Onde encontrar certidão de nascimento de 1878

Srs fiz e estou tentando obter certidão de nascimento de meu avô nascido em Ilhavo. Me informaram que eu iria conseguir nos Arquivos Distritais www.dglab.gov.pt , foi o que eu fiz, solicitei e paguei. Porém joguei dinheiro fora, depois que pedi me disseram que era os nascidos a partir de 1911. Não sei o que fazer. Já gastei muito com isso , e não gostaria de ficar sem essa cidadania. Pessoas nascidas em Ilhavo, concelho de Ilhavo em 22 de agosto de 1878, não eram registradas?

Me Ajudem!!! Obrigada

Comentários

  • @AnaMaria , sugiro que entre em contato com o Arquivo Distrital de Aveiro. Os livros de Ilhavo só estão online a partir de 1880. https://tombo.pt/m/ilh

    Não vai pagar nada antes, eles fazem um orçamento , você aprova (ou não) e paga.

    Se for para nacionalidade, peça uma certidão narrativa certificada. Custa em torno de 20 euros.

  • Oi Letícia, meu esposo já fez essa busca Arquivo Distrital de Aveiro e lá so dizem que é a partir dos nascidos de 1911.

    Vi numa postagem sua que pessoas nascidas antes de 1911 não tinham registro de nascimento e sim regustro de batismo. É real ? Se for, já temos o do batismo , só que o Consulado esta exigindo o assento de nascimento para fazer a transcrição de casámento dos avós. Vc pode nos ajudar?

  • @AnaMaria antes de 1911 não existia assento de nascimento em Portugal, era apenas baptismo e os consulados aceitam.

    você precisa da certidão de nascimento da noiva brasileira. já tem?

    qual consulado você está em contato? já mandou os documentos e eles devolveram? o que ocorreu?

    creio que você tenha se equivocado quanto a informação do Arquivo de Aveiro, pois os arquivos fornecem os registros somente para nascidos ANTES de 1911. Eles devem ter informado que somente quem nasceu após esse ano é que tem assento de nascimento e, portanto, eles não tem acesso a isso, pois guardam os registros de baptismos ocorridos ate 1911

  • Oi gsilvestre, muito obrigada pela sua atenção!

    Não preciso da certidão da noiva.

    O consulado é de São Paulo , mandei os documentos para fazerem a transcrição de casámento dos avós, porém estão exigindo o assento de nascimento dos dois e devolveram tudo. Como da avó eu tenho todas as informações e sei onde encontrar o baptismo, comecei a procurar do avô, pois dele não tenho informações. Mas com essa informação de que não existe , o assento em Portugal, eu irei tentar novamente.

    Grata

  • @AnaMaria então, pelo que entendi, você mandou para transcrição sem o baptismo do avô, é isso?

    como disse a @Leticialele, você precisa informar os dados que você tem dele ao Arquivo Distrital de Aveiro e solicitar o assento de baptismo dele. Talvez se você tiver falado de certidão de nascimento eles possam ter se confundido na resposta.

  • Oi gsilvestre e Letíciaele. Fico muito grata pelo carinho de vocês. A certidão de batismo já tenho dos dois. Agora com essa informação de que não vai existir o registro de nascimento que eu não sabia, espero que eles saibam também, vai dar certo. No distrital de Aveiro eu consegui sim a certidão de batismo. Mas como eu achava q tinha registro de nascimento , por isso fui procurar . Um abraço

  • @AnaMaria , se os dois nasceram antes de 1911, só terão assento de batismo! E estes documentos são necessários para a transcrição do casamento. Os Consulados já estão acostumados!!

    As certidões de batismo têm que ser em papel, certificadas pelos respectivos Arquivos Distritais. Apesar de vários estarem online, não é possível para Consulados e Conservatórias consultarem sua veracidade, como fazem com as certidões do civil online, que são informatizadas e podem ser verificadas em sistema próprio.

  • @AnaMaria entendi! então encaminhe isso que deve dar certo! mas peça as certidões físicas aos arquivos, pois a mera impressão que fazemos em casa não é aceita!

  • @AnaMaria

    Se não tiver pago ainda, evite o consulado de São Paulo para fazer transcrição de casamento, pois vai levar muitos meses, talvez uns 8. Faça pelo de Santos, onde as pessoas tem recebido de volta em uma semana. Quem mora nos estados de SP e MS pode usar Santos além de São Paulo. Último exemplo aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos#latest

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.