ajuda!

Antes de tudo ,adorei essa comunidade,li alguns topicos..bem interessantes, abaixo relatarei minha situação...

Estou a procura da certidão do meu avo portugues, pois sei que é um dos documentos principais pra tirar cidadania.
Ja procurei em dgrn...portal do cidadão..geneall(nao sei se conhecem) la as pessoas tambem tentam ajudar, mas tambem nao obtive exito,escrevi emails pra varios, adporto, viseu .. pesquisei no site dos mormons tambem, olha procurei ja por muitos lugares e ainda nao consegui nada infelizmente!
Passarei os dados do meu avo pra se alguem souber onde encontra-se o docto, pois possuo acho poucos dados:
Nome: Antonio Botelho Peralta
data de nascimento: 02.02.1900
nome dos pais: maria jose Sequeira(cequeira ou siqueira) e Antonio Botelho Peralta( ele tem o mesmo nome do pai),o local eh onde encontra-se o problema...no documento que tirei de inteiro teor de casamento, pois casou-se no brasil, diz ser douro...meus tios falavam que ele dizia tras os montes, ja ouvi falar em resende, os pais deles são de mirao.
Tenho os nomes dos avos dele no caso se alguem quiser pra me ajudar.
Agradeço imensamente pela oportunidade de poder postar aqui.

Luciana Botelho
«13

Comentários

• Luciana

Ola, vou tentar te dar mais opções. No meu caso tive a mesma dificuldade e fiz como você, mas além do Genea portugal e de escrever para varios Distritos fui frustado por não saber a Freguesia do meu avô. Dai fiz mais duas coisas. Fui ao Arquivo nacional brasileiro procurar os pedidos de identidade de estrangeiros (O famoso MODELO 19). Depois de achado e pronto(é de graça) vi que não tinha as informações sobre freguesia(Paroquia) e Concelho(Cidade). Bom Só me restou então o Consulado Português no Rio de Janeiro, cidade onde viveu meu avô. Voilá, tava tudo na ficha cadastral dele: Fregueisa, Concelho e Distrito. Dai começou a festa. Resultado: Depois de varios outros documentos entrei com processo e ja sou portuga. Tomara que possa ter ajuda-la. Boa sorte
  • vc teve que ir ate o rio de janeiro?
    pelo que sei meu avô veio pra cidade de santos(sp),mas nao é certeza...ja procurei no museu dos imigrantes tambem..sei que nao citastes...
    Tem como fazer alguma busca on line? no RJ?
    Bem obrigada pela dica...
    Abraços..LU
  • Luciana

Gata portuguêsa, eu sou do Rio de Janeiro e sempre vivi la até vir pra Europa. Achei as fichas dos meus avos lá. Quem mora em outra cidade tem o www.arquivonacional.gov.br, la tem pesquisa on line. Eles respondem sem problemas. Gros Bisous
  • Obrigada Alex..vou pesquisar. qualquer coisa te informo..abraços..LU
  • desculpe..mas entrei la..e depois ..qual topico entro...tem varios..
  • Sr Alex,

Se puder me informar o que colocou no siam, escreveu em "termos" pra chegar ao documento que precisavas? alias foi nesse topico que entrastes ne!
    Obrigada..Luciana
  • Sra ou Srta Luciana, kkk

Eu sou natural do Rio e minha esposa foi direto lá procurar, este recurso do site é novo, por isso nâo conhecemos nada. Mas acho que nâo é isso. É simples
  • Alexandre

Obrigado pela dica.
  • Luciana

Oi, segundo a certidão de seu avô ele vêm de Douro!
    Distrito de: Leiria
    Freguesia: Douro
    Conselho de: Fiqueiró de vinhos
    Como ele tem mais de 100 anos de nascidos liga p/ lá e vê como fazer ou p/ onde fazer o pedido o Tel : 0021 351 236552125, o portal do cidadão só aceita os pedidos com menos de 100 anos de nascido!
  • lu

Oi, segundo a certidão de seu avô ele é de doura.
    Distrito: Leiria
    Freguesia:Doura
    Conselho: Fiqueiró dos vinhos
    Agora o portal do cidadão ñ faz pedido com mais de 100 anos de nascido então liga p/ la e vê como fazer o seu pedido. Tel 0021 351 236552125
  • Alexandre

Valeu da dica, tomara que a ajude. Abraço
  • Caro Alexandre,

Ontem liguei pra alguns familiares ,e fui informada que ele nasceu em anreade, nao sei se é certo isso tambem ,é que estou a enlouquecer a familia inteira,rs..mas preciso desse documento com uma certa urgencia, pois tive a ingenuidade de tirar alguns documentos de inteiro teor antes de ter o documento do meu avô, errei feio mas ...
    sou assim e mesmo coloco a carroça na frente dos bois...
    Mas agradeço imensamente pelo seu interesse em ajudar-me.
    Um abraço,

Luciana botelho
  • Caro Alex,

Boa tarde!

Bem entre naquele site, no SIAM, e nao consegui nada, porque ate nao sabia a palavra certa talves nesta procura, coloquei "certidão", "estrangeiros", "portugueses ,Brasil", "navio portugues", olha fiquei mais de uma hora nessa procura, e nao consegui nada, ateh o nome do meu avo eu coloquei la ,pra quem sabe...mas infelizmente nao nao consegui nada .
    Mas te agradeço, sei que ir no local é muito mais facil...mas no momento eh inviavel ,pois trabalho e no fds acredito nao funcionar esse local.
    Meus sinceros agradecimentos,

Luciana
  • Luciana, não desista

Eu procurei até na tumba do meu avô a freguesia que ele nasceu mas nada apareceu, nem a caveira dele me disse nada.Dai minha irmã, com cara de portuga foi pra mim no Consulado Português do Rio com todo tipo de documentos dos meus avôs portuguêses. Voilá, o funcionario bigodudo voltou com a ficha cadastral do velho e bom Antonio Joaquim Ribeiro.

Tenta o Consulado português no estado que ele viveu ou mais perto. Ninguém acreditou mas estava la a resposta...

Quero ver vc na Comunidade "Ja tenho Cidadania Portuguêsa"
  • rs. eu tambem quero estar nessa comunidade..mas olha ate a tumba ta dificil...nem la tem os dados dele..ja nem sei se ele existiu de verdade!!rsr..
    abraços..LU
  • Boa tarde!

Estou para agradecer pela ajuda e ajudar outras pessoas se puder..postar os sites que procurei e achei o docunento do meu avô
    Agradeço ao sr Alexandre...e sr Alex pela ajuda, olha e dizer pra todos que nao desistam ,pois em algum lugar vocês irão achar , e o maior problema eh que o ano de nascimento nao era esse ..nem o dia .e assim mesmo consegui acha-lo!
    E que logo estarei na comunidade com a minha dupla nacionalidade ,sera o proximo passo!
    E agora logo irei postar algumas duvidas ,sobre a documentação, sei mais ou menos do que preciso ..mas estou com imensas duvidas..

Um abraço..LU
  • Legal, que achou! Mas poxa menina, vc conta o milagre mas não conta o santo?!?

Agora contas os detalhes para a gente como descobriu tudo!

:)
  • eh so perguntar daniel ..olha foram meses..mas consegui..bem foi atraves do site do geneall...la tem pessoas legais que ajudam na busca dos documentos... abaixo vai o site...e tenho outrso tambem ,mas nao sei o que precisas...
    abraços e boa sorte!

http://www.geneall.net/P/

vc entra no forum, se inscreve. teras direito a uma senha..ai vc escreve o que procuras e quando alguem te responder vc ira receber um aviso no seu email

Qualquer duvida, pode perguntar ! ok...

Luciana
  • Ola Alex,

Preciso de uma ajuda sua pois andei lendo os topicos e nao entendi direito..

Hoje pedi o documento do meu avo em portugal, mas ele casou e faleceu aqui no brasil, ai esta minha duvida, preciso averbar isso no documento de nascimento dele que esta na conservatoria em portugal antes de dar entrada no processo?a certidao que tenho dele é de casamento de inteiro teor, onde consta o casamento e o óbito do mesmo, seria esse documento que eu teria que enviar a portugal se for o caso?
    Peço lhe que se puder me esclareça, pois como pedi hoje ,ainda da tempo de pedir la no cartorio pra esperar pra averbação destes dados.
    Obrigada..LU
  • Luciana

Ja reparou que tem tres topicos teu espalhados pela comuna, seria melhor que vc concentrasse em um só, ja nâo tô entendendo mais nada, ja até perdi a noçâo de que qual tipo de processo vc vai entrar, atribuiçâo ou Naturalização, depois disso te respondo, nao fique aflita, tudo num só tópico, s´il vous plait
  • desculpe ; achei que tivesse que abrir outro...
  • correio!

Caro maestro Alex

Irei enviar pelo correio os documentos para serem averbados a portugal, li que de la pra ca tem o tal de correio azul ..e do Brasil pra la, tem alguma maneira rapida e barata? ou so por sedex?

Obrigada..

Luciana Botelho
  • Luciana

La nos Correios, voce podera ter essa informacao, ou pelo site.
    Sei que existe um tal de Sedex Mundi, mas nao sei o preco.
  • fiz a pesquisa mais ou menos uns 70,00 por 200g,nao sei exacto o peso do documento com o envelope, chutei
  • Luciana

Sedex, o mais barato e é segurissimo. Você pode acompanhar o envio e recebimento pela internet. Valeu
  • retificações

A retificação so eh feita por um advogado, ou pode ser feita no forum na corregedoria?
    Bem meu avo chamava-se antonio botelho peralta, quando nasceram os filhos ele simplesmente excluiu o peralta do sobrenome deles, deixando apenas o botelho, entao, nao tenho tambem claro o peralta no meu sobrenome.
    Se for por advogado ou pela corregedoria demora muito esse processo, sei que eh dificil prever isso,mas é tambem desanimador...

Abraços,

Luciana
  • procede isso ou nao?

RETIFICAÇÃO DO REGISTRO CIVIL

LEI Nº 3.764, DE 25 DE ABRIL DE 1960

Estabelece rito sumaríssimo para retificações na registro civil.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art 1º - A retificação de registro de pessoa natural poderá ser processada no próprio cartório onde se encontrar o assentamento, mediante petição assinada pelo interessado, ou procurador, independentemente do pagamento de selos e taxas.

Art 2º - Recebida a petição, protocolada e autuada, o oficial de registro a submeterá com documentos ao órgão do Ministério Público e fará os autos conclusos ao juiz togado da circunscrição, que despachará em quarenta e oito (48) horas.

§ 1º - Quando a prova depender de dados existentes no próprio cartório, poderá o oficial certificá-lo nos autos.

§ 2º - A identidade do requerente e a veracidade de suas declarações poderão ser atestadas pelo próprio oficial ou por duas testemunhas idôneas.

Art 3º - Deferido o pedido, o oficial averbará a retificação à margem do registro, mencionando número do protocolo, a data da decisão e seu trânsito em julgado.

Art 4º - Entendendo o juiz que o pedido exige maior indagação, ou sendo impugnado pelo órgão do Ministério Público, mandará distribuir os autos a um dos cartórios judiciais da circunscrição, procedendo-se à retificação na forma da lei processual, assistida por advogado.

Art 5º - Os atos praticados no cartório do registro vencerão emolumentos, conforme regimento de custas, dispensado delas o requerente reconhecidamente pobre.

Parágrafo único - Quando o erro do registro for atribuível ao oficial, não lhes serão devidos emolumentos pela retificação.

Art 6º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Brasília, 25 de abril de 1960; 139º da Independência e 72º da República.
    JUSCELINO KUBITSCHEK
    Armando Ribeiro Falcão
  • achei isso num site, queria ver se alguem ja ouviu falar nisso, pois sei que devem ter pessoas que como eu precisarao retificar os documentos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.