Certidão de Batismo - Lista de Ausente

Pessoal, bom dia!

Eu estou juntando toda a documentação para dar entrada no pedido de cidadania.

Eu tenho (quase) todas as informações para conseguir a certidão de batismo do meu Tataravô (estamos fazendo primeiro o processo da minha avó).

Sabemos que: (i) ele nasceu em Portugal, veio para o Brasil (ii) casou e (iii) faleceu aqui no interior de SP. Nas certidões dele consta que é natural de Portugal, freguezia de Travanca, província de Coimbra. A data de nascimento sabemos, pois é a que consta no túmulo dele.

Assim, conseguimos encontrar o livro que ele supostamente deveria ter sido registrado, porém não consta o registro "formal" dele. Ele está na última folha do livro, junto de outros nomes, em uma "Lista de Ausentes".

Contudo, não conseguimos ler o quanto escrito na certidão. Algumas palavras conseguimos decifrar, como "Portella" e "também está no Brasil". Olhando a anotação anterior a dele, deduzimos que está escrito que eles estão ausentes do país por estarem no Brasil. (https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=43087&FileID=678975)

Nos não sabemos quando eles vieram para o Brasil e se vieram apenas para uma visita ao Brasil, retornando a Portugal depois e anos depois meu tatara veio.

Porém, ficamos pensando se essa certidão de ausência seria um impedimento para conseguirmos a cidadania, pois não há uma certidão de batismo de fato, apenas consta que ele estava na lista de ausentes. Ainda, como a igreja obteve essa informação, não sabemos dizer.

Isso já aconteceu com alguém?

Desde já agradecemos.

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.