Residencia trabalhando para empresa do Brasil

Olá pessoal, bom dia.

Recebo um valor que convertido para euros esta acima da média de centros como porto e lisboa.

E apesar de trabalhar para a empresa atualmente como clt, posso trabalhar 100% remoto.

Gostaria de saber se eu consigo algum visto para morar em Portugal nessas condições. No caso, trabalhando para uma empresa no Brasil como clt mas morando em Portugal.

A minha esposa também tem interesse de estudar lá e inclusive gostaria de saber se união estável comprova casamento nesse caso. Ai teriamos possibilidade de tentar aplicar ela em um mestrado e eu tentar reagrupamento familiar ou eu tentar moradia lá nessa situação de trabalhando para empresa no Brasil e ela ir como reagrupamento.

Se tiver algum consultor que tenha interesse em ajudar, gostaria de manter contato.

Obrigado pessoal.

Comentários

  • @rafaels

    Não acho que vai gostar da minha resposta. Não é o que espera, mas é possível.

    1) Gostaria de saber se eu consigo algum visto para morar em Portugal nessas condições. NÃO, pelo menos em princípio

    2) A minha esposa também tem interesse de estudar (mestrado) lá. SIM, ela pode conseguir a aceitação numa universidade, e pedir um visto de estudante. Você pode acompanhá-la como dependente do visto dela. O visto não lhe dá direito a trabalhar lá, mas como seu trabalho é no BR, recebe e paga os impostos no BR, não creio que teria problemas. Creio que você pode ser dono de sua própria empresa. Terá que consultar um advogado tributarista a respeito. Os prazos para aplicação na Universidade já passaram, e normalmente ocorrem em out/nov para entrada em Agosto do ano seguinte. Precisará da carta de aceitação e do pagamento da matrícula.

    Lhe aviso que pagará 3-5X mais como "estudante internacional". Para doutorado ela pode conseguir bolsa do governo brasileiro (está difícil e incerto). Devia buscar um mestrado no BR primeiro, para ter as indicações necessárias. Completa os créditos em 1 ano. E então aplica para doutorado, talvez pago parcialmente pelo governo do BR. Terminando o doutorado, certamente terá ofertas de emprego, onde o empregador será o sponsor do visto de trabalho. Somente sugestões. Você decide como fazer.

    3) gostaria de saber se união estável comprova casamento nesse caso. NÃO. A união estável teria que estar registrada em cartório no BR para ter efeito, mas somente se aplicaria ao cônjuge português. No caso ela seria estudante-BR, e você acompanhante-BR, ambos em conformidade com a lei brasileira. Teria que estar casado no civil, ou ter a UE registrada. Se for usar a UE, ela conta da data de registro no cartório, não pode ser retroativa, e quando eventualmente um dos dois conseguir a nacionalidade portuguesa, terá que ser homologada judicialmente (só através de advogados). Mesmo que depois de 6 anos, cada um requeira independentemente sua própria nacionalidade art-6.1, tem que fazer a homologação. Sem o casamento civil será um caminho bastante penoso e caro. Enquanto o casamento custa €120 para transcrever, a UE chega a mais de €1200 para homologar.

    4) tentar reagrupamento familiar... NÃO. Só se aplica a portugueses, que não é o caso de nenhum dos dois. (o termo reagrupamento familiar está errado em todos os sentidos. Em PT vocês dois não têm nenhum vínculo familiar até que um de vocês se torne português depois de 6 anos residindo lá).

    5) Se tiver algum consultor que tenha interesse em ajudar... NÃO. nesse fórum não há consultores. Isso é ilegal pela Lei 49/2004, a menos que seja um advogado registrado na OAP, mas eles não podem oferecer serviços nesse fórum.

  • Opa, muito obrigado!

    Então pelo que entendi, trabalhando para o Brasil mas querendo morar em Portugal, só consigo fazer isso dado minhas condições atuais como turista, certo? Dou entrada com visto de turismo de 3 meses, quando tiver encerrando eu peço mais 3 meses, quando acabar eu volto pro Brasil e é isso, certo?

    Sobre o mestrado da minha esposa, entendido. Vou pesquisar mais sobre os valores exatos em relação aos dois cenários que você pontuou.

    Uma ultima duvida, o contrato de trabalho necessário para morar no pais custa muito caro pra empresa? Ou o que custa muito é o processo de levar o profissional pra lá? Porque talvez, uma alternativa seria eu me mudar pra la trabalhando para a empresa do Brasil e então procurar emprego por lá. E ai talvez por já estar no pais será que isso é um ponto melhor pra empresa, ou só importa se eu tiver já o visto de trabalho pra Portugal?

    Obrigado novamente!

  • @rafaels sobre a questão do emprego, depende muito da área que você vai atuar. Creio que o processo do visto em si não seja tão custoso, mas, pelo que sei, existem leis portuguesas que, de certa forma, restringem a oferta de empregos a estrangeiros (para concessão do visto, a empresa precisa comprovar que não encontrou algum português para a vaga, etc). Se for da área de TI, tudo fica mais fácil, pois sobram vagas e você consegue um emprego antes de ir, inclusive.

  • Maravilha. É area de TI sim. E minha ideia era ir trabalhando ainda pela minha empresa justamente para ter a facilidade de fazer alguma entrevista lá. Mas obrigado. Dado o que você falou então, espero que seja um pouco mais tranquilo essa possibilidade de arranjar um emprego e visto de trabalho. :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.