Lei Atual. Correção de erros de grafia De acordo com o art. 110 da Lei dos Registros Públicos (L. 6015/73):
Art. 110. A correção de erros de grafia poderá ser processada no próprio cartório onde se encontrar o assentamento, mediante petição assinada pelo interessado, ou procurador, independentemente de pagamento de selos e taxas.
§ 1º Recebida a petição, protocolada e autuada, o oficial de registro a submeterá com documentos ao órgão do Ministério Público e fará os autos conclusos ao Juiz togado da circunscrição, que os despachará em 48 (quarenta e oito) horas.
§ 2º Quando a prova depender de dados existentes no próprio cartório, poderá o oficial certificá-lo nos autos.
§ 3º Deferido o pedido, o edital averbará a retificação à margem do registro, mencionando o número do protocolo, a data da sentença e seu trânsito em julgado.
§ 4º Entendendo o Juiz que o pedido exige maior indagação, ou sendo impugnado pelo órgão do Ministério Público, mandará distribuir os autos a um dos cartórios da circunscrição, caso em que se processará a retificação, com assistência de advogado, observado o rito sumaríssimo.
Eu ja ouvi muito a respeito disto, mas apesar de ser uma lei, isto depende do Cartorio, oq eu ja lee sobre isto e: que vc tem que ir no cartorio, levar a lei e conversar educadamente c/ o pessoal do cartorio. Na comunidade aonde eu lee a respeito, teve pessoas q tiveram sucessos e outras sem sucesso, entao nao custa tentar. Abracos
É resolvi postar isso pois vi num site e sei que nem sempre tem-se a sorte grande de nao haver nenhum erro no registro. No meu caso que foi "esquecido" o sobrenome, nao sei como me posicionar quanto a isso? Se alguem souber... Bem tambem ouvi dizer que no forum ,no setor de corregedoria ,ele s fazem esse tipo de serviço,alguem ja ouviu falar? Pois sei que se for por um advogado ..pelo que li por aqui eh bem moroso o caso...
enviar o documento pra averbar em portugal(casamento e obito) ou no consulado? no consulado é na hora ou demora muito? alguem ja fez..queria saber se possivel como foi nos dois casos?
Naum sei qual consulado vc deu entrada pelo de Curitiba mandei a documentação de minha Avó em Maio de 2007 e chegou em março de 2008 SÓ nove meses para fazer o Obito e averbar o casamento É um absurdo a demora dos Consulados aqui no Brasil eu vou mandar via sedex tudo para Lisboa e seja oque Deus quizer A propria recepcionista do consulado disse que muitas pessoas estão preferindo mandar para Portugal doque esperar a tal AGILIDADE brasileira... Espero que tenha te ajudado Bjussssss
seria o de são paulo...o de santos..liguei um dia pra la precisa ir as 5.30 da manha pegar uma senha pra informações... Primeiro mandaram eu enviar pra resende, pois eh de viseu o documento ,ja agora disse que é pra entrar por aki mesmo...que confusao ..e quase mandei hoje de manha! coisa de louco isso!
Nâo se desespere, mande pra PT, chega com certeza. O meu mandei direto para as Conservatorias de Foz Cõa, nem paguei nada por isso, depende da Conservatoria. Beijos
E quanto tempo demora nas conservatorias de portugal? sei que cada caso eh um caso ,mas me diga no caso a sua... eles la me deixam confusa..uma hora disseram enviem para nos..ai depois faz ai mesmo!rs
oi pessoal, td bom? queria saber minha vó conseguiu a cidadania hj, chegou hj pra ela ! qual a melhor cidadania para eu obter !? a por aquisiçao, mesmo minha mae nao querendo a cidadania porque ela nao vai usar rs ou por naturalizaçao... mas minha mae disse q tira pra ela se for melhor pra mim Entao, ql é melhor no meu caso ?! Qual voces tirariam ?! obrigado
Sem dúvida, naturalização só se sua mãe fosse falecida como graças a Deus não é o caso, faça por atribuição mesmo dizem q chega ser até mais rápido. Por atribuição vc não terá problema nenhum em passar a cidadania para seus filhos, netos, bisnetos etc...
Complementando o que disse o Serginho, o processo de Atribuicao e muito mais garantido de sucesso (100%), pois voce estara solicitando cidadania sendo seu Pai ou sua Mae portugues(a). Sendo que por Naturalizacao eles levam mais tempo e analisam muitas outras questoes.
Eu fiz por naturalização por motivo de meu Pai ter falecido em 1992. Dai prejuquei meus filhos maiores. Se sua mãe não deseja tirar cidadania vc pode tirar direto pra si por naturalização diretamente do seu avô. Vc vira portuga do mesmo jeito. Sua futura esposa tera direito depois de tres anos de casada e seus filhos que nascerem simplesmente vc os registras portuqueses, além de brasileiro tb, obvio. Por Atribuição vc tem que averbar casamento do avô primeiro, pede pra sua mãe. Depois pega a certidao portuguêsa da sua mãe e averba o casamento de seus pais entra com o de sua mãe, mesma coisa. Por Aquisição (naturalização), vc tem mais documentos pra mandar (tem um topico meu que diz tudo mastigadinho), e muito menos burocracia e grana, não precisa de averbar casamento de ninguém, nem avô nem mãe. Todos inclusive vc tem que apresentarem certidão de solteiro. E é um processo só, 175€. No final não sai elas por elas porque o tempo acaba sendo mais curto e a dor de cabeça com averbações torna-a mais maleável. O meu dando entrada em PT durou 6 mêses e é 100% seguro, seus documentos, como no de atrituiçao, apenas passam pela analise do mesmo conservador que analisa os processos de atribuição. VC ESCOLHE, ja que vc é solteiro, mata dois coelhos com um tiro, a nao ser que sua mãe queira tb. Vc vai ter uma Cidanania, não atestado de português,kkkkkkkkkkk Ahh...abre um tópico só para vc, a gente de ajuda e fica mais organizado. Paz
obrigado Maestro !!!! Entao, os amigos de cima disseram q por atribuiçao era 100% garantido e bem mais rapido. Por isso eu ia iniciar por atribuiçao. Mas ja q vc disse q por naturalizaçao tbm é 100% garantido. Minha mãe na verdade nao quer tirar, ela nao vai usar pra nada, talvez 1 vez só em alguma viagem até la. Mas ela nao quer, eu vou ver com ela direito, pra ela decidir Meu irmao quer, e eu poderei passar pra minha mulher e filhos se for naturalizaçao é isso q vc disse? só registrar eles como portugueses e brasileiros? eu achei o tópico q explica td certinho os documentos a mandar do processo de naturalizaçao ! Uma pergunta: a validade do meu passaporte acaba em setembro desse ano, interfere em algo ? Obrigado Eu abriei um topico pode deixar. Em breve, assim q tiver tudo nas maos Fica na paz !
Isso mesmo, confere tudo, porque simplesmente você ganha cidadania potuguêsa e não precisa desistir da brasileira. Tua futura esposa casa com vc português e seus filhos serao filho do portuga. Vc ganha uma certidao de nascimento portuguêsa e depois faz sua identidade de Cidadâo Nacional. Minha esposa vai ganhar seu direito daqui a 3 anos e os meus filhos maiores foram pro vinagre. Mas no meu caso eu posso arrumar uma maneira de eles ganharem visto de trabalho no Pais que moro. Depois de alguns anos eles podem pedir a nacionalidade do Pais ou casar antes com uma gringa dinheiruda (KKKKKK). A Aquisisição e um direito seu agora, não precisa mais convencer ninguém, nenhum juiz, apenas o Conservador ananlisa seus docs. e pede alguns docs de maneira oficiosa(internamente) dentro de Portugal, tais como antecedentes português, Controle de fronteiras, etc etc...Mas você nunca matou nnguém la em PT? RSRSRSR. Boa sorte e corre atras que nosso Deus esta na frente.
Mas resumindo, oq vc me indica? Aquisiçao ou naturalizaçao ? somando todas vantagens e desvantagens de cada opçao, como: custo, tempo, futuro...etc.... obrigado Deus ja começou a ajudar !!!
entao iniciarei por naturalizaçao ! mais uma coisa : a data de validade de meu passaporte é até setembro desse ano? interfere em algo se eu nao renovar? obrigado Deus abençoe
Se vc for dar entrada pelo BR não há problemas, é só apresentar seus docs dai com autenticaçâo do Consulado PT. Segredo desse processo: Paciencia e Deus em tudo. Demora mais que o outro mas é um só, acaba no mesmo mas é mais em conta e desestressante. Deus de abençoe na sua Jornada, conte conosco aqui oh Portuga...kkkk
Depois de um bom tempo...rs ..consegui o docto do meu avô ,tinha achado mas na epoca varias pessoas iam mandar-me..e ai acabou demorando tudo isso, mas bem ja estou cá com ele em mãos que pra mim é o mais importante. Olha ja veio averbado casamento de falecimento do meu avô, que acho que se fosse fazer por aqui eu teria alguns probleminhas. A pergunta é ..se ja veio averbado preciso apresentar assim mesmo os respectivos documentos novamente? (certidao de óbito e casamento dele) Tenho outro pequeno grande problema, quando meu avô casou-se, ele nao apresentou documentos ,apenas testemunhas ,entao ele deu a data errada do nascimento, sera que isso ira dar-me algum tipo de problema, pois penso eu que se eu so precisar apresentar o que veio de portugal ja averbado, nao aparecera esse problema. Agradeço a quem puder me ajudar nessa confusão toda. Lembrando que quero adquirir a dupla cidadania direto do meu avô ,pois meu pai ja eh falecido. Abraços a todos da comunidade...
Ah outra coisa ..dei entrada pra retirar meu passaporte, nao sei se precisa...mas marcaram uma entrevista pro dia 06.11..ai disseram que fica pronto 5 dias uteis depois dessa entrevista ,nao imaginei tanta burocracia ...faz uma semana hj.. mas tudo bem o importante é conseguir um dia ser cidadã portuguesa..rs
Oi..eu me referi a certidao de nascimento do meu avô ,mas o que tenho que veio de portugal eh a certidão de baptismo, é a mesma coisa? li algo sobre certidao narrativa em algum topico...e nao entendi direito....desculpe...mas acho confusa toda essa papelada..rs... obrigada...espero que seja so uma pequena confusao minha..rs...
Comentários
Lei Atual.
Correção de erros de grafia
De acordo com o art. 110 da Lei dos Registros Públicos (L. 6015/73):
Art. 110. A correção de erros de grafia poderá ser processada no próprio cartório onde se encontrar o assentamento, mediante petição assinada pelo interessado, ou procurador, independentemente de pagamento de selos e taxas.
§ 1º Recebida a petição, protocolada e autuada, o oficial de registro a submeterá com documentos ao órgão do Ministério Público e fará os autos conclusos ao Juiz togado da circunscrição, que os despachará em 48 (quarenta e oito) horas.
§ 2º Quando a prova depender de dados existentes no próprio cartório, poderá o oficial certificá-lo nos autos.
§ 3º Deferido o pedido, o edital averbará a retificação à margem do registro, mencionando o número do protocolo, a data da sentença e seu trânsito em julgado.
§ 4º Entendendo o Juiz que o pedido exige maior indagação, ou sendo impugnado pelo órgão do Ministério Público, mandará distribuir os autos a um dos cartórios da circunscrição, caso em que se processará a retificação, com assistência de advogado, observado o rito sumaríssimo.
Eu ja ouvi muito a respeito disto, mas apesar de ser uma lei, isto depende do Cartorio, oq eu ja lee sobre isto e: que vc tem que ir no cartorio, levar a lei e conversar educadamente c/ o pessoal do cartorio. Na comunidade aonde eu lee a respeito, teve pessoas q tiveram sucessos e outras sem sucesso, entao nao custa tentar.
Abracos
No meu caso que foi "esquecido" o sobrenome, nao sei como me posicionar quanto a isso?
Se alguem souber...
Bem tambem ouvi dizer que no forum ,no setor de corregedoria ,ele s fazem esse tipo de serviço,alguem ja ouviu falar?
Pois sei que se for por um advogado ..pelo que li por aqui eh bem moroso o caso...
Luciana
Qual é mais facil? e rapido...ou o omelhor...
enviar o documento pra averbar em portugal(casamento e obito) ou no consulado?
no consulado é na hora ou demora muito?
alguem ja fez..queria saber se possivel como foi nos dois casos?
Abraços..Lu
Naum sei qual consulado vc deu entrada pelo de Curitiba
mandei a documentação de minha Avó em Maio de 2007 e chegou em março de 2008 SÓ nove meses para fazer o Obito e averbar o casamento
É um absurdo a demora dos Consulados aqui no Brasil eu vou mandar via sedex tudo para Lisboa e seja oque Deus quizer
A propria recepcionista do consulado disse que muitas pessoas estão preferindo mandar para Portugal doque esperar a tal AGILIDADE brasileira...
Espero que tenha te ajudado
Bjussssss
Primeiro mandaram eu enviar pra resende, pois eh de viseu o documento ,ja agora disse que é pra entrar por aki mesmo...que confusao ..e quase mandei hoje de manha! coisa de louco isso!
Lu
Nâo se desespere, mande pra PT, chega com certeza. O meu mandei direto para as Conservatorias de Foz Cõa, nem paguei nada por isso, depende da Conservatoria. Beijos
E quanto tempo demora nas conservatorias de portugal?
sei que cada caso eh um caso ,mas me diga no caso a sua...
eles la me deixam confusa..uma hora disseram enviem para nos..ai depois faz ai mesmo!rs
Luciana
oi pessoal, td bom?
queria saber
minha vó conseguiu a cidadania hj, chegou hj pra ela !
qual a melhor cidadania para eu obter !?
a por aquisiçao, mesmo minha mae nao querendo a cidadania porque ela nao vai usar rs
ou por naturalizaçao...
mas minha mae disse q tira pra ela se for melhor pra mim
Entao, ql é melhor no meu caso ?!
Qual voces tirariam ?!
obrigado
Sem dúvida, naturalização só se sua mãe fosse falecida como graças a Deus não é o caso, faça por atribuição mesmo dizem q chega ser até mais rápido.
Por atribuição vc não terá problema nenhum em passar a cidadania para seus filhos, netos, bisnetos etc...
boa sorte
Complementando o que disse o Serginho, o processo de Atribuicao e muito mais garantido de sucesso (100%), pois voce estara solicitando cidadania sendo seu Pai ou sua Mae portugues(a).
Sendo que por Naturalizacao eles levam mais tempo e analisam muitas outras questoes.
Abraco.
obrigado !!!!
vou iniciar ja todo processo
durante eu vou falando com vcs...
vou fazer o da minha mae
e depois o meu !
Deus abençoe voces !!!
até mais
Vc tem filhos ja nascidos?
oi, nao tenho filhos, tenho 23 anos, sou solteiro
Eu fiz por naturalização por motivo de meu Pai ter falecido em 1992. Dai prejuquei meus filhos maiores.
Se sua mãe não deseja tirar cidadania vc pode tirar direto pra si por naturalização diretamente do seu avô. Vc vira portuga do mesmo jeito. Sua futura esposa tera direito depois de tres anos de casada e seus filhos que nascerem simplesmente vc os registras portuqueses, além de brasileiro tb, obvio.
Por Atribuição vc tem que averbar casamento do avô primeiro, pede pra sua mãe. Depois pega a certidao portuguêsa da sua mãe e averba o casamento de seus pais entra com o de sua mãe, mesma coisa.
Por Aquisição (naturalização), vc tem mais documentos pra mandar (tem um topico meu que diz tudo mastigadinho), e muito menos burocracia e grana, não precisa de averbar casamento de ninguém, nem avô nem mãe. Todos inclusive vc tem que apresentarem certidão de solteiro. E é um processo só, 175€.
No final não sai elas por elas porque o tempo acaba sendo mais curto e a dor de cabeça com averbações torna-a mais maleável.
O meu dando entrada em PT durou 6 mêses e é 100% seguro, seus documentos, como no de atrituiçao, apenas passam pela analise do mesmo conservador que analisa os processos de atribuição.
VC ESCOLHE, ja que vc é solteiro, mata dois coelhos com um tiro, a nao ser que sua mãe queira tb. Vc vai ter uma Cidanania, não atestado de português,kkkkkkkkkkk
Ahh...abre um tópico só para vc, a gente de ajuda e fica mais organizado. Paz
obrigado Maestro !!!!
Entao, os amigos de cima disseram q por atribuiçao era 100% garantido e bem mais rapido. Por isso eu ia iniciar por atribuiçao.
Mas ja q vc disse q por naturalizaçao tbm é 100% garantido.
Minha mãe na verdade nao quer tirar, ela nao vai usar pra nada, talvez 1 vez só em alguma viagem até la.
Mas ela nao quer, eu vou ver com ela direito, pra ela decidir
Meu irmao quer, e eu poderei passar pra minha mulher e filhos se for naturalizaçao é isso q vc disse? só registrar eles como portugueses e brasileiros?
eu achei o tópico q explica td certinho os documentos a mandar do processo de naturalizaçao !
Uma pergunta: a validade do meu passaporte acaba em setembro desse ano, interfere em algo ?
Obrigado
Eu abriei um topico pode deixar. Em breve, assim q tiver tudo nas maos
Fica na paz !
Isso mesmo, confere tudo, porque simplesmente você ganha cidadania potuguêsa e não precisa desistir da brasileira. Tua futura esposa casa com vc português e seus filhos serao filho do portuga. Vc ganha uma certidao de nascimento portuguêsa e depois faz sua identidade de Cidadâo Nacional. Minha esposa vai ganhar seu direito daqui a 3 anos e os meus filhos maiores foram pro vinagre. Mas no meu caso eu posso arrumar uma maneira de eles ganharem visto de trabalho no Pais que moro. Depois de alguns anos eles podem pedir a nacionalidade do Pais ou casar antes com uma gringa dinheiruda (KKKKKK). A Aquisisição e um direito seu agora, não precisa mais convencer ninguém, nenhum juiz, apenas o Conservador ananlisa seus docs. e pede alguns docs de maneira oficiosa(internamente) dentro de Portugal, tais como antecedentes português, Controle de fronteiras, etc etc...Mas você nunca matou nnguém la em PT? RSRSRSR. Boa sorte e corre atras que nosso Deus esta na frente.
hehehe...obrigado pela mensagem !!!!
Mas resumindo, oq vc me indica?
Aquisiçao ou naturalizaçao ? somando todas vantagens e desvantagens de cada opçao, como: custo, tempo, futuro...etc....
obrigado
Deus ja começou a ajudar !!!
No seu caso, NATURALIZACAO. um chute só e gooollllll...Deus te abençoe
entao iniciarei por naturalizaçao !
mais uma coisa :
a data de validade de meu passaporte é até setembro desse ano?
interfere em algo se eu nao renovar?
obrigado
Deus abençoe
Se vc for dar entrada pelo BR não há problemas, é só apresentar seus docs dai com autenticaçâo do Consulado PT. Segredo desse processo: Paciencia e Deus em tudo. Demora mais que o outro mas é um só, acaba no mesmo mas é mais em conta e desestressante. Deus de abençoe na sua Jornada, conte conosco aqui oh Portuga...kkkk
entao esta tudo entendido !
vou avisando por aqui oq acontecer
obrigado !!!
Fiquem com Deus !
Depois de um bom tempo...rs ..consegui o docto do meu avô ,tinha achado mas na epoca varias pessoas iam mandar-me..e ai acabou demorando tudo isso, mas bem ja estou cá com ele em mãos que pra mim é o mais importante.
Olha ja veio averbado casamento de falecimento do meu avô, que acho que se fosse fazer por aqui eu teria alguns probleminhas.
A pergunta é ..se ja veio averbado preciso apresentar assim mesmo os respectivos documentos novamente? (certidao de óbito e casamento dele)
Tenho outro pequeno grande problema, quando meu avô casou-se, ele nao apresentou documentos ,apenas testemunhas ,entao ele deu a data errada do nascimento, sera que isso ira dar-me algum tipo de problema, pois penso eu que se eu so precisar apresentar o que veio de portugal ja averbado, nao aparecera esse problema.
Agradeço a quem puder me ajudar nessa confusão toda.
Lembrando que quero adquirir a dupla cidadania direto do meu avô ,pois meu pai ja eh falecido.
Abraços a todos da comunidade...
Luciana Botelho
Parece que está tudo certo, manda bala.
mas tudo bem o importante é conseguir um dia ser cidadã portuguesa..rs
li algo sobre certidao narrativa em algum topico...e nao entendi direito....desculpe...mas acho confusa toda essa papelada..rs...
obrigada...espero que seja so uma pequena confusao minha..rs...
Lu