Erro no nome do Português

Olá estou solicitando a cidadania para minha mãe. Os meus avós, pai e mãe dela são portugueses, casados em Portugal.

Ao solicitar a certidão de nascimento dela, descobrimos que há um erro de grafia no nome do meu avô ao invés de ManUel esta ManOel. Contudo o nome dos avós batem e como pedi cópia do livro aparece tb a assinatura do meu avô na certidão da minha mãe como delaclarante que está como ManUel.


O nome da minha avó tb tem um erro, pq está DE Gouveia e na certidão da minha vó apenas Gouveia.


Será que dá para arriscar ou melhor retificar a certidão de nascimento da minha mãe?


Obrigada

Comentários

  • @brunands nao tem problema. manuel = manoel e a partícula “de” é opcional. nada disso é considerado divergência

  • @brunands por curiosidade .

    Existe algum jose maria na familia ?.

  • @scarvalho210 não tem, meu avô é Manuel Antônio hehehe

  • @gsilvestre muito obrigada pela ajuda!

    eu vi pelos fóruns q peço a cidadania por um ou outro.

    Neste caso, vc acha que seria melhor por qual ? Ou anexo as dois assentos portugueses por prevenção? Ou algum outro documento? Tenho a identidade do meu avô é o cartão cidadão da minha avó

    Estava tendenciosa a pedir pelo do meu avô, pq o de Gouveia da minha avó aparece até no documentos portugueses dela. Apenas na certidão que não. Mas não sendo considerado um erro tb não teria problema, correto?

  • @gandalf pois é rapaz.

    O engraçado é nao ter localizado ninguem ate hoje da mesma familia.

    Porem recentemente fui informado pelo arquivo distrital que o obito da minha trisavo foi informatizado , questionei se podem me dizer quem fez isso ,vamos ver se vai me responder , porque com certeza foi algum parente desconhecido da minha familia ainda.

    Passei perto em , hehe

  • @brunands poxa , achei que tinha localizado algum parente.

    Mais desejo sucesso em sua busca

  • Mais uma duvida

    No formulário nos dados da minha mãe, prencho o nome do meu avô como esta no RG (Manoel) dela ou na certidão do meu avô (Manuel) ?

  • @brunands , coloque como está no RG.

    Mas ManUel e ManOel não constituem divergência.

  • Muito obrigada mais uma vez @Leticialele !

  • AlanaAlana Member

    Boa tarde, no caso do nome da mãe do avô português, para pedido de neto, sair somente na certidão de casamento dele errado, mas saiu certo no registro de nascimento da filha do português e mãe da pessoa que fará o pedido, é preciso mesmo retificar?

    O nome é Rosaria Maria no batismo do avô pt, e no casamento registraram Maria Rosauria... só descobrimos depois de pedir as certidões inteiras e pagas...

    Oh desanimo!!!

  • Ola Pessoal,

    Vou solicitar a nacionalidade como neto, os nomes estao certos nas certidoes, porem as certidoes brasileiras aqui, minha e do meu pai, estao com alguns erros de ortografia no texto em si, por exemplo 'braZileiro', meZ, cinCOenta', nao sei se foi descuido do cartorio, ou se antigamente se escrevia assim, porem saiu assim nas certidões atuais. Isso pode dar algum problema?

  • @Soreiro é grafia de época não se preocupe. Lembre-se que para nacionalidade precisará das certidões em inteiro teor por cópia reprográfica. Mas certidões de inteiro teor mesmo as digitadas não se atualiza a grafia.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.