Processo de atribuição para netos
Bom dia!
Alguém poderia me dizer quais são os documentos necessarios para dar entrada no processo depois da mudança na lei?
Obrigado.
Esta discussão está fechada.
Bom dia!
Alguém poderia me dizer quais são os documentos necessarios para dar entrada no processo depois da mudança na lei?
Obrigado.
Comentários
@Robsonvieira
SIM. As pessoas que participam do tópico certo.
Se você não se dá ao trabalho de buscar se já existe um tópico sobre o assunto, onde mais vai buscar as informações que ele já contém?
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest
Muito obrigado pela ajuda.
Bom dia!
Estava aguardando a chegada da certidão de nascimento de meu bisavô, ela chegou hoje, e correu tudo muito bem, obrigado a todos!
Depois de encontrarmos o local de nascimento através de longa pesquisa, fizemos o pedido do envio através de vale postal. O documento foi postado em Portugal pela AD Vila Real no dia 21 de julho.
Agora tenho dúvidas:
Na certidão de nascimento reprográfica de minha mãe que é a neta, também está a certidão de casamento dela, que apesar de ser viúva hoje, ainda carrega o nome de casada.
Quando Portugal reconhecer sua cidadania (assim esperamos rs), será que o nome virá de casada ou de solteira?
Há algum documento que devemos encaminhar além dos já solicitados no pedido de nacionalidade? Ou depois de concluído o processo é que devemos solicitar a mudança do nome?
Mais uma vez agradeço de coração pela ajuda de sempre, vocês estão sendo fundamentais em nosso processo!!
@Robsonvieira , tem que mandar uma certidão de casamento de sua mãe, APENAS para justificar a diferença entre o nome que consta da certidão de nascimento e o nome no RG.
Concluído o processo, a certidão de nascimento portuguesa virá com o nome de solteira.
Após a transcrição do casamento é que o nome mudará para o nome de casada.
Boa sorte!!
@Leticialele estamos tirando uma via nova da carteira de identidade de minha mãe pois a antiga ja tem mais de 10 anos e Portugal não aceitará.
Será que é melhor tirarmos com o nome de solteira? Existe esta possibilidade?
@Robsonvieira , não! Tirem com o nome de casada!! O fato de ter ficado viúva não muda o nome adquirido com o casamento!!
Obrigado!!
oi, tenho algumas duvidas sobre o processo.
Meus avós eram portugueses e casaram em Portugal, vieram para o brasil e tiveram o meu pai brasileiro.
Tenho a certidão de óbito de meu avô, mas não encontro a de minha vó, tenho uma identificação civil, "carteira de identidade para estrangeiro permanente" com filiação, distrito, data de nascimento, nome completo de minha vó. Não tenho certidão de casamento em Portugal, na certidão de óbito de inteiro teor de meu avô há referencia a minha vó como esposa. Preciso da certidão de óbito de minha vó?
Não tenho as certidões de batismo, vou através do pedido de cidadania fazer a busca. Como temo que não encontrem as certidões, quero tentar obter a cidadania através dos dois. Como faço isso ? Uso 2 formulários 1D ou...? Não tenho certeza sobre o concelho ou freguesia, o distrito é suficiente, e se for como preencher o formulário 1d ?
grata pela resposta
@lice28 , se eles eram casados em Portugal, procure a certidão de nascimento de seu avô. Não precisa pedir pelos dois.
Em que ano eles nasceram?
Se foi após 1911, pode pedir pelo civil online.
Explique melhor seu caso!
Eles são do século 19, a família toda veio de "moura morta", mas como o avô é mais velho não se sabe. E a avó que se tem quase certeza que vem de "moura morta", não se tem a certidão de óbito. Eu entendo que se não encontrar a certidão de um , pode-se conseguir a cidadania pelo outro. Eu quis dizer : quero tentar obter cidadania, pedindo no processo, por qualquer um dos dois avós portugueses.
@lice28 , Moura Morta é uma freguesia antiga do Concelho de Castro Daire, Viseu.
Para a cidadania, vai precisar do assento de batismo do(s) avós, certificado pelo Arquivo Distrital. Pode pedir a cidadania por qualquer um dos dois, se casaram em Portugal ou se casaram no Brasil e transcreveram o casamento em Portugal.
Pode procurar em https://tombo.pt/f/cdr14
Se encontrar, pode pedir ao Arquivo Distrital do Viseu - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1
Se eles são casados em Portugal, então Portugal tem o local de nascimento de meu avô (que eu não sei) para procurar sua certidão ? Minha avó casada tirava identidade no consulado até os anos 70, isso que dizer que Portugal tem os registros de meus avós? Como casamento, local de nascimento...etc?
@lice28 , sim, é nos Arquivos Distritais que você tem que pesquisar (pela Internet) onde estão os assentos de batismo de seus avós.
Você diz que eram de Moura Morta. Os assentos de batismo desta Freguesia estão online, no tombo.pt - https://tombo.pt/f/cdr14
Tem que procurar nos livros, folheando-os, até encontrar.
Boa sorte!!
Pessoal sou neto de portugues e pretendo iniciar o meu processo. Mesmo com a nova lei, algumas assessorias me informaram que os documentos que devem ser adicionados ao processo devem ser muito alem daqueles que estao na lista do consulado. Voces acham arriscado iniciar o processo tendo somente os documentos que está no site do consulado?
@Caiorlf claro que não! quais documentos a mais estão dizendo que você precisa ter?
Olá, @ gsilvestre @gsilvestre , por exemplo, no site do consulado diz que é necessário a seguinte relação de documentos: minha certidao em inteiro teor e fotocopia do livro de registro de nascimento, ambas apostilhadas. Essas mesmas certidoes do meu pai (no caso ele é filho de português), meu diploma de nivel superior, apostilhado também. Atestado de antecedentes criminais, copia de rg. E , por fim, a certidao do meu avô que não precisa ser a original já que ele é o portugues em questão. Além desses documentos obrigatorios, no site tem uma relação sugestiva de documentos que possam ajudar no processo, que seria uma efetiva ligação com a comunidade portuguesa... mas acho que essa parte mudou com a lei de 2020, basta agora ter o idioma.
Enfim, algumas assessorias me falaram que não vou conseguir, mesmo com a nova lei, sem ter todos esses documentos aqui: • Certidão de nascimento do português, ORIGINAL (se ambos os avós forem portugueses, precisa do nascimento de ambos); Certidão de casamento (brasileira) do português - Inteiro teor digitada apostilada. Certidão de nascimento do filho (pai/mãe do interessado) do português - Inteiro teor digitada apostilada; 2. Certidão de nascimento do (a) neto (a) por cópia reprográfica (foto do livro) apostilada (Emitida a menos de 6 meses); 3. Certidão de casamento do (a) neto (a) por cópia reprográfica (foto do livro) apostilada (Emitida a menos de 6 meses); 4. Cópia autenticada e apostilada do RG (APENAS RG CIVIL, DETRAN OU IFP); 5. Histórico escolar ou diploma do neto (a) apostilada; 6. Antecedentes criminais da Polícia Federal do Brasil e Validação, basta pegar no site da PF (não precisa apostilar); 7. Procuração modelo específico com assinatura (fornecemos modelo e não precisa apostilar).
Achei muito discrepante do que está no site, mas fiquei com dúvidas se deveria tentar ou não.
Oi pessoal boa tarde, sou nova no fórum e queria pedir a ajuda de vocês. Estou fazendo o processo de neto para a minha avó (ela é a neta dos portugueses), porém não consigo achar a certidão de nascimento da minha vó em lugar algum.
Eu tenho o batismo dos avós portugueses, incluindo a certidão de casamento deles que foi aqui no Brasil, tenho as certidões de nascimento e casamento dos pais da minha avó que são brasileiros e tenho apenas a certidão de casamento da minha avó. Na época do seu casamento ela disse que teve que deixar a certidão de nascimento no cartório que casou, eu já fui a este cartório e me informaram que eles guardam os documentos por apenas 5 anos e depois eles são incinerados, que a certidão de nascimento da minha avó foi incinerada.
Eu já procurei no Family Search, já olhei mais de 200 livros no SIAN, já pedi ajuda nos grupos do facebook e agora vim recorrer à vocês. Tem duas semanas que não durmo, olhando livros e mais livros atrás dessa certidão, estou esgotada fisicamente e psicologicamente. Por favor me ajudem, já não sei mais o que fazer nem onde buscar.
Os dados da minha avó são:
Carmelita de Carvalho Lima, brasileira, nascida em 27/04/1939 filha de Guilherme Alves de Lima e Aurea de Carvalho (brasileiros), neta paterna de Fernando Alves de Lima e Maria de Jesus (portugueses) e neta materna de Carolina Senhorinha de Carvalho (brasileira). Minha avó Carmelita casou na 11ª Circunscrição (6ª zona - Freguesia de Inhaúma) em 17/10/1960. Eu localizei a certidão de nascimento da irmã dela (Paulina que nasceu em 6/06/1940) na 7ª pretoria - Freguesia de Irajá e Penha (registro no SIAN BR.RJANRIO.17.IRJP.LTN.3.200), nesta mesma pretoria tbm localizei os registros dos primos dela, porém o nascimento da minha avó eu não consegui localizar.
Edit: Tbm já fui à escola dela e disseram que perderam os arquivos numa enchente. A identidade dela é do Felix Pacheco e não traz as informações da certidão, tbm já fui ao Instituto e eles não conseguiram me dar nenhuma informação. Já fui à igreja que ela casou e disseram que enviaram os documentos dela para o cartório, estou rodando em círculos :(
Por favor me ajudem, não sei mais onde procurar, nem a quem recorrer.
@Caiorlf entendi. a relação do consulado está desatualizada mesmo e da assessoria está um pouco excessiva também kk
em regra, precisa dos seguintes documentos: assento de nascimento do português (se ele tiver nascido antes de 1911, precisa ser uma cópia certificada pelo arquivo distrital, caso tenha nascido depois, serve uma cópia simples obtida no civil online); certidao de nascimento inteiro teor apostilada do seu pai; certidao de nascimento por cópia reprográfica sua apostilada; certidão de antecedentes criminais, com a autenticação impressa no verso; cópia autenticada e apostilada do seu RG, emitido há menos de 10 anos; formulário 1D com assinatura reconhecida presencialmente.
Sobre casamento: qual a nacionalidade da mulher do português? o casamento ocorreu no BR ou em PT? Esse casamento foi transcrito em PT, caso não tenha ocorrido lá?
@ gsilvestre @gsilvestre Meu avô casou em portugal, saiu "fugido" de lá. A resenha que contam é que ele passou a mão na herança dos irmaos e veio embora pro RJ sozinho rsrs. Aí não casou com a mãe do meu pai, mas registrou ele certinho na certidao de nascimento, depois abandonou a mãe do meu pai e foi pra terceira esposa no RJ. Ou seja ele não casou com a mãe do meu pai, mas registrou ele , tudo certinho.
Oi pessoal boa tarde, sou nova no fórum e queria pedir a ajuda de vocês. Estou fazendo o processo de neto para a minha avó (ela é a neta dos portugueses), porém não consigo achar a certidão de nascimento da minha vó em lugar algum.
Eu tenho o batismo dos avós portugueses, incluindo a certidão de casamento deles que foi aqui no Brasil, tenho as certidões de nascimento e casamento dos pais da minha avó que são brasileiros e tenho apenas a certidão de casamento da minha avó. Na época do seu casamento ela disse que teve que deixar a certidão de nascimento no cartório que casou, eu já fui a este cartório e me informaram que eles guardam os documentos por apenas 5 anos e depois eles são incinerados, que a certidão de nascimento da minha avó foi incinerada.
Eu já procurei no Family Search, já olhei mais de 200 livros no SIAN, já pedi ajuda nos grupos do facebook e agora vim recorrer à vocês. Tem duas semanas que não durmo, olhando livros e mais livros atrás dessa certidão, estou esgotada fisicamente e psicologicamente. Por favor me ajudem, já não sei mais o que fazer nem onde buscar.
Os dados da minha avó são:
Carmelita de Carvalho Lima, brasileira, nascida em 27/04/1939 filha de Guilherme Alves de Lima e Aurea de Carvalho (brasileiros), neta paterna de Fernando Alves de Lima e Maria de Jesus (portugueses) e neta materna de Carolina Senhorinha de Carvalho (brasileira). Minha avó Carmelita casou na 11ª Circunscrição (6ª zona - Freguesia de Inhaúma) em 17/10/1960. Eu localizei a certidão de nascimento da irmã dela (Paulina que nasceu em 6/06/1940) na 7ª pretoria - Freguesia de Irajá e Penha (registro no SIAN BR.RJANRIO.17.IRJP.LTN.3.200), nesta mesma pretoria tbm localizei os registros dos primos dela, porém o nascimento da minha avó eu não consegui localizar.
Edit: Tbm já fui à escola dela e disseram que perderam os arquivos numa enchente. A identidade dela é do Felix Pacheco e não traz as informações da certidão, tbm já fui ao Instituto e eles não conseguiram me dar nenhuma informação. Já fui à igreja que ela casou e disseram que enviaram os documentos dela para o cartório, estou rodando em círculos :(
Por favor me ajudem, não sei mais onde procurar, nem a quem recorrer.
@Caiorlf entendi... bom, se ele não foi casado com sua avó, não tem casamento a transcrever rs ela era brasileira?
Nossa! encontrei as certidões mto obrigada ! Mas agora não estou encontrando a certidão de meu pai, se por acaso não encontrá-la ainda é possível obter a cidadania por outros documentos, como certidão de óbito, de casamento...?
@lice28 a certidão de nascimento do seu pai é necessária para o processo de neto. não há documento que a substitua
Mmmm...outras duvidas, na certidao de minha avó está ana elmira , mas depois na de obito dela e minha certidao está ana belmira, ela pode ter mudado o nome, algum problema? e... pode-se mandar um texto anexado ao formulario 1d do processo com explicacoes ? tenho várias observações a fazer..... não tá tudo bonitinho, batendo tudo perfeitamente, tem divergencia de um ano, pequena mudancas de nome.... são somente essas pequenas diferenças...
Bom dia @Leticialele tudo bem?
Poderia me passar novamente o link para o pagamento dos emolumentos (formulário 1D) para atribuição de netos?
Muito obrigado!!
Oi @Leticialele encontrei o formulário obrigado!!!
Boa tarde,
Ainda estou com problemas para pagamento dos emolumentos no valor de 175 Euros, não aceitaram meu cartão novamente, mesmo tendo limite.
Alguém poderia me indicar um cartão que seja facilmente aceito?
Muito Obrigado!
@Robsonvieira , parece que a plataforma de pagamentos está com problema, desde a semana passada!
Obrigado !!!!!
@Leticialele, será que é porque eles estão migrando para a plataforma digital da justiça?