Busca por Documento de Portuguesa Nascida em Portugal

Boa noite. Graças a esse fórum, consegui realizar o processo do meu sogro, esposa e filho e por isso acredito que seja o único lugar que talvez possa me ajudar.

Estou ajudando um colega de trabalho a realizar o processo de atribuição por ser neto de português, vinda de Portugal. Porem, ele não soube informar a data de nascimento da mesma, ou de onde veio. Tentei montar a arvore genealógica desde o meu colega, porém estamos com dificuldade em certos familiares por ser de idade e não se lembrarem de datas ou locais.

Caso possam me ajudar com a busca por algum local que possa auxiliar a busca em Portugal, estarei disponibilizando alguns dados conhecidos dela:

Portuguesa:

NOME: Maria Rita da Conceição

CONJUGÊ: ALEXANDRE GOMES FERNANDES

DATA DE NASCIMENTO: ????

FALECIMENTO: No cemitério estão dizendo que ela faleceu no ano de 1953, com 105 anos.

FILHA: MARIA RITA FERNANDES (MARIA ANTONIA GOMES FERNANDES)

Essas são as informações quais consegui localizar.

Será que seria possível achar algum documento que possa ajudar na localização de nascimento / baptismo em Portugal?

Certo da colaboração de todos, conto com o retorno de alguém que auxilie com essa busca.

Muito obrigado desde já

Comentários

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado June 2021

    @Willian Ponce quais os nomes dos pais dela? Na certidão de nascimento do(a) filho(a) vai ter essa informação.

    No cepese.pt tem possíveis resultados positivos:

    80568Maria Rita Da Conceição Baião Baião Francisco Ribeiro &bnsp; Não Indica 25 Rio de Janeiro Casado

    105706 Maria Rita da Conceição Armamar Armamar &bnsp; &bnsp; &bnsp; 29 Rio de Janeiro Casado

    256246 Maria Rita da Conceição Tondela Tondela Sem Indicação Sem Indicação Criada de Servir 28 Rio de Janeiro Solteiro

    317361Maria Rita Da Conceição Luzinde Penalva do Castelo Sem Indicação Sem Indicação Sem Indicação27S. Paulo Casado

  • Sabendo a cidade e o ano do óbito você pode pesquisar nos catálogos do site family seach a certidão de óbito. Nela pode conter o local de nascimento dela em Portugal. Sabendo o local de nascimento e idade fica mais fácil encontrar a certidão de batismo em Portugal.

    Family Search - Pesquisar - Catálogo - Nome da cidade do óbito - Procurar folha por folha os livros referentes ao ano do óbito.

  • Bom dia Pessoal! Não estou encontrando nos livros disponibilizados on-line o registro do meu Bisavô, alguém consegue me ajudar nisso?


    Nome : Antonio da Silva Alvarinho , Sexo : Masculino

    Nascimento : 1873/1874 , Covelinhas, Peso da Régua, Vila Real, Portugal

    Casamento : 06/08/1901 (27 anos) - Conjure: LUDOVINA ANTONIA JOSEPHA , Rio Claro , São Paulo , Brasil

    Morte : 28 de agosto de 1950 - Iracemápolis, São Paulo, Brasil


    Pai : Eduardo da Silva Alvarinho 

    Nascimento : 1848 ,Covelinhas, Vila Real, Portugal

    Morte : 22 de junho de 1908 , Rio Claro, São Paulo, Brasil

    Mãe : Luiza Rosa da Silva

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado June 2021

    @LucasBmbo creio que seja o Registo nº 10 - tif 37 - https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1072102&fbclid=IwAR0C-zaI5JlPoTgWr5bynwYyC8E0XDwM2Vf66jLAkGGzLc8QPlARlGeku9M

    Antonio, filho de Eduardo da Silva e Luiza da Silva

    Nesse caso, teria que retificar os registros em que consta o nome do Eduardo e Luiza diferentes do assento de baptismo, a meu ver. O nome do Antonio não tem problema, pois ele foi fixado com o casamento, então não há o que retificar.

  • Estou tentando achar data de nascimento concelho e freguesia d:

    Luciano Gonçalves de Brito

    Achei no cepese o passaporte dele, vi que é natural de Tondela, chegou ao Brasil casado com Anna de Jesus Lopes de Brito, vi em uma certidão de nascimento da filha, em 1904, ele tinha 49 anos, ou seja, nasceu em 1855.


    Alguém sabe onde posso procurar outras informações?

  • @jpardal

    Luciano, 1ª pag. 1º registro https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1189122 ...m0079.tif freguesia de Ferreirós do Dão / Tondela

    Ana registro nº 5 https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1059566 ...m0028.tif freguesia de Nelas / Nelas

    casamento Luciano e Ana nº 41 https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=830829 ...m0042.tif freguesia de Santo Ildefonso / Porto

  • @gsilvestre Não consegui localizar a certidão da filha dela para que pudesse então ver ao menos a cidade de nascimento ou nome dos pais.

    Estou tendo dificuldade para a localização tanto da portuguesa através do family search, conforme indicado pela @ArianaSargento quanto a localização da certidão da filha para ver os nomes dos pais em cartórios pela cidade.

  • @Kleber Silva Aguiar nossa, muito obrigada por isso, de verdade.


    Agora para prosseguir com o processo de neto da minha avó quais são os próximos passos? Consegue me orientar? As pessoas acima são os avós dela.

  • Opa, @gandalf , muuuuito obrigada.

  • jpardaljpardal Member
    editado June 2021

    @gandalf eu preciso transcrever ou averbar o casamento dos avós portugueses? Isso não fico claro pra mim.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado June 2021

    @jpardal pelo que você falou, o casamento ocorreu em Portugal, certo?

    então, não há que se falar em transcrição. você vai precisar somente encaminhar uma via certificada do assento de casamento

  • @jpardal Exatamente como disse o gsilvestre.

    Só faz a transcrição quando os nubentes se casam no BR. O Kléber até achou a certidão de casamento deles, com uma caligrafia linda.

    Apenas o assento de nascimento do avô, original do AD, certificado.

  • @jpardal @gandalf

    Acho prudente que mande as 3 certidões certificadas.

  • editado June 2021

    @Guilherme Moreira @jpardal

    Pode ser. O Kleber já localizou mesmo, e €22 cada não representa muito, e pode evitar exigências.

    • a certidão do pai português (onde só consta o nome, sem apelido)
    • a certidão de casamento para fixar o nome+apelido do pai, casado com a mãe
    • e a certidão da mãe? Para mostrar que era portuguesa e extrair os dados da avoenga?


  • @gandalf e @Guilherme Moreira o que seria original do AD? Essa certidão de casamento eu peço pelo arquivo distrital mesmo?

  • @jpardal

    Sim. AD=Arquivo Distrital. Eu passei o link com o roteiro no link acima. Tem que ler.

    • Tipo de reprodução - Escolha Reprodução em papel
    • Reprodução certificada - Marque SIM
  • @ArianaSargento,

    Obrigado pela colaboração, estou procurando folha por folha no familysearch, porém em alguns casos aparece o seguinte:

    Desculpa se for uma pergunta ignorante, mas consegue informar o que seria isso, uma vez que aparece em diversos registro. Sendo que é possível ver o nome dos pais. No meu caso nao tenho o nome dos pais desse portugues.

    Obrigado pela ajuda

  • @Willian Ponce , isso significava que a criança nascia morta. Para que pudesse ser expedido o atestado de óbito, necessário ao sepultamento, era obrigatório o registro do nascimento

  • Boa tarde

    Estou a procura da certidão de batismo do meu bisavô para iniciar a cidadania do meu pai

    Nome: Urbano do Couto (portugues)

    nascimento; 15/02/1900

    filiação: Joã do Couto e Maria da Conceição

    Natural: Viseu - Nelas

    Com essas informações será possível localizar a certidão de batismo. A quem puder ajudar agradeço.

  • Localizei a certidão de óbito da Sra. Rita da Conceição, falecida com 105 anos. Porém, ela veio de Portugal, mas na certidão de óbito esta falando que ela é natural de Rio Claro, pode ter algum outro registro em rio claro?

  • @Willian Ponce , as informações da certidão de óbito não são as mais confiáveis. Normalmente, quem declara o óbito é um terceiro, que pouco sabe sobre o falecido e sua família. Muitas vezes até a idade está errada.

    O importante é encontrar o assento de batismo/ certidão de nascimento

  • @Leticialele entedo. O problema é que estou tentando localizar algum documento que informe a região de Portugal de onde veio. Porém, nao estou localizando essas informações em documento algum

  • @Kleber Silva Aguiar o senhor poderia me ajudar em uma busca?

  • @gsilvestre oii, poderia me ajudar em uma busca?


    Procuro a certidão de nascimento do bisavô do meu esposo.

    Nome: Abilio Martins de Araujo

    Pai: Antonio Maria Martins

    Mãe: Thereza Maria de Araujo

    Ano: 1989

    Ele falava que está de Lisboa

    Já procurei em vários lugares, mas não acho. Agradeço demais se poderem me ajudar!

  • @Mayaratavolaro vou te responder no tópico que você criou

  • @gsilvestre obrigada!!!

  • @Willian Ponce , quais os dados que você possui? Alguém pode ajudar!

  • @Leticialele, localizei o seguinte documento no family search da portuguesa:

    Segundo familiar dela, interessado na nacionalidade, a mesma foi a portuguesa que veio de Portugal. Estou tentando montar a arvore genealógica da família antes de solicitar os documentos. Estou com dificuldades de localizar o local de nascimento e ano correto da portuguesa. No caso o nome da portuguesa é Rita da Conceição ou Maria Rita da Conceição (como encontra-se na certidão de um dos netos). Nome do Cônjuge é Alexandre Gomes Fernandes.

    A filha da linha abaixo é Maria Antônia Gomes Fernandes ou Maria Rita Fernandes conforme data de sepultamento abaixo:

    Ela é uma que tambem nao localizei certidão nenhuma nos cartórios. Não consigo localizar no familysearch pois fala que o acesso é restrito, conforme pode ser visto abaixo:

    Quando isso ocorre, o que deve ser feito. Há algum local para acessar corretamente?

    Essas são as informações que tenho. Os filhos das demais linhas já estão localizadas e mais "facil" acesso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.