Certidão de Batismo - Lista de Ausente
Pessoal, bom dia!
Eu estou juntando toda a documentação para dar entrada no pedido de cidadania.
Eu tenho (quase) todas as informações para conseguir a certidão de batismo do meu Tataravô (estamos fazendo primeiro o processo da minha avó).
Sabemos que: (i) ele nasceu em Portugal, veio para o Brasil (ii) casou e (iii) faleceu aqui no interior de SP. Nas certidões dele consta que é natural de Portugal, freguezia de Travanca, província de Coimbra. A data de nascimento sabemos, pois é a que consta no túmulo dele.
Assim, conseguimos encontrar o livro que ele supostamente deveria ter sido registrado, porém não consta o registro "formal" dele. Ele está na última folha do livro, junto de outros nomes, em uma "Lista de Ausentes".
Contudo, não conseguimos ler o quanto escrito na certidão. Algumas palavras conseguimos decifrar, como "Portella" e "também está no Brasil". Olhando a anotação anterior a dele, deduzimos que está escrito que eles estão ausentes do país por estarem no Brasil. (https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=43087&FileID=678975)
Nos não sabemos quando eles vieram para o Brasil e se vieram apenas para uma visita ao Brasil, retornando a Portugal depois e anos depois meu tatara veio.
Porém, ficamos pensando se essa certidão de ausência seria um impedimento para conseguirmos a cidadania, pois não há uma certidão de batismo de fato, apenas consta que ele estava na lista de ausentes. Ainda, como a igreja obteve essa informação, não sabemos dizer.
Isso já aconteceu com alguém?
Desde já agradecemos.
Comentários
@gabisayao
Se o trisavô é o José e casou com Alice, é este:
Representação digital - Arquivo da Universidade de Coimbra - Archeevo (uc.pt)
Nossa é ele mesmo!
Eu acabei passando reto porque tinham as averbações e jamais imaginaria que alguém as teriam feito no passado.
Muitíssimo obrigada @Guilherme Moreira !!
Agora já entendi que mesmo que conste como ausente, o registro constará no livro! (#ficaadica caso alguém tenha a mesma dúvida no futuro!)
Gratidão!
@gabisayao , sorte que o casamento já está averbado em Portugal!!
@Leticia54 Oiii, as certidões do arquivo distritais precisam ser apostiladas para dar entrada na cidadania? ou somente a certidão, basta?
@ArielMacedo , as certidões dos Arquivos Distritais têm que ser em papel, certificadas. Mande o original. Não precisam ser apostiladas para os processos de cidadania.
A apostila em Portugal só é necessária se for para ser usada para retificação de certidões brasileiras.
Perdoado por ter trocado o meu nome... rsrsrsrsrs
perdão troquei o nome @Leticialele rsrsrsrs
como assim retificação de certidões brasileiras?
Basta seguir o passo a passo desse forum aqui? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais#latest
Não entendi sobre a universidade de coimbra
Desculpa por tantas perguntas, mas tenho muitas dúvidas rsrsrs
Obrigada pela atenção e pelas respostas também, vocês do forúm tem me ajudado muito
@Leticialele Acho que entendi, o apostiolamento só é para certidões brasileiras, mas sendo uma certidão Portuguesa não é necessário apostilamento por que já é de portugal, é isso né? rs
@ArielMacedo , sim, o apostilamento é apenas para os documentos brasileiros que serão mandados a Portugal;
Quanto à Universidade de Coimbra, que é onde está a certidão que você quer pedir, o procedimento é diferente do descrito no post. Está no final, como observação.