Busca de Certidão no Rio de Janeiro Capital Ajuda

TegTowerTegTower Member

Boa tarde Prezados, estou na busca da certidão de nascimento do Meu Avô a praticamente 1 mês, pois a familia só tem certidão de casamento e não tem nenhum outro documento (carteira trabalho, RG, etc... nada! só casamento) jamais imaginei que iria ser tão dificil. Pois bem.

1-Já paguei 2 cartorios para procurarem = sem resultado, procurei no site do DETRAN tambem só aparece a certidao de casamento que eu tenho ,

2- já revirei o family search (talvez nao o suficiente pois nao tenho experiência) a unica coisa que achei foi certidão de obito "recente" da decada 90.

3- Pedi informação cartorio onde casou mas eles só retém por 5 anos e já faz 70 anos do casamento.

Informações dele Nascido no "distrito federal" Rio de Janeiro em 1932 suportamente na Região da Gavea,após alguns anos foi para botafogo.

Nome:Clemente Baptista Dos Santos , Data nascimen: 10/08/1932

Filiação:Maria Baptista Dos Santos

João dos Santos

Imensamente grato por quem ajudar.

EDIT: Desculpe por postar o na › "BUSCA DE CERTIDÕES PORTUGUESAS" , achei que tinha clicado na "Brasileira" , não acho opção de excluir.

«1

Comentários

• boa tarde,

providencie uma certidão de habilitação de casamento do seu avô perante o cartório respectivo. Você assim poderá obter os documentos que os nubentes usaram para o matrimônio, e neles provavelmente estará a certidão ou referência a ela. Devem ter o acervo microfilmado.

• Olha, essas buscas de cartório no Rio são fogo.

Eu já achei a certidão certa, usando o Arquivo Nacional, em 15 minutos. As imagens dos nascimentos, casamentos e óbitos do Rio da época já estão todas digitalizadas. Só saber onde procurar. Não foi difícil pois os pais registraram a criança poucos dias depois do nascimento. É muito mais difícil de achar quando registram muito tempo depois.

O dia exato que registraram a criança está bem apagado, mas algo como 16 ou 18 de agosto de 1932.

É da quarta pretoria, Lagoa e Gávea. Alguém pode confirmar qual é o RCPN atual; acho que é o quinto RCPN, segundo essa postagem aqui do forum:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16602/antigas-pretorias

Acho que dá para te mandar via mensagem por PDF.

Imprima essa imagem, e fale no cartório que você já tem a imagem do "Livro Talão de Nascimento". Ali tem tudo que eles precisam para achar a certidão. Tem o número do registro de nascimento, a folha em que foi registrada etc. Na verdade, esses LTNs parecem uma certidão mesmo.

Se não conseguir mandar a imagem, e você achar OK, coloco aqui os dados e o arquivo com a imagem da certidão, Não sei se quer isso aparecendo para todo mundo. A mensagem aparece para você no alto do site, naquele ícone de envelope.

No site FamilySearch você deu azar que só entraram até agora os livros até 1931 mais ou menos. Mas, recentemente, durante a pandemia, o Arquivo Nacional usou o tempo para digitalizar muita coisa nova. Deve aparecer em algum momento no Family Search também, pois eles foram parceiros do processo:

https://www.colegioregistralrs.org.br/noticias/governo-federal-arquivo-nacional-finaliza-digitalizacao-de-livros-do-registro-civil/

• @vsqjunior

No Rio, habilitação de casamento foi tudo incinerado. Não vi ninguém conseguir desarquivar habilitação de casamento no Rio por causa disso. Ninguém se preocupou em microfilmar antes de incinerar. Parece surreal, mas é verdade.

• @CarlosASP , 4ª Pretoria 1º Ofício, em 1932, hoje é 4º RCPN;

4ª Pretoria 2º Ofício , em 1932, hoje é o 5º RCPN.

De 1940 a 2012 o primeiro ofício permaneceu 4ª Circunscrição (hoje 4º RCPN) , e o segundo ofício se transformou em 5ª Circunscrição (hoje 5º RCPN)

• @Leticialele

A capa do arquivo onde está a certidão só diz isso: 4a Pretoria do Rio - Freguesia da Gloria, Coração de Jesus, lagoa e Gávea; Seção Freguesia da Lagoa e Gávea.

Aí não sei se é primeiro ou segundo ofício. No LTN em si não parece falar nada, tem algo que indicaria?

• @CarlosASP , em 1932, a 4ª 1º Ofício abrangia Flamengo, Catete, Cosme Velho, Glória, Sta Tereza - atual 4º RCPN

A 4ª 2º Ofício - Botafogo, Lagoa, Copacabana, Gávea, Ipanema, Leblon, Urca - atual 5º RCPN

Essas mudanças confundem todo mundo!!

• @CarlosASP , qual o número do LTN?

• editado June 2021

@Leticialele

Então quase certo que é o quinto RCPN atual... está escrito no alto do LTN: "Candido Pessoa, Serventuário Vitalício da Quarta Pretoria Civel e Oficial do Registro Civil das Freguesias da Lagoa e Gavea".... não tem nada de Flamengo, Catete etc.

O número do nascimento é 7499; feito em 16 ou18 de agosto de 1932...

No Arquivo nacional é o livro com os registros feitos entre 07/08 e 06/09 de 1932... números entre 7450 e 7649

se baixar o PDF do livro, pode ir direto na página 51

• @CarlosASP , você tem razão!!

• @CarlosASP

Se o registro estiver no familysearch, é so ir na primeira página do livro, que a diferença é destacada.

Se nao estiver, você pode procurar em datas proximas no fs pelo nome do notário na certidão.

Dessa forma, se houver uma convergência de nomes, a sua dúvida sobre o cartório pode ser sanada.

Abraços

• @guimoss

Obrigado pelas dicas!

Alguns desses LTNs mais antigos estão com a tinta bem desbotada; na maioria dá para ler os dados essenciais para identificar de quem é etc, mas, por exemplo, no do caso específico da pessoa em questão, a data de registro em si (bem no fim da página) estava quase desaparecida; foi olhando alguns anteriores e posteriores que deu para estimar esses 16-18 de agosto... as primeira páginas de cada livro são as que parecem sofrer mais; algumas meio rasgadas etc. Ainda bem que foram digitalizados pois era capaz de a tinta sumir por completo em mais algum tempo.

No caso, são os livros que só estão no Arquivo Nacional por enquanto; as imagens foram digitalizadas nos últimos meses (vão até 1961-62 agora). Acho que no FS os livros de registros civis do Rio de Janeiro só vão até 1930-31 por enquanto; imagino que apareçam lá no futuro esses que só se acessa pelo SIAN no momento.

• @CarlosASP

Você me compreendeu de forma errada.

O que eu sugeri é você ir no fs (4a e 5a circunscrições - o fs usa essa terminologia, mudada em 2012) e olhar o ultimo ou um dos ultimos livros disponiveis (o seu problema tb ocorreu na 6a Circ, onde varias pretória foram unificadas em uma só circunscrição).

Na primeira pagina do livro ha o "termo de abertura" e nele informa a freguesia e o ofício.

Dessa forma, se na circ X, em 1930-31 englobar ofício x, da freguesia y, essa será o local do registro que você procura, de 1932.

Aí, você podera ligar para o cartório e confirmar.

No cartório, peça para ser direcionado para o setor de arquivos.

• @CarlosASP

Você pode ver que o livro do registro do seu antepassado é 189, como consta no registro seguinte ao do seu avô, cuja imagem está a seguir:

Dessa forma, é só você ligar para o 4° ou 5° rcpn e informar esse livro, a data,nome do registrando e dos pais deste em uma busca informal no setor de arquivos, que irá achar a certidão desejada.

Boa sorte!

• @guimoss

Na verdade eu estava ajudando o TegTower, o autor do post. Mas obrigado pela gentileza.

Eu já havia mandado por mensagem o PDF do LTN para o autor do post. Está mencionado mais lá em cima nesse tópico.

Acho que também já ficou claro que é o 5o RCPN hoje em dia, pois é Lagoa e Gavea, e não Flamengo, Catete etc (o 4o RCPN), como discutido nas mensagens acima.

Na verdade, acho que o autor pediu busca (não sei se nesses 2 - a mensagem inicial dele fala "Já paguei 2 cartorios para procurarem = sem resultado"), e, como muitas vezes acontece, o cartório diz simplesmente "não achou". Como isso já aconteceu comigo e eu depois achei por outros meios, e por isso aprendi a procurar por mim mesmo (seja FS, AN etc), resolvi me solidarizar e em menos de 15 minutos já tinha achado esse LTN da imagem que você postou. E de graça para o autor.

Há cartórios e cartórios, mas tem uns que realmente... Acabei de mandar o processo de minha mãe (como neta) e uma das certidões digitadas inteiro teor (de um outro cartório também no mesmo estado), eu tive que devolver TRÊS vezes por erros de digitação que poderiam interferir no processo (nomes errados etc). Como era uma certidão que eu conseguia ver o livro original no FS, o cartório não tinha como argumentar comigo, eu fazia uma lista de todos os erros. Incrivelmente, eles conseguiam fazer erros novos ao corrigir os primeiros.. Perdi várias semanas (e meu tempo checando e rechecando o teor) por esses erros de um serviço que é pago - e não é barato. Outro exemplo: um outro cartório no Rio insistindo que a certidão portuguesa seja TRADUZIDA para fazer retificação. Insisti educadamente que elas já estão em português (o que seria a tradução de português para o português?) e eles continuam falando isso - e é a pessoa do setor de processos; não é o estagiário que atende telefone,

Desculpe o desabafo, mas a frustração de lidar com alguns desses cartórios tem sido uma constante. Mas isso que me motivou a ajudar o autor do pedido, para não perder mais tempo à toa com essas "buscas". Como você disse, chegando no cartório dizendo que a certidão é a número tal, emitida em dia tal - e aqui está a cópia do LTN - acredito ficar bem mais difícil dizer "não encontrei".

Se eu fosse do tipo litigante ou vingativo, daria até vontade de pedir que o cartório emitisse uma certidão negativa (antes de mostrar que a certidão realmente esta lá) e depois mandar tudo para a corregedoria.

• @CarlosASP

Entendi a situação e desculpe, pois pensei que era para você. Parabéns pela iniciativa de ajudar.

@TegTower

Olhe o texto que enviei sobre o seu caso:

"https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/248045/#Comment_248045"

• TegTowerTegTower Member
    editado June 2021

Obrigado @Kleber Silva Aguiar !!!!!!!!!! Obrigado @CarlosASP , Obrigado Leticia, vsqjunior,Guimoss!

Gente , Vocês não existem!!!!!!! Tive que conferir 10 vezes e é isso mesmo!!! O funcionario do Cartorio disse que nao estava lá , e o numero da folha tava apagado mas eu conseguia ver os numeros e disse a ele XXXXX , ve se não ta lá..... novamente conferiu e dito e feito , ele disse "Achei".

@CarlosASP  Não consigo criar conta neste site (https://sian.an.gov.br/)  Arquivo Nacional, tento Logar pelo gov.br e fica em um Looping, não "LOGA" e tenho efetuar cadastro normal e não avança para a proxima pagina que seria cadastro, já tentei Firefox,Chrome, Opera em 2 computadores e nada .... tem algum "macete" que não sei?

@CarlosASP Realmente, não chequei a pagar nesse cartório 5 RCPN mas se tivesse pago e eles emitissem certidão negativa daria vontade de denunciar mesmo.

• TegTowerTegTower Member
    editado June 2021

Segundo informações de uma Tia , eles nunca se casaram nem aqui e nem em Portugal. E o Joao não é Portugues, só a Maria.

Agora minha missão é achar Certidão do Meu Bisavó Que só sei se que o mesmo segundo informações era do rio de janeiro e faleceu na decada de 60, irei no cemiterio vê se acho  data correta , já que nem certidão de óbito achei.

Agora o Misterio

Achar Minha Bisavó em Portugal (Isso que vai ser complicado) Maria Baptista.

Apesar de na certidão de nascimento do Meu avô esta escrito Maria baptista "DOS SANTOS" , no cemitério/lápide só Está Maria Baptista, e um Documento dela já com seus 80 anos chamado: Cedula de Identidade De Estrangeiro Que tem o RNE está Maria BATISTA (sem o P) 

Resumindo:

Na Certidão de Nascimento do Meu Avô está Maternos:

"Clemente Baptista E Francisca Baptista"

No documento Cedula de Identidade De Estrangeiro Que tem o RNE de 1987 Está Filiação

"Clemente Manoel e Francisca Tereza"

Alguem pode me ajudar a entender isto?

• @TegTower

muitos sites do governo federal estão migrando para ficar tudo embaixo desse gov.br e isso está dando muita confusão e erros - não só nesse do SIAN. muita instabilidade etc. espero que em algum momento ajeitem tudo. eu já tinha cadastro no SIAN antes disso, então ainda consigo entrar por ele. acho que é questão de ir tentando pois um dia vão resolver isso. tem acontecido esse problema com vários sites do governo federal; cada um resolve numa hora. migração mal feita de sites - só devia migrar quando o novo estiver funcionando bem... tente mandar um email para o arquivo nacional alertando sobre o problema.

sobre as perguntas: pelo que vi, essa inconsistência de nomes é uma constante. o povo cada hora usava uma parte dos nomes. talvez, depois de achar a certidão da bisavó, isso gere necessidade de retificação. a @Leticialele saberá muito mais sobre o tema. só sei que Batista com ou sem P não dá problema. pergunte aqui antes de mandar o processo. mas uma coisa de cada vez.

acho que dá para conseguir cópia do processo que gerou o RNE dela:

"O fundo “Prontuário de Registro de Estrangeiros produzido pelo Serviço de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras” possui os registros de estrangeiros realizados pelo Serviço de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras (SPMAF). Esses documentos estão divididos entre os acervos do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro e em Brasília.

A Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (COREG-DF) cuida das pesquisas relacionadas aos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os registros realizados nas regiões Sul e Sudeste encontram-se na sede do Rio de Janeiro. Nesse conjunto, o solicitante necessita informar o nome completo do estrangeiro e o estado onde o mesmo viveu no Brasil. Mas o mais importante é saber qual a região que o imigrante morou, para que o Arquivo Nacional saiba qual unidade será realizada a pesquisa de informação."

o AN responde a todos os pedidos; pela pandemia não tem presencial (ao menos no Rio); tudo via site deles. É grátis, mas leva uns meses. Já fiz vários pedidos diferentes de cópias de documentos de antepassados lá; é fazer e esquecer. Eles mandam notificações por email do status de cada pedido. De tempos em tempo, aparece alguma; em uns casos foi que não tinha nada. Forneça o máximo de informaçoes possíveis (nome e número RNE, onde e quando foi emitido, uma imagem dele anexada etc). No caso de um antepassado que se naturalizou, me mandaram um PDF com todo o processo, tinha até cópia da certidão de batismo. Mas cada caso é um caso; o que está lá varia muito de época, lugar etc.

• @CarlosASP Beleza já mandei E-mail para o ArquivoNacional.

Já te agradeci lá , e volto aqui a agradecer. Você não só me ajudou nessa ( @Kleber Silva Aguiar TAMBÉM ) , como acho que você já me ajudou nessa aqui também Vi seu post em "AJUDA ORIENTAÇÃO" , li , li , li , vi um link de vila real... depois vi chaves. (lembro que uma tia minha ainda vida, segundo ela o registro dela está em chaves) Segui sua orientação que deu a outro usuário , e procurei só "Baptista" depois "Maria baptista" E associei o RNE dela que diz entrou no brasil em 13/11/1923 com 11 anos nascida em 18/02/1912. E cara eu acho que encontrei http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1099077 Se não for é uma consciência!

Agora te pergunto como faço para saber a filiação (se a filiação bater a certeza virá ou não rs) desse REGISTO DE PASSAPORTE? (tentei criar conta no site mas está bloqueando (acho que deve ser o IP brasileiro)

• editado June 2021

@TegTower , cadastre-se no site do Arquivo Distrital de Vila Real. Peça a reprodução digital do passaporte, a ser descarregada pela web. Vai receber o processo completo, custa 0,25 euros por folha

A imagem não está disponível online

• @Leticialele

O ADVila Real só tem os processos de passaporte a partir do final de 1925, se não estou enganado.

• @Leticialele

Nesse link é o pedido de passaporte que está na folha 259, não é o processo. Aqui no fórum tem a resposta do Distrital para pessoas que solicitaram esses processos anteriores à 1925.

• editado June 2021

@Guilherme Moreira ,desculpe, eu não sabia.

Mas será que no registro não tem a filiação? Assim, ela poderia pedir a certidão pelo civil online, tendo freguesia e Concelho e o noe dos pais.

• editado June 2021

@Guilherme Moreira , @TegTower , o passaporte da M aria Baptista é número 1547;

O Passaporte imediatamente anterior, nº 1546. é de Francisca Thereza, de 46 anos e está escrito (o nome e a idade da Maria B aptista estão riscados) : "Diz que leva consigo os fº Maria Baptista, de 11 anos, João Caetano, de 8 e Amadeu Augusto, de 3. https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1097145 m0260.tif

• @Leticialele Obrigado! Nem me ajudou muito, Imagina. Só descreveu meus 2 tios, :-D :-) e a historia (Uma mae levando 3 filhos) A dúvida foi para o Ralo, impossível ser coincidência a idade , data, e meus tios.... tudo se alinha.

Habilidade Master que vocês tem para conseguir ler essas caligrafias.

Agora em posse destas informações onde eu irei solicitar a certidão de Nascimento/Batismo? Qual Cartório em Portugal?

• @TegTower , tem que pedir a certidão da Maria Baptista pelo civil online - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

Custa 10 euros. Pague com cartão de crédito virtual (do app do seu banco ou algum tipo Nubank, que faça, pelo menos a transação final pelo celular)

Coloca nome - Maria Baptista

Pais - Clemente Manoel e Francisca Tereza

Freguesia: Travancas

Concelho: Chaves

Distrito: Vila Real

Em data do nascimento, coloca 19 de outubro de 1922 e, em Informações adicionais, diga que não sabe a data correta e coloque o link para o passaporte - http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1099077

• AlmaAlma Member
    editado June 2021

Bom dia

Preciso de ajuda para encontrar oregistro de Nascimento da minha prima Rozeni da Rocha, ela me pediu para enviar porque está fora do Brasil e está precisando. Vou anexar a certidão de casamento que ela me enviou.

RG 084XXXXX expedida 25/04/2018

CPF 00XXXXXX788(editado pela moderação

• @Leticialele Solicitei no dia No dia 05 Como me indicou só que até agora não recebi nenhum E-mail, e ontem mandei um e-mail para o civil online e eles disseram que não consta nada pago, só que foi pago , está na fatura do meu cartão como aprovado.

E agora? Alguém aqui no Forum já teve problema no CivilOnline? eles estornam, demora muito?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.