiquei na dúvida também se as próximas abas do formulário iam me pedir alguma info que eu não tinha, pois não tinha recebido a chave de acesso (tinha vasculhado o spam anteriormente e não tinha achado). 

    Sobre quando liguei para a Linha de Registos, liguei com aquela listinha que me passou pra perguntar. Eles me perguntaram várias infos minhas (endereço completo, nomes dos pais, data de nascimento e o meu nome completo), mas apenas me informaram que o processo tinha sido concluído em novembro e que a carta tinha sido enviada no dia 7 de dezembro. Eu perguntei outros detalhes, como o número do processo, mas me informaram que o mesmo já tinha sido até arquivado, não importando aquelas infos, e que eu deveria esperar a carta. 

    Quando mandei e-mail pedindo os dados do processo, mandei para este endereço: rcentrais.admin@irn.mj.pt.

    Quando falei com a embaixada, passei algumas infos minhas.

    Sobre o pedido, foi enviado para o ACP mesmo e o meu pai já tinha a cidadania dele. Além disso, o pedido chegou no dia 07/06/2021 por DHL (verifiquei esta info pelo tracking number da DHL). Na planilha, eu devo ter feito algo errado, pois saiu dia 12/07. Perdão, mas já ajeitei a data lá. Botei 08/06, já que precisa colocar um dia útil.

    Em relação ao número do processo, o mesmo está correto. Acho que com a data nova deve fazer sentido agora.

    Inclui a data do averbamento (06/12/2021) e alterei também as observações (o processo deve ter sido transferido para o CRC Lisboa).

    Muito obrigada pela ajuda e por todas as informações, pois agora entendo melhor como as coisas funcionam.

    Para concluir, por favor, me indique se alguma outra alteração na planilha é necessária.




     

  • @Juliana_dmgrp

    Seu processo demorou exatos 180 dias, o que é típico somente do ACP. Todo seu processo foi feito no ACP. Todo assento vem com o nome da CRCentrais.

    Eu mudei para a planilha correta. Seu processo devia ser Nº 636xx/21, mas você não tem mais como saber. O número 106xx/21 que aparece no seu assento é o número do assento. Ele só se parece com o número do processo. Pode ignorar essa parte.

    Seus dados (ajustados) estão aqui na linha 339.

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

  • Olá, @gandalf.

    Obrigada pelo seu feedback!

    Então, o número do assento aparece citado no topo da certidão e também lá embaixo. Mais para o final da página, aparece primeiro "processo n 106xxx/21" e depois "processo n 634xx/2021 do SITPRO, do Arquivo Central do Porto". Como vi "processo n 106xxx/21" de cara, achei que este era o número do processo. De acordo com o que falou, pode ser que "634xx/202" seja o número do processo, então? Se for, posso colocar lá na planilha.

    Mais uma vez, obrigada pela ajuda.

  • editado February 2022

    @Juliana_dmgrp

    634xx/21 é o número do processo de acompanhamento da nacionalidade. (SITPRO)

    106xxx/21 é o número do assento, o registo português. (SIRIC)

    Eles são parecidos no formato. Mas se referem a coisas diferentes.

    Na planilha linha 344, que é para os processos em andamento, você verá que todos os seus vizinhos têm números próximos a 63xxx/21.

    Nota 9,8. Pra ganhar um ponto extra e tirar 10+, só faltou a data que ficou 6-Verde (ou 7-marrom). Deve ter sido entre 12 e 17/11/21, mas você só veria se estivesse olhando todo dia. Rsrsrs

  • Ha, ha, ha! Tendi! (: (:

    Obrigada, @gandalf!! (:

  • Ola pessoal, bom dia! Vejo muitos relatos de demora no envio da chave e talvez chaves que não chegam, no meu caso contratei uma assessoria em abril/21, ate agora só recebo o retorno que a chave não foi liberada pela conservatoria (segundo a assessoria). Não aguentei esperar e liguei direto na conservatória de Lisboa +351 21 195 0500. Para minha surpresa, não acharam meu processo (usando dados básicos como Nome/data Nasc / Portugues). Será que fui enganado? Alguém já passou por isso? De qualquer modo vou entrar em contato com a assessoria exigir algo que comprove a entrada do processo, faz sentido? Um abraço.

  • @lvbranco , mesmo em Lisboa, era para o seu processo ter sido numerado!! Você já pagou tudo o que cobraram?

  • @leticialele paguei tudo, pior que hoje nem sei o que pedir para a assessoria para me tranquilizar que realmente algo foi feito, so recebo o retorno que esta tudo como previsto, falta pouco para eu desistir e buscar outro caminho....

  • @lvbranco , peça a eles um comprovante de entrega. E exija o número do processo e a chave de acompanhamento. Informe a eles que a Linha de Registos não localizou seu processo, e que você quer providências urgentes!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.