Divergencia local de nascimento
Oi pessoal! Estou juntando a documentação para cidadania do meu sogro (neto de português - pai já falecido).
O problema é que a certidão do português foi conseguida em Portugal e, pela época é a certidão de batismo, que consta apenas o primeiro nome. O português casou e faleceu aqui no Brasil, todavia nestas certidões constam que ele nasceu no Brasil.
Penso que no casamento, como era tudo de boca e ele veio muito novo (3 anos) para o Brasil, informou que nasceu aqui e nem usou a certidão portuguesa.
Agora, tenho dúvida quanto a usar a certidão de casamento ou obito com local de nascimento divergente para fixação do nome adulto sem retificar.
Ou será que posso usar a certidão de nascimento do filho do português (pai do meu sogro), que conta o nome do português e dos pais dele (que é igual ao da certidão de batismo)?
E ainda, sempre é necessário a fixação do nome?
Comentários
@Medeirosc
Apenas o nome e apelido usado na vida adulta será olhado, juntamente com o nome dos pais e avós, e mesmo a data não costumam se importar se estiver mais ou menos numa faixa razoável.
@Medeirosc
Tem esse post com um caso relacionado ao seu
aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18360/certidao-de-casamento-no-brasil-com-erro-crasso-local-de-nascimento/p1
@Medeirosc
Também nesse post, o @gsilvestre diz algo que vale pra você também: Se a certidão estiver apostilada, o cartório não pode se negar em fazer a retificação. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18401/certidao-do-civil-on-line/p1
Se for o caso, vá ao cartório, converse com o tabelião (não com o atendente do balcão), e explique de novo a situação e o motivo. Diga que não gostaria de ter que recorrer à corregedoria, enquanto anota o número do telefone.
Todo cartório tem o telefone da Corregedoria em local visível, como explicado aqui pela @Leticialele que eles tremem só ouvir o nome.
aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/239451/#Comment_239451
invoque a lei: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/238402/#Comment_238402