Ainda há esperança ou devo desistir de vez?

Bom dia, fórum.

Em 2017 eu entrei aqui e aprendi muita coisa, vários membros daqui me esclareceram dúvidas e ajudaram e foi assim que eu obtive um grande número de documentos dos meus antepassados nos mais diferentes meios: arquivo nacional, cúria metropolitana, familysearch e arquivos distritais. No entanto, fiquei tão desenganada com uma resposta que tive de um genealogista, que abandonei tudo e não acompanhei mais nada sobre o assunto. Percebi por alto, que desde então, várias coisas mudaram no que diz respeito a lei (várias ou apenas algumas, não sei bem) e queria colocar meu caso aqui para saber se alguém pode me dizer se há alguma chance ainda:

Sou bisneta de dois portugueses que se casaram aqui no Brasil

Ela nascida em 1897, no Distrito de Viseu, concelho de Mangualde, Freguesia de Fornos de Maceira Dão (tenho seu registo de batismo).

Ele nascido em 1892, no Distrito de Viseu, Concelho de Lamego, freguesia de Carranca.

Casaram-se no Brasil em 1923 no civil e no religioso (tenho ambos os documentos)

O problema é que a certidão de nascimento DELE, não foi encontrada de forma alguma. Para vocês terem uma ideia, eu achei a certidão de nascimento dos pais dele, a certidão de casamento dos pais dele e o registo de batismo de todos os irmãos. Mas o registo dele que é bom mesmo, NADA!

Sobre isso, à epoca um genealogista me respondeu o seguinte:

"(...) no caso do Manoel, que também fez essa declaração no Rio, não foi localizado. Não haveria porque ele não ter esse baptismo lá pois os pais eram casados, tudo direitinho nos conformes. O que aventamos é que ele pode ter sido baptizado em casa, numa emergência, por ter nascido com risco de vida, e o padre não ter lançado no livro paroquial. Essas situações aconteciam. Ou isso ou alguma situação correlata.

Ele pode ter vindo para o Brasil sem essa certidão com os pais achando que ela existia."


Diante disso, considerando as regras atuais, continuo sem chance de solicitar a nacionalidade para mim e minha família? (minha avó paterna é a filha deles e ainda está viva, assim como meu pai, neto deles).

Comentários

  • @rafaeladrcosta você conseguiu encontrar o registro do passaporte dele? Pode ser só uma anotação da saída dele de Portugal. Nesses documentos geralmente constam tb o destino. Isso poderia ajudar a perseguir a sua trajetória até chegar a um registro de nascimento.

    No meu caso, meu bisavô português deu uma data de nascimento (abr 1892) para as autoridades brasileiras completamente diferente da sua data real de nascimento e batismo (jul-ago 1890). Talvez seja possível também que ele tenha fornecido outra data de nascimento ao chegar aqui no Brasil... Você tentou olhar os registros da localidade onde ele teria sido batizado nos dois ou três anos anteriores e posteriores a isso?

  • isgak não consegui o pedido de passaporte dele. Só do pai dele. E quando o pai dele pediu passaporte para vir para o Brasil, ele seria menor de idade, caso tenha vindo com os pais.

    Com relação as buscas por anos diferentes, eu fiz uma buscada que compreendeu a década de 1890 inteira e foi assim que descobri que ele tinha três irmãos (eu nem sabia). Os pais se casaram em 1890 (também achei a certidão) e por isso até pesquisei uns anos antes para verificar se ele teria nascido antes do casamento, o que também não foi o caso.

    Também fui no cartório onde ele casou aqui no RJ e eles me disseram não ter nenhum documento anexado.

    No religioso, eu tmbm tenho o documento e eles casaram com testemunhas (uma delas é até o pai dele, que veio para o Brasil e que eu localizei o pedido de passaporte)

  • @rafaeladrcosta , quais os dados dele? Nome , nome dos pais, irmãos, esposa, filhos?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.