Documentos e impostos necessários para morar em Portugal trabalhando para o Brasil

rafaelsrafaels Member
editado June 2021 em Tenho como conseguir?

Olá novamente.

Recentemente puxei esse papo aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18139/residencia-trabalhando-para-empresa-do-brasil#latest

Agradeço demais as ajudas e ficou bem claro! Uma opção muito boa que achamos foi a aplicação de mestrado da minha esposa e eu aplicar reagrupamento familiar. Temos um casal de amigos em Lisboa e foi o que fizeram e tanto a esposa de meu amigo conseguiu pagar bem baratinho o mestrado, quanto meu amigo trabalha pra uma empresa fora de Portugal e conseguiu residencia com reagrupamento familiar devido o mestrado da esposa dele. É exatamente o que queremos fazer.

Agora eu gostaria de saber se vocês conhecem um pouco mais sobre as responsabilidades fiscais que eu terei em Portugal só que estando empregado pelo Brasil. Por exemplo:

  • Eu terei que pagar impostos lá em Portugal ou só para o Brasil? Ou em ambos?
  • Eu posso continuar tendo endereços do Brasil bem como cartões de crédito, contas em banco, consórcios e etc?
  • Eu perderia alguma coisa em não pagar impostos para Portugal? Como por exemplo não ter direito a saúde, ser dificil achar aluguel, ser dificil comprar casa, etc.
  • Qual tipo de documento eu preciso para comprovar minha renda mensal que é comprovada na empresa do Brasil? Minha carteira de trabalho?
  • Eu precisarei entrar como comprovação financeira de sustento da minha esposa. Isso pode ser com minha comprovação de renda mensal ou tem que ser dinheiro em conta?
  • Vi em alguns artigos que cartão de crédito pode constar como comprovante de recursos financeiros. É verdade?
  • Quando minha esposa receber o visto de residencia por estudante, precisamos para entrar no pais ter aquele lance de 40 euros por pessoa e afins?

Só pra ficar um pouco mais claro o porque escolhemos a modalidade de reagrupamento ao inves de eu procurar emprego lá mesmo sendo da area de TI. O valor que recebo de minha empresa é um ótimo salário em Portugal. Eu consigo por exemplo morar em centros como Lisboa ou Porto e ainda sobrar uma consideravel graninha por mês. Ir por empresa Portuguesa nesse momento, além de ter o risco de eu não gostar da empresa e ter que ficar cumprindo os 2 anos de contrato, ou querer sair e pagar multa, ou simplesmente ter que ficar engolindo pato calado pois eles que arranjaram meu visto de residencia, preferimos entrar com mestrado de minha esposa e eu entrar como reagrupamento. Além de que eu não consiguiria achar uma proposta de emprego para me pagar o equivalente que ganho hoje em euros já deduzido os impostos. Então teria que reduzir muito meu salário liquido.

É isso. Ficou um tiquinho grande. Estou procurando asessorias para me ajudar mas vejo que o pessoal aqui ajuda bastante em duvidas básicas. Então vou continuar tentando tirar o máximo de duvidas que eu puder aqui.

Desde já, muito obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.