Começando

Primeiramente gostaria de agradecer aos moderados desta comuidade por me aceitarem com membro desta. Estive lendo os foruns montados por aqui e realmente as informações contidas aqui são de muito boa qualidade parabens a todos.

Bom vamos lá.

Estou começando agora a juntar os documentos. Sou neto de Português já falecido. e estava com a ideia de entrar com o pedido por naturalização achando que seria mais rapido mas pelo que li num outro topico o mais rapido e por atribuição mesmo tendo de tirar o do meu pai primeiro. Até aqui ok.

Eu não possuo em minhas mãos a certidão de nascimento. Tenho todos os outros certidão de casamento, naturalização e obito. Eu quero entrar com os documentos diretamente em Portugal. Gostaria de saber se é melhor não mencionar que ele foi naturalizado no Brasil?

Estou com ideia de ir a Portugal para pegar a certidão de nascimento dele pois já sei a Freguesia e o Conselho que ele nasceu mas não tenho ideia do tempo que eu gastaria em Portugal para conseguir esta certidão e tambem quais os documentos que iriam me pedir pr lá para me darem esta certidão?

Outro receio que tenho e que não entendi nada referente a perda de nacionalidade. Em que condição um Portugues perderia a nacionalidade? Como posso descobrir se meu avô perdeu a dele?

Contarei com a ajuda de todos e mais uma vez muito obrigado.
«1

Comentários

• Fabio Luiz

Se sabe onde está a certidão do seu avô em Portgual o pedido da certidão pode ser feito pelo Portal do Cidadão... Vc recebe ela pelo correio e não precisa ir a Portgual somente para isso.
  • Carol

Na verdade pela pesquisa que tive dos documentos do meu avô, consegui encontrar no documento de naturalização brasileira que ele era Portugues de Lagoaça e na internet descobri que Lagoaça é o nome da Freguesia de um Concelho de nome Freixo de Espada á Cinta. Estou sub entendendo que os registros dele esta lá mas não tenho certeza. Tenho como ter esta certeza do correto local? Eu atualmente não moro no Brasil e acho mais facil ir ate la buscar do que pedir a entrega por aqui. Será que por lá fica pronto na hora?

Qdo se pede pelo portal do cidadão a certidão de nascimento já da para pedir a transcrição de casamento obito junto sem ter le provar nenhum documento?

Obrigado pela dica e desculpe a quantidade de perguntas mas ainda sou novo por aqui.
  • Fabio Luiz

Se vc sabe a freguesia do seu avô tem os nomes do seus bisavós, sabe a data de nascimento do seu avô ta moleza... entre no portal do cidadão e peça uma certidão para atribuição de cidadania à menores, vc receberá em poucos dias a essa certidão e sem custos (se todos os dados estiverem corretos) aí vc conseguirá o nº do assento e o ano, com essa informação vc poderá preencher o requerimento do seu pai e junto com o RG dele, a certidão de nascimento do seu pai devidamente legalizada entrar com o pedido de atribuição do seu pai.
    Aí depois que ficar pronto vc entra com o pedido para a sua atribuição.
    Se o declarante do nascimento do seu pai foi o seu avô e se o seu pai foi o declarante do seu nascimento vc não precisará averbar o casamento.
    Se o seu avô naturalizou-se brasileiro é só vc não contar à ninguém de Portugal que eu prometo tbm não contar.
    Agora pare de ler e peça logo essa certidão (rs)

boa sorte

Qualquer dúvida volte a perguntar.
  • Serginho

Ok Serginho muito obrigado pelas dicas mas me surgiu uma outra duvida agora.
    Segundo informações do meu pai meu avô foi para o Brasil muito novo e todos os documentos que possuimos dele antes da naturalização diz que ele é natural de LAgoaça Portugal todos os documentos dizem isso. Com essa base fiz uma pesquisa na internet e descobri que Lagoaça é a Freguesia que fica num Concelho de nome Freixo de Espada à Cinta. Mas minha duvida agora é a seguinte será que ele foi registrado em Portugal mesmo nesta Freguesia de nome Lagoaça? Ou será que foi registrado no Brasil? Se fosse no Brasil nos documentos que possuimos em mãos não viria escrito natural de Lagoaça Portugal é isso?
    Estou com ideia de ir ate Portugal daqui uns dias para ir buscar esta certidão voce tem ideia se eu for ate la eu consigo pegar esta certidao na hora?
  • Provavelmente ele foi registrado nessa freguesia mesmo, se vc consegue a certidão na hora não sei te responder, mas se eu fosse vc pediria essa certidão como expliquei acima já que vc não terá custos. Mas vc pode ir lá pessoalmente tentar, mas se eles não fornecerem essa certidão na hora vc perderá alguns dias. Mas tbm não sei da sua necessidade e muito menos na sua situação financeira e disponibilidade para ir até lá.
    Aqui nessa comunidade procuramos ajudar as pessoas da forma mais prática, rápida e com menos custos. Mas nada te impede de fazer dessa forma que tu desejas.
  • Serginho

Otimo Seginho farei isso vou pedir pelo esquema que vc falou e vou esterar um pouco mais não custa nada mesmo.
    Deixa eu fazer mais uma pergunta, me desculpe por tantas duvidas mas o começo parece mais complicado. rs
    Como farei por atribuição e entrarei com o processo primeiramente para meu pai e depois pra mim e na certidão de nascimento do meu pai não consta que fou feita pelo meu avô, eu terei de fazer as transcrições de óbito e casamento do mau avô tendo em vista que minha avó era brasileira? Ou não precisa? Para fazer estas transcrições tem uma forma mais rápida do que levar no consulado e ficar na espera? Obrigigado mais uma vez Serginho pela força. Jaja estarei pronto para ajudar os próximos que precisarem.
  • Fabio

Vc tem certeza q o seu avô não foi o declarante do nascimento do seu pai? Essa informação deve estar em "observações" na certidão de nascimento comum. Caso não tenha essa informação, na Certidão de inteiro teor com certeza terá, afinal aguém foi o declarente do nascimento dele e geralmente é o pai. Se realmente não for o seu avô o declarante do nascimento dele vc deverá averbar o casamento dos seus avós e para isso vc terá que obter a certidão de nascimento brasileira da sua avó e tbm a certidão de casamento deles.
    A forma mais rápida é fazer em alguma conservatória em Portugal, dê uma olhada no tópico "Guia das respostas das maiores dúvidas" entre no link do "IRN" e lá tem os procedimentos.
  • Serginho

Entendi então depois de conseguir a certidão do meu avô eu vou pedir uma copia da certidão do meu pai em inteiro teor pra ver no que dá.
    Hoje não tive uma boa noticia. Eu dei uma ligada na conservatória onde eu acho que esta a certidão do meu avô pelas indicações dos documentos que tenho dele, fui muito bem atendido e a pessoa q me atendeu me pediu o ano de nascimento e o nome do meu avô e falou para eu ligar em 5 minutos. Dei uma ligada na sequencia e ela me disse que não havia encontrado. Me solicitou mais algumas informações nome da minha bisavó e do meu bisavô que ela tinha de olhar alguns livros eu passei a ela e ela me falou para entrar em contato com ela amanha. Estou preocupado pois meu avô veio para o Brasil segundo meu pai com apenas 6 meses de idade. Nos documentos de identidade que possuo dele antes da naturalização diz que ele é natural de Portugal - Lagoaça, será que existe a chance de meu bisavô ter tirado a certidão de nascimento dele no Brasil? Será que isso é possivel? Estou preocupado.
    Muito obrigado pela força por enquanto.
  • Acho q ele deve ter tirado a certidão dele portuguesa, afinal como ele poderia se naturalizar Brasileiro sem ter uma outra nacionalidade?
  • Serginho

Iae Serginho.

É o que eu também acho. Hoje dei mais uma ligada na conservatória e eles ainda não encontraram nada. A atendente me disse que pode ser que ele tenha sido registrado em outra conservatoria pois perto desta freguesia, Lagoaça, existe outra e ela ao terminar as pesquisas por lá se nao tivesse sucesso iria dar uma olhada lá e me responderia por e-mail. Caso ela não encontre não sei mais por onde posso procurar. Bom é isso o que me resta agora é esperar o retorno dela.

Obrigado Serginho, essa tarefa ta dificil vamos ver no que dá.

Abracos.
  • Galera

Olha me desculpem mas mais uma vez preciso da ajuda de voces para dar continuidade a esta batalha que nao e facil. rs

Estou com uma duvida que agora sera crucial para saber se realmente tenho direito ou nao a esta dupla cidadania.

Os dados do meu avo que tenho em meu poder sao:
    A Freguesia, o Conselho, o nome, a data de nascimento, a data que ele chegou no Brasil, o nome da minha bisavo, o nome do meu bisavo assim como todos documentos do processo de naturalizacao Brasileira. Com tudo isso consegui descobrir qual a conservaroria que atende esta regiao onde meu avo nasceu. Entrei no site do portao do cidadao para pedir a certidao de nascimento. Passados 11 dias liguei la e como da primeira vez que liguei fui muito bem atendido e a pessoa de la me passou a informacao que ja havia procurado por la dados do meu avo e nao encontrou nada. Entrei no site do consulado em SP em busca de mais algumas informacoes sobre este processo e li algo que tirou um pouco minhas esperancas.

Meu pai nasceu 2 anos apos meu avo ter se naturalizado Brasileiro e la disse que como meu avo se naturalizou antes do nascimento do meu pai ele perde o direito a dupla cidadania isto esta certo isso?

Sera que devo ao invez de entrar com o processo passando do meu avo (falecido) para meu pai e na seguencia pra mim, ou devo realmente pedir do meu avo direto pra mim?

Outra duvida. Nao tive sucesso na busca da certidao de nascimento do meu avo em Portugal. Eu pedi segunda via da certidao de casamento do meu avo e la existe um documento emitido pelo consulado de Portugal em Sao Paulo que foi anexado ao processo do casamento dele que diz que ele e natural de Portugal e que chegou na data tal e etc. Liguei la para verificar se conseguia alguma informacao com eles mas adivinha. A falta de vontade de ajudar foi enorme.

Galera devo continuar atras disso nao esta sendo facil.

No aguardo de mais uma luz, desculpem mas meu teclado nao esta acentuando

Obrigado a todos.
  • Fabio

O importante pra comecar o processo e obter a certidao de nascimento do portugues, ai entao o resto deve ser decidido depois.
    Primerio obtenha a certidao dele, depois lhe ajudaremos nos demais detalhes do processo.
    Se nao conseguir a certidao fale com a Rosangela (acima) que ja se prontificou em ajudar.
  • Paulo

Obrigado Paulo mas sera que tenho mesmo direito? Este assunto da naturalizacao do meu avo me deixou grilado.
    Ja add a Rosangela e estou esperando ela aceitar para bater um papo com ela.
    Obrigado.
  • Tudo depende do que consta na certidao de nascimento do portugues. Se nada estiver averbado nao havera problemas.
  • Paulo

Desculpa minha ignorancia no assunto mas qdo vc diz averdado significa que depende do estiver mensionado na certidao de nascimento?
    A informacao que tenho e que meu pai nasceu 2 anos apos meu avo se naturalizar.
    Sera que se eu pedir uma certidao de nascimento do meu pai l'a vai constar tipo o nome do meu pai e filho de Antonio ... natural de Portugal?

O que vc acha.

Obrigado pelaq ajuda Paulo.
  • Fabio

Uma sugestao, por que vc nao vai ate o cartorio onde seu pai esta registrado, e confere pessoalmente o que esta escrito na certidao dele?
    Ou se nao for possivel vc ir, pois nao sei onde vc esta, peca que seu pai mesmo va ao cartorio averiguar essa duvida, assim vc pode dar continuidade normalmente ao pedido de atribuicao dele.
    Em relacao ao seu avo, se ele se naturalizou ja adulto, vc tem que averiguar se a alguma informacao (averbacao) sobre a naturalizacao dele na certidao portuguesa. Se nao constar nada averbado sobre isso, esqueca esse problema, como o Serginho mesmo falou, se vc nao contar ninguem saber;a.
    Boa sorte
  • Maravilha

Obrigado pela dica.
    Farei isso vou verificar a certidao de nacimento do meu pai se constaa algo e na sequencia vou aguardar a Rosangela ver se ela pode me ajudar a encontrar a certidao que nao esta nada facil..
  • Ola Fábio, eu quando precisei de alguns dados ,liguei pro cartorio e pedi a informação pelo telefone mesmo, e fui muito bem atendida, disse pra que queria saber, e a pessoa me ajudou prontamente e nem precisei pedir inteiro teor pra saber os dados que eu queria...nao sei se tive sorte ou esse procedimento é valido ,mas nao custa tentar.
    Boa sorte!
  • Luciana

Obrigado pela dica tentarei ligar antes de emitor o pedido.
  • Galera.

Bom como ja disse acima, o meu pedido de certidão pelo portal do cidadão não deu certo. Mesmo eu informando a Freguesia o Conselho a data de nascimento o nome da minha bisavó e do meu bisavô, eles não conseguiram encontrar a certidão.

Tirei uma copia da certidão de casamento do meu avô e pedi o desarquivamento dos documentos. Neste desarquivamento veio em anexo um Certificado emitido pelo Consulado de Portugal em São Paulo no dia 14/09/1936 e neste certificado consta o seguinte:
    + O Cons. Geral de Portugal faz saber que Antonio ... nascido no dia 06/01/1913 na Freguesia tal concelho tal e distrito administrativo tal da republica Portuguesa, é cidadão Portugues e esta devidamente inscrito no Registo deste consulado sob o n tal do livro tal de matricula
    + Foi sua ultima residencia em Portugal no endereço tal e chegou no Brasil no dia 15/10/1913. Provou a sua identidade com inscrição anterior n tal de 13/09/1935.

Como já disse este documento foi emitido pelo consulado. Eu liguei lá e tentei tbem por e-mail alguma informação referente ao numero do assento e eles me perguntaram pra que eu quero este numero sendo que eu devo juntar todos os documentos e passar a eles e eles vão correr atras da Certidão e não eu. Quando tentei por e-mail me disseram que o numero de IC que eu passei esta no nome de outra pessoa. Como assim? Ai pediram data de nascimento e nome completo eu passei e eles responderam que não possuem mais os registros do meu avô. Como assim?

Bom gente estou so a espera da ajuda da Rosangela pois se não conseguir com ela não sei mais o que fazer. O Consulado em SP não vai me ajudar mais.
  • Estranho

É estranho o portal do cidadão com todas essas informações não localizar, será que ele foi registrado em uma conservatória de outra freguesia?

Vamos esperar se a Rosângela pode ajudá-lo... O consulado é um Urubu legalizado, eles tentam dificultar ao máximo para contratar um serviço deles.
  • Serginho

Foi o que eu tambem achei. Nossa eu possuo todas informações inclusive um documento do consulado confirmando tudo isso e no portal eles nao encontraram.

So estou na espera da nossa amiga Rosangela, vamos ver no que dá.

Caso contrario Serginho o que vc me sugere? Juntar todos outros documentos e dar entrada no consulado? Ficara mais caro? E quanto ao tempo vai demorar mais do que se eu encontrar o numero do assento e enviar direto?

Ja perdi o rumo com tantas informações e nao quero desanimar mas esta dificil.
  • Entrando de gaiato no navio...hahaha, mas eu acho que se o portal do cidadão não conseguiu, você deveria ligar no cartório onde o português foi registrado e tentar alguma coisa, as vezes eles fazem uma busca mais detalhada, você explicando direitinho, eu consegui o ano e número do assento com uma ligação pra lá, tenta, as vezes você consegue...é só uma dica...e acho inclusive, que não compensa fazer pelo consulado, tenta mais um pouco....o consulado complica demais...
  • wes

Muito obrigado pela dica mas eu ja fiz isso liguei na conservatoria no qual mandei o pedido pelo portal do cidadao mas a pessoa que me atendeu por la me disse que nao encontrou, por isso fiquei sem saber como dar esse passo. Inclusive ela me disse tenta falar no consulado no Brasil e veja se eles nao tem esta informacao pra vc.

O mato sem cachorro viu. Estou tentando so entrarei com o pedido pelo consulado em ultimo caso.

Muito obrigao por essa dica tbem.
  • Bom, tente todas as alternativas, deixe o consulado em último caso.
    A Rosângela deu uma boa dica no outro tópico.
  • Serginho

Acabei de dar a entrada no pedido da Certidão de Desembarque que o Paulo falou, vou tentar por este caminho agora.
    Estava aqui pensando, meu avô segundo os documentos dele é natural da Freguesia de Lagoaça Concelho de Freixo de Espada a Cinta e Distrito Administrativo de Bragança, será que se eu entrar no portal do cidadao e efetuar o pedido nas outras conservatorias que possuem em Bragança eu vou conseguir sucesso? Você acha que vale a pena tentar?
  • Fabio

Tenta mandar email para essas conservatorias primeiro para tentar, depois vc pede pelo portal.
  • Todos

Vcs gostam de sofrer mesmo. Consulado nunca e ultimo caso, em 70 por cento das vezes e a primeira. Como no meu caso. As conservatorias cobram na sua maioria a hora da busca, por isso ninguem consegue por este modo. E ainda por cima, ja pensam que tem mais um brazuca querendo documentos para vir pra Londres. Eles pensam assim na sua maioria, por culpa dos que la tiveram.
    Eu to fora da lista, so que moro em Londres e sou apaixonado por Portugal e tenho meus parentes la. E musica e forte aqui. Vai no Consulado primeiro, nao se enganem, foi la que todos os meus amigos do Rio conseguiram.
  • Todos

Ixi agora fiquei confuso.

Tentarei mandar o e-mail nas conservatorias vamos ver no que dá.

Mastro Alex eu tentei mandar e-mail e falar por telefone com o consulado informando a eles sobre o ocorrido, inclusive passei a eles um numero de certificado que foi emitido por eles atestando de onde meu avô é, quando ele chegou e o nome seus pais (meus bisavos) e eles me disseram que o numero que passei a eles pertencem a outra pessoa (outro nome) eu disse "mas como no nome de outra pessoa eu tenho a copia do que foi emitido por voces e tem alem do numero do certificado o numero do livro" e depois do silencio me disseram "pra que o senhor esta a procura da certidão do seu avô" eu disse que era para dar entrada no processo de dupla cidadania e eu precisava do número do assento. Ai eles me disseram que eles que correm atras disso que cabe a mim apenas entregar os documentos exigidos por eles.

Me ajudem nao sei qual o melhor caminho. Estou com a faca e o bacalhau na mão e não posso comer

Tenho local de nascimento (Freguesia, Concelho e Distrito Administrativo), data de nascimento, data de chegada no Brasil, nome dos meus bisavos e um Certificado emitido pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo atestando tudo isso e não consigo o bendito número do assento.

O fazer agora?
  • Fabio Luiz

O Serginho ja deu as dicas la atras.
    Entre no Portal do Cidadao com os dados que voce tem e peca uma certidao do portugues, depois disso continue o processo.

http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt

Entre na parte "Certidao online"
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.