Dados sobre naturalidade de avô português / sem muitas informações

Boa noite!

Estou tentando localizar documentação de avô português que veio para o Brasil e casou-se aqui em 1921.

Poderiam me orientar, por gentileza?

Possuo informações sobre a minha avó e meus tios, mas não localizei nada sobre ele, além da certidão de óbito.

Manoel José Fernandes (ou Manoel Fernandes Loureiro - localizei as 2 informações)

Nascimento: 07/09/1881 Portugal (segundo alguns documentos localizados)

Falecimento: 13/12/1947 - Rio de Janeiro

Cônjuge: Guiomar do Nascimento Cabral (Nascida em 26/12/1902).

Casaram-se no Brasil em 12/11/1921 e tiveram 7 filhos.

Filiação: Francisco Fernandes Loureiro / Rosa Maria Rodrigues

Agradeço demais a quem puder me orientar.

Muito obrigada,

Monique Loureiro

Comentários

  • editado June 2021

    @MoniqueLoureiro


    ID/Nome/Naturalidade/Concelho/Pai/Mãe/Profissão/Idade/Destino/Estado Cívil

    300419/Manuel José Fernandes Galvão/Arcos de Valdevez/Arcos de Valdevez/Francisco José Fernandes Galvão/Rosa Maria Fernandes/Chapeleiro/59/Rio de Janeiro/Casado

    396361/Manuel José Fernandes Galvão/Arcos de Valdevez/Gaia/Francisco Fernandes Galvão/Rosa Maria Fernandes/Trabalhador/40/Rio de Janeiro/Casado


    Próximo passo: entrar no site www.tombo.pt , procurar o distrito de Arcos de Valdevez, e localizar a certidão de nascimento do Manuel José.



    Certidão de nascimento do Manuel disponível na freguesia de Arcos de Valdevez (Salvador), registro número 28, por favor confira se trata-se da mesma pessoa. Acredito que sim, mas há alguns dados conflitantes.


    Se tiver certeza de que é a pessoa que está procurando, o passo seguinte é solicitar uma cópia certificada no Arquivo Distrital de Viana do Castelo. Instruções aqui: Roteiro para solicitar certidões nos Arquivos Distritais — Fórum Cidadania Portuguesa

  • @MoniqueLoureiro

    O distrito é Viana do Castelo, Concelho e freguesia tem o mesmo nome: Arcos de Valdevez.

    Acontece que, há duas freguesias com esse nome. Endereços com base na data de nascimento:

    Salvador:

    "https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1065892"

    São Paio:

    "https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1094631"

    Boa busca!

  • Olá, @guimoss e @eduardo_augusto !

    Antes de mais nada quer super agradecer a vocês a boa vontade e gentileza.


    @guimoss Você foi extremamente ágil, mas infelizmente esse não é o Manoel a quem procuro.

    Localizei o nome dele em alguns documentos no Brasil (certidões de nascimento/óbito/casamento) sob 2 formas: MANOEL JOSÉ FERNANDES e/ou MANOEL FERNANDES LOUREIRO

  • @MoniqueLoureiro , @guimoss , há um passaporte emitido em Braga, em 1903, de Francisco Fernandes Loureiro. Não consta a idade ou o estado civil, apenas: Filiação: Francisco Fernandes e Joaquina Domingas. Natural da freguesia de AGRELA, Santa Cristina, concelho de FAFE

    Pode ser um parente

  • @Leticialele , como consigo chegar neste documento, amiga?

  • @MoniqueLoureiro , mande um email para o Arquivo Distrital de Braga e peça uma cópia para ser descarregada pela web. Custa 0,25 euros por folha. Aparentemente, é só 1 página.

  • @Leticialele muitíssimo obrigada por me dar estas dicas, mas por favor, poderia me dizer de que forma você conseguiu chegar neste documento?

    Há condições de me informar o caminho para eu ver se pode ser a mesma pessoa? Sobre o email para o Arquivo Distrital de Braga, onde localizo esta informação, flor?

    Muito, muito, muito obrigada, Leticia! :)

  • O email do Arquivo Distrital de Braga é sec@adb.uminho.pt

    Morada: Universidade do Minho, Largo do Paço

    4704-553 Braga


    Telef.: 253 612234

    Encontrei pesquisando o nome do pai no infogestnet

  • Obrigada pela indicação, @Leticialele !

    Fiz uma busca rápida nesse infogestnet e realmente só localizei o nome do suposto pai. É um trabalho de paciência isso!

    Enviei um email para o Arquivo Distrital na esperança deles conseguirem localizar algo. A busca se torna complexa porque não tenho ideia de onde ele seja e há muitos homônimos. Mas vamos em frente!

    Obrigada pelo pronto retorno e disponibilidade, querida!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.