Documentos para Aquisição pelo casamento.

2»

Comentários

• @gandalf

Entendi, somente após meu marido adquirir o assento português poderei requerer a minha nacionalidade, mas terei que ter os 6 anos de casada completos. E chegado este momento como devo proceder? quais documentos serão necessários? a quem devo encaminhar? como é o trâmite nesta fase?

Muitíssima grata pelas suas explicações e orientações.

• @APaXmenes2021

A lista de documentos é exatamente a mesma da página anterior.

Mas nesse momento é inútil você perguntar, porque as coisas começam com o assento do marido, sua certidão reprográfica que tem prazo de validade, e o pagamento da taxa que só vai ser feita depois que tiver os documentos. Então "esfrie a moringa", e espere ter o assento.

Além do mais, pelo tempo que demora seu processo, não há motivo para afobação.

• @gandalf

Boa noite,"esfria a moringa" foi ótimo! rsss. A ansiedade que é grande meu amigo, mas você tem razão o processo ainda leva um tempo, Perguntei a título de conhecimento.

Fico muito grata pela sua atenção

• Oi @Leticialele, seria possível a minha madrasta tirar a cidadania por aquisição pelo casamento (já mais de 6 anos casada em união estável com meu pai, que já tem o nº assento) sendo que ela professora em universidade federal, logo, funcionária pública? E caso não possa, uma vez que ela se aposente seria viável?

• @Fernanda Arouca , a função de docente em Universidade Federal é técnica, não havendo impedimento algum (que ocorre nos casos de militares, por exemplo). Não precisa aguardar a aposentadoria!

Se é união estável, a sentença precisa ser confirmada e homologada por um Tribunal português (ação de revisão e homologação de sentença estrangeira), antes de entrar com a solicitação de nacionalidade por aquisição.

• @Leticialele vou procurar detalhes, obrigada! Mas só pra antecipar o principal, é possível fazer isso sozinho, sem advogado? Pelo que eu entendi é uma forma de mudar o estado civil em Portugal, certo?

• @Fernanda Arouca , só advogado com inscrição na Ordem dos Advogados de Portugal pode ingressar com a ação de homologação de sentença estrangeira

• @Leticialele certo, obrigada!

• @Leticialele 

Por gentileza, um esclarecimento... Estou enviando os documentos para a Aquisição do meu marido e você descreveu um dos documentos para a

@Ana Lúcia Garcia : "Certidão do cônjuge brasileiro, por cópia reprográfica apostilada", mas se tiver o casamento já averbado em Portugal, não há necessidade, certo?

• @Claucontesini , ter o casamento transcrito em Portugal é condição prévia para a solicitação de aquisição da cidadania por casamento.

A certidão de nascimento do (a) requerente (cônjuge brasileiro(a)), que tem que ser, obrigatoriamente enviada, é sempre por cópia reprográfica do livro, apostilada.

• @Leticialele 

Desculpe-me, copiei a linha errada do seu post.

O motivo da minha dúvida você mencionou :"Certidão de casamento, inteiro teor, apostilada".

Acredito que se houve averbação do casamento em Portugal, não há necessidade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.